Pensei em fazer um roteiro de um dia em Dallas, mas enquanto eu fazia resolvi mudar e fazer logo três de uma vez:
- Compras em Uptown
- Caminhando por Downtown
- Pontos turísticos mais famosos
Sei que muita gente está em Dallas só de passagem e não deve ficar mais de uma noite; ou porque tem uma conexão longa, ou porque perdeu o voo ou porque vai partir dali para algum outro lugar de carro.
Então, pergunte-se qual o tipo de Dallas que você pretende conhecer em um dia de viagem: compras em Dallas, caminhar por Dallas ou fazer os pontos turísticos mais famosos?
Só que, olha, uma coisa eu preciso te pedir antes: não vai perder voo, hein!
Chegar em Dallas às seis da manhã e ter um voo às oito da noite não significa que você tem quatorze horas na cidade: às quatro você deve voltar para o aeroporto para chegar às cinco e conseguir cumprir as três horas de antecedência.
Tabela de conteúdos
Roteiros em Dallas: como fazer
Dallas não é uma cidade tão grande quanto parece, mas quem não fica restrito a um único distrito é impossível se deslocar apenas caminhando.
Confesso que não usei transporte público (que parece funcionar bem) porque eu estava de carro o tempo, mas sem carro eu com certeza usaria Uber.
Nesse post eu coloquei três roteiros que podem ser cumpridos em até oito horas usando o My Maps, então você pode acessá-los pelo celular e usá-los para facilitar o seu deslocamento.
Para fazer o seu próprio mapa, pesquise lugares para comer, conhecer e visitar para depois transformá-los em novos “pins” em um mapa novo.
Depois, use o Google Maps para pesquisar o tempo de deslocamento entre um ponto e outro e cheque a real possibilidade de cumprir o seu roteiro (seja a pé, de carro ou transporte público) no tempo que você tem disponível na cidade.
Um dia em Dallas: roteiro de compras
Esse é o roteiro mais simples do post, até porque uma ida ao shopping pode levar horas a depender do seu grau de empenho na milenar arte do cartão de crédito.
Na verdade, roteiros de compras são feitos por quem tem pouco tempo disponível ou porque realmente precisa – e quando isso acontece em Dallas é porque a pessoa provavelmente está fazendo só uma conexão nos Estados Unidos.
Então, vamos ao que interessa: um roteiro de compras em Dallas é basicamente um roteiro em Uptown, e você consegue eliminar um ou outro shopping se fizer uma pesquisa no diretório de lojas de cada um deles.
Isso porque todos esses lugares são bem completos, então você provavelmente consegue matar toda sua lista de compras em apenas uma dessas opções:
- Wild Bill’s Western Store
- Knox Street
- NorthPark Center
- The Shops at Park Lane
Wild Bill’s Western Store
Essa loja entra no roteiro caso você tenha algum interesse em trajes típicos, porque se não tiver, meu amigo, passear ali vai ser uma penitência…
Wild Bill’s Western Store já existe há mais de cinquenta anos, eles vendem todos os artigos de couro que você puder imaginar, mas os chapéus e botas são os mais procurados.
Se você estiver com fome, na esquina do Bill’s tem um café da manhã delicioso (que funciona o dia todo, mesmo durante o jantar), chama Ellen’s.
Knox Street
Knox Street é uma distrito de compras a céu aberto, ou seja, é antes de qualquer coisa uma delícia de passeio, caminhando pela calçada.
Apesar de ter uma Apple, uma Lulu Lemon, uma Anthropologie… O forte de Knox Street são as lojas de decoração e casa, como CB2, Crate and Barrel, Pottery Barn e Sur la Table.
Se quiser uma dica de onde comer sem pressa, Knox Bistro.
NorthPark Center
Da Knox Street você pode subir para um dos maiores shoppings do país, NorthPark Center, um “one-destination mall” que tem absolutamente tudo – inclusive aquelas poucas lojas em Knox Street que não são de decoração e casa.
NorthPark Center tem muitas das maiores grifes europeias, mas tem também moda rápida, calçados, lojas de departamento…
+ Leitor do blog tem 15% de desconto em seguro de viagem para os Estados Unidos!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular: escolha o melhor chip com 15% de desconto!
+ Encontre o melhor carro nos Estados Unidos e parcele no cartão!
The Shops at Park Lane
Você precisa olhar o diretório de lojas do NorthPark e do The Shops at Park Lane (que fica literalmente em frente) antes de seguir viagem.
Isso porque dar um pulinho no Park Lane pode ser completamente dispensável ou totalmente necessário, vai das pretensões de compras de cada um.
