Vim dar uma ótima dica de passeio em Melbourne: Carlton Gardens, um parque com cinema e museu, tudo coladinho em um passeio só.
Eu não dava muito por ele, mas depois que conheci virei fã!
Em um só passeio no segundo maior espaço verde da cidade, a gente consegue conhecer um museu, um cinema com telas épicas e um prédio que mais parece um palácio Inglês.
Tabela de conteúdos
Carlton Gardens: o jardim botânico de Melbourne
Carlton Gardens é um oasis no centro de Melbourne. Na verdade, não exatamente no centro porque o “centro” termina justamente em uma de suas laterais.
O jardim botânico de Melbourne é um patrimônio histórico mundial da Unesco preservado tanto pela cidade quanto pela iniciativa privada que mantem um cinema IMAX anexo ao museu.
Aliás, Carlton Gardens vai além do museu e cinema: ele tem um dos prédios mais bonitos da cidade, quadras de tênis e o maior playground público do país.
Olha, sei que parece estranho recomendar um passeio que envolva cinema quando o tempo é curto e contado em dólar, mas caso você seja um apaixonado por filmes ou se em sua cidade não existem cinemas com telas gigantes, não perca a oportunidade de conhecer Carlton Gardens com tempo.
Melbourne Museum
Inaugurado no ano 2000, Melbourne Museum é um museu de história natural e cultura anexo ao Royal Exhibition Building.
Além de ter mais de 17 milhões de ítens em exibição, Melbourne Museum tem uma pegada muito legal diferente de tudo que já vi.
Digo isso porque eles tem uma espécie de “praça” chamada Curious? onde ficam funcionários disponíveis para responder perguntas e acompanhar visitantes.
Funciona como um “em que posso ajudar?” de luxo, porém gratuito, porque os funcionários do museu não só respondem dúvidas sobre coleções e acervo como acompanham visitantes por exibições sempre que rola alguma pergunta difícil de ser respondida à distância.
O Melbourne Museum tem um gingado especial por causa do prédio em que está.
Ele era bem menos pretensioso quando funcionava dentro da antiga biblioteca estadual, mas desde que mudou de endereço, há quase vinte anos, Melbourne Museum virou um dos pontos altos da cidade.
O prédio é lindo e mistura história com exibições inimagináveis, com demonstrações de ilusões de ótica e a floresta tropical permanente bem no meio dele.
O preço não é dos piores, a entrada custa 15 dólares, o que pega é o valor do cinema – mas se você comprar museu e cinema juntos, na bilheteria do cinema, consegue um desconto no filme (ambos saem por aproximadamente 40 dólares).
+ Leitor do blog tem pelo menos 15% de desconto em seguro de viagem!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular! Chip com 15% de desconto!
+ Transfer em Melbourne (escolha o aeroporto, o destino e as datas)
Royal Exhibition Building
Royal Exhibition Building foi inaugurado em 1880 e tem exatamente 150 metros de uma ponta a outra.
O prédio foi construído para abrigar, na Austrália, exposições culturais que rodaram o mundo entre 1851 e 1915.
Olha, vou te contar um segredo: a verdade é ele foi construído para coroar uma época de muita bonança. O Royal Exhibition Building foi uma forma do estado de Victoria mostrar que Melbourne era a cidade ideal para se tornar a capital da Austrália (um spoiler: deu errado. Quem levou essa foi Canberra).
Royal Exhibition Building é o único prédio completamente preservado do movimento cultural global que marcou a elite do Novo Mundo na metade final do século 19 e início do século 20.
Hoje, para visitá-lo, você precisará ter a sorte de comparecer a um dos eventos ocasionais promovidos pelo museu; ou participar das provas de seleção da Universidade de Melbourne.
Em 2021, o prédio foi inteiramente utilizado como centro de vacinação contra Covid-19.
Vale o investimento?
Sim, mas eu adoro cinema.
Para quem adora cinema e ainda não conhece um IMAX, fica a dica: o IMAX de Melbourne é a segunda maior tela de cinema do mundo, são 32 metros de largura por 23 metros de altura.
É uma experiência indescritível, não só pelo tamanho da tela, mas pela qualidade do som que é de outro mundo.
Para chegar em Carlton Gardens você pode ir caminhando da Melbourne Central ou jogar no PTV sua origem e destino para saber como chegar de transporte público em menos tempo.
Para chegar da minha dica de hotel em Melbourne, pegue o bonde de rota 86 em direção a Bundoora e desça no ponto Melbourne Museum.
Se quiser aproveitar para almoçar ou jantar em um lugar pertinho dali, eu recomendo o Universal.
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Melbourne? Fiz duas listas com as melhores opções de onde ficar nos arredores da Flinders Station, para quem curte cidade, e em St Kilda, para quem curte praia. Eu fiquei no Somerset e recomendo!
Não sabe o que fazer na Austrália? Fiz uma lista com as principais atrações, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.
Já contratou seguro de viagem? O comparador Seguros Promo oferece desconto exclusivo para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.
Que passeio maravilhoso!