Levei quase sete anos para escrever o primeiro post sobre Downtown Orlando porque sei que essa não é uma dica que se dá para todo mundo.
É que diferente de outras metrópoles americas, Orlando tem uma região central que pouca gente conhece – e isso acontece porque, adivinha?, ninguém está ali por causa da cidade propriamente dita.
Eu não vim defender Downtown Orlando a todo custo, mas quero mostrar para quem já não é marinheiro de primeira viagem que é possível ir muito além dos parques – e sem fazer esforço.
Tabela de conteúdos
Como é Downtown Orlando
Não encare Downtown Orlando como um bairro, mas como uma região que engloba distritos vizinhos com características muito específicas.
São bairros independentes com inclinações completamente diferentes, como compras, artes e gastronomia, e nem sempre eles se misturam ou ficam exatamente próximos.
É por isso que sempre que ouço alguém dizer que Downtown Orlando “é a região da Church Street” eu já mudo logo de fornecedor de dicas.
E isso não é só chatura minha, mas é impossível conhecer Downtown Orlando e resumir a experiência com um “é a região da Church Street”.
+ Leitor do blog tem 15% de desconto em seguro de viagem para os Estados Unidos!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular: escolha o melhor chip com 15% de desconto!
Onde fica Downtown Orlando
Downtown Orlando compreende uma área muito ampla que se estende por diversos bairros, mas City District é considerado um dos principais por ser o centro histórico e o distrito financeiro da cidade.
City District faz fronteira com a Marks Street ao norte, a Mills Avenue ao leste, a Orange Blossom Trail ao oeste e a Kaley Avenue ao sul.
De Disney Springs a City District são aproximadamente 33 km de distância.
Do aeroporto internacional de Orlando a City District são aproximadamente 39 km de distância.
Como chegar em Downtown Orlando
Como dirigir é sempre a melhor opção, para chegar em Downtown Orlando basta digitar o endereço de onde se quer chegar e seguir o Google Maps.
Alguns pontos de interesse que as pessoas geralmente colocam no Waze são Church Street, Wall Street Plaza e Lake Eola.
Claro que Downtown Orlando não se restringe a essas três atrações, mas para dar o pontapé inicial por City District qual quer um desses três lugares funcionam como ponto de partida.
Não precisa se preocupar com o carro, é bem tranquilo estacionar em estacionamentos pagos ou na rua acionando o parquímetro.
Para ir de transporte público, o que eu não recomendo, a linha 300 sai dos arredores da Disney e as linhas 350 e 38 percorrem a maior parte da International Drive.
+ Quanto custa Uber em Orlando: guia completo
+ Como alugar carro em Orlando: guia completo
O que fazer em Downtown Orlando
Eu recomendo conhecer Downtown Orlando sempre que você tem tempo de viagem, sem que precise abrir mão de parques e compras, e sempre que você está explorando outros ares a partir de uma segunda ou terceira vez ali.
Em qualquer um desses dois casos conhecer Downtown Orlando é um programão!
Quem curte desbravar lugares novos, ou começou a se sentir claustrofóbico depois de muita imersão naquele mundo encantado dos parques, vale conhecer não só Downtown Orlando como também Winter Park e Winter Garden.
Esse são as regiões que eu conheço e indico em Downtown Orlando:
- City District
- Parramore District
- Thornton Park District
- Ivanhoe Village
- The Milk District
City District
City District é uma mistura de centro histórico com distrito financeiro, é o “centro do centro”.
Essa é a parte mais conhecida de Downtown Orlando porque é onde fica a Church Street, o Dr. Phillips Center e o Amway Center.
- Church Street
Church Street começa a ficar bonita e interessante para caminhadas a partir do cruzamento com a Orange Avenue.
Passe pelo portal Church Street Market e vá caminhando em direção ao portal Church Street Station, que é, como o próprio nome sugere, uma estação de trens.
Se a região do primeiro portal é a dos restaurantes, o quarteirão da Church Street Station é o quarteirão do bares e baladas que ficam em ambos os lados da rua.
- Wall Street Plaza
O quarteirão mais famoso da Wall Street de Orlando é o Wall Street Plaza – e ele fica bem pertinho da Church Street Station.
Wall Street Plaza é uma gracinha, lembra muito a Church, mas quando anoitece é incomparavelmente mais agradável: são uns sete ou oito bares e baladas lado a lado e todo mundo fica pulando entre eles.