Enfim, você pode ler todas as minhas dicas sobre compras em Dallas, mas se você tem pouco tempo na cidade e precisa ser prático, esse roteiro funciona bem.
Um dia em Dallas: caminhando por Downtown
Esse passeio que proponho por Downtown Dallas pode ser feito caminhando, mas eu pegaria um Uber antes de fazer as duas últimas paradas em Deep Ellum.
Na verdade, se você não estiver de carro e for verão você dificilmente irá conseguir fazer tudo isso caminhando.
Enfim, um último comentário antes de começar a falar sobre os pontos do roteiro: eu deixei de fora o aquário Dallas World, mas se você estiver com crianças vala a pena colocá-lo depois da Dealey Plaza.
- Reunion Tower
- Dealey Plaza
- Bill’s Western Store
- AT&T Discovery District
- Giant Ball
- Dallas Farmers Market
- Deep Ellum
Reunion Tower
Reunion Tower é a famosa torre de Dallas.
São 171 metros de altura e um observatório no topo que funciona de domingo a domingo. Os preços variam entre 20 e 40 dólares.
Eu curto subir no alto de observatórios famosos desde que eu consiga ver algo interessante lá de cima, o que não é o caso de Dallas, mas entendo que muita gente não pode ver uma torre que já quer subir.
Dealey Plaza
Saindo da Reunion Tower você estará bem pertinho da Dealey Plaza, onde o presidente Kennedy foi assassinado com um tiro vindo do sexto andar de um prédio próximo.
Então, eu prefiro conhecer a praça em si, e o memorial que fica nela, do que o sexto andar do prédio onde o crime foi cometido, até porque a partir de 2024 o preço do ingresso sobe de 18 para 25 dólares.
Bill’s Western Store
Eu já dei a dica da Wild Bill’s Western Store no roteiro de compras lá em cima, mas acho que ela combina mais com um roteiro como esse do que com um roteio de compras.
Isso porque apesar da probabilidade de fazer compras na Bill’s ser baixa, ela continua sendo um ótimo ponto turístico para quem nunca foi ao Texas.
E já aproveita para dar um pulinho Ellen’s, na esquina do Bill’s, um diner americano delicioso que serve café da manhã americano o dia todo.
AT&T Discovery District
AT&T Discovery District não é grande, mas é uma delícia de lugar, mesmo que você não vá para comer, que é o melhor atrativo de lá.
Passear em Discovery District é mais gostoso a noite, sem pressa e sem compromisso, principalmente se estiverem exibindo alguma coisa nos telões da praça, mas um pulinho para quem está batendo perna pelo centro também não é má ideia.
E de lá você estica até a Giant Eye Ball, um enorme olho azul, mas atualmente o gramado onde ele está pertence ao The Joule, então não dá para chegar muito perto.
Dallas Farmers Market
Eu adoro o Dallas Farmers Market que é quase uma praça de alimentação aberta de domingo a domingo, então você pode ir em qualquer dia da semana e durante a maior parte do dia.
Na verdade, são dois Farmers Market lado a lado: um é o tradicional como o de toda cidade americana que funciona aos sábados e domingos, o outro, em um prédio fechado, é uma incubadora de novos negócios onde surgiu o Pecan Lodge que hoje faz sucesso em Deep Ellum.
Deep Ellum
Eu nunca encarei Deep Ellum como um passeio porque posso ter dado a falta de sorte de pegar dias vazios ali (mais de uma vez), então acabei não curtindo o fato de bater perna por ali a esmo.
Agora, ir para conhecer um lugar específico é uma ótima pedida.
Nesse caso eu indico ou Pecan Lodge ou o Terry’s Black BBQ, duas churrascarias texanas famosas e muito gostosas.
Pode escolher qualquer uma delas, mas o Pecan Lodge tem uma sobremesa maravilhosa, apesar de que provavelmente estará mais cheio.
Uma outra dica de Deep Ellum é parar para tirar fotos em frente as esculturas em aço The Traveling Man. São três:
- Awakening é a primeira e mais sem graça delas, é só uma cabeça pela metade,
- Waiting on a train é a do robô tocando guitarra e
- Walking Tall é a maior e mais famosa, com doze metros de altura.
+ Leitor do blog tem 15% de desconto em seguro de viagem para os Estados Unidos!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular: escolha o melhor chip com 15% de desconto!
+ Encontre o melhor carro nos Estados Unidos e parcele no cartão!
Por último, eu não passei pela experiência de me hospedar em Deep Ellum, mas o Kimpton é uma rede que gosto muito e esse aqui parece bem gostoso, além de ter café da manhã e estacionamento inclusos na tarifa.
