Sempre que me perguntam se vale a pena usar o seguro de viagem do cartão de crédito eu digo que, mesmo que eu viaje muito e tenha acesso a ele, nunca uso o seguro do cartão, pelo contrário, opto por fazer uma apólice por contra própria e pagar por ela.
Primeiro porque o valor é mínimo quando comparado com todos os outros gastos da viagem, depois porque só quando opto por um seguro escolhido e não presenteado posso saber os detalhes do que estou levando, inclusive qual a empresa que está emitindo aquela apólice.
Tabela de conteúdos
Qual a diferença entre o seguro de viagem do cartão e o seguro de viagem da seguradora?
A principal diferença é que o seguro de viagem oferecido pelo cartão de crédito geralmente é um produto genérico que não atende as particularidades de cada viagem, como esportes, estação de esqui, necessidade de cobrir doenças já existentes ou até mesmo uma possível gravidez de quem está viajando.
Bem, primeiro vamos ao seguro comprado quando pesquisamos um dentre tantos:
Quando escolho um seguro de viagem estou escolhendo a empresa que irá fornecê-lo, o valor que posso gastar com a apólice e o valor que ela cobre caso seja necessário, além de contar com uma rede de hospitais conveniados e atendimento ao consumidor que oferece suporte porque sou cliente de um produto muito específico e concreto.
Agora, vamos ao seguro de viagem do cartão de crédito:
O seguro de viagem do cartão de crédito só é oferecido para alguns clientes premium, não é todo mundo que tem acesso a esse benefício, geralmente quem é Black ou Platinum, e mesmo assim você deve comprar as passagens com esse cartão e em alguns casos pagar pela hospedagem.
Preenchendo esses requisitos você tem acesso a um benefício que é o famoso “seguro do cartão”.
Só que na maior parte das vezes você não sabe quem é a seguradora por trás da apólice, qual o valor que ela cobre e como entrar em contato com o seguro em caso de necessidade (na verdade, muitas vezes o seguro de viagem do cartão de crédito funciona na base do ressarcimento, onde você paga pelas suas despesas e depois pede o reembolso).
Via de regra, seguro de cartão não cobre viagens superiores a 30 dias, acidentes envolvendo prática de esportes e complicações na gravidez. Geralmente são as apólices mais simples possíveis.
Enfim, resumindo com algo que meu pai sempre dizia: da mesma forma que não vou em pizzaria que serve comida japonesa, também não vou em cartão de crédito que serve seguro de viagem.
Qual a seguradora do seguro de viagem do cartão de crédito?
Cada bandeira de cartão de crédito possui acordo com uma empresa diferente, e esses acordos são contratos que duram temporadas e podem mudar.
O curioso é que mesmo que cartões de crédito trabalhem com empresas grandes, geralmente a gente chama de “seguro do cartão” como se o cartão de crédito fosse uma empresa de seguros de viagem, mas na verdade aquilo que você ganha é o produto de uma empresa conveniada.
Como saber se meu cartão oferece seguro de viagem?
Você precisa entrar em contato com o seu banco ou emissor do cartão de crédito, mas na maior parte das vezes apenas cartões premium tem direito a seguro de viagem quando as passagens são compradas utilizando aquele cartão.
Cartões premium na maior parte das vezes são chamados de Black, Platinum ou Infinite.
Como acionar o seguro de viagem do cartão de crédito?
Boa pergunta, mas infelizmente a resposta para ela é “não sei”.
Se você decidiu viajar com o seguro fornecido pelo cartão de crédito, converse com o atendente até saber exatamente qual número ligar em caso de necessidade, o valor da apólice e, principalmente, se ela funciona através de ressarcimento ou coberta do valor prêmio.
Conclusão: seguro de viagem do cartão de crédito vale a pena?
Não acho que o seguro de viagem do cartão de crédito vale a pena, primeiro porque é um produto que a gente não tem muitas informações sobre ele, depois porque ele atende uma parcela muito pequena de pessoas (você não pode estender o benefício para toda família) e, por último, porque gosto de escolher um produto específico para aquela viagem e não algo genérico.
Para ler mais sobre seguros de viagem:
+ Tudo que você precisa saber sobre seguro médico internacional
+ 7 motivos para contratar um bom seguro saúde de viagem
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto! Para saber como escolher o seu, leia isso!
Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!