Nos fins de semana é bem comum fecharem o quarteirão – imagine um bloquinho de Carnaval, mas sem o trio.
Não que eu acredite que você precise descer até ali para curtir a noite, mas, caso queira, a Wall Street Plaza é bem menos trash do que a Church Street.
- Dr. Phillips Center e Amway Center
Dr. Phillips Center e Amway Center são dois lugares que você pode conhecer se estiver passeando por ali durante o dia, mas o legal é conhecê-los por dentro quando se vai em algum evento.
O Dr. Phillips Center é uma casa de espetáculos como poucas no mundo. São vários ambientes que recebem concertos, musicais e apresentações de Ópera e Ballet.
Já o Amway Center é a casa do Orlando Magic, onde acontecem jogos da NBA e os maiores shows de Orlando.
Deixa eu só fazer um adendo: apesar de estar literalmente ao lado, geograficamente falando o Amway Center fica em Parramore District.
- Lake Eola
Confesso que nunca dei uma volta completa no lago, mas já fiz o mesmo trajeto algumas vezes.
Saio ali de Wall Street Plaza e vou caminhando em direção ao lago, um ou dois quarteirões de distância, quase na altura da entrada do Walt Disney Amphitheater, um teatro com assentos a céu aberto.
É um lugar lindo! Aproveite para alugar um pedalinho e conhecer o lago, você pode inclusive chegar bem perto da fonte.
Parramore District
Parramore District é a região ao lado de City District, ambas divididas pela I-4.
Como elas ficam muito próximas, a sensação que temos é que Amway Center faz parte de City District, mas o estádio é só o início do bairro que cresce em direção a Orange Blossom Trail.
Olha, a verdade é que eu não conheço muita coisa ali, mas parece que além dos esportes (o Orlando City Stadium fica imediatamente depois do Amway Center), Parramore District vem inaugurando várias cervejarias nesse distrito de Downtown Orlando.
Thornton Park District
Thornton Park District é a parte mais charmosa do Lake Eola – e se você estiver animado, o meu conselho é ir caminhando do Walt Disney Amphitheater.
Nesse caso, enquanto você caminha em direção a East Washington Street, a rua principal do bairro, não deixe de reparar em um dos meus restaurante preferidos de Orlando, o 310 Lakeside.
Eu preciso desbravar Thornton Park District melhor, nunca estive ali a noite, e deve ser um charme o lugar sexta à noite.
Ivanhoe Village
Colado em City District está Ivanhoe Village, um dos meus lugares preferidos em Downton Orlando.
Antes conhecido como um distrito de antiguidades, Ivanhoe Village é um dos maiores exemplos de gentrificação de Orlando – tudo ficou mais jovem, bonito e caro!
Não sei se você pode confiar inteiramente em mim, mas até onde sei o que Ivanhoe tem de melhor fica ao longo da trilha do trem e da Virginia Drive, sendo que você pode começar seu passeio pelo The Hall on The Yard.
The Hall é uma mansão convertida em food hall cheio de restaurantes, bares, um jardim e um rooftop. É um programão de fim de semana!
Aliás, por falar em fim de semana, não deixe de sair dali e conhecer o Loch Haven Park, um parque cercado por lagos que tem vários (sim, uns cinco ou seis) museus e teatros.
The Milk District
The Milk District ganhou esse nome depois que uma marca de laticínios que eu adoro, T.G. Lee Dairy, decidiu instalar uma vaca no telhado de sua fábrica.
Juro. E ela ainda está lá.
Bem, hoje The Milk District é um bairro com alguns dos melhores achados da cena gastronômica de Orlando, inclusive o Kabooki Sushi que recebeu recentemente menção honrosa no guia Michelin.
Vou dar outras duas dicas de lá: o Milk House Social, que é a mistura improvável de um bar com sorveteria, e o diner americano Se7en Bites.
Se7en Bites é um lugar despretensioso com um cardápio de comfy food que funciona durante a maior parte do dia – a torta de frango é deliciosa, uma versão americana do nosso empadão.
Clique aqui para ler mais sobre lá.
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Orlando? Fiz uma lista com as melhores opções nos arredores da Disney e outra na região central da International Drive, mas um que gosto muito é esse Holiday Inn completinho.
Não sabe o que fazer em Orlando? Fiz uma lista onde você pode encontrar ingressos para os parques e outras atrações, como museus, city tours e passes turísticos, está tudo aqui.
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro na Flórida pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.
é sempre bom viajar para fora do pais.
será que ai faz muito frio?