Eu levei uma surra de Austin logo nas primeiras duas horas de viagem. Saí do “não sei o que conhecer em Austin” para “e agora, vou pra onde?”, e eu ia, independente de onde o Google me mandasse.

Só não fiz mais por falta de tempo.

Isso porque eu perdi todo e qualquer resquício de parcimônia, eu gostava de absolutamente tudo! Parques públicos, piscinas naturais, distritos gastronômicos, ruas de compras…

Tudo!

Austin é um desses lugares que oferece “um pouco de tudo” e eu juro que isso não é só um bordão batido, é uma forma muito democrática de desbravar a cidade.

Vou indicar alguns lugares em Austin que são igualmente inusitados e distintos, assim você não só será capaz de montar o seu próprio roteiro como irá rodar por boa parte da cidade.

O que conhecer em Austin: o Capitólio do Texas
O que conhecer em Austin: descer a Congress Avenue sem pressa

O que fazer em Austin (muito conteúdo dividido em dez dicas)

Essa lista é um compilado de sugestões bipolares, porque nem eu acredito que sou capaz de fazer tanta coisa diferente em tão pouco tempo de viagem.

Eu passo pelo basicão porque não abro mão do mais famoso, nem que seja para incentivá-lo a não ir, mas depois vou além porque é claro que também quero dar a dica que ninguém deu.

Só me permita citar um lugar que não fui, a penúltima dica do post, mas acho que você vai me perdoar porque o lugar parece lindo.

Por último, não deixe de ler as dicas já publicadas no blog sobre os lugares que menciono aqui no post.

Em seus respectivos links, os posts específicos sobre cada um desses lugares, eu elaboro melhor sobre cada assunto.

O que fazer em Austin: compras na 2nd Street
O que fazer em Austin: compras na 2nd Street

Capitólio do Texas

Um dos motivos que me fazem gostar tanto de conhecer capitais americanas é poder continuar colecionando capitólios – nem sempre entro, mas pelo menos vou em todos.

O Capitólio do Texas é lindo (apesar da estar em reforma) e faz parte de um parque (gramado, na verdade) que é uma delícia de passeio contemplativo no centro da cidade.

Você também pode conhecer o Capitólio por dentro, os tours acontecem de domingo a domingo e são gratuitos.

Saindo do Capitólio, você pode descer a Congress Avenue até chegar no lago, assim você passa por museus e cinemas famosos, mas confesso que eu mesmo não fiz isso.

Fui de carro para os distritos mais badalados do centro, como 6th Street District e Red River District, e a partir deles continuei de carro para Rainey Street e 2nd Street District.

O que fazer em Austin: conhecer o Capitólio
O que fazer em Austin: conhecer o Capitólio

Rainey Street

Você precisa conhecer Rainey Street com um mínimo de fome porque isso potencializa o passeio, mas não é nenhum crime fazer como eu fiz a primeira vez em que estive ali: aproveitar que já está por perto e só bater perna.

Rainey Street são uns três ou quatro quarteirões de casinhas e trailers que virarem bares e restaurantes deliciosos.

Uns tem mesinhas no gramado, outros food trucks no estacionamento…

Enfim, independente de estar ali para curtir a noite, ou só para dar início a ela, se alguém te incentiva a conhecer uma rua de bares mesmo sem fome é porque esse é um ótimo programa.

Passeando na Rainey Street (caso isso aconteça até meados de 2025), você irá notar que tudo ali parece estar em obras.

Isso porque é ali que estão surgindo mais e mais opções de hospedagem de luxo em Austin; e porque a rua propriamente dita está crescendo e ganhando algum espaço entre os novos arranha-céus da cidade.

Bem, mesmo assim continua um programão!

South Congress

South Congress é outra delícia de lugar, inclusive eu já tentei te convencer a fazer duas coisas por lá:

South Congress combina com quem quer se estabelecer por ali, com quem quer só bater perna sem compromisso e com quem quer fazer um late brunch ou early dinner no fim de semana.

Tirando que é ali onde estão os murais mais famosos da cidade, basta abrir o Google Maps e procurar por “Austin murals”.

O que fazer em Austin: bater perna na South Congress
O que fazer em Austin: bater perna na South Congress

2nd Street District

Se você já se perguntou onde as pessoas fazem compras nos arredores do centro da cidade a resposta é “2nd Street, entre a Congress Avenue e a San Antonio Street”.

Mas que fique claro que a 2nd Street não tem as mesma lojas de The Domain (para esse tipo de compra você precisa ir a um shopping), mas boutiques de moda local em sua grande maioria.

Não sei se é o que você procura, mas especialmente para quem está hospedado no centro, vale conhecer – e dar um pulinho na Second Street Boutique.

6th Street e Red River

6th Street e Red River são dois distritos que se complementam – parece que a pegada e o público são os mesmos, mas rola sim uma diferença entre eles.

Eu diria que 6th Street é o distrito das baladas enquanto Red River é o distrito da música ao vivo; e diria também que o público do primeiro é bem mais novo do que o do segundo.

