Quais são as atrações mais populares de Londres? Quanto custam? Será que vale mais a pena pagar por elas ou comprar um London Pass? 

Com ajuda do instituto de pesquisa Statista, escrevi um post sobre as atrações mais populares de Londres para você decidir quais conhecer e se vale a pena ou não pagar por elas individualmente.

+ 40 coisas para fazer de graça em Londres

+ 10 coisas para fazer em Londres com chuva

Quais são as melhores atrações de Londres?

É impossível dizer, até porque eu só conseguiria fazer uma lista baseado em gostos pessoais, por isso a gente sempre fala em atrações populares, atrações tradicionais e atrações pagas.

Atrações populares são aquelas que lideram o ranking de visitação, as atrações que recebem mais visitantes em um período de um ano.

Atrações tradicionais são as atrações mais icônicas da cidade, aquelas que todo mundo conhece ou quer conhecer.

Atrações pagas são aquelas que geralmente fazem parte de um passe, como o London Pass, além de serem, na maior parte das vezes, “family-attractions”, para todos os públicos.

Tudo o que você precisa saber sobre seguro de viagem

Chip de celular internacional com internet ilimitada (e com cupom de desconto!)

Tower Bridge Exhibition: atrações mais populares de Londres

Quais são as atrações mais populares de Londres?

Londres não é só a maior capital da Europa ocidental, ela é também uma das maiores metrópoles do mundo, um verdadeiro caldeirão de nacionalidades.

Cidades assim são famosas por oferecerem atrações gratuitas, aliás, Londres orgulha-se por manter a entrada gratuita de alguns dos museus mais visitados do mundo.

Entre as dez atrações mais populares de Londres, oito são gratuitas (números pré-pandemia):     

  1. British Museum (gratuito, 6,42 milhões de visitantes/ano)
  2. The National Gallery (gratuito, 6,26 milhões de visitantes/ano)
  3. Tate Modern (gratuito, 3,44 milhões de visitantes/ano)
  4. Natural History Museum (gratuito, 4,62 milhões de visitantes/ano)
  5. Somerset House (gratuito, 4,62 milhões de visitantes/ano)
  6. Science Museum (gratuito, 3,25 milhões de visitantes/ano)
  7. Victoria and Albert Museum (gratuito, 3,02 milhões de visitantes/ano)
  8. Tower of London (pago, 2,74 milhões de visitantes/ano)
  9. National Portrait Gallery (gratuito, 1,95 milhões de visitantes/ano)
  10. Royal Botanic Gardens (pago, 1,83 milhões de visitantes/ano)

Como vocês podem ver, das dez atrações mais populares de Londres, apenas Tower of London e Royal Botanic Gardens são atrações pagas.

Outra coisa importante: algumas atrações pagas que pertecem a corporações internacionais não entram na lista, como a London Eye que com mais de 3 milhões de visitantes por ano entraria em sétimo ou oitavo lugar da lista.

Quais as atrações pagas mais populares de Londres?

A Statista faz um levantamento anual onde aparecem as dez atrações pagas mais visitadas de Londres, mas muitas delas não são nada populares; e isso porque atrações icônicas, como London Eye e Madame Tussauds, não são contabilizadas.

Quando atrações famosas como a roda-gigante e o museu de cera não entram na lista, outras atrações que ninguém conhece acabam entrando no ranking, como uma casa de campo.

Foi por isso que usei a lista da Statista para criar uma lista minha com as dez atrações pagas mais populares de Londres (baseada nos dados da Statista, mas com uma dose de liberdade criativa e bom-senso):

  • Royal Botanic Gardens (a partir de 12 libras)
  • ZSL London Zoo (a partir de 26 libras)
  • Tower of London (a partir de 30 libras)
  • St Paul’s Cathedral (a partir de 21 libras) 
  • Shakespeare’s Globe (peças preços variados, tour a partir de 16 libras)
  • Tower Bridge (a partir de 12 libras)
  • London Transport Museum (apenas passe anual, a partir de 19 libras)
  • Westminster Abbey (a partir de 27 libras)
  • London Eye (a partir de 33 libras)
  • Madame Tussauds (a partir de 34 libras)

Apesar de ter eliminado algumas atrações da lista original, e ter incluído London Eye e Madame Tussauds nas duas últimas posições (mesmo que, juntas, elas recebam mais visitantes do que todas as outras combinadas), as primeiras oito posições estão em ordem crescente de visitação (entre elas).

Olha que curioso: a atração paga mais visitada de Londres, Royal Botanic Gardens, é completamente desconhecida por brasileiros, até porque ela fica bem distante do centro.

Quais as atrações mais visitadas por brasileiros

Para chegar nas atrações mais populares entre brasileiros, escolhi a cinco atrações pagas mais populares entre leitores do blog:

  • London Eye (geralmente comprada com museu de cera)
  • Tower of London
  • St Paul’s Cathedral (geralmente comprada com o tour)
  • Westminster Abbey
  • Tower Bridge Exhibition

London Eye

London Eye é a roda gigante mais famosa do mundo. Um giro completo dura 30 minutos em uma das cápsulas que podem levar até 30 pessoas simultaneamente. Todo mundo tem visão panorâmica de alguns dos pontos mais famosos de Londres.

