Hoje quero falar sobre um pedacinho muito específico dos Estados Unidos, uma área formada por diversos destinos que se vendem como um só: a Região da Capital dos Estados Unidos, ou Capital Region USA.
Conversando com os amigos percebi que muita gente não sabe a diferença entre o estado de Washington, no canto esquerdo do mapa, e Washington DC, uma cidade do outro lado do mapa que, pam pam pam pam, não pertence a estado algum!
O Estados Unidos é formado por 50 estados e um distrito federal que possui apenas a capital americana, um lugar que não é só o centro administrativo do governo americano.
É também o ponta pé inicial de uma viagem pela Capital Region USA.
Tabela de conteúdos
Capital Region USA: a região da capital dos Estados Unidos
A capital dos Estados Unidos, Washington DC, se juntou aos estados de Maryland e Virginia para formar um destino turístico maior e mais abrangente conhecido como Região da Capital dos Estados Unidos.
Quando montei o roteiro dessa minha última viagem eu ainda não sabia que Washington DC é o ponto de partida de uma das roadtrips mais incríveis do país!
Como chegar à Região da Capital dos Estados Unidos
Se você sai do Brasil provavelmente irá chegar pelo aeroporto internacional Washington Dulles (IAD), que é razoavelmente distante do centro de Washington DC, mas que tem opções econômicas para ir e vir sem gastar muito.
Quem pode escolher opta pelo aeroporto nacional Ronald Reagan (DCA), que fica dentro da cidade, inclusive dá para chegar fácil, fácil de metrô.
Se você curte a ideia de sair de qualquer um dos aeroportos da Região da Capital dos Estados Unidos de transfer, o que não é má escolha, clique aqui.
Quem já está no país e pretende esticar a viagem até a Região da Capital dos Estados Unidos tem ainda uma terceira opção de aeroporto, Baltimore/Washington Thurgood Marshall (BWI).
O aeroporto de Baltimore pode ser uma ótima pedida para quem pretende começar a viagem por Baltimore ou para quem conseguiu uma passagem mais barata.
O que conhecer na Região da Capital dos Estados Unidos
Washington DC é uma cidade linda que tem atrativos suficientes para entreter qualquer um por pelo menos três dias de viagem.
Já no estado de Maryland as cidades Baltimore, Annapolis e National Harbor são as mais famosas. Você consegue fazê-las em dois dias de viagem.
Por último, para além da pequena Alexandria, o estado da Virgina é famoso por atrações de um dia, como montanhas, trilhas e vinícolas. É impossível dizer quanto tempo passar ali.
Quanto tempo ficar na região da capital dos Estados Unidos
Para quem pretende conhecer o básico, seis noites bastam: três em Washington DC, duas em Maryland e duas na Virginia.
Cada noite na Virginia representa uma trilha, uma vinícola, um parque nacional… Com duas noites eu recomendo um dia para vinícolas e um dia ao ar livre, como conhecer as Blue Mountains.
O importante é saber que o planejado nunca será suficiente: quem está de carro consegue desbravar toda Região da Capital dos Estados Unidos em duas, três ou quatro semanas sem faltar cidades ou atrações para inserir no roteiro.
É perfeitamente possível viajar em função de compras, de história americana, de gastronomia, vinhos, trilhas…
Quem pretende misturar tudo isso em uma única viagem inesquecível pode precisar de um mês inteiro, mas quem topa conhecer o mais importante, ou usar uma base para fazer curtas viagens de um dia, consegue concentrar o mais importante em uma semana de viagem.
Como se deslocar pela região da capital dos Estados Unidos
Santo transporte público que não deixa ninguém na mão!
É perfeitamente possível se deslocar entre as cidades da Região da Capital dos Estados Unidos de transporte público, mas nem sempre em curtas viagens de metrô (principalmente para quem pretende desbravar a Virginia, nesse caso você provavelmente precisará de ônibus ou trem).
Ninguém precisa alugar um carro se quiser rodar por ali, mas quem aluga tem uma experiência mais completa: estabelecer-se em uma cidade e fazer dezenas de passeios de um dia é bem diferente de se aventurar estrada afora.
Onde ficar na Região da Capital dos Estados Unidos
Washington DC é o melhor ponto de partida para quem pretende se estabelecer em um só lugar, não só porque é o conselho mais óbvio, mas geograficamente você estará muito bem posicionado.
Quem está realmente disposto a rodar e tem preguiça de encarar várias viagens de um dia todos os dias pode escolher um segundo destino e transformar a viagem em uma jornada em duas partes.
Nesse caso ou você escolhe Baltimore em Maryland ou um hotel na Virginia que te possibilite rodar com mais praticidade entre vinícolas e montanhas.
No mais, lembre-se de escolher onde ficar o quanto antes para não se assustar com os preços e saiba que Baltimore não é famosa pela qualidade de seus hotéis, então mesmo que você esteja acostumado com um certo luxo, é bobagem investir muito em hospedagem ali.
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Washington DC? O Hilton que fica ao lado do Capitólio geralmente tem um preço bom, mas selecionei também algumas opções bem no centro de Washington DC.
Não sabe o que fazer em Washington DC? Fiz uma lista com os principais passeios, atrações e city tours, está tudo aqui.
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.