Estava procurando informações sobre Ottawa e até achei muita coisa interessante na internet, mas não tem dada como aprender in loco o que só uma cidade surpreendente pode ensinar!
Ottawa divide com Toronto a responsabilidade pela popularidade do estado de Ontário. Diferente da capital cultural, a capital governamental é mais discreta, tem o francês na ponta da língua e as 860 mil pessoas mais bonitas e elegantes do país.
Tudo bem. Vou dar uma maneirada.
Outras dicas essenciais para planejar uma viagem ao Canadá:
+ Perguntas essenciais sobre o Canadá
+ Qual o melhor seguro de viagem para o Canadá?
+ Qual o melhor chip de viagem para o Canadá?
A aranha de Louise Bourgeois em exposição na praça da Catedral
Informações sobre Ottawa: o que saber antes de ir
Ottawa, em Ontário, e Gatineau, em Quebec, dividem a divisa entre as províncias transformando a região em um novo lugar que compartilha não só o rio Ottawa como as línguas inglesa e francesa.
No século passado as cidades passaram a compartilhar também os seus nomes: Ottawa-Gatineau é um lugar onde cruzamos com pessoas que usam inglês e francês em uma mesma frase.
Ottawa não é grande e você não precisa sequer se hospedar ali para conhecê-la, mas sugiro pelo menos uma noite na capital para você ter a chance de entrar em alguns de seus museus (uns dos mais belos do mundo) sem correr o risco de estragar as caminhadas pela região de Byward e Parliament Hill, que é o que a cidade tem de melhor.
A noite de Ottawa é a menos indicada das grandes cidades do leste canadense, mas você consegue comer e beber com qualidade sem procurar muito.
Não irei contra a maré para defender o direito de Ottawa se tornar destino final: ela continua sendo passagem para quem está indo ou vindo de Toronto – mas, como diriam os poetas, viagem é aquilo que acontece entre um destino e outro.
Informações sobre Ottawa: a embaixada americana na Embassy Row
Como chegar em Ottawa?
Você pode fazer um dos passeios de carro mais fantásticos do continente americano saindo de Toronto pela estrada 401, pegar a 416 em direção ao norte e depois seguir pela 73, antiga 16. Você estará a beira do canal Rideau enquanto dirige por pouco mais de quatro horas.
Para quem vai de ônibus a Greyhound é a mais confortável e possui dezenas de saídas diárias – saindo e chegando em Montreal e Toronto de hora em hora das seis da manhã à meia-noite.
Cada partida possui um itinerário diferente com mais ou menos paradas, mas quem vem de Toronto geralmente passa por seis horas de estrada e quem vem de Montreal por pouco menos da metade. De Toronto os ônibus saem do Coach Terminal. De Montreal eles saem da Gare d’autocars/Station Centrale.
Em Ottawa os ônibus chegam e saem da Ottawa Central Station na 265 Catherine St.
Quem escolhe ir de trem se aventura pela VIA Rail em viagens diárias que partem da Union Station de Toronto e da Montréal Station entre as paradas de metrô Bonaventure e McGill.
Em Ottawa os trens chegam na estação principal que, de táxi, está a menos de dez minutos do centro, na 200 Tremblay Road.
MacDonald-Cartier International Airport é o principal aeroporto da cidade e foi recentemente reformado. Air Canada e West Jet são as companhias aéreas que fazem o trajeto Ottawa-Montreal e Ottawa-Toronto em 40 minutos e uma hora de viagem, respectivamente.
Se você está vindo de Vancouver, a maneira mais prática e menos cansativa de atravessar o país é de avião – mas acredito que ninguém sai de British Columbia com destino a Ottawa.
De qualquer forma, um shuttle ou um Uber fazem o trajeto entre o aeroporto e o centro por valores muito parecidos.
Museu das Civilizações
Como se locomover em Ottawa?
