Eu deveria dedicar este post ao Eureka Tower, que foi o que pensei fazer no início, mas agora estou escrevendo sobre duas formas completamente diferentes de ver Melbourne das alturas: do alto do 88o andar do Eureka Tower e do topo da torre de pedras do Beckett Park.

Outras dicas essenciais para planejar uma viagem à Austrália:

Quais as melhores formas de se viajar pela Austrália

Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

Qual o melhor chip de viagem para Austrália?

Skydeck 88: o observatório da Eureka Tower

Eureka Tower (clique para ver preços) não é o maior prédio da Austrália, mas é um dos maiores: com 297 metros de altura ele só perde para o Q1 de Gold Coast com 323 metros de uma ponta a outra.

Por outro lado, quando a gente compara os dois, Eureka Tower ganha no número de andares (e na forma de percorrê-los): são 92 andares (sem contar os do subsolo) servidos por elevadores que sobem a inacreditáveis nove mts por segundo!

Ah, outra coisa que acho incrível e lindo de se ver lá de cima: o vidro dos últimos onze andares do Eureka Tower foram feitos com ouro 24 quilates.

É muito ouro, e muita ostentação, a mais de 285 metros do chão:

Eureka Tower em Melbourne

Vista do Skydeck 88 do Eureka Tower

Eureka Tower em Melbourne

Isso é ouro de verdade!

Uma das coisas que gosto muito no observatório do Eureka Tower é que ele permite ver coisas muito próximas dali, não só aquele skyline distante.

O prédio em si fica muito bem localizado no coração do CBD de Melbourne (o centro de Melbourne), em frente a Flinders Station, o que te permite ver todos os pontos turísticos mais famosos – e o menos famosos também, como o Melbourne Cricket Ground:

Melbourne Cricket Ground

Esse é um dos 20 maiores estádios do mundo

Flinders Station em Melbourne

Flinders Station do alto do Eureka Tower…

Shrine of Remembrance em Melbourne

O lindo Shrine of Remembrance…

Federation Square em Melbourne

Federation Square…

Southgate e South Wharf em Melbourne

… e a entrada de Southgate, que leva ao cais

 

O Skydeck 88 é um programa legal e custa menos de 20 dólares, mas lá você pode adquirir também o opcional que permite entrar no The Edge, aquelas plataformas de vidro que mostram lá embaixo.

Eu adoro prédios altos e entro em todos que posso, não só nesses mais famosos com observatórios, inclusive meu amigo Nate me falou sobre uma torre de pedras em um lugar bem legal chamado Beckett Park.

Beckett Park em Melbourne

Nathan queria me levar na casa do seus pais, os sogros da minha amiga Luiza, mas eles não estavam e ele acabou me levando para conhecer a casa e dar uma volta no bairro, assim eu conheceria a vida nos subúrbios de Melbourne.

Os pais do Nate moram em Balwyn, um bairro residencial que fica em frente ao Beckett Park, um lugar muito, mas muito tranquilo e cheio de surpresas, como essa torre de pedras erguida há mais de cem anos:

Beckett Park

Torre de pedras do parque Beckett

Beckett Park

Olha a entrada dela – com a porta aberta…

Beckett Park

Começamos a subir em direção ao topo

Beckett Park

Olhando lá de cima

A gente entrou na torre sem nenhuma cerimônia: tudo o que fizemos foi olhar para os lados, girar a maçaneta e abrir a porta. Eu perguntando se aquilo era permitido e eles, “sim, claro que sim”, como se não fosse nada de mais.

A torre do Beckett Park não deve ter nenhum décimo do Eureka Tower, mas seu charme é exatamente esse: uma torre de pedra com entrada gratuita que está ali desde os anos 1940, o ponto alto de um passeio bem diferente daquele que todo mundo faz no Skydeck 88.

Além do observatório de pedra, o Beckett Park também é famoso pelo Maranoa Gardens, uma espécie de Jardim Botânico com flora da Floresta Amazônica.

É tudo muito simples, não vá esperando nenhum espetáculo, pelo contrário, é só um jardim enorme por onde você vai caminhando e passa por árvores do início do século passado:

Maranoa Gardens

Maranoa Gardens

Maranoa Gardens

Maranoa Gardens no Beckett Park de Melbourne

Para visitar o Eureka Tower é muito fácil, da minha dica de apartamento em Melbourne são quinze minutos de caminhada: chegue em Southgate e vá caminhando pela passarela a beira-rio, o prédio fica bem na direção da Flinders Station.

Para quem está em Melbourne sem carro precisará de 35 minutos de bonde para chegar no parque Beckett: pegue a rota 109 em direção a Box Hill na Collins Street, altura da Swanston Street.

Desça na parada 50, Wharton St com Whitehorse Road. Na Whitehorse caminhe alguns metros e vire a direita na Parring Road. O parque estará poucos metros a frente.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Melbourne? Fiz duas listas com as melhores opções de onde ficar nos arredores da Flinders Station, para quem curte cidade, e em St Kilda, para quem curte praia. Eu fiquei no Somerset e recomendo!

  Não sabe o que fazer na Austrália? Fiz uma lista com as principais atrações, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? O comparador Seguros Promo oferece desconto exclusivo para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.