O NYC Ferry transformou o ferry em uma opção bem prática e barata de transporte público em Nova York.
Outra coisa que o NYC Ferry não deixa de ser é uma ótima forma de passear pela cidade: por a partir de 2,75 dólares a gente atravessa o rio e cruza distritos de barco, o que rende ótimas fotos e é bem mais divertido do que metrô e ônibus.
Tabela de conteúdos
+ Leitor do blog tem 15% de desconto em seguro de viagem para os Estados Unidos!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular: escolha o melhor chip com 15% de desconto!
Passear de barco em Nova York sem gastar muito
Você já se perguntou como andar de ferry em Nova York pode ser tão barato?
O preço do NYC Ferry é baixo porque o governo subsidia a maior parte do bilhete e repassa para o povo apenas o equivalente ao valor da passagem de ônibus ou metrô, ou seja, 2,75 dólares.
Em qualquer outra cidade americana, ou em outros lugares que inspiraram essa iniciativa, andar de ferry é sempre mais caro do que pegar um ônibus ou andar de metrô.
Logo depois de inaugurarem a primeira rota, que ligava Wall Street e a 34th Street, inauguraram outras cinco que conectam Manhattan ao Queens, Roosevelt Island, Bronx, Long Island City, Governors Island e diferentes pontos do Brooklyn.
Atualmente existem existem seis rotas, uma sétima sazonal e uma oitava de ônibus que funciona como shuttle.
Como foi a minha experiência no NYC Ferry
Eu usei a linha East River para sair de Manhattan e descer em Dumbo, aquela região do Brooklyn que adoro e fica logo depois da ponte.
Como eu estava no Hotel Belleclaire, que é onde tenho ficado nessas minhas últimas viagens, seria mais prático pegar o metrô até Dumbo, mas é claro que eu queria experimentar a novidade, então desci até a 34th Street e de lá peguei o NYC Ferry.
Como o NYC Ferry tem tíquete próprio, mesmo quem tem o passe semanal ilimitado do metrô precisa de um tíquete específico para andar de ferry em Nova York.
Eu comprei o meu tíquete em uma dessas máquinas que ficam na entrada da estação, mas também existem atendentes no guichê.
Bem, quando tirei essas fotos, em um domingo de manhã, não tinha nenhum funcionário ali, então fui direto na máquina:
Essa rota East River é ótima para quem está em Manhattan e quer passear pelo Brooklyn: ela sai da 34th Street faz duas paradas em Williamsburg, uma em Dumbo e uma no Queens.
E o legal é que antes de voltar para a 34th Street o ferry ainda passa pelo Pier 11 em Manhattan, onde já é Wall Street.
Enfim, a rota completa tem seis paradas e passa por todas elas em 40 minutos de viagem, são entre 5 e 10 minutos entre cada estação.
Quanto custa e onde comprar
O tíquete único do NYC Ferry custa 4 dólares, mas quem compra o passe com dez tíquetes paga 27,50 dólares, ou seja, 2,75 dólares cada um.
Você pode comprar o tíquete, ou o passe com dez viagens, nas cabines e nos guichês eletrônicos das estações, ou pode comprar on-line, mas precisa baixar o app para usar os tíquetes depois.
Rotas do NYC Ferry
Essas são as sete rotas do NYC Ferry, sendo que uma delas é sazonal:
- East River (Manhattan e Brooklyn)
- South Brooklyn (Manhattan e Brooklyn)
- Rockaway (Manhattan, Brooklyn e Queens)
- Astoria (Queens, Roosevelt Island, Manhattan e Brooklyn)
- Soudview (Bronx e Manhattan)
- St George (Manhattan e Staten Island)
- Governors Island (sazonal)
Quero dar umas dicas de como usar todas delas, exceto Governors Island que é basicamente um serviço de shuttle.
Rota East River
Essa foi a primeira rota que usei e é uma das melhores para quem quer encarar o NYC Ferry como passeio.