O transporte público está concentrado nas linhas de ônibus que cruzam a cidade e atravessam o rio Ottawa para quem precisa se aventurar por Gatineau, mas não acredito que você precisará usá-lo.
OC Transpo é a empresa de transporte público de Ottawa e Societé de Transport de l’Outaouais é a de Gatineau. Todos os trajetos, inclusive entre cidades, possuem bilhetes integrados, mas para sair de um OC Transpo e entrar em um STO você precisa fazer a troca na rua Rideau ou Wellington.
Use moedas e troco exato para comprar o bilhete que funciona como transfer.
Vale pegar um Uber para fazer algum trajeto maior, mas a maior parte de suas aventuras serão feitas a pé. Existem vários grupos que se reúnem para fazer passeios guiados, confira as opções do ottawawalkingtours.com e os mistérios do hauntedwalk.com.
Vale também aproveitar os mais de 180 quilômetros de ciclovia que ligam atrações e parques alugando vários tipos de bicicletas no rentabike.ca – inclusive modelos em fibra de carbono que você adoraria ter um dia.
Informações sobre Ottawa: National Gallery of Canada
Onde se hospedar em Ottawa?
Você sabe que não precisa de muito tempo ali, mas dormir em Ottawa faz com que você tenha a possibilidade de conhecer mais do que a maioria dos que concentram sua viagem à capital canadense em quatro horas de passeio.
Para se hospedar na cidade é essencial procurar algo que esteja próximo ao “L” formado pelas vias Sussex Drive e Wellington Street.
Fairmont Chateau Laurier geralmente é a escolha dos mais endinheirados. O quarto queen, que também é duplo, sempre tem algumas promoções legais, como os preços camaradas em baixa temporada. Hospedar-se no Fairmont, a rede de hotéis imperiais mais famosa do mundo, não é pouca coisa não!
The Westin tem uma ótima localização, bem próximo ao Byward Market e a poucos metros da Cathédrale Notre Dame. Em uma cidade onde as pessoas geralmente vão a trabalho, os hotéis oferecem preços legais nos fins de semana: consegui diárias de 200 dólares para quartos duplos com apenas um mês de antecedência em baixa temporada – uma pechincha para um hotel quatro estrelas que tem até piscina com água salgada.
Les Suites Hotel é o primo pobre do The Westin mas tem basicamente as mesmas comodidades do vizinho, como piscina, academia e alguns quartos com cozinha totalmente equipada. Consegui um quarto duplo nas mesmas condições do anterior por 150 dólares.
Byward Market em Ottawa
Informações práticas sobre Ottawa
Você perceberá que o inglês muda e começa a sofrer impacto do francês vindo de Quebec. Em Ottawa as pessoas tendem a falar e atender turistas em ambas as línguas com muita desenvoltura.
As quatro estações são muito bem definidas. No inverno a neve geralmente não dá trégua. A cidade enche no verão, que é longo. Em outubro o clima fica ameno, as chuvas diminuem e você aproveita para conhecer a cidade sem sofrer com os excessos da temperatura.
Em Ottawa as pessoas são ricas e geralmente muito generosas na hora da gorjeta – que quase nunca é inferior a 20% e inclui salões, bares e restaurantes.
Roupas, calçados, acessórios e eletrônicos possuem os mesmos preços de Toronto ou são ligeiramente mais caros, o problema é encontrá-los com a mesma facilidade que os encontramos lá.
Se você tem 18 anos fique especialmente atento às regras quanto ao consumo de bebidas alcoólicas: diferente de Gatineau, em Ottawa a maior idade começa aos 19 e não aos 18. Por lei, bares e restaurantes são obrigados a interromper a venda de álcool às duas da manhã.
Só não se esqueça que Ottawa não é Ôtauá, é Órôá.
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Ottawa? Selecionei as melhores opções no centro de Ottawa. Um hotel que indico sempre é o Les Suites, ele tem ótimo custo-benefício!
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro no Canadá pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!