Eu acho que todo mundo conhece e usa o Google Maps todos os dias, mas não custa mostrar como eu uso o Google Maps em viagens, vai que você aprende alguma coisa nova aqui.

Lembrando que esse post é essencial para quem quer fazer seus próprios mapas: Como usar o My Maps para fazer roteiros de viagens

E antes que me perguntem, respondo desde já que entre Waze e Google Maps não existe melhor ou pior, eles são só diferentes (e complementares).

Waze é um aplicativo social que usa os mapas do Google para fazer motoristas interagirem, diferente do Google Maps (clique aqui para acessar) que é um aplicativo de rotas muito mais abrangente que usa as informações do Waze para notificar acontecimentos no trânsito, como engarrafamentos e paralizações.

Se você está indo para outro país, não se esqueça de pedir um chip de internet ilimitada, só assim você consegue usar todas as funcionalidades do Google Maps.

5 formas de usar o Google Maps em viagens

O Google Maps é o aplicativo que mais uso em viagens, independente de conhecer ou não o destino. Essas são as cinco funcionalidades que acredito serem as mais úteis para quem quer utilizar o Google Maps em viagens:

  • Como GPS de carro
  • Para se localizar
  • Para reconhecer o destino
  • Para descobrir o tempo de viagem/trânsito
  • Para comparar trajetos

Quero mostrar como utilizo cada uma dessas ferramentas para que você faça melhor proveito do mais completo (e gratuito) aplicativo de locomoção em viagens.

Como GPS de carro

Essa é provavelmente a função mais conhecida do app ser usado como GPS de carro. Tem tempos que não peço um aparelho de GPS quando alugo um carro, e nem é porque ele encarece (e muito) o valor final, mas porque acho o equipamento em si falho e desatualizado.

Não existe GPS com informações mais atuais do que o Google Maps, inclusive informações do trânsito em tempo real, como já mencionei lá em cima (mas para isso você precisa de um chip com internet ilimitada).

5 formas de usar o Google Maps em viagens
Podemos ver o trajeto sendo cumprido em tempo real, quanto minutos e quantos km faltam para chegar ao destino

Para se localizar

Na verdade não só para se localizar, mas ao usar o app na função “a pé” estamos na verdade usando-o como GPS.

O princípio é o mesmo do GPS de carro, a diferença é que quando você diz para o aplicativo que está caminhando ele permite novas rotas, até porque você não precisa respeitar a direção dos carros e tem outras opções disponíveis, como passarelas por exemplo.

5 formas de usar o Google Maps em viagens
Você se localiza e ainda encontra estabelecimentos próximos

Outro benefício de caminhar com o Google Maps ligado é que você pode pesquisar restaurantes, bares e outros estabelecimentos próximos.

Para reconhecer o destino

Na verdade usar o Google Maps como Google Earth, assim você pode literalmente ver o seu destino e “caminhar” por ele como se estivesse realmente ali.

Isso é possível graças ao Google Earth que foi incorporado ao Google Maps: basta procurar por um determinado lugar ou endereço e depois clicar nessa imagem no cantinho esquerdo da tela.

Se você estiver usando o Google Maps no computador, você terá que arrastar aquele homenzinho amarelo (o “pegman”) e colocá-lo onde você deseja visualizar:

5 formas de usar o Google Maps em viagens
Podemos acompanhar o trajeto vendo imagens reais

Uso muito o Google Maps como Google Earth antes de chegar em um lugar que ainda não conheço, assim consigo visualizar onde preciso descer do ônibus ou por onde preciso passar para chegar onde preciso.

Para descobrir o tempo de viagem/trânsito

Usar o app para saber o tempo de viagem é ótimo para planejar o dia, porque muitas vezes a gente jura que vai ser fácil “dar um pulinho ali” antes de chegar a tempo da peça, da reserva do jantar ou de chegar no aeroporto com o mínimo de antecedência.

O Google Maps diz o tempo de viagem entre origem e destino e mostra inclusive em quais trechos o trânsito está livre, moderado e engarrafado através de cores (verde, amarelo e vermelho).

Como calcular trajetos
Do meu local até Harvard, em Boston, eu gastaria exatamente 20 minutos usando caminhada e metrô

Para comparar trajetos

Você pode usar o app para descobrir qual a melhor forma de fazer um determinado trajeto comparando tempo de viagem e valores entre as diferentes formas possíveis de cumpri-lo, como carro, aplicativo de transporte ou transporte público.

É bem fácil cruzar tempo de viagem e valor antes de fazer um trajeto de Uber ou transporte público em qualquer cidade, como Boston.

Jogando o destino no Google Maps você pode descobrir que vale mais dividir um Uber com o amigo ou caminhar até a próxima estação do metrô:

A diferença de tempo de viagem e valor de cada uma das opções disponíveis, e os valores do Uber no app

Ah, esqueci de uma sexta maneira: também uso o Google Maps para acessar os meus mapas personalizados, assim sei exatamente para onde ir, de carro ou a pé.

E você, como você usa o Google Maps em suas viagens?

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!