Pode parecer um assunto sem muita importância, mas é preciso ficar atento à saúde dentro do avião, principalmente em viagens com oito horas de duração ou mais.

O corpo humano não foi feito para passar a maior parte do dia dentro de uma aeronave pressurizada a quilômetros de altura, e isso influencia a todos, mesmo quem diz não se sentir incomodado.

Em um voo de longa duração corpo e mente podem ser prejudicados de diversas maneiras, mas existem cuidados que evitam a maior parte desses perrengues aéreos.

Vamos falar sobre eles – e fazer com que atravessar o oceano na classe Econômica não seja uma penitência.

Para manter a saúde dentro do avião
Para manter a saúde dentro do avião: dormir na classe Executiva não é nenhum problema

Dicas para manter a saúde em voos longos

Você pode não se sentir particularmente incomodado, mas ao viajar em uma cabine pressurizada a quilômetros de altura o seu corpo pode ser afetado de diversas formas.

Essas dicas são especialmente importantes para quem viaja na Econômica, mas quem viaja na Executiva também precisa de alguns cuidados, principalmente no que diz respeito a hidratação.

Com a ajuda da Aerospace Medical Association, quero dar dicas para fazer não só com que a sua viagem propriamente dita seja ótima, mas também a chegada ao destino.

Os males da classe Econômica

Se tem algo que deveria sofrer intervenção é a Econômica: cadeiras reclinam menos do que o necessário, encostos de braço são divididos entre cadeiras vizinhas e a distância entre fileiras não é o suficiente para encaixar uma perna.

Por isso, levante-se sempre e ande pelo corredor: especialistas sugerem uma rápida caminhada a cada hora de viagem, assim você evita riscos sérios de saúde ligados à circulação sanguínea, como embolias e tromboses.

Use roupas confortáveis e viaje carregando o mínimo possível.

Tire qualquer coisa do chão e guarde seus pertences nos compartimentos de cima, isso irá ajudá-lo a aproveitar melhor o pouco espaço que lhe resta.

Não se esqueça de ir ao banheiro, é errado passar mais de oito horas sem urinar.

Não se sinta intimidado caso esteja entre pessoas desconhecidas nas colunas do meio: segurar a urina pode causar infecções urinárias, principalmente em mulheres.

Os males do ar-condicionado

Daquela altura toda, naquela velocidade e com a temperatura lá embaixo as condições climáticas do interior da aeronave são drasticamente alteradas, isso afeta o maior tecido do corpo humano, a pele, principalmente as partes mucosas.

Por isso, hidrate-se: tome muita água, faça uso de colírio nos olhos e soro nas narinas.

Lembre-se também que usar óculos é mais recomendável do que lentes, isso evita o ressecamento dos globos oculares.

É comum também hidratar a pele dos braços, canelas e cotovelos com creme hidratante ao longo da viagem.

Estresse físico e psicológico

Você já ouviu falar em jet lag?

Diretamente ligado ao ritmo respiratório e aos batimentos cardíacos, jet lag é quando corpo e mente cansam de viagens que passam por diferentes fusos e o corpo passa a se comportar como no local de origem.

Como cada um possui um relógio fisiológico muito perspicaz, sair de casa ao meio-dia, passar seis horas em um avião e chegar ao destino às duas da tarde pode causar uma verdadeira confusão interna!

Para curar o jet lag aconselha-se a dormir apenas quando anoitecer no destino final e não logo que chegamos ao hotel: a primeira noite de sono é sagrada, que pelo menos ela seja perfeita e dure as oito horas necessárias.

Outra dica é mudar o horário do relógio antes de sair do avião e olhar para ele com frequência. Isso intensifica o efeito psicológico de ajustar-se ao horário local.

Não perca a oportunidade de ver e aproveitar o sol lá fora o máximo possível: além de ser um santo remédio essa é outra forma de acostumar-se com o novo fuso e retardar a produção de melatonina, o hormônio que regulariza o sono.

Por último, evite bebidas alcoólicas durante o voo e não se esqueça de ingerir proteínas durante o dia da viagem.

+ 5 dicas para driblar o jet lag

O bom e velho enjoo

O enjoo causa um dos sofrimentos mais incômodos possíveis durante qualquer viagem em movimento: o mal-estar.

Uma boa forma de preveni-lo é ingerir alimentos ricos em vitamina B1, como peixe e arroz integral, o que ajuda na sensação de equilíbrio.

O gengibre, em pequenas balinhas ou em forma de chá, também ajuda no combate às náuseas.

Sofrimento de crianças e adultos: a dor de ouvido

A quilômetros de altitude é normal que os ouvidos doam, principalmente quando o passageiro já está com congestão nasal.

Se um chicletes não resolver, para manter o equilíbrio da pressão entre o ambiente externo e os ouvidos, vale aquele segredo antigo: segure as narinas, feche os olhos e assopre.

Isso fará com que o ar passe pela garganta e force a abertura da chamada trompa de Eustáquio, o que causa alívio imediato.

A diferença entre dormir na Executiva e dormir na Econômica

Meu Deus, quanto sofrimento!

Voando em um voo comercial a pressão atmosférica faz com que estivéssemos no pico de uma grande montanha, porém a 300 km/h, com ar-condicionado reutilizado por duzentas pessoas em uma cabine fechada por horas a fio.

Como o contexto já não é dos mais favoráveis, lembre-se sobretudo do conselho final: mesmo que a luz esteja apagada, sempre mantenha o cinto afivelado.

O avião não irá frear para que ele o impeça de bater a cabeça na poltrona da frente, mas você irá adorar se ele impedir que você bata no teto durante uma possível perda de altitude.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!