Existem mais de cem praias em Sydney: tem praia com mar raso, calmo e cristalino, mas tem praia com mar bravo, ondas e pedras.
Ah, e se tem praia com estrutura completa, incluindo clubes, churrasqueiras e quadras de vôlei, tem também praia onde você provavelmente ficará só a maior parte do tempo.
Reuni todas as dicas do blog sobre praias em Sydney nesse guia com as praias mais famosas, as que gosto mais e as que acho que você pode conhecer caso esteja por perto.
Sempre que possível irei ensinar a chegar de transporte público, porém, sem carro, vale dizer que além de muito tempo disponível a gente precisa de muita paciência para conhecer as praias menos badalas da cidade.
+ Leitor do blog tem pelo menos 15% de desconto em seguro de viagem!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular! Chip com 15% de desconto!
+ Transfer em Sydney (escolha o aeroporto, o destino e as datas)
Vale a pena conhecer as praias de Sydney?
Sydney é uma cidade curiosa: mesmo sendo igualmente cosmopolita e praiana, em uma única viagem é tranquilamente possível escolher ambas ou apenas uma dessas duas experiências.
Eu opto por ambas porque acho que tanto a cidade grande quanto as praias de Sydney são duas experiências bem acima da média.
Por isso, a resposta é sim, vale a pena conhecer as praias de Sydney.
O mar de Sydney é lindo e existem mais de cem praias disponíveis, muitas delas com estrutura completa (incluindo clubes com piscinas cinematográficas), além de praias menores e mais discretas, geralmente frequentadas por quem mora na vizinhança.
Quem, assim como eu, curte a ideia de experimentar os dois lados da cidade em uma mesma viagem, não é necessário se hospedar perto do mar, pelo contrário, é possível ficar no centro e dividir o dia entre praia e cidade.
Eu curto a ideia de ficar no meio do caminho, em Potts Point, assim ir à praia será sempre uma viagem mais curta do que a da maioria das pessoas que optam por ficar em Darling Harbour:
+ Onde ficar em Sydney: dica de apartamento bem localizado
Sydney tem alguma praia entre as mais bonitas do mundo?
As praias de Sydney geralmente não aparecem nas listas de praias mais bonitas do mundo.
De acordo com as seleções da travelandleisure.com e da harpersbazaar.com, as únicas praias australianas que entram na lista são Whitehaven Beach e Bells Beach, ambas a centenas de quilômetros de Sydney.
Em outras listas a única unanimidade é sempre Whitehaven Beach no arquipélago de Whitsunday Island (Queensland), acessível apenas de barco saindo de Hamilton Island.
Qual a praia mais famosa de Sydney?
Bondi Beach é a praia mais famosa de Sydney e provavelmente a mais conhecida da Austrália.
Além de ser grande quando comparada as outras mais próximas, Bondi Beach se conecta a várias outras praias através de um percurso com vistas deslumbrantes conhecido como Costal Walk.
+ Coastal Walk: caminhada entre Coogee Beach e Bondi Beach
Outro ponto forte de Bondi Beach é que, para os padrões de Sydney, ela é bem acessível para quem vem do centro de transporte público: sem nenhuma caminhada extra, basta meia-hora na dobradinha trem e ônibus.
Quais praias conhecer em Sydney?
Apesar de já ter ido algumas vezes a Sydney, eu só fiquei craque nas praias de lá quando estive de carro.
Quem está de transporte público provavelmente irá ficar restrito às praias mais famosas, como Manly Beach, Bondi Beach e Coogee Beach, porque para grande parte das praias de Sydney é necessário pegar trem, mais um ou dois ônibus, além quase sempre ter que finalizar com uma bela caminhada.
Vou falar sobre algumas das praias que gosto mais em Sydney e que acho que vale conhecer; ou porque são famosas, ou porque são lindas, ou porque estão muito próximas de outras praias que você não pode deixar de conhecer, ou porque são etapas de lindas caminhadas cênicas.
Tabela de conteúdos
Bondi Beach
Não restam dúvidas de que Bondi Beach é a praia mais famosa da Austrália, e é também uma das mais bonitas de Sydney, então imagino que você gostaria de visitá-la.
