Vamos dar uma volta pelo World Showcase e descobrir o que fazer nos países de Epcot?
Muita gente pode não saber que Epcot é, na verdade, um parque dividido em dois: primeiro, logo depois da entrada oficial, fica Future World com as atrações mais famosas, sendo que a primeira coisa que a gente vê é aquele enorme globo prateado, a Spaceship Earth.
Enfim, tudo aquilo ali se conecta por uma ponte a segunda metade do parque, um lugar lindo chamado World Showcase.
World Showcase é considerado uma World Fair em exibição permanente, onde as representações culturais de onze países ficam dispostas ao longo de uma lagoa criada, junto com o parque, em outubro 1982.
Tabela de conteúdos
Os países de Epcot
Existem onze países ao redor da World Showcase Lagoon em Epcot:
- México
- Noruega
- China
- Alemanha
- Itália
- Estados Unidos
- Japão
- Marrocos
- França
- Reino Unido
- Canadá
Esses países possuem longos acordos de cooperação com os parques da Disney.
Eles fornecem estudantes para intercâmbios de trabalho com duração de seis, doze e dezoito meses para trabalharem nas lojas e restaurantes de seus respectivos países em Epcot.
É por isso que a gente se sente tão imerso na cultura de cada um desses onze países à medida que passeamos por eles: não só a ambientação de lojas e restaurantes foram projetadas em parcerias com eles, mas quase todo mundo que trabalha ali é nativo daquele país.
+ Leitor do blog tem 15% de desconto em seguro de viagem para os Estados Unidos!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular: escolha o melhor chip com 15% de desconto!
Onde comer nos países de Epcot
Cada país de Epcot oferece pelo menos duas opções de restaurantes com comida e bebida típica daquele lugar, mas alguns restaurantes são mais famosos do que outros, ou por serem muito tradicionais ou por terem cardápios assinados por chefes famosos.
Existem também opções “quick service”, ou seja, restaurantes rápidos sem serviço de mesa que custam bem menos.
E quando falamos de quick service nos países de Epcot, estamos falando de absolutamente tudo: desde sorvete na França e cerveja na Alemanha a restaurantes que servem refeições completas pelo preço do combo hambúrguer com batata-frita.
Para saber tudo sobre os restaurantes dos parques da Disney, leia:
+ Como reservar restaurantes na Disney: guia completo
México
- San Angel Inn Restaurante: serviço completo de mesa, almoço e jantar por aproximadamente 35 dólares. A ambientação é a de um restaurante construído na base das ruínas maias. É um dos restaurantes mais tradicionais do World Showcase.
- La Hacienda de San Angel: serviço completo de mesa, jantar por aproximadamente 35 dólares. Eu gosto mais desse, até mesmo por causa da parrillada para duas pessoas (amo!).
- La Cantina de San Angel: serviço rápido, por menos de quinze dólares. É basicamente pedir um tacos, ou burrito, e sair andando.
Noruega
- Kringla Bakeri Og Kafe: serviço rápido, por menos de quinze dólares. As pessoas falam da padaria da França, mas a padaria da Noruega é a minha preferida! Não deixe de experimentar o skolebrød, o melhor pão do mundo – e com recheio de baunilha.
- Akershus Banquet Hall: serviço completo de mesa, café da manhã entre 35 e 60 dólares, almoço e jantar por a partir de 60 dólares. O restaurante da Noruega reúne várias princesas da Disney em uma das refeições com personagens mais disputadas dos parques de Orlando. Eu prefiro almoço e jantar para não perder a oportunidade de pedir as almôndegas norueguesas.
China
- Lotus Blossom Café: serviço rápido, por menos de quinze dólares. Eu não sou fã, mas tem o sorvete de gengibre que é muito bom (apesar de que existem outros sorvetes mais interessantes, como os da França).
- Nine Dragons Restaurant: serviço completo de mesa, almoço e jantar por aproximadamente 35 dólares. Ainda não conheço esse restaurante.
Alemanha
- Biergarten Restaurant: serviço completo de mesa, almoço e jantar por aproximadamente 35 dólares. Esse restaurante é uma festa, com música ao vivo e pista de dança. Eu não curto muito culinária alemã, mas gosto do Biergarten!
- Sommerfest: serviço rápido, por menos de quinze dólares. Funciona como um balcão de cervejas do Biergarten.