Ela sai da estação 34th Street de Manhattan e termina em Wall Street, também em Manhattan, mas passa por alguns pontos legais do Brooklyn, como Williamsburg e Dumbo.
Essas são algumas dicas de como conhecer e o que fazer em Williamsburg e Dumbo – você pode chegar em todos esses lugares de ferry vindo de Manhattan na rota East River:
- O que fazer em Dumbo, o bairro da ponte do Brooklyn
- Brooklyn Bridge: como atravessar a ponte do Brooklyn
- Brooklyn Brewery: cervejaria no Brooklyn
- Smorgasburg no Brooklyn: melhor feira gastronômica de Nova York
Rota Astoria
Essa foi a segunda rota a ser inaugurada: ela conecta Astoria no Queens e Wall Street em Manhattan passando por Roosevelt Island, Long Island City, 34th Street e Brooklyn Navy Yard.
Em Long Island City a parada é no famoso Gantry Plaza State Park, o parque da placa da Pepsi que a gente vê de Roosevelt Island.
Outra coisa interessante é que a rota Astoria conecta com a rota East River em suas duas paradas em Manhattan, e como a baldeação está inclusa no valor da passagem você pode encurtar trajetos consideravelmente quando usa o NYC Ferry.
Brooklyn Navy Pier fica bem próximo de Dumbo, dá para ir caminhando. Sugiro usar a rota Astoria para conhecer os museus do Queens e sair de Roosevelt Island:
Rota Rockaway
Rockaway é a rota que faz as viagens mais longas: saindo do Pier 11 em Wall Street ela para em Sunset Park no Brooklyn e depois em Rockaway no Queens.
Não conheço as praias de Rockaway, ainda quero conhecê-las, até porque de ferry a viagem dura só uma hora – Rockaway fica no extremo oeste do distrito de Queens, sempre foi um perrengue para chegar ali.
Não sou nenhum conhecedor das redondezas de Sunset Park, mas o parque propriamente dito não vale a viagem.
Rota Soundview
Soundview conecta Manhattan e Bronx, mas como não conheço quase nada ali vou me restringir a dizer que essa é uma ótima forma de se deslocar para quem se hospeda em Upper East Side.
Em Manhattan a rota Soundview passa por Wall Street, 34th Street e 90th Street.
Rota South Brooklyn
South Brooklyn é uma ótima dica de rota porque com ela você desbravar o Brooklyn quase que por completo: saindo de Wall Street em Manhattan e passa por Dumbo, Atlantic Avenue, Red Hook, Sunset Park e Bay Ridge.
Sou fã de Dumbo e Red Hook, mas também gosto bastante de Atlantic Avenue que fica pertinho do Prospect Park.
- O que fazer em Dumbo, o bairro da ponte do Brooklyn
- Red Hook, Brooklyn: o meu bairro preferido em Nova York
- Prospect Park no Brooklyn: Brooklyn Museum e Brooklyn Botanic Garden
Se você tem qualquer dúvida sobre o NYC Ferry, a melhor e mais barata forma de andar de ferry em Nova York, deixe um comentário com a sua pergunta que eu respondo.
E se você já experimentou outras rotas do NYC Ferry é só dizer!
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!
Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.
Parabéns pelas dicas. Ajudaram muito.
Qual rota do Ferry terei aquela visão do Vessel e atrás o Empire State Building?
Obrigado pelas dicas, Thiago.
Me tirou a dúvida que tinha se podia descer, passear e pegar o próximo.
É só comprar outro ticket, né?
Sou de BH também.
Vou add o seu zap.
Abraço
Olá Ronan, tem que pagar por outro mesmo. O Whatsapp do blog não fica comigo, é automatizado :)
Olá Tiago, algumas dessas ferries passa pela Estátua da Liberdade?
Não Camila, para Estátua só Statue Cruises mesmo!
Legal Thiago,estarei lá em novembro,posso descer e depois pegar o próximo?
Olá Laura, não é hop on hop off, você deve comprar outro tíquete.
Gostei da dica, Thiago!
Vai ficar anotada para uma próxima viagem para NY!
Abraço,
Leonardo