Com pouco mais de um quilometro de extensão, e largos trechos de areia entre o mar e o calçadão, essa é uma das maiores praias de Sydney (sua vizinha famosa mais próxima, que também é grande, tem metade do tamanho).
Como é?
Bondi Beach tem pinta de Ipanema. O mesmo tipo de público, açaí em mais de um ponto do calçadão e o mar é igualmente bonito, porém mais agitado, creio eu.
É propícia para surf e banho, só não se esqueça de nadar entre as bandeiras vermelhas, onde é seguro.
O que fazer?
Bondi Beach tem o clube de praia (“clubbie”) mais espetacular da Austrália, o Icebergs Bondi Club: por oito dólares você tem acesso não só a piscina mais fotografada do mundo, mas também sauna e banheiro.
Eu ainda não testei, mas pode ser uma ótima dica de almoço também (se possível, reserve antes).
Outro ponto alto de Bondi Beach é ser o início, ou o fim, da Coastal Walk.
Como chegar?
Para chegar em Bondi Beach, pegue o trem em Kings Cross na plataforma 2 para Bondi Junction e de lá pegue a linha 380 do ônibus em direção a North Bondi.
Ou venha caminhando de Coogee Beach pela Coastal Walk.
North Bondi
Uma dica extra que não posso deixar de dar: Bondi Beach é a parte baixa de North Bondi, um bairro residencial que ninguém que curte um pôr do sol pode deixar de conhecer.
Quando o seu dia de praia em Bondi Beach estiver chegando ao fim, esteja você de carro ou ônibus, suba pela Military Road.
Caso queira ir de ônibus, pegue qualquer um das linhas 333, 380 ou 389 no calçadão de Bondi em direção a North Bondi e peça para descer na Military Road o mais próximo possível da Wallis Parade.
Para quem vai caminhando prepare as panturrilhas, o morro é íngreme!
Como não tem nenhum tipo de indicação ou placa você precisa ficar esperto no trajeto: no meio da Military Road existe um morro gramado, na altura da Wallis Parade, e tudo o que você precisa fazer é subi-lo.
Prometo que não é furada, pode subir tranquilo, só não tem nenhuma placa indicando o caminho.
Você estará entrando em um campo gramado no alto de um penhasco com uma vista deslumbrante para a baía de Sydney.
Esse é o Bondi Golf & Diggers Club, e ele está ali, com seus nove buracos, desde 1935!
Todas as vistas são maravilhas, é só escolher para onde olhar primeiro.
+ Leitor do blog tem pelo menos 15% de desconto em seguro de viagem!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular! Chip com 15% de desconto!
+ Transfer em Sydney (escolha o aeroporto, o destino e as datas)
Coogee Beach
Coogee Beach é uma praia muito visitada por locais, inclusive por brasileiros residentes.
Como Coogee Beach e Bondi Beach são duas praias em extremidades opostas da Coastal Walk você não pode deixar de conhecê-las, compará-las e tirar as suas próprias conclusões.
Come é?
Muito menos badalada do que Bondi Beach, Coogee Beach tem um mar mais calmo.
Com um número muito menor de turistas, Coogee Beach tem um número maior de churrasqueiras comunitárias e quadras de vôlei, tanto na areia quanto no gramado do parque ao lado.
O que fazer?
Coogee Beach tem muita vida social em seus arredores mais próximos e ao longo do calçadão, dá para almoçar e lanchar em lugares diferentes ao longo do dia.
Muita gente conhece Coogee Beach porque é ali que começa a Coastal Walk que termina em Bondi Beach.
Coogee Beach também tem um clube famoso, mas ele tem uma pegada completamente diferente do de Bondi Beach, até porque ele não tem piscina.
O que você pode fazer é, caso seja atleta de natação, ficar de olho no calendário de eventos, são várias competições interessantes ao longo do ano.
Como chegar?
Caminhando pela Darlinghurst Road, chegue até a bifurcação da Oxford Street com Flinders Street.
Caminhe pela Flinders Street até o próximo ponto de ônibus e pegue a linha 373 em direção a Coogee. Desça quando ver o mar.
Manly Beach
Se tem uma coisa que me irrita é saber que não conheço Manly tão bem quanto eu gostaria.
