Para quem curte uma explicação muito bem detalhada, esse é o tela a tela mais completo da internet: os prints com um passo a passo para ajudar que está prestes a solicitar o visto australiano pela internet.

Não que eu seja contra contratar um profissional, muito pelo contrário: se você pode incluir esse gasto nos custos da viagem, ou se é inseguro com relação à língua, saiba que esse é um dinheiro muito bem gasto!

Qual visto australiano escolher?

Para quem vai à Austrália com intuito de fazer turismo, o visto adequado para a maior parte dos requerentes brasileiros é o Visitor Visa Subclass 600.

Você pode clicar aqui para ler mais sobre ele.

Vale salientar que vistos muito parecidos com o 600, como os vistos 601 e 651, não são adequados para requerentes com nacionalidade e/ou passaporte brasileiro.

Existem outros tipos de vistos temporários, como o visto de trânsito, o visto de trabalho que requer um certo grau de proficiência e escolaridade compatível com a função desempenhada e o de trabalho sem necessidade de comprovação de escolaridade e proficiência.

Esse post será exclusivamente sobre o visto 600.

Quanto custa o visto australiano de turismo?

O visto australiano de turismo, conhecido como visto 600, quando solicitado por alguém fora da Austrália, custa 150 dólares australianos e geralmente é concedido em algum período de tempo entre 4 e 35 dias.

Para quem solicita o visto australiano de turismo já em viagem pela Austrália paga mais, são 380 dólares australianos.

Qual a validade do visto australiano?

O visto australiano de turismo permite uma ou múltiplas viagens para a Austrália por três, seis ou doze meses de acordo com o que é solicitado e com o que é concedido por eles.

É possível que o visto venha atrelado a uma determinada viagem também, como um cruzeiro ou um evento da qual você pretende fazer parte.

É possível solicitar o visto australiano pela internet?

Sim, é possível solicitar o visto australiano pela internet, basta acessar a página do aplicativo onde você faz a solicitação.

Depois, role a página até “Don’t have an ImmiAccount?” e clique em “create a new ImmiAccount“. Crie o seu usuário e senha seguindo as instruções da página.

Todo o processo é on-line e em inglês.

Tenha o passaporte em mãos, um outro documento nacional válido e um cartão de crédito internacional para fazer o pagamento dos 150 dólares australianos referentes à taxa de requerimento do visto.

Como preencher o formulário de visto da Austrália

Bom, vamos começar o passo a passo mostrando como solicitar o visto para Austrália pela internet.

Vale dizer que essas telas podem mudar caso suas respostas sejam diferentes da minha, então não se assuste se o seu processo de requerimento de visto for diferente do meu.

Tela 1

Terms and conditions: é a primeira página logo depois de fazer o login. Basta aceitar os termos e condições.

Como tirar o visto australiano pela internet: passo a passo
Tela número 1

Tela 2

Current location: em localização atual, marque primeiro se você está fora da Austrália enquanto solicita o visto australiano. Depois, selecione em que país você se encontra enquanto solicita o visto e qual a sua posição naquele país, como “citizen” por exemplo.

Purpose of stay: em propósito da visita, marque primeiro o seu principal propósito de viagem. No meu caso, marquei turismo/visitar família ou amigos. Logo depois selecionei turismo novamente. Por último, descreva brevemente o período da sua viagem.

Group processing: marque se essa solicitação pertence a um grupo de solicitações de amigos ou parentes viajando juntos.

Special category of entry: marque se você pertence a algum grupo especial, como diplomatas e políticos.

Como tirar o visto australiano pela internet: passo a passo
Tela número 2

Tela 3

Passport details: esses são os dados do seu passaporte. Em “family name” coloque apenas o seu último sobrenome, em “given names” coloque seu primeiro nome e eventuais nomes do meio. Depois, marque seu sexo e selecione data da nascimento, número do passaporte, país do passaporte, nacionalidade, data de impressão, data de expiração e autoridade responsável pela sua confecção (no caso do Brasil acredito que será sempre Polícia Federal).