Itália
- Via Napoli Ristorante e Pizzeria: serviço completo de mesa, almoço e jantar por aproximadamente 35 dólares. Eu adoro as pizzas do Via Napoli, provavelmente as melhores pizzas da Disney. Sei que eles servem outras massas também, mas nunca experimentei.
- Tutto Italia Ristorante: serviço completo de mesa, almoço e jantar por aproximadamente 35 dólares. Esse é o antigo Alfredo di Roma, lembra? Então, continua delicioso. Experiência absurdamente parecida com a do Chefs de France (já, já iremos falar sobre ele).
- Tutto Gusto Wine Cellar: serviço rápido, por menos de quinze dólares. Esse bar de vinhos parece lindo, são mais de duzentos rótulos. Serve também paninis e porções de massas, queijos e carnes. Ainda não conheço.
- Gelateria Toscana: serviço rápido, por menos de quinze dólares. Ainda não conheço, sempre tomo sorvete na França, mas parece que é uma delícia.
Estados Unidos
- Regal Eagle Smokehouse: serviço rápido, por menos de quinze dólares. Sempre achei um desperdício estar em Epcot e escolher justamente o pavilhão dos Estados Unidos para comer, mas o Regal Eagle é razoavelmente diferente dos outros.
Olha, eu tentei, mas não consigo continuar dando dicas do pavilhão americano, não tem o menor cabimento comer ali! Vamos para o próximo.
Japão
- Takumi-Tei: serviço completo, menu degustação por 150 dólares e 250 dólares (impostos e gorjetas não inclusas). Confesso que nunca fui, gostaria, mas acho muito caro e é uma experiência que demanda tempo (aproximadamente duas horas, e tem um dress code bem mais restrito).
- Teppan Edo: serviço completo de mesa, almoço e jantar por aproximadamente 35 dólares. É uma delícia a experiência de comer em um teppan, onde o chef cozinha em uma chapa quente na mesa do cliente. Eu adoro e sempre indico essa experiência, principalmente para quem não é fã de comida japonesa (aliás, já falei sobre outro teppan de Orlando aqui).
- Katsura Grill: serviço rápido, por menos de quinze dólares. Opção rápida para quem quer matar um bandejinha de combinados.
Tem também o Tokyo Dining (serviço completo de mesa, almoço e jantar por aproximadamente 35 dólares), uma opção mais tradicional do que o Teppan Edo, mas mais acessível do que o Takumi-Tei (apesar de que você dificilmente irá se satisfazer com apenas um prato, então a conta dificilmente sairá por menos de 60 dólares).
Tokyo Dining está fechado para reforma e não tem data para reinauguração.
Marrocos
- Tangierine Café: serviço rápido, por menos de quinze dólares. Eu costumo sentar nas mesas ao ar livre para descansar, mas nunca comi no Tangierine porque não curto muito essa pegada marroquina – mas os kebabs grelhados são famosos!
- Spice Road Table: serviço completo de mesa, almoço e jantar por aproximadamente 35 dólares. Se não conheço o Tangierine, imagina o Spice Road Table que tem pimenta no nome? O que sei é que a ambientação é linda, mas o cardápio é bem menos internacional do que o do Tangierine.
França
- Monsieur Paul: serviço completo, menu degustação por 195 dólares (impostos e gorjetas não inclusas). Eu nunca comi no Monsieur Paul, que é a versão mais chique do Chefs de France. Aliás, o chef responsável por eles é o mesmo, o francês Jérôme Bocuse.
- Chefs de France: serviço completo de mesa, almoço e jantar por aproximadamente 35 dólares. Esse é provavelmente o mais tradicional dos restaurantes do World Showcase. Chefs de France é uma delícia, não tem como errar. Parece chiquíssimo, mas é bem mais informal do que parece.
- La Crêperie de Paris: serviço completo de mesa, café da manhã, almoço e jantar por aproximadamente 35 dólares. Para fechar a trinca de restaurantes do chef Jérôme Bocuse, La Crêperie de Paris é o restaurante com serviço completo de mesa mais barato deles, mas ainda não conheço.
- Les Halles Boulangerie et Patisserie: serviço rápido, por menos de quinze dólares. Falei tão bem da padaria alemã que agora estou envergonhado de mudar de opinião tão rápido – a verdade é que elas são completamente diferentes: Kringla Bakeri é menor e tem menos opções, já a Las Halles é quase um supermercado!
- L’Artisan des Glaces: serviço rápido, por menos de quinze dólares. O melhor sorvete de Epcot! E tem a opção de pedir um profiterole feito de macarons com um sabor de sorvete escolhido por você.