Por outro lado, me tranquiliza saber que não sou o único: pelo contrário, geralmente só quem mora ali, em Manly, sabe como se deslocar entre as praias do norte como se não precisasse de uma nova viagem para cada uma delas.
A verdade é que, apesar de Manly ser indiscutivelmente uma das melhores coisas que Sydney pode oferecer, ela é bem fora de mão – então raramente alguém passa por ali duas vezes em uma mesma viagem.
Como é?
Linda. Coqueiros enormes por todos os lados, pinheiros igualmente grandes, muita gente linda e seminua, um pequeno porém charmoso boulevard que nos leva em direção ao mar…
Quando se trata de Manly eu sou só adjetivos. Esse post pode ficar insuportável a qualquer momento a partir de agora.
O que fazer?
Conhecer Manly Beach é também conhecer Manly, um passeio que vai muito além de simplesmente ir à praia: inclui caminhar, almoçar em algum lugar legal e fazer uma outra famosa caminhada costeira que irá te levar a Shelly Beach, uma praia linda, porém pequena.
Bem, o que você precisa saber: Manly é o distrito, Manly Beach é a praia e Manly Cove é a enseada onde fica Manly Wharf, o porto pelo qual você irá chegar de ferry.
Manly Wharf é cheio de restaurantes deliciosos (como o Hugos, o mais famoso deles), mas imagino que você irá chegar louco para desbravar e caminhar em direção ao mar, certo?
Então, faça isso: desça em direção ao mar pela The Corso, uma via perpendicular à praia que começa logo na saída do porto e segue em direção ao mar.
The Corso foi chamada assim em homenagem a via homônima em Roma, mas antes de ser caminho foi um filete d’água que ligava a praia de Manly Cove à praia de Manly Beach.
Não tem muito o que fazer na primeira metade da The Corso, mas, quanto mais próximo do mar chegamos, começam os restaurantes, bares, sorveterias e lojas.
The Corso põe a famosa Cavill Street, de Surfers Paradise em Gold Coast, no chinelo.
Manly Beach é uma das maiores praias de Sydney: um quilômetro e meio razoavelmente plano e com muitas opções de onde ficar, onde comer e compras ao longo de todo o calçadão.
Os restaurantes a beira-mar são bem charmosos, muitos deles com dois andares onde muitas vezes rolam sunset parties ou lançamentos das lojas mais próximas.
Manly Beach tem um gingado diferente, é difícil encontrar algo parecido, mas se as pessoas chamam Bondi de Ipanema, Manly seria o início da Barra, aquele miolinho perto do Pepê.
Curiosidades
Quando você estiver voltando para Manly Wharf, não deixe de dedicar alguns minutos a Manly Cove.
Manly Cove tem uma das poucas colônias de minipinguins do mundo! E se pinguim já é um bicho lindo, minipinguim então nem se fala.
Eles ficam escondidos embaixo das passarelas do porto e muitas vezes são vistos nadando por ali, que também é lar de uma colônia de cavalos-marinhos que vivem nas redes que delimitam a zona de banho.
A verdade é que Manly possui aproximadamente quarenta praias, Manly Beach é só a mais famosa delas, mas não se esqueça que Manly Cove também é praia (tem até museu na orla).
Outra coisa que vale dizer é que o surf foi inventado em Manly, e é em Manly Beach que acontece o Australian Open of Surfing, geralmente na segunda semana de fevereiro.
Como chegar?
O subúrbio de Manly fica a uma balsa de distância da estação de ferries Circular Quay, a forma mais prática de se chegar lá é:
- O ferry comum, que faz parte do transporte público de Sydney, faz a viagem em aproximadamente 30 minutos (por 8,06 dólares cada trecho usando o Opal);
- O ferry privado, um shuttle expresso, faz a viagem em exatamente 18 minutos (por 10,20 dólares cada trecho).
Shelly Beach
Manly Beach tem uma versão menor e mais charmosa a direita de quem olha em direção ao mar, Shelly Beach, uma prainha residencial que pouca gente conhece.
Shelly Beach é bem disputada por ser onde o sol se põe por último, um dos privilégios de ficar na quina de uma península.
Para chegar em Shelly Beach basta seguir pelo calçadão de Manly Beach até chegar perto dos rochedos. Ali a praia passa a se chamar Queenscliff Beach (não que você precise saber disso).
