Se você anda procurando informações sobre onde ficar em Aysén provavelmente está planejando uma viagem à Patagônia Norte no Chile e não vê a hora de conhecer as Capelas de Mármore, a geleira de San Rafael e todas as outras paisagens incríveis da Carretera Austral.

Só que antes de entrarmos no assunto de uma vez por todas, sugiro que você leia mais sobre Aysén nesse primeiro post que escrevi sobre lá: Como conhecer a Patagônia Norte sem perrengue.

Nele mostro como a escolha de onde ficar em Aysén pode ser o seu único planejamento de viagem caso você opte pelo Loberías del Sur, um lodge campestre em Puerto Chacabuco com um conviniente sistema de passeios all-inclusive.

Onde ficar em Aysén, Patagônia Norte no Chile

Para se hospedar na Patagônia Norte as pessoas tendem a escolher uma de duas das opções mais comuns: ou elas planejam um trajeto com paradas pelo caminho e pernoitam em cada uma delas ou fincam base em um determinado lugar e se deslocam através de passeios.

Vou falar sobre a escolha que fiz, mas antes quero deixar dois posts essenciais para quem está planejando uma viagem ao Chile:

Qual o melhor seguro de viagem para o Chile?

Qual o melhor chip de viagem para o Chile?

Hotel Loberías del Sur

Então, como eu disse ali em cima, para se hospedar na Patagônia Norte as pessoas tendem a escolher entre planejar um trajeto com paradas pelo caminho e pernoitar em cada uma delas ou fincar base em um determinado lugar e se deslocar através de passeios.

Como sou bem mais contemplativo do que desbravador, escolhi a segunda opção.

E se assim como eu você prefere fincar base e encarar a viagem como férias e não como meta, não é errado dizer que é possível escolher qualquer ponto da Carretera Austral para estabelecer-se em uma viagem à Patagônia Norte: Balmaceda, Puerto Aysén, Puerto Chacabuco, Puerto Río Tranquilo…

Escolhi Puerto Chacabuco exclusivamente por causa do Loberías del Sur, a duas horas de van do aeroporto de Balmaceda.

O Loberías oferece um sistema de passeios all-inclusive que é bem prático para quem está ali para conhecer as principais atrações da Carretera Austral, assim você não precisa se desdobrar para criar o roteiro perfeito, basta participar da agenda de passeios.

Esses foram os stories que foram ao ar durante a minha viagem:

Rodei no Loberías del Sur

Imagino que a essa altura do campeonato você já deve ter entendido como funciona o Loberías: hóspedes podem optar por participar de um programa de passeios que contempla as principais atrações da Carretera Austral.

Caso não tenha ficado claro, sim, isso é uma verdadeira mão na roda!

Pronto, agora vamos falar sobre o hotel propriamente dito: quando a gente cita o programa de passeios all-inclusive as pessoas esperam que o Loberías seja um hotel de luxo, mas não é, Loberías é só um lodge campestre muito charmoso com quartos espaçosos e um restaurante estilo buffet que serve café da manhã, almoço e jantar.

Os funcionários falam inglês e foram todos muito solícitos. As áreas comuns são muito agradáveis, combinam bem com o clima da região.

Só senti falta de uma piscininha, que havia no passado, mas que por falta de uso acabou sendo transformada em sala de jogos.

Onde ficar em Aysén
Loberías del Sur imponente às margens do Puerto Chacabuco
Onde ficar em Aysén: Loberías del Sur
O segundo andar do Loberías: esse corredor divide a ala dos quartos e outras áreas comuns
Onde ficar em Aysén: Loberías del Sur
Corredor que dá para os quartos do Loberías del Sur
Onde ficar em Aysén: Loberías del Sur
Quarto com duas camas queen…
Onde ficar em Aysén: Loberías del Sur
… quarto com uma cama queen
Onde ficar em Aysén: Loberías del Sur
Recepção do Loberías del Sur

Ah, antes de terminar preciso falar sobre transfer e aluguel de carro: hospedado no Loberías você não terá tempo para fazer nada que não seja curtir os passeios propostos e dormir depois do jantar, então carro é completamente dispensável, mas não deixe de contratar o transfer oferecido por eles.

Porém (sempre existe um porém), acostume-se com ideia de estar ilhado: não tem nada que possa ser feito nas imediações do Loberías, o único caminho que você irá percorrer é o da escada em direção ao restaurante.

Aproveite essa imersão na Patagônia Norte no melhor estilo Loberías e curta uma viagem contemplativa, sem pressa, com um bom livro e sem celular, até porque o sinal é intermitente.

Conclusão: vale a pena ficar no Loberías del Sur?

Se você curte uma viagem sem perrengue, completamente programada e segura, sim, vale a pena ficar no Loberías del Sur em uma viagem à Patagônia Norte.

Se você curte trilhas, está disposto a dirigir pela Carretera Austral e topa encarar os percalços de um destino insólito que não oferece a mesma estrutura turística que seu vizinho mais famoso, a Patagônia argentina, então não, não vale a pena ficar no Loberías.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar na Patagônia Norte? Não existe nada parecido com Loberías del Sur, um hotel em Aysén com sistema de passeios all-inclusive.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro no Chile pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!