Update: 20 de março de 2017
Muita coisa mudou de lá para cá e esse post acabou ficando obsoleto, por isso leia esse que foi atualizado recentemente: Seis centros de emissão de visto americano abrem hoje.
De acordo com comunicado oficial do dia 10 de março de 2010, desde 5 de abril o Departamento de Estado Americano implementou um novo formulário para solicitação de vistos, o DS-160, que é totalmente eletrônico e substituirá os formulários DS-156, 157 e 158, além de permitir também o upload de fotos.
De acordo com o site da Embaixada, o novo formulário, preenchido e enviado pela internet, retorna um código de barras que deverá ser apresentado no dia da entrevista juntamente com os seguintes documentos:
– Passaporte atual (e o antigo, caso possua visto americano);
– Recibo original de pagamento em reais da taxa de U$ 131,00 (com nome e número do passaporte);
– Foto recente 5 x 5 ou 5 x 7 em fundo branco (sim, é necessário levar uma foto extra);
– Formulários complementares (para visto de estudo ou trabalho, como o I-20 e o DS-2019);
– Documentos de apoio (como declaração de imposto de renda, contracheques e extratos bancários impressos em terminais de autoatendimento).
O que muda com o novo formulário DS-160? Agora já não é possível rasurá-lo ou completar campos à mão. É preciso preenchê-lo até 48 horas antes do dia agendado. Depois de enviado você já não tem mais acesso a ele, apenas ao código de barra que o representa.
Para agendar uma entrevista na embaixada é necessário:
1. Pagar a taxa de R$ 38 através do site ou do telefone (21) 4004.4950.
2. Com a taxa paga, faça o agendamento da entrevista pelo site ou pelo telefone (21) 4004.4950.
3. Preencha o formulário DS-160 e imprima o comprovante com o código de barras.
4. Pague a taxa de solicitação de visto em uma agência Citibank. A taxa, referente à U$ 160, é paga em reais diretamente no caixa. Não deixe de levar o passaporte e garanta que no recibo conste seu nome e número do passaporte.
Na saída do Consulado ou Embaixada, você irá pagar uma taxa de serviço expresso para receber o passaporte no endereço desejado.
Importante:
A taxa de R$ 38 cobre famílias de até cinco pessoas agendadas de uma só vez.
A partir da data da viagem, todo passaporte deve ser válido por pelo menos seis meses.
Outros documentos de apoio que comprovem seu vínculo com o Brasil (contrato de trabalho, boleto de faculdade…) também podem ser usados.
Todas essas informações se aplicam para quem possui passaporte brasileiro.
Para qualquer tipo de dúvida, visite o site da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto! Para saber como escolher o seu, leia isso!
Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Delio,
Se você tiver o passaporte portugues não precisa de visto para entrar nos Eua!
Abraço
Thiago bom dia. Quem passaporte Italiano, o que tem que fazer?
Olá,
Estou um grande problema e preciso de ajuda! Meu visto esta marcado para semana que vem desde quatro meses atras. Quando eu fiz o requerimento para a entrevista, coloquei no formulario DS 160 que precisava do visto B2 (turista), porem fui aceita na universidade de memphis, ja paguei o SEVIS, e tenho o formulario I -20 em maos, mas preciso alterar o tipo de visto para F-1 (estudante). Como eu devo proceder?
No aguardo,
Leticia Correr
Leticia, você deve entrar em contato com a Embaixada.