Eu precisava de um empurrãozinho extra para transpor a barreira da preguiça e ir a um jogo de baseball nos Estados Unidos, um esporte da qual não entendo absolutamente nada!
Esse empurrãozinho foi dado pelo pessoal do Visit Baltimore que me convidou para um dos jogos mais aguardados da temporada: Oriloes, o time da casa, contra os Yankees, o famoso time de Nova York.
Foi um jogaço, não que eu tenha entendido algo, até porque continuo não entendendo nada, mas como todo jogo que envolve amor pelo esporte é impossível não se deixar levar pela alegria da torcida.
Vou começar do início porque só assim consigo mostrar um pouquinho da sensação inédita que é assistir a um jogo de baseball nos Estados Unidos – mesmo que você não faça a menor ideia do que seja um jogo de baseball.
Tabela de conteúdos
+ Leitor do blog tem 15% de desconto em seguro de viagem para os Estados Unidos!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular: escolha o melhor chip com 15% de desconto!
+ Onde ficar em Boston: minhas dicas em Inner Harbor e Fells Point!
Oriole Park at Camden Yards
Um estádio de baseball é um ballpark, mas não me pergunte por que. O que sei é que o ballpark dos Orioles, o time de Baltimore, é o Oriole Park at Camden Yards, mas as pessoas geralmente dizem Camden Yards.
Eu não imaginava, até porque nunca conheci um ballpark tão bem localizado, que um estádio desse porte pudesse ficar no centro da cidade.
Isso faz parte do charme de Camden Yards, um dos poucos estádios construídos com o objetivo de ser nostálgico: saem as estruturas de aço e vidro e entram tijolos vermelhos, assentos verdes e estruturas de ferro a mostra.
Quando o jogo é ao pôr do sol o estádio fica dourado, é lindo!
+ Fenway Park: tour pelo estádio do Red Sox
Estádios de baseball nos Estados Unidos
Existem centenas de estádios de baseball espalhados pelos Estados Unidos, mas apenas 30 são usados pela Major League Baseball, ou MBL:
- Oriole Park at Camden Yards (Baltimore Orioles)
- Fenway Park (Boston Red Sox)
- Tropicana Field (Tampa Bay Rays)
- Yankee Stadium (New York Yankees)
- Citizens Bank Park (Philadelphia Phillies)
- Rogers Centre (Toronto Blue Jays)
- Marlins Park (Miami Marlins)
- SunTrust Park (Atlanta Braves)
- Nationals Park (Washington Nationals)
- Wrigley Field (Chicago Cubs)
- Great American Ball Park (Cincinnati Reds)
- Miller Park (Milwaukee Brewers)
- Citi Field (New York Mets)
- PNC Park (Pittsburgh Pirates)
- Busch Stadium (St. Louis Cardinals)
- Guaranteed Rate Field (Chicago White Sox)
- Progressive Field (Cleveland Indians)
- Comerica Park (Detroit Tigers)
- Kauffman Stadium (Kansas City Royals)
- Target Field (Minnesota Twins)
- Minute Maid Park (Houston Astros)
- Oakland–Alameda County Coliseum (Oakland Athletics)
- Angel Stadium of Anaheim (Los Angeles Angels)
- Safeco Field (Seattle Mariners)
- Globe Life Park in Arlington (Texas Rangers)
- Coors Field (Colorado Rockies)
- Dodger Stadium (Los Angeles Dodgers)
- Chase Field (Arizona Diamondbacks)
- Petco Park (San Diego Padres)
- AT&T Park (San Francisco Giants)
O curioso é que a maioria absoluta tem nomes de empresas patrocinadoras, apenas oito possuem nomes ligados ao time ou a cidade.
Eu conheci o estádio de baseball mais antigo dos Estados Unidos, o Fenway do Red Sox de Boston, inaugurado em 1912, mas ainda não conheço o mais novo, o estádio do Texas Rangers em Arlington, inaugurado em 2020.
Outra coisa: nem todo estádio é usado exclusivamente para jogos de baseball.
Se você der uma olhadinha nesse post irá perceber que o estádio do Nationals em Washington DC foi construído com o objetivo de receber todo tipo de evento, como concertos, feiras e festivais.
Programas divertidos em Baltimore:
- Passeio de barco pelo porto de Baltimore
- Cruzeiro por Baltimore com jantar
- Cruzeiro por Baltimore com almoço Baltimore
Estádio de baseball em Baltimore
Oriole Park de Baltimore foi feito exclusivamente para sediar jogos do Orioles.
O estádio fica muito perto da minha dica de hotel econômico em Baltimore, que por sua vez fica no meio de tudo: uma caminhada do hotel ao estádio e do estádio a Inner Harbor não dura 10 minutos, tudo em linha reta.
Foi legal ver as pessoas caminhando até o estádio: todo mundo vestindo seus uniformes alaranjados e um ou outro gato pingado com o azul dos Yankees.
