Winter Park não é Orlando, mas é como se fosse, até porque são só trinta minutos de carro entre uma cidade e outra.

Quando vamos a Winter Park pela primeira vez, a sensação é a de estar indo conhecer um bairro de Orlando, mas um bairro onde tudo é absolutamente diferente do que vimos até então.

A gente passa a ver gente caminhando nas calçadas, ouve o apito do trem, espera o sinal fechar para atravessar a rua de paralelepípedos…

Passar uma tarde em Winter Park é como entrar dentro de um filme americano!

E eu acho que todo mundo pode dar um pulinho ali, independente dessa ser a sua primeira ou enésima vez em Orlando.

So que antes de continuar preciso deixar bem claro que Winter Park e Winter Garden são duas coisas completamente diferentes.

Winter Garden é uma outra cidade também muito próxima de Orlando, e nós já falamos sobre ela aqui, mas Winter Garden tem uma pegada “compras” muito maior do que Winter Park.

Winter Park é mais turismo mesmo.

Entrada do Central Park de Winter Park

O que fazer em Winter Park

Para quem está viajando pela Flórida, ou apenas curtindo os parques de Orlando, Winter Park deve ser encarada como um passeio e não como viagem.

Mesmo que em um dia você consiga conhecer tudo, na maior parte das vezes as pessoas decidem conhecer Winter Park para fazer uma coisa ou outra, sendo que as três principais são:

  • Tomar café da manhã no Farmers Market
  • Almoçar ou jantar em um dos restaurantes do centro histórico ou do village
  • Fazer o passeio cênico de barco

Quando a gente escolhe qualquer uma dessas três coisas, encaixar outras para aproveitar a viagem fica muito mais fácil.

Eu vou dar algumas dicas de o que fazer, onde comer e atrações que nem todo mundo conhece em Winter Park, assim você decide o que quer conhecer quando for a Winter Park pela primeira vez.

Dar uma passadinha em Winter Park

Dar uma passadinha em Winter Park na maior parte das vezes significa bater perna pela Park Avenue, a avenida principal do centro histórico.

– Ah, Thiago, mas não é muito longe dirigir até Winter Park só para dar uma passadinha?

Se você estiver passeando por Downtown Orlando, esticar até Winter Park não é nenhum mistério, principalmente se você curte a ideia de conhecer o básico só para tirar algumas fotos.

Nesse caso, coloque “Central Park” no Google Maps e estacione ali mesmo, na Park Avenue.

Você irá ver a linha de trem e a charmosa estação da Sunrail de Winter Park.

Caminhe um pouco mais e tire uma foto no cruzamento da Park com a New England, em frente ao meu restaurante favorito, o Ava.

Comer em Winter Park

Winter Park é um ótimo programa para quem curte comer bem, e a primeira dica que dou é logo a mais especial delas: o restaurante Ava é uma verdadeira experiência gastronômica!

Você precisa conhecê-lo, mas para isso precisa ter uma reserva e não pode chegar com roupa de quem acabou de voltar do parque – sério, eles ligam para te lembrar dessa regra!

O Ava é um restaurante mediterrâneo com forte influência da culinária grega, mas mesmo quem tem o paladar mais restrito se dá muito bem por lá (eu já comi salmão, já comi filé, já comi o peixe do dia…).

Falei muito sobre o Ava aqui e vou deixar o post porque você precisa saber mais sobre meu restaurante preferido na Flórida:

+ AVA MediterrAegean: e como Orlando pode ser incrivelmente sexy

Tem também o Blu de frutos do mar e o Boca, que é uma delícia, além de mais barato e informal do que o Blu e o Ava.

Outra sugestão que dou, para quem só quer tomar um vinho, é o The Wine Room, uma adega muito diferente: com quase duzentos rótulos disponíveis, você compra um gift card por três dólares e deposita o que desejar nele.

The Wine Room

Depois você vai passeando pelas garrafas e escolhe um, dois ou três dedos de vinho daquele que você quer experimentar.

Depois é só encostar o seu cartão, a máquina libera a quantidade escolhida e você se serve.

É bem legal!

Conhecer o Farmers Market de Winter Park

O Farmers Market de Winter Park acontece aos sábados, entre oito da manhã e uma da tarde, no encontro da New York Avenue com a Morse Boulevard.

Bem, verdade seja dita: o Farmers Market de Winter Garden geralmente é bem melhor do que o de Winter Park.

