Vamos falar sobre os principais bairros de Toronto? Como toda metrópole formada por gente, culturas e gastronomias muito diferentes, cada bairro tem um clima próprio com pessoas, atrações e arquitetura impressionantemente distintas.

Antes de passar pelas regiões mais visitadas da cidade, temos que primeiro dividi-la em Norte, Sul, Leste e Oeste de acordo com as duas principais linhas de metrô:

Mapa do metrô de Toronto

A linha Yonge-University-Spadina, também chamada de linha amarela, cruza parte da cidade de Norte a Sul. Ela não só chega na Union, sua parte mais ao sul do mapa, como faz um movimento curvilíneo e sobe novamente passando pela Spadina, paralela a Yonge.

Já a linha Bloor-Danforth, também chamada de linha verde, cruza parte da cidade de Leste a Oeste e, claro, passa pela linha amarela em dois pontos, entre eles a estação Bloor-Yonge que é o centro exato do mapa e divide Toronto em Norte, Sul, Leste e Oeste.

Pronto, agora podemos falar sobre alguns dos principais bairros de Toronto e como conhecer cada um deles. Vamos lá?

Outras dicas essenciais para planejar uma viagem ao Canadá:

Perguntas essenciais sobre o Canadá

Qual o melhor seguro de viagem para o Canadá?

Qual o melhor chip de viagem para o Canadá?

Os principais bairros de Toronto

Toronto é uma cidade enorme cheia de regiões muito diferentes, mas irei concentrar os meus esforços nos bairros de Toronto mais visitados por turistas:

  • Yorkville
  • The Annex
  • Downtown Yonge
  • Entertainment District
  • Financial District
  • Queen West
  • The Beach
  • Old Town Toronto
  • Waterfront
  • Kensington Market

Quero falar sobre cada um deles, mas antes preciso dizer que popular as regiões mais ao sul é um fenômeno tipicamente canadense, por isso a concentração de pessoas, bairros e atrações é grande em uma mesma região do mapa (geralmente a parte sul da cidade).

Bairro de Yorkville em Toronto (ou “Bloor-Yorkville”)

Yorkville já foi considerada parte dos subúrbios de Toronto, onde os bichos-grilos da década de 1960, os fundadores do movimento hippie canadense, se estabeleceram primeiro.

Aos poucos Yorkville foi crescendo e se tornando um dos bairros mais caros do mundo, para um público com alto poder de compra.

É por isso que Yorkville é essa mistura de ares modernos com casinhas de madeira lado a lado – e ambos estilos arquitetônicos convivem em harmonia e dividem os mesmos quarteirões.

Entre as ruas Bloor e Davenport (ao Sul e ao Norte), e Yonge e Avenue (ao Leste e Oeste), Yorkville possui lojas famosas para os mais endinheirados e várias opções mais democráticas de fast-fashion.

Os restaurantes são deliciosos, tornando o trabalho de escolher entre eles um delicioso processo de tentativa e erro.

  • O que fazer em Yorkville: é aqui que os famosos se encontram durante o Toronto International Film Festival. Além de restaurantes, bares e baladas, existem hotéis famosos como o Four Seasons Toronto. O Yorkville Park também é bem bonito, com jardins super bem distribuídos que entram em harmonia com a arquitetura futurista do lugar.

É na Bloor que encontramos lojas como Bulgari, Burberry, Chanel, Gucci, Hermès, Louis Vuitton, Prada e Vera Wang, além das gigantes canadenses The Bay e Holt Renfrew.

Encontramos também as populares Aldo, American Apparel, Banana Republic, French Connection, Gap, Guess, H&M, Nike, Puma, Sephora e Zara, além das canadenses, que você não pode deixar de conhecer, Aritzia, Club Monaco, Lululemon e Roots.

Os principais bairros de Toronto: Yorkville

Os principais bairros de Toronto: Yorkville

The Annex, o bairro da University of Toronto

The Annex é oficialmente a região que possui Yorkville dentro de seus limites. Como ambas as regiões cresceram em popularidade, The Annex agora é aquilo que está ao lado de Yorkville, entre as ruas Dupont e Bloor (Norte e Sul), e Avenue e Bathurst (Leste e Oeste).

Por estar bem próxima da Universidade de Toronto, The Annex é uma região predominantemente estudantil, com muitos bares, livrarias, residências estudantis e fraternidades.

The Annex é um lugar interessante para quem curte passear fotografando, principalmente durante o período letivo, mas não é muito turístico.

  • O que fazer em The Annex: é bacana conhecer e fotografar a arquitetura das fraternidades estudantis, além de dar um pulinho na University of Toronto, é claro. Koreantown também faz parte de The Annex.

Downtown Yonge, o centro de Toronto

Yonge não é avenida, é rua, e durante muito tempo foi considerada a maior do mundo. Os quarteirões entre a College e a Queen são chamados de Downtown Yonge, mas a parte mais balada é quando ela cruza com a Dundas e forma um quarteirão em formato de praça chamada Yonge-Dundas Square.

Yonge-Dundas Square é a Times Square de Toronto, uma praça iluminada com bares, restaurantes e o maior shopping do país, um ambiente perfeito e central para quem curte se hospedar onde tudo acontece.

É onde estão duas das minhas melhores dicas de hospedagem, o Pantages e o Bond, dois lugares incríveis (e não muito caros) para ficar em Toronto.

  • O que fazer em Downtown Yonge: Eaton Centre é um shopping com quase 300 lojas, considerado a atração mais popular do Canadá. Caminhando pelos arredores da praça existem lojas, restaurantes, bares e hotéis.