O que é ainda mais legal é ver os Yankees gritarem os seus gritos de guerra sem soar provocativo – sabe quando extravasar faz parte da diversão e todo mundo tem direito a ela?
É uma civilidade que impressiona, viu: eles não gritam para atiçar nenhuma rivalidade, eles gritam para rir de si mesmos, é como se dissessem “olha eu aqui, sou um no meio de mil”, e todos riem e tiram fotos desses poucos “intrusos” no ninho.
Como eu ainda não conhecia o ballpark do Nationals em Washigton DC, passear pelo estádio de Baltimore foi uma experiência nova e inusitada: “que legal, ele é bem retrô”, “olha, ele não é grande” e “é muito fácil conseguir comida e bebida por aqui” foram as três coisas que repeti insistentemente.
Coitado de quem estava comigo.
Como é assistir um jogo de baseball nos Estados Unidos – de camarote!
Eu não tinha ideia de que assistiríamos ao jogo dos Orioles de um dos camarotes.
Qualquer um pode alugar um camarote, que eles chamam de “suites”, uma experiência legal e exclusiva que pode acomodar entre 14 e 65 pessoas.
Comida e bebida são inclusas e liberadas nos camarotes, e o nosso ficava exatamente em cima da arquibancada, tínhamos visão total do campo.
É impressionante como americano sabe montar um evento!
No Brasil as empresas confiam no talento do brasileiro para manter uma festa acontecendo, e isso geralmente é o suficiente, mas nos Estados Unidos eles pensam um milhão de formas de manter o público entretido durante todo o jogo.
Se aqui xingar a mãe do juiz é o suficiente para segurá-lo ali até o fim do jogo, nos Estados Unidos a cada dez minutos uma brincadeira interativa pipoca nos telões: corrida de salsichas da marca patrocinadora, brincadeira da bolinha escondida em um dos três copinhos, câmera do amor…
Não consigo imaginar como seria um jogo sem a ajuda do telão!
+ Compre ingressos para uma partida do Orioles!
Quando começou a chover uns 50 voluntários apareceram no campo para cobrir a parte de saibro.
Parece um balé, muito bem ensaiado, que cobriu e descobriu o saibro em menos de um minuto! (e eles saíram do campo dançando, como se fosse parte do espetáculo).
Como eu disse, continuo não sabendo da missa o terço: depois de quase duas horas o jogo ainda não tinha terminado e eu resolvi sair à francesa.
Estava cansado e não sabia quanto tempo aquilo poderia durar, mas enquanto estive lá torci para os Orioles como se eu tivesse nascido, criado e vivido em Inner Harbor de Baltimore!
É completamente diferente a alegria americana da alegria brasileira em uma partida do time do coração, além do jogo ter um ar familiar inimaginável para quem frequenta estádios no Brasil: além da segurança antes, durante e depois do evento, as pessoas se permitem participar das brincadeiras propostas e a alegria independe do resultado do jogo.
Calma, quero falar mais sobre isso.
+ Leitor do blog tem 15% de desconto em seguro de viagem para os Estados Unidos!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular: escolha o melhor chip com 15% de desconto!
+ Onde ficar em Boston: minhas dicas em Inner Harbor e Fells Point!
Torcedores levam os seus filhos para o estádio e isso é completamente seguro, não existe diferença entre “jogo tranquilo” e “dia de clássico”: jogos de baseball nos Estados Unidos são programas de família e não faz sentido deixar parte dela em casa.
Com relação as brincadeiras propostas, nos primeiros minutos chega a ser infantil imaginar 40 mil pessoas escolhendo uma salsicha no telão e torcer por ela por um período de intervalo, mas ninguém precisa de mais de alguns segundos para entrar na onda e descobrir o quanto pode ser divertido se divertir também.
Por último, assim que o jogo termina ou chega próximo disso, as pessoas começam a deixar o estádio e caminham pelas ruas tranquilamente independente do resultado – sem correria, sem medo de cruzar com alguém do time adversário.
Yankees e Orioles dividem os mesmos vagões de trem ou param nos mesmos sinais de pedestre a caminho dos bares de Inner Harbor.
Quero voltar outras vezes. Só não me faça perder tempo tentando me explicar como se joga.
+ Compre ingressos para uma partida do Orioles!
Para saber mais sobre o estádio de Camden Yards, sobre o Orioles ou para comprar ingressos, clique aqui.
Eu fiquei hospedado pertinho do estádio, no Days Inn Inner Harbor, um hotel bem econômico a três minutos de caminhada do estádio.
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Baltimore? Para fazer tudo a pé tem que ficar em uma das opções de Inner Harbor. Eu fiquei no Days Inn que é muito simples, mas é bem localizado e barato!
Não sabe o que fazer em Baltimore? Fiz uma lista onde você pode encontrar ingressos e sugestões de passeios, está tudo aqui.
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, com motorista brasileiro, agende aqui.