Um dia em Dallas: pontos turísticos mais famosos
Um roteiro de um dia em Dallas tem que incluir Forth Worth que, apesar de ser outra cidade, é considerada a parte “histórica” de Dallas.
Só vale fazer o adendo de que, não é porque chama Forth Worth que fica perto do aeroporto, então, mais uma vez, se você tem um voo para pegar, cuidado com os horários!
Dito isso, nosso roteiro de pontos turísticos em Dallas vai ser basicamente isso: um roteiro de paradinhas estratégicas para pincelar os pontos turísticos mais famosos de Dallas e Forth Worth.
Vamos passar por Fort Worth, Downtown Dallas e uma parte diferente de Uptown que em nada tem a ver com compras, o Arboretum.
- Fort Worth Stockyards
- Fort Worth Water Gardens
- Reunion Tower
- Dealey Plaza
- Dallas Museum of Art
- Nasher Sculpture Center
- Dallas Arboretum and Botanical Garden
Importante: é impossível fazer tudo isso sem carro, até de Uber é complicado porque você pode ter dificuldade para conseguir um carro no Arboretum.
Fort Worth Stockyards
Fort Worth Stockyards já foi um pasto gigante, mas hoje é uma “cowtown” bem turística com uma pegada completamente diferente do ar cosmopolita de Downtown Dallas.
Pode bater perna por ali sem pressa, mas o que eu vou indicar é onde comer e ouvir música country: Billy Bob’s Texas, o filé mignon do “honky-tonk” texano.
Um “honky-tonk” é um saloon com música ao vivo, touro mecânico, cerveja e hambúrguer, mas o Billy Bob’s é tão grande que o touro não é mecânico e vem gente do mundo inteiro montar nele.
Fort Worth Water Gardens
Acho que vale dar um pulinho no Fort Worth Water Gardens, que é exatamente isso que o nome sugere, um jardim de águas, uma fonte interativa porque você consegue entrar sem se molhar.
Chegue no início ou no fim do dia para tirar fotos sem ninguém por perto.
Reunion Tower
Se você estiver fazendo um roteiro de pontos turísticos e curte a ideia de subir em uma torre, a Reunion Tower é a melhor forma de chegar em Downtown Dallas vindo de Fort Worth.
São 171 metros de altura e um observatório no topo que funciona de domingo a domingo. Os preços variam entre 20 e 40 dólares.
Dealey Plaza
Antes de seguir para Dallas Arts District, aproveite que você estará saindo da Reunion Tower e passe pela Dealey Plaza, onde o presidente Kennedy foi assassinado em 1963.
Eu acho que não precisa descer do carro, mas se você é um apaixonado por história americana, além do memorial na praça tem o Sixth Floor Museum que funciona no mesmo andar de onde o tiro que matou o presidente foi disparado.
Dallas Museum of Art
Os jardins e a fachada do Dallas Museum of Art são icônicas, inclusive tem uma obra famosa do escultor americano Mark di Suvero que é a cara de Dallas logo na entrada do museu.
Se quiser ter um aproveitamento melhor da sua visita, baixe o app do museu e siga os roteiros disponíveis.
Nasher Sculpture Center
O Nasher Sculpture Center é um jardim com esculturas famosas ao redor de um prédio climatizado com esculturas igualmente famosas, mas eu reconheço mais o que tem no jardim do que no centro climatizado.
No jardim tem Mark di Suvero, Pablo Picasso, Miró…
E tem uma artista incrível polonesa que eu não conhecia, Magdalena Abakanowicz.
Magdalena era criança durante o holocausto e isso influencia muito a arte dela – seus pais eram da resistência polonesa e salvaram dezenas de vidas durante a guerra.
A obra dela é composta por um exército de trinta e seis pessoas descabeçadas lado a lado. É bem impactante!
Dallas Arboretum and Botanical Garden
O Dallas Arboretum não fica exatamente perto de nada, por isso turistas gringos com pouco tempo na cidade geralmente não passam por ali.
Mas deveriam, porque é lindo, especialmente no outono; e também no Natal, quando fazem uma vila natalina que começa em novembro e termina na primeira semana de janeiro.
No mais, o Arboretum à beira-lago tem onze jardins, inclusive um deles é um prédio lindo com paredes de vidro e uma cozinha industrial porque tudo que nasce ali é comestível – fique de olho no calendário desse jardim, é bem interessante!
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Dallas? Eu fiquei no Sova em Downtown e recomendo. Outra dica é o Canopy em Uptown que tem ótimo custo-benefício e fica em um lugar lindo!
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!