Logo que o calçadão termina o caminho vira outra caminhada costeira, bem mais curta do que a famosa Coastal Walk, mas igualmente linda:
Shelly Beach é pequena e o caminho até ela consegue ser ainda mais bonito do que a praia propriamente dita.
Calma, não estou dizendo que Shelly Beach não seja legal, pelo contrário, ela é linda, mas é pequena e não tem nenhuma estrutura.
O que quero dizer é que ninguém atravessa Sydney para conhecer Shelly Beach, é um programa casado.
Por isso que aqui eu vou fazer diferente do que fiz até agora e irei postar mais fotos do caminho entre uma praia e outra do que da praia propriamente dita:
A areia de Shelly Beach não é toda de conchas, pelo contrário, a maior parte é daquela areia suja, que é quase poeira de pedra; e ninguém gosta de poeira de pedra.
Quando a gente chega, a parte mais próxima do calçadão é sim cheia de conchas, mas não sei se o nome da praia vem da palavra concha, talvez não.
Enfim, tem restaurantes e cafés pelo caminho, inclusive quando a gente está chegando bem próximo da praia, mas, além do caminho, deitar em Shelly Beach com vista para Manly Beach no fim da tarde é o que ela tem de melhor.
+ Leitor do blog tem pelo menos 15% de desconto em seguro de viagem!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular! Chip com 15% de desconto!
+ Transfer em Sydney (escolha o aeroporto, o destino e as datas)
Gordons Bay, Clovelly Beach, Bronte Beach e Tamarama Beach
Gordons Bay, Clovelly Beach, Bronte Beach e Tamarama Beach são as quatro praias que ficam entre Coogee Beach e Bondi Beach ao longo da Coastal Walk.
Coloquei as quatro em sequência porque, desde que você não more ali, é assim que a maior parte das pessoas fazem para conhecê-las – batendo perna, quase sempre sem parar em nenhuma delas por muito tempo.
Gordons Bay
Gordons Bay é um charme, mas é só um quebra-galho para quem mora na rua de trás – com tantas pedras e barcos ancorados não atrai nenhum turista, pelo menos não para pegar praia.
O legal de Gordons Bay é vê-la surgir por de trás das plantas, mas para isso você precisa vir caminhando de Coogee Beach.
Clovelly Beach
Se Gordons Bay surge por entre pedras, Clovelly Beach surge espremida em laterais pavimentadas.
Para entrar no mar você pode chega pela frente, passando pela areia, ou descendo os degraus da piscina na lateral direita – veja como é diferente, é como se tentassem transformar o mar em piscina:
Clovelly Beach é uma praia bem família, dona de um dos primeiros clubes praianos do mundo.
Com o mar tranquilo, provavelmente devido as modificações feitas, e uma piscina ao lado, é uma ótima dica para quem está viajando com crianças.
Bronte Beach
Bronte Beach é praia mesmo, tal qual Coogee Beach e Bondi Beach – sem pedra, sem cimento, mas com muito gramado atrás.
Como Bronte Beach é a parte alta de uma região maior conhecida como Nelson Bay, ela tem um parque enorme que oferece várias opções para quem não curte areia, incluindo churrasqueiras.
Bronte Beach tem uma piscina também, Bronte Baths, completamente gratuita. Ela tem um deck invadido pelo mar que é uma delícia – só não tenho foto, desculpa!
Se você quiser, pode chegar direto em Bronte Beach de transporte público: saindo de Bondi Junction, onde você chega de trem, pegue o ônibus 360 ou 361 que param bem próximos a ela, você só precisará caminhar um pouco.
Tamarama Beach
Tamarama Beach é uma versão compacta de Bronte Beach e vem logo depois dela. Não tem parque, mas tem um gramado que antecede a areia.
São menos de 80 metros de extensão que servem como abre-alas para Bondi Beach, que já é a próxima na caminhada oceânica.
Foi em Tamarama Beach que construíram, com uma estrutura inédita fincada no mar, a primeira montanha-russa de madeira no final do século 19!
Pode acreditar, existia uma montanha-russa dentro do mar há quase 200 anos!
Hoje Tamarama Beach é mínima e super discreta. Muita gente chama de Glamarama, ou Glamourama, porque dizem que é nela onde as socialites gostam de fazer topless.
