Você já pensou em colocar outro distrito de Nova York em seu roteiro de viagem? Uma ótima forma de fazer isso é conhecer alguns dos museus do Queens, inclusive muitos deles estão entre os mais famosos da cidade.
Tem muito amigo meu que diz, “nossa, você vai tanto no Queens!”, ou “eu nunca saio de Manhattan”…
Então, agora vou dar o empurrãozinho que faltava para que você também se aventure por outros distritos da cidade: com vocês, Museum of The Moving Image, Queens Museum e MoMA PS1.
Os três mais famosos museus do Queens em uma única tarde.
Topa?
Os mais famosos museus do Queens
O Queens é um dos distritos mais importantes de Nova York porque é lá onde vive grande parte das pessoas que fazem a cidade acontecer enquanto você passeia por ela.
Ser um distrito majoritariamente residencial não faz do Queens um distrito esquecido, até porque esse título pertence a Staten Island.
O Queens tem atrações, restaurantes e hotelaria mais do que razoáveis, aliás, alguns dos museus mais visitados da cidade estão ali.
Você não precisa e dificilmente irá conhecê-los em um mesmo dia, é mais comum visitar um ou outro que te desperte mais interesse, mas, para quem quer fazer uma imersão cultural de um dia pelos museus do Queens, esse é um ótimo pontapé inicial.
+ Leitor do blog tem 15% de desconto em seguro de viagem para os Estados Unidos!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular: escolha o melhor chip com 15% de desconto!
Museum of The Moving Image
O Museum of The Moving Image (acesse o site) é interessante, mas é o que gosto menos. De toda forma ele será nosso ponto de partida no Queens.
Você pode chegar pela linha R do metrô, que é o que geralmente faço. Ela sai de vários pontos de Manhattan, inclusive das dicas que dou de onde se hospedar em Times Square.
Quem está com chip americano pode jogar o caminho no Google Maps para saber como sair da estação Steinway, onde você deve saltar, e ir em direção ao museu.
São dois minutinhos de caminhada por uma parte do Queens que tem pinta de Chicago, com os trilhos do metrô passando sobre nós.
Não sei se é porque ele é o mais novo dos três, mas o Museum of The Moving Image é também o mais hypado deles.
Eu passo reto pela maior parte das exibições tecnológicas, gosto mais da parte “museu cenário”, como essa que mostra antigos figurinos de cinema, uma homenagem ao prédio que o recebe atualmente.
Pouca gente sabe, mas o único estúdio de cinema de Nova York funcionava exatamente ali: agora o Kaufman Astoria Studio mudou para o quarteirão ao lado, mas antes o único galpão de gravação de Nova York ocupava o mesmo espaço do museu.
O ingresso custa 15 dólares para adultos, exceto nas sextas a partir das 16h, quando a entrada é gratuita.
MoMA PS1
Esse roteiro tenta fazer com que você faça o menor número de baldeações possíveis, por isso a ordem acabou ficando Museum of The Moving Image primeiro, MoMA PS1 depois e Queens Museum por último.
Olhando para o mapa pode não fazer muito sentido, mas só assim você pega uma única linha de metrô para cada destino e ainda usufrui dos melhores horários de cada um.
Então, vamos falar sobre MoMA PS1 (acesse o site)?
O MoMA original fica em Manhattan, esse MoMA é o MoMA do Queens, o MoMA dedicado exclusivamente a arte contemporânea, com um ar de experimentalismo, inclusive de artistas consagrados.
Sou apaixonado pelo MoMA original, por isso eu não posso compará-los em nenhum momento.
O MoMA de Manhattan é focado na arte que ele expõe, já o do Queens põe suas instalações no centro das atenções.
O maior problema do MoMA PS1 é ter os horários de funcionamento mais caóticos de Nova York: abre ao meio-dia e fecha seis da tarde, além de não abrir nas terças e quartas.
Pelo menos o preço de entrada é só sugestivo: dez dólares por adulto, mas você paga o quanto quiser.
Para chegar ao MoMA PS1 saindo do Museum of Moving Image, volte para a estação Steinway, pegue a linha M e desça na estação Court Square-23 Street.
Você estará a três pequenos quarteirões da entrada do museu.
Queens Museum
Queens Museum (acesse o site) é o que gosto mais, mas de bobo que sou: fico horas olhando para a maquete de Nova York e tentando reconhecer lugares ou imaginar novas formas de chegar em lugares conhecidos.
O museu é muito minimalista e tem exibições em salas enormes, é muito agradável andar ali dentro.
Para chegar no Queens Museum saindo do MoMA PS1 você deve ir em direção ao Corona Park em Flushing Meadows, que é versão do Queens para o Central Park de Manhattan.
Pegue a linha 7 em Court Square e desça na estação Mets-Willets Point.
Você estará atrás do parque, mas precisamente atrás do maior estádio de tênis dos Estados Unidos, onde acontece o US Open em agosto.
Depois é só tirar o celular do bolso e ir seguindo o Google Maps enquanto caminha em direção a entrada do museu, são dez minutos de caminhada.
Se você já assistiu Homens de Preto vai lembrar disso tudo aqui: é nesse globo, conhecido como Unisphere, que acontece a luta final do primeiro filme, lembra?
Ele foi feito como símbolo oficial da Feira Mundial de Nova York em 1964.
O prédio em que o museu funciona atualmente também foi construído para uma Feira Mundial, porém a de 1939, no início da Segunda Guerra.
Foi nela onde Walt Disney mostrou, com exclusividade, a primeira atração dos parques que seriam construídos no futuro, o insuportável It’s a Small World.
O prédio ficou tão legal que antes do museu abrir, em 1972, ele foi sede da ONU no final dos anos 1940.
O Queens Museum só fica aberto entre quarta e domingo, além de abrir cedo e fechar cedo, entre onze da manhã e cinco da tarde. O preço também é uma sugestão, oito dólares por adulto.
Para voltar para Manhattan você pode pegar a mesma linha 7 na direção contrária.
Depois me fala sobre as suas experiências no Queens, você conhece algum desses museus?
Lembrando que você pode aproveitar minha dica do Bareburger e almoçar o hambúrguer mais famoso do distrito, criado ali mesmo em Astoria.
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!
Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.