Você pode comprar o ingresso no site da atração por 33 libras ou de um revendedor nacional por 220 reais.

Se quiser, pelo site da atração você pode adicionar o museu de cera Madame Tussauds e pagar 59 libras por ambas as atrações, mas pode comprar separadamente de um revendedor nacional por mais 220 reais.

Londres-London-Eye-43
Com cara de novinho no alto da London Eye com o Big Ben ao fundo

Tower of London

Tower of London é uma das atrações mais antigas do mundo, foi construída para servir como residência real, mas acabou se tornando uma das prisões mais imponentes da Europa por mais de 500 anos.

Não deixe de fotografar a torre principal, White Tower, e ver as joias da coroa com alguns dos maiores diamantes do mundo!

Você pode comprar o ingresso no site da atração por 30 libras ou de um revendedor nacional por 200 reais.

Tower Bridge Exhibition

O que você não pode deixar de fazer é ir de uma margem a outra do Thames passando pela Tower Bridge, como pedestre, sem pagar nada por isso – mas eu sugiro que você também caminhe por cima, passando pelo piso de vidro, e conheça as engrenagens que faziam com que a ponte fosse aberta no passado.

Você pode comprar o ingresso no site da atração por 12 libras ou de um revendedor nacional por 75 reais.

Westminster Abbey

Westminster Abbey é onde acontecem algumas das cerimônias de casamento e sepultamento mais famosas do mundo, como o velório da Rainha Elizabeth, mas também a cerimônia de casamento, e mais tarde de sepultamento, da Princesa Diana.

Você pode comprar o ingresso no site da atração por 27 libras ou de um revendedor nacional por 180 reais.

St Paul’s Cathedral

Enorme, lotada e no início da Millenium Bridge, St Paul’s Cathedral parece um prêmio de chegada para que decide cruzar a ponte.

O legal é que pagando pela entrada a subida em direção às galerias do domo agora fazem parte do passeio, já não são mais um opcional pago à parte.

Você pode comprar o ingresso no site da atração por 21 libras ou de um revendedor nacional por 120 reais.

Atrações mais populares de Londres: Saint Paul's Cathedral
Em South Bank, com a St Paul na outra margem do rio

Vale a pena comprar o London Pass?

London Pass paga o investimento se você monta uma agenda e pretende cumpri-la: escolha quais atrações você pretende conhecer, monte um roteiro para ver se é possível cumpri-lo no tempo estipulado e compare os valores individuais com o preço do passe.

A única forma de jogar dinheiro fora é não se programar ou comprá-lo antes de saber o que você realmente pretende fazer: quem viaja com o objetivo de caminhar em ruas, parques e praças não precisa do passe.

Uma coisa que me agrada muito no London Pass é poder ir além do planejamento e emendar uma atração na outra, ou seja, fazer coisas que a gente provavelmente não faria se tivesse que pagar por elas.

O melhor exemplo disso é a possibilidade de conhecer o London Transport Museum. Por mais que eu indique e recomende, dificilmente alguém paga por ele, mas quem tem o passe não precisa pensar duas vezes, é só entrar, já está pago mesmo.

Quanto custa o London Pass?

O London Pass custa 90 libras por um dia de passe, 115 libras por dois dias de passe, 135 libras por três dias de passe e 180 libras por seis dias de passe.

Os passes para crianças e adolescentes de até 15 anos custam entre 30% e 40% menos.

Importante lembrar que o passe permite entradas ilimitadas em diferentes atrações durante o número de dias escolhido por você.

Onde comprar o London Pass?

O London Pass pode ser comprado no site oficial do passe ou através de um revendedor nacional.

Não existe diferença de preço entre eles, a diferença é que no site oficial de tempos em tempos aparece um desconto de 10%; mas é importante lembrar que, nesse caso, a compra é em libra e com incidência de IOF de quase 7%.

Já através de um revendedor nacional nem sempre você tem o desconto, mas paga o valor em real e pode parcelar a compra.

Outras atrações famosas em Londres

Para conhecer outras atrações populares de Londres dê uma olhadinha nessas outras experiências que tive na cidade, são passeios menos conhecidos, mas se bobear ainda mais interessantes dos que os que apareceram até aqui:

Se a sua onda for não gastar nada em Londres eu tenho um post que vai ajudar ainda mais, ele é um dos dez mais acessados do blog: 40 coisas para fazer de graça em Londres.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Londres? Não tem custo-benefício melhor do que o St Giles, um hotel super bem localizado no miolinho do Soho. Para quem tem pouco tempo na cidade vale olhar os arredores da estação King Cross St Pancras.

  Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.

  Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!