La Perouse e Little Bay
La Perouse e Little Bay ficam em regiões onde não se vê muitos turistas porque são áreas residenciais onde geralmente não se chega de transporte público.
Como La Perouse é um subúrbio com três praias e Little Bay é o nome da península que tem uma única praia que quase ninguém conhece, vamos facilitar o trabalho do Google Maps e chamar La Perouse de “Frenchmans Beach” e Little Bay de “Little Bay Beach”, combinado?
Durante a semana Little Bay Beach só é frequentada por quem vai caminhando até ela, ou seja, os endinheirados que moram ali em frente, mas Frenchmans Beach pode encher um pouco mais porque existem restaurantes ao redor da orla.
Frenchmans Beach
La Perouse é um subúrbio de Sydney com três trechos de praia ao longo do litoral, mas o mais famoso é Frenchmans Beach, que é quase um camarote para a pista de pouso do aeroporto de Sydney.
De toda forma existem outras duas praias que ainda não conheço e que ficam bem próximas dali: Congwong Bay Beach e Little Congwong, mas para passear por elas você precisa estar de carro.
Uma dica para quem está ali em Frenchmans Beach e quer fazer um programa que vai além de ir à praia é conhecer Bare Island, uma ilha em La Perouse que se liga ao continente através de uma passarela de madeira.
No passado Bare Island era um forte, funcionava como posto de imigração e alfândega, hoje faz parte do distrito histórico de La Perouse.
Se você não estiver desesperado como eu para entrar na água, basta driblar seus instintos de descer a rua em direção ao mar e ir seguindo pela grama, assim você também passa por Bare Island.
Outra dica é deixar para comer no Drifwood, um restaurante despretensioso com um cardápio bem legal (mas eles tendem a caprichar na pimenta):
Eu fui de carro, mas quem sai de Circular Quay pode pegar o ônibus 394.
Para quem seguiu minha dica de hospedagem em Sydney não precisa descer até Circular Quay, é só esperar que o 394 irá passa bem pertinho dali a caminho da praia.
Lembre que Frenchmans Beach é a praia onde você pode almoçar ou jantar algo no fim de dia, então vale passar pelas outras duas praias primeiro.
Little Bay Beach
Bem, agora vamos para Little Bay Beach, que foi o que conheci primeiro – e se tornou minha melhor dica de Sydney.
Teoricamente existe uma forma de ir caminhando de La Perouse a Little Bay pelo parque nacional, mas não serei eu quem vai te ensinar a fazer isso, prefiro deixar com a Giuli, que mora ali.
Bem, independente de como você decida chegar, prepare-se para o que te espera assim que encontrar o caminho que leva à praia:
Morar em Little Bay é a melhor definição de sucesso, depois disso já não há nada que possa ser almejado mais – essa é a praia mais límpida de Sydney e um dos metros quadrados mais caros.
E a praia é realmente little: ela fica ilhada na menor parte da península de Little Bay, que é cercada por escolas, casas e ruas bem largas.
Para chegar na praia você tem que descer por uma rua bem discreta entre uma casa e uma paróquia:
Caso esteja perdido, jogue “Nurses War Memorial Chapel” no Google Maps, a capela no canto direito da foto.
Bem, é agora que as coisas começam a ficar interessantes. Prepare-se.
Descendo pela rua ao lado da capela você irá encontrar uma escadaria de madeira que leva ao mar:
Little Bay Beach é uma praia calma, de águas incrivelmente cristalinas que nem parece já ter passado por tanto perrengue ambiental – na década de 80 o mar era tão turvo que a água não era líquida, era gelatinosa, imagina o nojo!
Hoje Little Bay Beach é considerada a praia mais limpa de Sydney, com as águas mais claras e com o menor número de bactérias.
Por que o resto do mundo consegue levar esse tipo de tratamento ambiental a sério e no Brasil é sempre tão complicado e caro?
Eu fui de carro e adorei a oportunidade de chegar ali reparando todas as casas pelo caminho enquanto eu imaginava quantas vidas seriam necessárias para que um dia eu morasse ali.
Se você quiser ir de ônibus, pegue o mesmo 394 e desça na Anzac Parade, pertinho da Little Bay Road, parada 2036119.
