Quando soube que eu voltaria a Paris mais um vez meu até então restrito conhecimento da cidade fez com que eu perguntasse para os amigos: que lugar é esse, alguém conhece? E esse bairro que até então nunca vi nem sombra, Montparnasse, será que é furada?
FIAP Jean Monnet
FIAP Jean Monnet não é um hostel, é um dormitório familiar cultural, o que é bem diferente de um hostel tradicional. Sim, também achei essa descrição clichenesca, mas dois dias ali foram suficientes para perceber que aquilo não era só discurso institucional:
FIAP Jean Monnet foi criado logo depois da Segunda Guerra, uma época em que vários filósofos defendiam a tese de que o sentimento que motivou toda aquela loucura desencadeada por Hitler ainda estava vivo e poderia reacender o ódio entre povos, imigrantes e raças.
Um grupo de amigos acreditava que a única forma de fazer as pessoas se entenderem era colocando-as lado a lado, como em uma enorme Torre de Babel. Isso derrubaria barreiras e faria com que até a língua, em mais ou menos tempo, acabasse deixando de ser um problema entre elas.
É por isso que o FIAP recebe todo tipo de público sem restrição, mas a maior parte dos seus hóspedes é composta por estudantes e famílias europeias.
Você pode encará-la como um hostel com quartos privados e compartilhados, mas a diferença é visível: sem barulho, com uma série de atividades culturais e com uma mistura estrutural de albergue com hotel – quanto simples e funcional, mas com camareira para dar aquele trato todos os dias.
O prédio é bem bonito, foi recentemente reformado. Tem um pátio enorme, um bar todo descolado na parte de dentro e mil espaços diferentes onde sempre rola alguma apresentação, exposição ou mostra. Eu que conheci todo o prédio fiquei chocado com o tamanho, ele parecia aumentar a medida que andávamos (só de quarto são mais de 200!).
O bairro Montparnasse
Eu realmente gostaria de falar sobre Montparnasse agora, mas vai ficar para uma próxima oportunidade, não conseguiria ser sucinto nem que tentasse – mas rola um panorama geral: FIAP está na parte mais baixa de Montparnasse, entre as estações Saint-Jacques e Glacière da linha M6 do metrô. O lugar é bem residencial, com algumas ótimas opções de restaurante nos quarteirões mais próximos onde é difícil encontrar brasileiro batendo perna por lá.
Caminhando um pouco mais a frente a gente chega nas atrações mais turísticas do bairro, mas depois falamos sobre elas. É como ficar em um lugar legal e extremamente visado sem ficar exatamente nele.
Uhm, é bem seguro também: FIAP está em frente a um escritório da Delegacia de Polícia. Caminhei tarde da noite ali e me senti muito seguro, inclusive nas estações de metrô.
O meu quarto duplo com banheiro privativo
Nunca vi nada mais funcional em tão pouco espaço. Tudo muito novo e cheiroso (os alérgicos agradecem!), com aquecedor e ar condicionado, roupa de cama de qualidade (bem, o travesseiro podia ser maior…), banheiro completo (inclusive amenidades, toalhas, roupão e secador de cabelos), cabides e internet paga (gratuita apenas nas áreas comuns).
Não prometo que todos os quartos sejam assim: apenas os andares cinco e seis foram reformados e estão bonitos como nas fotos. Dizem que de 2014 os a reforma dos andares três e quatro não passaria.
Rapidinhas:
– Quarto individual (provavelmente o mesmo que fiquei, que é um quarto duplo usado por apenas uma pessoa) por 61 euros ao dia (em meados de 2012!);
– Quarto duplo por 40,50 euros por pessoa ao dia (em meados de 2012!);
– Quarto com três ou quatro camas por 36,50 euros a cama ao dia (em meados de 2012!);
– Quarto com cinco ou seis camas por 28 euros a cama ao dia (em meados de 2012!);
– Esses valores são de 2012 e podem sofrer alteração em 2013! Todas as diárias incluem café-da-manhã, que me agradou bem, com croissant, croissant de chocolate, ciabatta, manteiga, Nutella, laranjas, cereais, leite, café e suco.
Pontos negativos:
– O horário do café-da-manhã é complicado: apenas duas horas entre 6:45 e 8:45;
– Tem coisa mais baranga do que cobrar por internet? E eu sou lá homem de descer pra usar internet gratuita de péssima qualidade?
30 Rue Cabanis
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Paris? Selecionei algumas opções no Marais, que é o bairro que gosto mais, inclusive sugiro o Hôtel Duo que é barato e bem localizado. Para quem curte, selecionei também algumas opções no Quartier Latin.
Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.
Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
muito obrigada pelos esclarecimentos. estava em dúvida, mas agora estou decidida a ficar no FIAP J.Monet.
Adorei a frase ‘Tem coisa mais baranga do que cobrar por internet?’ hahahaha
Realmente! Que Mancada isso! haha
Nossa, apesar do pouco espaço, adorei o quarto! Tudo tão limpinho que mesmo não estando lá acho que consigo sentir o cheirinho de coisa limpa e nova!
Tudo tão convidativo!
Muuito bom!
Beijoos
Super dica de hospedagem Ana Paula, mão na roda para duros!