Place of birth: escreva cidade, estado e selecione o país de nascimento.

Relationship status: selecione o seu estado civil, sendo que não existe “solteiro”, existe divorciado ou nunca casado.

Other names: marque se você já foi conhecido, legalmente, por outros nomes.

Citizenship: marque se você possui a mesma nacionalidade do seu passaporte. Depois marque se você tem outra nacionalidade diferente daquela do passaporte.

Other passports: marque se você possui outros passaportes.

National identity documents: marque se você possui outros documentos nacionais de identidade para depois cadastrar ao menos a carteira de identidade ou carteira de motorista

Healht examination: marque se você passou por exames médicos a pedido do governo australiano nos últimos 12 meses.

Como tirar o visto australiano pela internet: passo a passo
Tela número 3

Tela 4

Critical data confirmation: confira se todos os dados que aparecem nessa página estão corretos. Se sim, confirme as informações e prossiga.

Como tirar o visto australiano pela internet: passo a passo
Tela número 4

Tela 5

Additional identity questions: marque se você já viajou para Austrália ou se já pleiteou um visto australiano antes. Claro que qualquer resposta diferente das minhas pode resultar em novas perguntas.

Como tirar o visto australiano pela internet: passo a passo
Tela número 5

Tela 6

Create account: já não lembro o porque, mas parece que só agora criei os dados de acesso à minha conta. Depois me diga nos comentários se com você foi diferente.

Como tirar o visto australiano pela internet: passo a passo
Tela número 6

Tela 7

Travelling companion: marque se você viajará acompanhado por alguém. Se sim, você provavelmente deverá enumerar quem são essas pessoas.

Como tirar o visto australiano pela internet: passo a passo
Tela número 7

Tela 8

Country of residence: selecione o seu país de residência.

Department office: selecione o posto de atendimento do governo australiano mais próximo. Para brasileiros que vivem no Brasil a única opção é Brasília.

Residential address: selecione seu país de residência e depois complete com os dados do seu endereço residencial.

Contact telephone numbers: preencha os seus telefones de contato. Não se esqueça de começar com o código do país seguido pelo código da cidade.

Postal address: marque se o seu endereço residencial é também o seu endereço postal.

Eletronic communication: marque se você aceita ser contactado por e-mail ou fax e preencha os respectivos campos, se houver.

Como tirar o visto australiano pela internet: passo a passo
Tela número 8

Tela 9

Authorised recipient: nessa página eles perguntam se você autoriza o recebimento de documentos impressos por terceiros. Eu teria marcado “sim”, mas achei muito burocrático a tela seguinte onde eu deveria enumerar quem seriam essas pessoas, por isso acabei marcando “não” (ou seja, apenas eu poderia receber correspondências em meu nome).

Fiz isso porque acredito que no meu caso eles não mandariam nada pelos Correios, mas cuidado, não vai perder sua viagem por isso!

Tela número 9

Tela 10

Non-accompanying family members: essa página é a mais estranha delas: aqui eles perguntam sobre as pessoas que não irão viajar com o solicitante. O engraçado é que no menu de possibilidades eles incluem desde tios e tias a primos e primas, que é só para ficar nos mais comuns.

Selecionei mother/father-in-law (ou “mãe ou padrasto”, uma casadinha que para mim não fez sentido algum) e entrei apenas com os dados da minha mãe. Como não tenho irmãos ou filhos (e não havia a opção “pai”), informei os dados de um parente apenas.

Tela número 10

Tela 11

Proposed period of stay: marque as datas de sua viagem. Mesmo que você não tenha certeza sobre elas, é necessário definir datas de início e fim da viagem para pleitear visto australiano. Depois selecione o tempo de duração da viagem para mostrar que coincide com a permissão de permanência para o visto pleiteado, “up to 3 months“.