Desceu ali é só perguntar em que direção está o mar e caminhar 500 metros em direção a capela que mostrei ali em cima, War Memorial Chapel.
Maroubra Beach
Dada a quantidade de surfistas poderia ser “maromba beach”, mas é Maroubra Beach, mais uma praia estrategicamente posicionada logo antes de Coogee Beach – mas não faça o trajeto a pé, serão pelo menos trinta minutos de caminhada.
Com um largo trecho de areia e quase um quilômetro de costa, Maroubra Beach é famosa pelo mar calmo na frente e bravo atrás, fazendo dela a praia oficial dos aprendizes de surfistas.
Maroubra Beach tem duas escolas de surf, Maroubra Surf Life Saving Club and South Maroubra Surf Life Saving Club, mas não tem muita estrutura, apenas um bar com pinta de restaurante.
De qualquer forma, na Marine Parade, a avenida que passa exatamente atrás, existem outros bares e restaurantes.
Inclusive ouvi de amigos que rola um famoso esquenta no The Sands Hotel, e de lá você segue sua programação do dia, provavelmente nos arredores de Coogee Beach.
Lembre-se que nadar entre as bandeiras é essencial – a praia é tranquila para surfistas, mas o mar não é dos mais calmos para que está ali só para curtir a praia.
E não deixe de tirar uma foto no cubo colorido. Não sei o que você espera encontrar em uma praia australiana, mas um cubo de Rubik gigante geralmente é uma grande surpresa!
Cheguei de carro vindo das redondezas de Coogee Beach, mas os ônibus 377 e 396 param logo em frente a praia e saem daquele ponto pertinho de onde fiquei hospedado.
É prático porque você não precisa fazer nenhuma baldeação, é uma viagem só.
Watsons Bay
Na verdade o nome da praia é Camp Cove, mas as pessoas tendem a usar o nome da baía da qual ela faz parte, Watsons Bay.
Como você já deve ter percebido, grande parte das praias australianas são cercadas por parques nacionais, mas Watsons Bay é protegida pelo imenso Sydney Harbour National Park, que fica estrategicamente posicionado a uma rocha de distância do mar.
É essa rocha que proporciona algumas das vistas mais incríveis para cidade e para o mar da Tasmânia:
Infelizmente essa pedra da foto ficou conhecida como The Gap, o lugar que tem a maior incidência de suicídios da Austrália, e por isso mirantes como esses tendem a fechar no início da tarde.
Hoje está cada vez mais difícil se aproximar dos limites dos pontos de observação, que sempre foram seguros do ponto de vista turístico, mas não ofereciam nenhuma dificuldade para quem estava disposto a pulá-los.
Enfim, para descer até a praia basta ir atravessando o parque em direção ao mar, o caminho é lindo e a descida é bem tranquila.
Camp Cove em Watsons Bay é uma vila de pescadores e existem muitas casas pé na areia, o que deixa tudo ainda mais local e intimista – no pôr do sol as pessoas abrem os portões e aparecem com uma xícara na mão, é lindo.
Ah, chegando na praia você irá passar por um restaurante chamado Doyles, um dos mais famosos de Sydney. Perdi a chance de comer ali, ele funciona no mesmo lugar desde 1885!
Última dica: existem outras praias próximas que eu infelizmente não conheci, mas a mais fácil de se chegar caminhando é Lady Bay, que parece pequena e tem um trecho de nudismo.
Para passar por Lady Bay minha dica é pegar a trilha que leva para South Head, onde você pode tirar fotos legais em um antigo farol do século 19.
É tudo muito fácil, basta sair caminhando de Camp Cove e seguir as placas.
O ônibus 324 que passa por Circular Quay também passa pela minha dica de onde ficar em Sydney e por Bondi Junction antes de te deixar bem próximo do Watsons Bay Hotel.
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Sydney? Selecionei as melhores opções nos arredores de Darling Harbour, Bondi Beach e Kings Cross. Eu fiquei no Regents Court de Kings Cross e recomendo!
Não sabe o que fazer na Austrália? Fiz uma lista com as principais atrações, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.
Já contratou seguro de viagem? O comparador Seguros Promo oferece desconto exclusivo para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.