Reino Unido
- Yorkshire County Fish Shop: serviço rápido, por menos de quinze dólares. Não sou muito fã de peixe empando com batata chips, mas é uma boa opção de lanche rápido sem gastar muito.
- Rose & Crown Dining Room: serviço completo de mesa, jantar por aproximadamente 35 dólares. O Rose & Crown Dining Room é a versão “serviço completo” do Yorkshire County. Tem muito tempo que não como ali, mas nunca é a minha primeira opção (e eu sempre achei aquilo ali muito cheio e apertado). Eles tem um bar também para quem só está ali pelo chope.
Canadá
- Le Cellier Steakhouse: serviço completo de mesa, almoço e jantar por aproximadamente 60 dólares. Se você quer investir em uma refeição em grande estilo e gosta de carne, pode escolher o Le Cellier sem pensar duas vezes! Ele funciona em uma adega subterrânea inspirada nos calabouços do Château Frontenac de Québec (e é o filé mignon mais famoso da Disney).
Melhores atrações dos países de Epcot
World Showcase possui menos atrações do que Future World.
Na maior parte da vezes são exibições ou filmes, mas isso tem mudado nos últimos anos e, desde o lançamento da atração de Frozen na Noruega, a tendência é continuar mudando.
As atrações mais famosas do World Showcase de Epcot são:
- Gran Fiesta Tour Starring The Three Caballeros: no México, passeio de barco com pinta de Small World, mas mais interessantes – porque além da repaginada com os personagens do filme Viva, tem a participação especial do Zé Carioca.
- Frozen Ever After: na Noruega, passeio de barco com música e personagens do filme.
- The American Adventure: nos Estados Unidos, um teatro onde assistimos parte da história americana contada por Benjamin Franklin e outros 34 audio-animatronics.
- Remy’s Ratatouille Adventure: na França, a atração do Ratatouille é a mais divertida dos países de Epcot.
Existem filmes 360o na China e no Canadá, além de uma tela quase tão grande quanto na França. Existem galerias no México, Noruega, Marrocos e China (a minha favorita, com estátuas de guerreiros em terracota).
Melhores apresentações nos países de Epcot
- Mariachi Cobre: nas ruas do México, apresentação musical de um grupo típico de música mexicana.
- Sergio: na piazza da Itália, apresentação do malabarista Sergio.
- Voices of Liberty: na rotunda dos Estados Unidos, apresentação musical de um coral (meu preferido).
- Command Performance: no gazebo dos Reino Unido, banda de rock clássico britânico.
- Les Raftsmen: no palco do Canadá, apresentação da banda franco-canadense Les Raftsmen (meu segundo preferido, ou primeiro, depende do dia).
Princesas da Disney nos países de Epcot
- Anna e Elsa na Noruega,
- Branca de Neve na Alemanha,
- Mulan na China,
- Jasmine no Marrocos,
- Aurora e Bela na França,
- Alice no Reino Unido.
+ Leitor do blog tem 15% de desconto em seguro de viagem para os Estados Unidos!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular: escolha o melhor chip com 15% de desconto!
O que comprar nos países de Epcot
Cada país de Epcot possui pelo menos uma loja com produtos típicos e marcas locais. Muitas vezes são só bebidas e comidas industrializadas, mas alguns países possuem lojas maiores, como o Japão que é um show à parte.
Nesse caso a gente encontra roupa, calçados, acessórios…
O tamanho da loja, e a variedade de produtos, fica em função do tamanho do pavilhão e do apelo que aquelas marcas tem com o público internacional.
México
Eu não sei como aquilo tudo ali pode ser útil para quem precisa embarcar em um voo internacional para voltar para casa, mas o pavilhão do México tem uma seção enorme de piñatas, uma ala de tequila e outra de bijuterias de prata.
Outra coisa linda que eles têm são esculturas de personagens Disney com vidro colorido e pedras preciosas, mas curtam pequenas fortunas.
Noruega
Para quem curte um álcool, o pavilhão da Noruega é cheio de vodcas que fazem sucesso no mundo todo.
Tem a Linie, que vem da infusão do cominho, e duas ainda mais famosas, Vikingfjord e Christiania, sendo que essa segunda é considerada a mais suave do mundo.
Outras duas coisas que você vai encontrar aos montes por lá: os casacos da Helly Hansen, uma marca norueguesa fundada em 1877, e os chocolates da Freia, todos deliciosos!