Multiple entries: marque se você pretende visitar o país mais de uma vez. Depois marque se você sabe as datas de entrada das próximas visitas. Depois escreva porque você pleiteia um visto de múltiplas entradas e não um visto de entrada única. No meu caso, disse que gostaria de visitar a Nova Zelândia durante a minha viagem à Austrália e, por isso, precisaria entrar na Austrália mais de uma vez.

Study while in Australia: marque se você pretende estudar na Austrália durante a sua viagem.

Relatives, friends or contacts in Australia: marque se você irá visitar algum parente, amigo ou contato na Austrália.

Tela número 11

Tela 12

Current employment details: primeiro selecione a categoria em que você se encaixa melhor, no meu caso escolhi “self employed“, ou empregado por conta própria. Depois selecionei others porque não encontrei nada que descrevesse minha empresa ou minha ocupação dentro dela. Depois completei com o nome da empresa e a data em que ela foi fundada.

Organization address: preenchei com o endereço postal da minha empresa. Imagino que quem é empregado deverá preencher com os dados da empresa empregadora.

Contact telephone numbers: telefones comerciais de contato.

Eletronic communication: preenchi com o meu e-mail pessoal que eu já tinha utilizado em telas anteriores.

Tela número 12

Tela 13

Founding for stay: nessa página você deve esclarecer quem está arcando com os custos da viagem. No meu caso, eu mesmo, primeira opção. Depois você deve responder quais serão os recursos financeiros disponíveis para a viagem, o que deve ser a pergunta mais estúpida do formulário: respondi que levarei dinheiro em espécie, mas que continuarei tendo acesso à minha conta corrente e aos meus cartões de crédito.

Tela número 13

Tela 14

Health declarations: essas são as perguntas relativas a saúde pública. Claro que você deve ler todas elas e responder sim ou não corretamente, mas no meu caso e no da maioria será tudo “não”.

Tela número 14

Tela 15

Character declarations: essas são as perguntas relativas a segurança pública, e como eu nunca fiz parte de nenhuma milícia e nem nada do gênero minhas respostas também foram todas negativas.

Tela número 15

Tela 16

Declarations: essas são as declarações de que “li e entendi” tudo que me foi perguntado, além de afirmações como “sei que posso ser deportado e ter meu visto australiano cancelado caso…” venha a fazer algo de errado. Claro, mais uma vez: leia e responda tudo corretamente!

Tela número 16

Tela 17

Depois vem uma tela enorme com o resumo de tudo que foi respondido. Você pode editar qualquer parte que contenha erros, depois basta ir avançando página por página até voltar a ela novamente.

Tela número 17

Esse aqui de cima é o último passo antes que você digite os dados do seu cartão de crédito internacional e desbloqueado para compras no exterior para fazer o pagamento da taxa de 150 dólares australianos.

Depois espere pelo prazo de aproximadamente 10 dias para obter a resposta do governo australiano.

Lembrando que o visto australiano é label free, então você não precisa de nenhum documento em seu passaporte que comprove o deferimento: tanto os agentes de imigração quanto as companhias aéreas tem acesso ao seu visto virtual.

O que acontece depois de solicitar o visto australiano pela internet?

Depois de concluir a solicitação do visto e realizar o pagamento da taxa, existe um prazo médio de aproximadamente 10 dias para obter uma resposta do governo australiano.

Algumas respostas chegam antes, em até quatro dias, mas outras podem levar até 35 dias.

Comigo foi um pouco diferente: três dias depois de concluir o envio da solicitação recebi um e-mail pedindo o contrato social da minha empresa, seus extratos bancários dos últimos três meses e um organograma com os empregados e suas funções dentro dela, além um documento que descrevesse a minha função.

Respondi dizendo que os dois últimos documentos não existiam, mas os dois primeiros sim.

Fiz o login no sistema novamente, cliquei em adicionar documentos e fiz o upload de ambos (em português, é claro).