Só que, comparações à parte, vamos combinar que é bem difícil sair decepcionado de um Farmers Market americano.

Isso porque é impossível não comer algo gostoso em um encontro de produtores locais que servem suas melhores comidinhas.

Outro ponto positivo é poder fazer a dobradinha Farmers Market com passeio de barco, aliás, é por isso que muita gente deixa para conhecer Winter Park aos sábados.

Passeio de barco em Winter Park

O passeio de barco pelos lagos de Winter Park é dos programas mais antigos e tradicionais da Flórida. Ele dura uma hora e passa por três dos sete lagos da cidade.

O passeio passa pelas margens do Rollins College, da Azelea Gardens, Isle of Sicily e várias mansões pelo caminho.

Aliás, o que gosto mais nesse passeio é que, entre um lago e outro, o barco (que lembra mais uma pequena jangada) passa por “creeks” muito estreitos nos quintais de algumas dessas mansões.

Tem hora que a gente tem que abaixar a cabeça porque uma ponte passa sobre nós, tem hora que a gente tem esperar uma canoa passar…

É um passeio bem legal e bem diferente de tudo que a gente está acostumado a fazer em Orlando, além de combinar muito com uma manhã de sábado!

Conhecer a Rollins College

Rollins College é uma das faculdades privadas mais tradicionais dos Estados Unidos, inclusive ela é considerada a melhor do sul do país.

Além de ser caríssima, é uma faculdade artística com famosos programas de graduação e pós-graduação em artes cênicas e artes plásticas, principalmente.

E ela é linda de doer! O campus é pequeno, mas é um charme, e fica à beira-lago.

Você pode rodar ali dentro de carro tranquilamente, é só seguir a Park Avenue até o fim que ela desemboca nos portões da faculdade.

Passear em Winter Park Village

Assim como Winter Garden, Winter Park também tem um village com lojas, restaurantes e supermercados que você pode conhecer, inclusive parte do village tem restaurantes à beira-lago.

A primeira metade do village tem algumas lojas e restaurantes ao redor de um supermercado Publix e um restaurante Cheesecake Factory.

Já a segunda metade do village fica do outro lado da Galloway Drive, e além de ter lojas de departamento como Marshalls e HomeGoods, tem um restaurante delicioso que vale a pena conhecer, o Hillstone.

Hillstone
Almoçando no Hillstone de Winter Park

Além dessa unidade do Hillstone ser muito mais informal do que as outras que já conheci, ela fica literalmente às margens do lago Killarney, e você pode comer em uma mesa com vista para o lago.

Conhecer os museus de Winter Park

Lembra quando eu disse, lá em cima, que muita gente vai para Winter Park só para passar pela rua principal e tirar uma foto?

Por outro lado, muita gente vai para desbravar cada pedacinho de lá, e isso inclui conhecer os museus e galerias da cidade, como o Charles Hosmer Morse Museum e o Casa Feliz, mas confesso que não faço isso há anos.

Tem outros lugares também, mas esses eu ainda não conheço (apesar da gente vê-los durante o passeio de barco): o Kraft Azelea Gardens e o Rollings Museum of Art.

The Charles Hosmer Morse Museum
The Charles Hosmer Morse Museum

Conclusão: o que fazer em Winter Park

Apesar de ser uma cidade diferente, Winter Park deve ser encarada como um passeio para quem está hospedado em Orlando.

Dificilmente você irá conhecer tudo que esse passeio oferece em uma visita só, então vale optar por jantar em Winter Park ou visitar a cidade em um sábado de manhã para que você possa escolher passeios complementares a esses.

Por exemplo: quem opta por jantar no Ava pode rodar pela cidade antes, conhecer a Rollins College e até mesmo o Charles Hosmer Morse Museum.

Quem opta por conhecer Winter Park em um sábado de manhã pode começar o dia no Farmers Market, fazer o passeio de barco e depois almoçar no Hillstone.

Enfim, são várias possibilidades, mas dificilmente você irá conseguir fazer tudo em um mesmo dia.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Orlando? Fiz uma lista com as melhores opções nos arredores da Disney e outra na região central da International Drive, mas um que gosto muito é esse Holiday Inn completinho.

  Não sabe o que fazer em Orlando? Fiz uma lista onde você pode encontrar ingressos para os parques e outras atrações, como museus, city tours e passes turísticos, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Flórida pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.