O perfume de ambiente, que é o mesmo cheirinho que você sente assim que se aproxima do pavilhão, é da marca Laila.
China
O pavilhão da China é o melhor lugar para matar a sede em Epcot!
Gosto muito das águas gasosas com sabor de frutas, são todas deliciosas (comece pela de sabor de lichia, uma que a gente não vê todo dia).
Outra coisa que faz sucesso são os Budas. Tem de todos os tamanhos e preços.
Alemanha
Existem duas coisas que fazem muito sucesso no pavilhão da Alemanha: os enfeites de árvore de Natal pintados à mão e os caramelos da Werther’s Original.
Já falamos muito sobre onde comprar enfeites de Natal nos parques da Disney aqui:
Werther’s Original começou produzindo caramelos em formato bala drops em 1903, depois passaram a produzir também balas mastigáveis e outros produtos, mas sempre com o caramelo como personagem principal – hoje eles colocam caramelo em tudo, até em pipoca ensacada.
Itália
Eu não preciso nem dizer o quanto o pavilhão da Itália é um ótimo lugar para comprar vinhos, mas além disso existem duas outras ótimas coisas para se comprar ali: máscaras de Veneza e artigos da Vespa.
As máscaras são lindas, mas caríssimas. São todas pintadas à mão diariamente dentro da própria loja.
Já a Vespa tem artigos como bermudas, camisas, mochilas e pastas.
Estados Unidos
Não tem nada de muito diferente, muitos artigos que fazem menção à liberdade e independência americana.
Tem também uma linha de produtos naturais chamada Mangiacotti que é orgulhosa por ser 100% americana. Eles usam muito uma erva conhecida como lemon verbena, que apesar de ser uma planta sul-americana é bem popular na Europa.
O cheirinho da loja é o cheirinho de lemon verbena.
Japão
É impossível tentar resumir o pavilhão do Japão porque ele não tem uma loja qualquer, ele tem uma Mitsukoshi, a única no continente americano.
Mitsukoshi é a maior e mais democrática das lojas de departamento. Foi criada em 1673 bem no coração de Tóquio e se espalhou pelo Japão no século passado.
Em Epcot a loja é tão grande que vai de uma ponta a outra sem nenhum tipo de divisão. Quem passa primeiro pela entrada principal encontra milhares de produtos da Hello Kit, mas depois pipocam personagens como Yu-Gi Oh!, Naruto, Digimon, Pokémon, Sailor Moon, Dragon Ball…
Eu já tinha passado algumas vezes por essa apresentação sem notar o quanto ela é divertida: você paga e escolhe uma ostra do aquário que é aberta ali, na frente de todos, enquanto rola uma tensão pela espera da pérola.
Não consegui ver o valor da brincadeira, mas tinha fila de gente esperando para participar.
Termine seu passeio no Sake Bar, bem no fundinho da loja, perto das guloseimas. O cardápio tem mais de 30 opções, entre quentes e gelados. Todos são vendidos também pela garrafa.
Marrocos
Bater perna pela medina do pavilhão marroquino é uma das coisas que Epcot tem de melhor – e tem que ser feito como manda a etiqueta: explorando sem pressa.
Em vez de uma loja propriamente dita, o Marrocos de Epcot tem corredores, entradas e becos com roupas, joias, calças e batas masculinas, vestidos e saias femininas, bolsas e carteiras de couro.
Tapetes persa também, aliás, no início dos anos 90 era muito comum voltar dos Estados Unidos com tapetes persa na mala depois de uma ida a Disney.
Reino Unido
No Reino Unidos de Epcot a gente encontra muito produto com a marca da cerveja Guinness, produtos licenciados dos Beatles e da marca “Keep calm and carry on”.
Para quem curte chá, a Twinings tem uma ala inteira cheia de novidades e formatos diferentes.
Canadá
Você já ouviu falar em Tim Hortons?
A versão canadense da Starbucks tem vários produtos no pavilhão do Canadá, inclusive potes com pó de chocolate – além de dobradinhas bem gostosas como chocolate com menta e chocolate com caramelo.
Outra dica é comprar maple syrup canadense, o legítimo!
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Orlando? Fiz uma lista com as melhores opções nos arredores da Disney e outra na região central da International Drive, mas um que gosto muito é esse Holiday Inn completinho.
Não sabe o que fazer em Orlando? Fiz uma lista onde você pode encontrar ingressos para os parques e outras atrações, como museus, city tours e passes turísticos, está tudo aqui.
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro na Flórida pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.