Sete dias depois recebi um e-mail dizendo que meu visto australiano tinha sido concedido: um ano de visto de múltiplas entradas!

Conclusão

O visto australiano de turismo pode ser solicitado on-line sem muita dificuldade, mas é preciso ficar atento ao preenchimento de informações durante o processo.

Eu não vi dificuldade e recebi o deferimento em dez dias, mas precisei complementar o requerimento com documentos de apoio que me foram solicitados (mesmo que eu não tivesse todos, mesmo que em português).

Percebeu que esse é um dos únicos vistos do mundo que não se interessa por suas viagens passadas?

Se você já viajou para outros 20 países ou se essa é a sua primeira viagem internacional não importa, todos são analisados como marinheiros de primeira viagem.

Interessante também é que ao longo dos campos de resposta você encontra interrogações com explicações e exemplos. Para mim muitas vezes isso foi bem útil!

Não se esqueça que esse foi o meu processo de solicitação de visto australiano de turismo, mas pode não ser o seu: qualquer resposta diferente das minhas provavelmente irá resultar em mais ou menos perguntas.

Vou deixar outros posts importantes para quem está organizando uma primeira viagem à Australia:

+ Preciso tomar vacina para febre amarela para viajar para Austrália?

+ Como viajar pela Austrália: carro, trem ou avião

+ 37 coisas surpreendentes que aprendi sobre a Austrália

+ Onde ficar em Sydney? Veja onde me hospedei em Sydney!

+ Onde ficar em Melbourne? Veja onde me hospedei em Melbourne!

+ Onde ficar em Gold Coast? Veja onde me hospedei em Gold Coast!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

48 COMMENTS

  1. Perfeito o post. Me ajudou demais!
    Em menos de 30 minutos recebi IMMI Grant Notification. Não foi necessário anexar documento algum.

    PS: agora ao invés de 18 partes, são 20, uma delas você deve colocar sobre outros vistos que tenha.

    Obrigada, Thiago!

  2. Oi Tiago..obrigada por dr o passo a passo para tirar o visto Australiano. Minha dúvida é sobre o tempo de estadia e quantas vezes posso ir e ficar lá. Tipo vou passar 20 dias de turista em maio… mas vou ver escolas para fazer inglês só por doze semanas, que é permitido no visto de turista.
    Estes 20 dias serão “descontados” da próxima viagem? ou posso ficar 3 meses cada vez que eu for?
    quero conhecer a Tailândia e Indonésia… la precisa de visto?
    obrigada …
    Maristela

  3. Boa tarde,

    na parte de Character declarations tem duas perguntas a respeito de serviço militar. Meu namorado trabalhou como médico na Marinha. Nesse caso deve ser marcado ‘sim’ para “serviu nas forças armadas”?

  4. Adorei as dicas, porém vi tarde,pq contráteis um despachante para fazer o meu processo e da minha filha(menor),o que tem me causado transtorno.A despachante enviou os formulários em dias diferentes,o meu visto foi concedido e o da minha filha caiu em exigências. Nesse transtorno, observei pela cópia de e-mail enviada da imigração para a despachante que falta um sobrenome da minha filha.Ela disse para não me preocupar,porque geralmente eles emitem o visto conforme o passaporte,mas entendi que ela mandou o formulário com o nome incorreto.O que fazer?Já pedi para ela retificar,mas ela insiste que não haverá problema.Pior que é a viagem dos sonhos de 15 anos a minha filha.
    O que acha?Pode me orientar?
    Abraço,
    Tânia

  5. Vou para a Nova Zelândia e e vou aproveitar para conhecer a Austrália e depois voltar para a Nova Zelândia, mas na volta da Nova Zelândia para o Brasil irei fazer uma conexão em Sidney. Você sabe me informar se eu vou precisar do visto de trânsito, mesmo já tendo o de turismo??? Fico preocupado, pois o visto é só virtual…

