Na Caracoles. Não importa onde você esteja hospedado, para comer em San Pedro de Atacama você sempre deve estar em algum lugar da Caracoles ou em um de seus quarteirões mais próximos.

O legal é que nunca imaginei que comeria tanto e tão bem em uma viagem ao deserto: em quase todos os três dias de viagem consegui almoçar e jantar, nem sempre nos melhores horários, mas sempre fui feliz nas escolhas, todas as refeições estavam acima da média.

E os lugares eram todos muito simples, seguindo o padrão arquitetônico da cidade: cor de terra batida, muita madeira, iluminação natural durante o dia e o mínimo de energia elétrica depois de certo horário.

Outras dicas essenciais para planejar uma viagem ao Atacama:

San Pedro de Atacama: primeiras impressões

Qual o melhor seguro de viagem para o Chile?

Qual o melhor chip de viagem para o Chile?

Minha média de gasto oscilou entre 40 e 50 dólares por refeição. Sim, é muito, mas é como eu disse aqui: o Atacama é uma tentação completamente inesperada e eu duvido que você consiga abrir mão do acaso.

Caracoles por volta das duas da tarde

San Pedro - Caracoles 04 - La Estaka

Parece tudo a mesma coisa, mas vamos falar mais sobre o La Estaka…

… e o Café Adobe

Dicas de onde comer em San Pedro de Atacama

Quero dar algumas dicas bem gostosas de restaurantes no Atacama, espero de coração que você tenha experiências tão boas quanto as minhas em qualquer um desses cinco lugares:

  • Café Adobe
  • Casa de Piedra
  • La Estaka
  • La Casona
  • Export 

Vamos lá, quero falar um pouquinho sobre cada um deles.

Café Adobe

É o mais conhecido deles. Tem um clima elegante que contrapõe muito bem com o rústico do deserto. É o restaurante mais famoso de San Pedro de Atacama, por isso espere pelos preços mais salgados. Tente sentar próximo ao lado das janelas, elas são bem charmosas.

Pedimos dois dos pratos mais populares do cardápio: o filé ao pobre, que é típico no país e vem sempre acompanhado de fritas e ovo, e uma versão elitizada de um prato muito comum na região andina, o risoto de quinoa.

Coloquei uma foto do cardápio (desatualizado, diga-se de passagem), mas convertido em dólares eles custam aproximadamente 30 e 35 dólares, respectivamente.

San-Pedro-Cafe-Adobe-08-2

San-Pedro-Cafe-Adobe-13-2

San-Pedro-Cafe-Adobe-15

San-Pedro-Cafe-Adobe-17-2

O famoso Café Adobe em San Pedro de Atacama

Casa de Piedra

Meu amigo, esse restaurante é uma loucura, principalmente no jantar! Queria ter fotos de lá, mas, mesmo que tivesse, vou tentar não estragar a surpresa de vocês, prefiro me concentrar nos pratos e no tipo de experiência que cada um oferece.

Casa de Piedra é um dos restaurantes mais tradicionais de San Pedro de Atacama. Eles servem uma pizza extremamente artesanal, quase amadora, e essas chapas com belisquetes de carne que são muito populares no Brasil, a diferença é que lá elas são menores e custam três vezes mais.

San Pedro - Casa de Piedra 01

San Pedro - Casa de Piedra 02

Pratos do Casa de Piedra

Lembro que tomei caipirinha a noite toda. Eles improvisam uma fogueira bem no meio das mesas e colocam uma música mais animada. Boa experiência (e super divertida!), mas mais cara do que deveria.

La Estaka

Mandei muito mal nas fotos, estourei todas elas, por isso preferi colocá-las assim, menores. La Estaka fecha a trinca dos mais famosos junto com Casa de Piedra e Café Adobe. E dos três ele é o que tem menor preço, inclusive um menu do dia durante a maior parte da tarde.

Experimentamos umas coisas mais propensas ao acerto, como esse salmão com onion rings e um filé de frango com creme de milho e curry.

La Estaka em San Pedro de Atacama

La Casona

La Casona é super diferente, tem uma pegada meio junina, com música local ao vivo e uns pratos bem elaborados. Um dos meninos acabou indo de filé e fritas, mas eu escolhi essa carne de porco com purê de batatas que foi sugestão do chef.

Na verdade o prato mais famoso da casa era a churrascada chilena (com diferentes tipos de carne), mas, pelo que entendi, lá elas viriam ensopadas no sangue do animal (como nosso frango ao molho pardo), então acabei não encarando.

Mais fotos estouradas, dessa vez no La Casona

Ah, preço bem salgado também, estilo Café Adobe.

Outros restaurantes de San Pedro de Atacama

Uhm… Os outros restaurantes se perderam no buraco negro da memória e da falta de foto. O segredo é entrar, pesquisar o cardápio e sentir qual lugar te agrada mais. Todas as opções disponíveis estão ao longo da Caracoles ou nos quarteirões que a cortam.

O que lembro é que fizemos um esquenta no Export, que é o que eles tem de mais parecido com um bar-balada. Ele é bem famoso por lá, principalmente entre gringos europeus. O segredo para quem procura um agito, ou a versão andina de um agito no deserto, é ficar no Export até ele fechar as portas, o que acontece um pouco antes das duas da manhã.

Quando isso acontece, se estiver rolando algum “carrete clandestino” por lá, ou balada clandestina para nós, um sujeito irá passar por vocês dizendo “carrete clandestino, siga-me”.

Bem, carretes clandestinos são horríveis, é basicamente um som ligado em um terreno baldio com cerveja no isopor, mas, quem não tem cão…

Ah, e o melhor: geralmente eles acontecem bem próximos do Sumaj Jallpa, o que é uma mão na roda. Um sujeito fica na entrada cobrando mil pesos de cada e lá dentro eles fazem a iluminação com lanternas.

Parece assustador, e é, mas é completamente seguro. Juro.

Para ler ouvindo Clandestino, do Manu Chao :)

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar no deserto do Atacama? Eu fiquei no Sumaj Jallpa, mas queria ter ficado no Quinta Adela que tem uma infra melhor.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro no Chile pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

6 COMMENTS

  1. Estive em San Pedro em Agosto e tive a mesma experiência… esperava um certo perrengue mas comi muuuito bem, e achei alguns restaurantes com um cardápio mais barato e muito bom também. Comi o risoto de quinoa no mesmo restaurante que vocês. Estava delicioso, mas realmente é um restaurante mais sofisticado!
    Comi, também, muitas frutas e o sorvete artesanal de Coca e de Framboesa!! hmmmm
    Estou apaixonada por San Pedro. Superou minhas expectativas!!