Mesmo já tendo feito muita coisa inusitada em Melbourne, como andar de Maria Fumaça ou pular de um rochedo proibido, eu nunca tinha visitado Melbourne Docklands, uma região que faz parte da segunda maior zona portuária da Austrália.
Melbourne Docklands é um cais relativamente novo e muito moderno, mas parece não ter caído nas graças do povo.
Para nós, turistas, vale como um dia de caminhada ao ar livre, mas para quem mora em Melbourne, Docklands foi um enorme desperdício de dinheiro.
Tabela de conteúdos
Melbourne Docklands
Melbourne Docklands é, na verdade, um subúrbio interno de Melbourne (inner-city suburb), que apesar de não fazer parte do CDB, fica tão próximo dele que parece ser uma coisa só.
Aliás, andando da minha dica de onde ficar em Melbourne a caminhada não dura nem vinte minutos.
Bem, o problema é que, mesmo estando tão próximo da região mais nobre da cidade, Docklands ficou abandonado logo depois de ter sido inaugurado – estamos falando da última década do século 19.
Foi tanto tempo de negligência que, no início dos anos 80, um pessoal muito louco transformou aquilo ali no epicentro da cena underground australiana – só que o Estado não ganhava absolutamente nada com isso.
Foi então que, no final dos anos 90, começou o processo de gentrificação de Docklands através da construção do terceiro maior estádio do país.
O Docklands Stadium já nasceu grande por si só, imagina agora que a Disney entrou na jogada e o transformou em Marvel Stadium?
+ Leitor do blog tem pelo menos 15% de desconto em seguro de viagem!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular! Chip com 15% de desconto!
+ Transfer em Melbourne (escolha o aeroporto, o destino e as datas)
O que fazer em Docklands
Hoje, o distrito de Melbourne Docklands é uma área ampla, cheia empresas ocupando alguns dos maiores arranha-céus da cidade, um estádio milionário e muito lugar para bater perna.
Só que pouca gente bate perna por ali.
Para vocês terem uma ideia, até a roda-gigante de Melbourne que ficava ali, um empreendimento que custou aproximadamente 100 milhões de dólares, fechou e foi inteiramente desmontada.
Enquanto os locais não se apropriam do lugar, várias empresas tem tentado transformar Docklands em um destino turístico para quem visita Melbourne pela primeira vez.
Atualmente, isso é o que você pode fazer por lá:
Conhecer o Marvel Stadium
Docklands Stadium, agora conhecido como Marvel Stadium, é o sonho de qualquer fã de heróis.
O terceiro maior estádio da Austrália, com capacidade para 56 mil pessoas sentadas, recebe campeonatos de futebol, futebol americano, rugby e cricket, uma paixão nacional.
Claro que também recebe shows, inclusive o da Adele em março de 2017 quebrou todos os recordes de público quando atraiu 77.327 pagantes.
Atualmente não existem tours disponíveis, mas você pode dar uma olhada na agenda de eventos.
Passear em The District
Antes conhecido como Harbour Town, The District é o resultado de um investimento milionário para criar uma zona de entretenimento com restaurantes, lojas e salas de cinema.
Eu ainda não tive a oportunidade de passear por ali desde a revitalização, mas é impossível não ter ficado interessante, uma recauchutada que seja já vale a ida – e abriram uma H&M enorme, uma Uniqlo, vários restaurantes…
Patinar no gelo
A maior pista de patinação no gelo do país fica em The District.
Na verdade, são duas pistas lado a lado que funcionam durante a maior parte do ano, só em janeiro, no dia primeiro, as pistas são fechadas.
Por 30 dólares você pode patinar o quanto quiser, ou então aproveita o desconto de 50% toda terça-feira (os preços incluem o aluguel dos patins).
Passear em Victoria Harbour
Victoria Harbour é a área central de Docklands, provavelmente será por onde você irá chegar.
Além de bater perna pela esplanada e chegar perto da água, existem vários espaços verdes que você pode conhecer, como a Grand Plaza, Docklands Park e Central Pier (não se preocupe com os nomes, você irá passar por todos eles).
Para cruzar o Yarra River de um lado a outro, minha dica é procurar pela Webb Bridge, a ponte mais bonita dali que tem uma estrutura branca sobre ela.
Cruzar a NewQuay Promenade
NewQuay Promenade é o calçadão mais famoso de Melbourne Docklands.
Quem chega ali pela estação Southern Cross, ou pelo tram elétrico, e vai caminhando em direção a esplanada irá passar por quase tudo que Docklands oferece.
E irá ver muitas obras de arte pelo caminho: toda temporada, que geralmente se inicia na primavera, a maior parte das esculturas são substituídas por obras novas e inéditas.
Como chegar em Melbourne Docklands
Uma ótima dica para chegar ali é pegar o bonde histórico e gratuito que passa por lá, “City Circle Tram” (rota 35).
Como quase todo subúrbio de Melbourne as Docklands são divididas em regiões, mas você não precisa se preocupar com isso: basta chegar por uma das ruas do centro, passar pelo estádio, descer em direção as docas e caminhar pela NewQuay Promenade, esse calçadão que é uma mistura de madeira e granito.
Uma outra dica que dou e seguir dali em direção ao DFO, o outlet mais famoso de Melbourne.
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Melbourne? Fiz duas listas com as melhores opções de onde ficar nos arredores da Flinders Station, para quem curte cidade, e em St Kilda, para quem curte praia. Eu fiquei no Somerset e recomendo!
Não sabe o que fazer na Austrália? Fiz uma lista com as principais atrações, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.
Já contratou seguro de viagem? O comparador Seguros Promo oferece desconto exclusivo para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.