  6. Olá muito bom o tutorial, eu preenchi o formulário paguei a taxa e entrei na minha conta e meu status tá Application received, mas não tou encontrando nenhum lugar para anexar os documentos, estou muito preocupado. Você sabe me informar aonde eu anexo esses documentos?? pfv

  7. Oi Thiago. tudo bom ?
    espero que consiga me ajudar.
    Fiz o application para mim e meus pais. Eu e meu pai recebemos o e-mail com o visto no dia seguinta (dia 25/02). Já minha mãe não recebeu.
    Se entro no site consigo ver que ela teve o visto aprovado, mas não consigo abrir a Grant Letter e não sei como recorrer. Sabe algum e-mail que eu possa entrar em contato para pedir para me reenviarem ?
    Muito obrigada!!
    bjsss

    • Bom dia Thiago!

      Espero que vc possa me ajudar com esse problema: preenchi os formulários de solicitação de vistos de minha família e minha também, paguei as taxas e anexei os documentos. Td certo, pois já tivemos os vistos concedidos, porém não recebi o aviso por e-mail, porque eu, erroneamente não quis ser avisada da concessão por essa ferramenta, mas minha família sim. Como faço para visualizar minha Grand Letter? Já enviei e-mail, já telefonei, mas não consigo nada! Estou preocupada pois minha viagem será em 15 dias.

  8. Thiago, também sou de belo horizonte e tenho interesse em tirar o visto.
    As empresas de turismo cobram uma taxa de aproximadamente 300 reais pra elas mesmas fazerem e estou tentando cortar gastos ao máximo.
    Após seguir os seus passos, o visto chega em minha casa ou terei que ir ao Rio? Ou não preciso ter isto fisicamente? (Sou bem leiga)
    Muito obrigada e aguardo retorno.

      • Entendi. Imaginei que fosse algo físico. Mas fica no sistema deles, atrelado ao meu passaporte, né? Bom, tenho muita facilidade com inglês. Vou tentar fazer, qualquer dúvida posto aqui.

        Seu post foi muito útil e me evitou de gastar 300 reais (achei que não tivesse como fazer sem ser por agência).
        Curti a página do rodei e estou adorando os tópicos!

        Muito obrigada, de verdade!

        • Olá, Thiago! Fiz meu visto dia 12 de janeiro e desde então não recebi nenhum email. Amanhã fará 15 dias. Segui todos os passos corretamente, anexei os documentos e recebi o email de confirmação de pagamento e dados. Estou apavorada com a possibilidade de ter dado errado. Há alguma maneira de acompanhar o andamento da solicitação? Obrigada!

  9. Thiago,
    Muito obrigado pelas dicas, usei o seu artigo para me guiar durante o processo do visto e funcionou perfeitamente. O mais incrível foi: terminei o preenchimento de tudo e o pagamento em uma terça-feira às 17h e a resposta de que eu recebi o visto foi dada às 23h na quinta-feira. Dois dias é bem rápido.
    Quanto aos documentos usados: tirei foto do meu passaporte, da minha CNH, cópia simples do meu extrato de conta bancária e poupança, além de uma carta do meu trabalho me dando férias no período da minha viajem.
    Obrigado novamente.
    Abraço!
    Guilherme

  10. Thiago, você não anexou nenhum documento no attach? O meu já está pago, estou tentando anexar documentos e recebendo uma mensagem de erro que não posso anexar mais nada pois o processo já foi finalizado… mas o status na minha conta está como submitted. Tô super preocupada… :(

  11. Ei Thiago! Seu post me ajudou muito ao preencher meu requerimento de visto. Acabei de efetuar o pagamento e não encontrei o local q devo anexar os documentos. Eles disponibilizam depois? os documentos devem ser juramentados? Desde já agradeço

  12. Só um toque: esse “mother/father-in-law” é o equivalente a sogra/sogro, nas opções que aparecem para o visto tem “Parent” (pai/mãe). Fiz uma solicitação há poucos dias e também tinha ficado confusa até ver a opção Parent.