Peguei minha passagem, essa que aparece no post, e fiquei pensando “esse SSSS no cantinho direito deve ser novidade, nunca vi isso antes…!”.

Perguntei para a moça da segurança e ela disse não saber do que se tratava. Perguntei depois para a moça da American Airlines e ela também não conhecia.

Um outro atendente intrometeu na conversa e disse “deve ser algo do sistema”.

A verdade era que ninguém sabia o que aquele SSSS no topo de passagem de um voo para os Estados Unidos significava.

O que significa SSSS em uma passagem para os Estados Unidos?

Encontrar as letras SSSS em uma passagem para os Estados Unidos significa que aquela pessoa passará por uma Secondary Security Screening Selection, ou, em bom português, uma Segunda Inspeção de Segurança.

Trocando em miúdos, SSSS significa que você provavelmente terá que abrir a bagagem de mão, se submeter a revista corporal ou scanner de corpo antes de entrar no avião.

Passagem para os Estados Unidos com as letras SSSS
Passagem para os Estados Unidos com SSSS

O que as pessoas dizem é que quem compra a passagem no aeroporto usando dinheiro ou adquire apenas um trecho aéreo acaba se tornando um passageiro SSSS, mas eu não me enquadrava nesses critérios e ainda assim fui contemplado com um SSSS.

Enfim, mistérios do TSA e do governo americano que jamais saberemos ao certo quais são os reais critérios.

No meu caso, antes de embarcar na aeronave, chamaram o meu nome pelo microfone e pediram minha autorização para que passassem um tecido que identifica rastros de pólvora nas mãos, bolsos, sapatos e mochila.

Esse segunda inspeção não durou mais de 5 minutos e eu acabei me tornando o primeiro a entrar na aeronave.

Códigos em passagens aéreas

Além do SSSS, um código de segurança, existem outros códigos numéricos, alfabéticos ou alfanuméricos que podem aparecer em passagens de voos internacionais.

Esses códigos geralmente indicam os aeroportos de pouso e decolagem, número do voo, a companhia aérea, a tarifa da passagem e possibilidades de upgrade de classe ou de assento.

Vou comentar os três tipos de códigos mais comuns em passagens aéreas: os que identificam as companhias aéreas, a tarifa paga e os passageiros da reserva.

Códigos que indentificam a companhia aérea

Toda companhia aérea é identificada por dois códigos: o alfanumérico IATA de dois dígitos e o alfabético ICAO de três.

O que a gente realmente usa é o código IATA, até porque é ele que aparece nos televisores espalhados pelos aeroportos e antes do número do voo em nossas passagens.

Esses códigos a gente vai descobrindo, e decorando, à medida que viaja e associa a companhia aérea escolhida ao número do voo, mas saber o código IATA da companhia aérea pode ser muito útil para quem faz codeshare, ou seja, compra passagem através de uma companhia, mas viaja em um voo operado por outra.

Exemplo: se você compra um voo Belo Horizonte-Miami com conexão em São Paulo pelo site da Gol, o segundo voo pode ser operado tanto pela Gol quanto por uma companhia aérea parceira, como a American Airlines.

Isso é fácil descobrir através do número do voo: se depois da conexão o voo for o AA930 ele é operado pela American Airlines, mas se for o G36008 ele é operado pela Gol.

  • Azul Linhas Aéreas Brasileiras: AD
  • Gol Transportes Aéreos: G3
  • Latam Brasil: JJ

Clique aqui para ver todos os códigos IATA de companhias aéreas do mundo.

Código KL0644: voo Amsterdã-Nova York número 644 da KLM

Também existem códigos IATA de aeroportos, inclusive já escrevi um post sobre isso:

+ Códigos IATA dos principais aeroportos do mundo

Códigos da classe do voo e tarifa da passagem

Existem, na maior parte das vezes, até três classes em um voo internacional: Primeira Classe, Classe Executiva e Classe Econômica.

Atualmente toda companhia aérea oferece uma Econômica Premium, que são assentos mais confortáveis com preço superior. 

Para diferenciar essas classes na passagem aérea usa-se os códigos de classe IATA:

  • F: full-fare First Class (Primeira classe sem desconto)
  • J: full-fare Business Class (Classe Executiva sem desconto)
  • W: full-fare Premium Economy (Econômica Premium sem desconto)
  • Y: full-fare Economy Class (Classe Econômica sem desconto)

Esses quatro códigos representados pelas letras F, J, W e Y são os mais comuns, mas existem códigos de classe IATA que informam quando o passageiro não pagou o maior preço disponível por aquela passagem:

  • Primeira Classe com desconto: A
  • Classe Executiva com desconto (em ordem decrescente de preço): C, D, I e Z
  • Classe Econômica com desconto (em ordem decrescente de preço): B, H, K, L, M, N, Q, T, V e X

Código de reserva e número do bilhete

Olha, são tantas nomenclaturas diferentes para a mesma coisa que existe a possibilidade de você esbarrar em nomes ligeiramente diferentes do que esses que mostro aqui, mas o importante é saber que existem dois códigos de identificação muito importantes: o código da reserva e o número do bilhete.

O código de reserva (ou localizador) é um código alfanumérico de seis dígitos que identifica a sua compra e reúne todas as informações do voo e dos passageiros atrelados a ela.

Esse é o código que a gente usa nos aeroportos para fazer o check-in porque é ele que localiza o passageiro no sistema.

Já o número do bilhete (ou PNR) a gente usa menos: são 13 dígitos numéricos sendo que os três primeiros identificam a companhia aérea que emitiu a passagem.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto! Para saber como escolher o seu, leia isso!

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

7 COMMENTS

  1. Sorte sua. A minha inspeção não foi 5 minutos e envolveu, inclusive, as partes íntimas. Da última vez, eu até chorei. Mas percebi, também, que acontece comigo somente em vôos para Nova York. Em Orlando, Miami e Charlotte, isso não aconteceu.