O que posso falar é que ambos são distritos noturnos, mas se você souber onde ir pode até chegar antes do pôr do sol em Red River, apesar de que, para ter a experiência completa, tem que estar ali durante a noite também.

Aliás, nas noites de quinta e sexta, 6th Street fecha para o tráfego de carros.

6th Street em Austin, Texas
6th Street durante o dia…

Em Red River eu optei por conhecer o Stubb’s que é uma delícia de lugar (e o mais famoso).

Com música country ao vivo e um churrasco acima da média, você só precisa checar a agenda de eventos antes de ir.

Ou você vai em um brunch de fim de semana com música ao vivo – provavelmente, gospel (eu não fui, mas é bem famoso e quem vai adora).

Se a sua viagem acontece em maio ou setembro, cheque as datas do Pecan Street, um festival de gastronomia e artes que acontece duas vezes ao ano.

Red River em Austin, Texas
… e Red River durante o dia

The Domain

A princípio The Domain é um shopping, mas é um shopping completamente diferente do conceito que temos de shopping, até porque as pessoas literalmente vivem ali.

É mais fácil pensar The Domain como um bairro com as melhores lojas, restaurantes e bares legais, mas tem também baladas, museus e lojas de departamento.

Eu já falei muito de The Domain aqui no blog, inclusive fui além e falei sobre tudo que fica próximo a ele também:

+ The Domain: como é, o que conhecer e onde ficar

O que fazer me Austin: desbravar The Domain
O que fazer me Austin: desbravar The Domain

Zilker Park

Um dos parques mais famosos de Austin, é nele em que está a piscina natural Barton Springs Pool, um dos programas mais famosos e democráticos da cidade.

Aliás, vou aproveitar que estamos aqui e dar mais de uma dica agora:

  • Aproveite que está ali e procure pelo mirante Lou Neff Point, você vai ter uma vista linda da cidade;
  • A continuação do Zilker Park é outro parque municipal famoso, Barton Creek Greenbelt, onde fica o shopping Barton Creek Square;
  • Dirigindo ao longo da Barton Springs Road a gente passa por vários restaurantes famosos na cidade, como o Terry’s Black Barbecue, que combina bem com uma viagem ao Texas, ou o The Picnic, um coletivo de food trucks (quase um food hall à céu-aberto).
O que fazer em Austin: a piscina natural Barton Springs Pool em Zilker Park
O que fazer em Austin: a piscina natural Barton Springs Pool em Zilker Park

Lady Bird Lake

Se a gente falou sobre o parque, vamos falar sobre o lago também!

Lady Bird Lake é todo esse trecho de água que transforma a Congress Avenue em South Congress Avenue.

Bem, o lago é enorme, mas você precisa saber o que fazer nele:

  • Bater perna de ponta a ponta pela trilha Ann and Roy Butler Hike-and-Bike Trail é uma ótima dica, inclusive conhecer o calçadão que faz parte da trilha e passa sobre o lago e não só por uma de suas margens;
  • Alugar um caiaque, duplo ou único, que te permita entrar na água e passar por tudo aquilo ali, inclusive embaixo da ponte onde ficam milhares de morcegos (é surreal durante um pôr do sol entre os meses de março e outubro);
  • Abandonar a ideia do caiaque e fazer logo o passeio de barco.
O que fazer em Austin: atravessar o calçadão do Lady Bird Lake

Mount Bonnell

Eu confesso que dei mole e não conheci Mount Bonnell, mas fiquei com vontade, viu?

Fiquei com vontade porque além de gostar muito mais de investir o meu tempo fazendo coisas disponíveis para todos do que atrações pagas, curto ainda mais uma vista incrível no fim do dia – e Mount Bonnell é só o ponto mais alto de Austin.

Para chegar no monte, um mirante no alto do Covert Park, você precisa subir uma escadaria de pedras com 102 degraus, parece bem legal o passeio todo.

Sair de Austin

Existem vários programas incríveis bem próximos de Austin, tudo que você precisa é de um carro e de uma hora livre (no máximo duas).

Dois dos passeios mais famosos são Round Rock e Inner Space.

Inner Space é o nome da atração que te permite entrar em um dos sistemas subterrâneos mais antigos do mundo com inúmeras cavernas de calcário.

Eu fiz e indico para todo mundo, aliás, quando fui, fui com um grupo de senhorinhas muito simpáticas!

O que conhecer em Austin: Inner Space

Outro passeio delicioso é rodar pelo distrito histórico de Round Rock, que tem vários bares, uma caixa d’água muito fotogênica e o donut mais famoso do Texas.

Isso tudo em uma ruas com três ou quatro quarteirões, não tem erro.

Aliás, em Round Rock você pode fazer um segundo passeio também, esse bem brasileiro: compras no maior outlet do Texas.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Austin? Eu fiquei no SpringHill Suites de The Domain e recomendo. Se quiser ficar no centro, o Hyatt Centric não tem erro!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!