Vamos de dicas para dividir despesas viajando com amigos?
Confesso que viajar acompanhado é algo que eu nem sempre consigo fazer, mas eu adoro viajar com amigos, a maneira mais fácil de transformar um programinha em programão!
Se você não sabe muito bem como lidar com finanças viajando em grupo, leia essas dicas para dividir despesas viajando com amigos e aprenda a fazer uma coisa simples ocupar a menor parte do dia, assim sobra tempo para investir no que você realmente foi fazer ali: se divertir.
+ Como viajar acompanhado sem destruir velhas amizades
+ 10 formas de economizar em sua próxima viagem
Dividir despesas com amigos em viagens
Ninguém precisa passar perrengue sozinho: o mesmo laço que permitiu com que vocês estivessem ali, viajando juntos, é capaz de fazer com que vocês falem abertamente sobre dinheiro sem causar nenhum constrangimento.
Aliás, sabe o que é constrangedor quando o assunto é dividir despesas com amigos? Não falar.
Por isso, a primeira dica que dou é essa: fale. E fale o quanto antes: não perca tempo tentando imaginar a forma mais amenas de dizer o que precisa ser dito, simplesmente fale.
Sem rodeios. Sem floreios.
A partir do momento em que você não vê problema em falar, o problema que o outro possa ter em relação a ouvir já não diz respeito a você.
Tabela de conteúdos
A técnica da caixinha
Como pequenos gastos comuns sempre aparecem pelo caminho, minha dica é usar a técnica da caixinha: cada um deposita a sua parte de um valor previamente combinado e ao longo da viagem esse dinheiro pode ser usado para pagar pequenas despesos de uso comum.
E em “pequenas despesas de uso comum” entram bilhetes de transporte público, uma sobremesa no meio da tarde, uma garrafa de água mineral…
Só não vale usar a técnica da caixinha para pagar contas de restaurantes porque ela geralmente não sobrevive a um jantar: o objetivo é facilitar pequenas despesas do dia a dia.
A técnica da corrida maluca
Essa é a técnica que gosto mais viajando em pequenos grupos, geralmente dois ou três.
O objetivo é dinamizar o processo de pagamento sempre que a conta chega, e para fazer isso cada hora um se responsabiliza pela conta de todos em cafés e restaurantes.
Assim, no final de cada dia, vocês podem dar uma olhada em que gastou menos e pedir que ele comece gastando mais no dia seguinte.
O objetivo da corrida é terminar em empate: digamos que eu pague a conta do jantar, algo como 150 reais. Eis que a caminho do hotel passamos no supermercado e o amigo número dois paga a conta total dos suprimentos do quarto, mais 80 reais.
No fim do dia eu estarei com 150, o amigo dois com 80 e o amigo três nada, por isso no dia seguinte o amigo três começa pagando o almoço.
No fim do segundo dia estaremos praticamente empatados, mas se ao final da viagem não der empate é só ver quem gastou mais e fazer com que os outros paguem a diferença diretamente para ele.
Existem aplicativos que te ajudam a fazer isso: Splitwise e Tricount para todos os celulares.
Cada um paga o seu
Essa é a mais tradicional e vale para todas as situações: cada um paga o que pediu, simples assim.
Dessa forma quem comeu camarão e quem comeu salada irá arcar com as escolhas sem medo de ser feliz.
Claro que pode complicar a conta final quando algum item for compartilhado e outro não, mas não é nada mal educado: é justo e muita gente espera por isso.
Saiba dizer não
Mesmo que as contas sejam divididas vale manter a parcimônia: no auge da bebedeira as pessoas tendem a ficar ricas, mesmo que depois da ressaca a realidade bata forte como um shot de tequila.
Se você não concorda em dividir o espumante mais caro do cardápio, ou o camarão que pesa meio quilo cada, dê a sua opinião direta sobre pequenas extravagâncias.
Saiba com que você está viajando
Ninguém anuncia nos classificados a próxima viagem à procura de companhias ideais: ou você as tem ou viaja sozinho.
Abrir mão de viajar com quem não vibra na mesma frequência dá menos trabalho e dor de cabeça. Viaje com quem tem as mesmas pretensões e o mesmo orçamento, assim você pode não precisar de nenhuma dessas dicas e poderá investir o seu tempo no que realmente importa.
Você, oras!
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!
Já contratou seguro de viagem? Viajar com um bom seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
[…] para dividir as despesas viajando com os […]