Importante: a Chevrolet é uma mega parceira da prefeitura e realiza vários eventos em Yonge-Dundas Square semanalmente. Confira no site quando irá rolar a próxima sessão de cinema, apresentação circense ou de bandas locais.

Os principais bairros de Toronto: Downtown

Os principais bairros de Toronto: Downtown

Entertainment District, o distrito das peças da Broadway

Para caminhar por Entertainment District sugiro um passeio pela King Street West, principalmente os quarteirões entre as ruas John e York, mas lembre-se que o bairro estende-se três quarteirões acima e alguns quarteirões abaixo, em direção ao porto.

Para comer existem opções sofisticadas e comida rápida, além de vários restaurantes com comida internacional – é onde comemos comida indiana, grega e tailandesa pagando preço de comida francesa (prepare o bolso!).

Também rolam baladas em Entertainment District, mas vale conversar com locais e descobrir qual o dia certo de conhecer cada uma delas.

Uma ótima descoberta minha foi ter percebido que as baladas são grandes e possuem vários ambientes, então, caso você embarque em uma furada homérica, basta procurar pelo lounge e beber e um ambiente mais tranquilo.

Comece suas buscas pelos bares e baladas das ruas Adelaide e Pear. Conheça também o pub irlandês Grace O’Malley’s, na Duncan.

  • O que fazer em Entertainment District: descendo o distrito dos teatros em direção ao porto você chegará em uma das mais altas torres do mundo e a segunda atração mais popular da cidade, CN Tower. Bem ao lado está a arena Rogers Centre, onde rolam jogos e shows.

Outras atrações de Entertainment District: Air Canada Centre, Canada’s Walk of Fame, Canadian Opera Company, Four Seasons Centre For The Performing Arts, Bell Lightbox e National Ballet of Canada.

Financial District – boa dica de onde ficar!

Ao lado de Entertainment District e colado em Nathan Phillips Square, a praça da prefeitura, Financial District é um pequeno centro econômico que lembra o de Nova York, porém em menor escala.

É por aqui que o PATH, a cidade subterrânea, tem o maior número de conexões e atrações, ligando muitos dos prédios mais importantes por passarelas no subsolo.

Financial District é um ótimo lugar para se hospedar em Toronto, colado em Downtown Yonge e com preços muito melhores.

Caso você se hospede por ali, subindo a Front em direção a York você encontrará um miolinho com ótimos restaurantes. Inclusive já escrevi sobre o Strathcona que tem ótimo custo-benefício.

Os principais bairros de Toronto: Financial District

Os principais bairros de Toronto: Nathan Phillips Square em Financial District

Queen West (meu passeio favorito!)

A Yonge divide a Queen em Leste e Oeste, mas a real diferença entre elas é cultural e não geográfica: o lado Oeste da Queen, depois da estação Osgoode, é uma Yorkville mais jovem e menos endinheirada, mais pop e menos badalada.

Queen West é famosa pelos estúdios de televisão, pelas lojas locais com moda jovem, pela cultura vintage e pelos estúdios de tatuagem.

Olha, sei não, mas Queen West é provavelmente o meu passeio preferido em Toronto.

The Beach, para curtir o fim do dia

A principal rua de The Beach é o outro lado da Queen, que é chamada de Queen Street – mas você sabe que, na verdade, é Queen East. Uma rua tranquila com ótimas opções de restaurantes, bares e cafés.

Esses quarteirões da Queen não são nada turísticos, mas deveriam: é onde os locais saem para passear com o cachorro ou levar as crianças para tomar sorvete. O clima é surpreendentemente praiano, passa longe do vuco-vuco que é Toronto.

Para quem está se perguntando sobre a “beach” propriamente dita, pode começar passeando pelos três quilômetros de orla em passarelas de madeira, mas acredito que o melhor da região continua sendo a Queen Street – pegar praia é mais divertido em Toronto Islands, só não fique na expectativa de encontrar muita beleza natural ou águas cristalinas.

Old Town Toronto

É na cidade velha que você encontra duas regiões fantásticas para conhecer: as redondezas de St. Lawrence Market e Distillery District.

St. Lawrence Market é um mercado com dezenas de barracas oferecendo produtos regionais, um ponto histórico que acredita-se ser o berço da cidade de Toronto.

Distillery District, um pouco mais a frente, é um centro de gastronomia e compras que se parece com Covent Garden, em Londres, onde as pessoas caminham sem carros em um ambiente que parece ter parado no tempo.

Em Distillery District valem dois passeios, um durante o dia e outro a noite. São várias galerias, lojas, padarias e cafés que lembram os de Paris. Se tornou um centro cultural muito visitado e um passeio super agradável.

Waterfront: simples, mas entrega

Waterfront é a região do porto que vem logo embaixo de Financial District, o lugar onde você vai para se divertir no Ontario Place, andar por Queen’s Quay ou pegar os ferries para Toronto Islands.

Além do tão falado Harbourfront Centre, temos também o parque HTO; um trecho de areia com sombrinhas e espreguiçadeiras, o parque Ireland; um grande gramado com esculturas humanas em tamanho real, e, o meu predileto, Music Garden, que foi projetado como uma interpretação do primeiro prelúdio de Bach.

Kensington Market

Colado em Chinatown, Kensington Market é uma loucura: ruas estreitas se misturam e se embaralham, oferecendo de tudo um pouco e de todas as partes do mundo.

Muitos brechós, muitos artigos musicais e muita cultura asiática, latina e do leste europeu. É como visitar Portobello Market, porém com uma confusa Chinatown ao lado.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Toronto? Selecionei os melhores hotéis nos arredores das praças Yonge-Dundas Square e Nathan Phillips Square. Já fiquei no Pantages e recomendo, a localização é perfeita!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro no Canadá pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!