Para quem teve o voo cancelado no exterior, tão importante quanto o que fazer é saber como se antecipar ao cancelamento – e acredite, isso é possível.

Sou bem rápido quando se trata de problemas em aeroportos: não dou sorte ao azar, encaro logo meu alter ego de agente especial a serviço do Itamaraty e trato de encontrar a melhor solução no menor tempo possível!

Por isso vim dar as minhas dicas sobre como se antecipar em caso de cancelamento de voo no exterior – e assim adquirir uma vantagem de tempo sobre os demais.

E isso é muito, muito importante!

Voo cancelado no exterior: centenas de voos são cancelados todos os dias
Voo cancelado no exterior: centenas de voos são cancelados todos os dias

7 dicas para descobrir se seu voo será cancelado

Voos são cancelados todos os dias por milhares de motivos, mas existem algumas deixas que você pode pescar se estiver atento ao que acontece ao seu redor.

Essas são as sete dicas mais importantes:

Conheça seu destino

Quem viaja para lugares onde neve é comum durante o inverno deve ter atenção redobrada: existem grandes chances de ter o seu voo cancelado.

Se informe o quanto antes, acompanhe a previsão do tempo, acesse o site do aeroporto e da companhia aérea em busca de informações que evitem uma ida desnecessária até lá.

Lembre-se também que neve em um aeroporto longe do seu pode alterar uma quantidade assustadora de voos em todo o mundo, então fique ligado em temporadas de nevasca, mas também de tempestades tropicais.

Aliás, tenho dois posts sobre isso:

+ Vale a pena viajar para os Estados Unidos no inverno?

+ Fugindo de um furacão na Flórida: minha experiência com o Irma

Fique ligado no que acontece ao seu redor

Se toda a tripulação desembarca momentos após terem dado entrada na aeronave, não adianta, provavelmente o voo será cancelado.

Isso acontece para que a equipe possa atualizar os seus horários de trabalho o quanto antes e serem usados em outros voos ou darem início ao seu período de descanso.

Fique ligado no tempo lá fora

Chuva é uma coisa, vento é outra, mas raios no pátio de decolagem e trovões que podem ser ouvidos da sala de embarque é batata: cancelamento.

Fique a postos, talvez você tenha que tomar alguma decisão em breve: acesse o site do aeroporto ou da companhia aérea e veja se lá existe alguma informação que você ainda não tenha recebido.

Nevasca em Nova York cancelou milhares de voos no mundo todo

O primeiro sinal…

“Information will follow”, “flight on a decision” e “please wait” na tela do portão de embarque significa que eles ainda não sabem o que será feito.

Enquanto rola uma comunicação entre a companhia aérea e a torre de controle ainda existem esperanças do avião levantar voo.

Dê um pulinho nos portões de embarque mais próximos e procure se informar se aquilo é algo específico ou um problema em todo o aeroporto.

… os próximos sinais

Todo voo atrasado possui uma expectativa de levantar voo. Toda expectativa possui um novo horário (mesmo que ele seja constantemente postergado).

Se o horário do voo não aparece disponível e a equipe de solo não fornece nenhuma estimativa de horário, ele provavelmente será cancelado.

Alimentação não combina com espera

Oferecer alimentação antes mesmo dos passageiros pedirem por ela é mau sinal, talvez você queira tentar um assento no próximo voo antes dos seus colegas de viagem.

Quando a companhia aérea tem fortes esperanças do voo acontecer, é mais comum dar vários novos horários de embarque do que deliberadamente fazer com que todos os passageiros se ausentem dali.

Fique próximo ao balcão de embarque

Primeiro porque assim você provavelmente estará entre os primeiros de uma próxima fila, segundo porque aumentam suas chances de ouvir o que os atendentes respondem ao telefone ou o que mecânicos e torre de controle informam através do viva-voz do rádio.

Meu voo foi cancelado, o que eu faço?

Infelizmente, uma hora vai acontecer: milhares de voos são cancelados todos os dias, alguns por motivos banais como chuva ou neblina, outros por motivos de segurança.

Enfim, voos são cancelados e não há nada que você possa fazer.

Quer dizer…

Voo cancelado por nevasca em Zurique
Voo cancelado por nevasca em Zurique

O que fazer quando o seu voo é cancelado no exterior

  • Não fique parado

Ninguém irá plantar a informação no seu colo se você não for à luta: jamais espere a posição final através dos auto-falantes, quem descobre o que deve ser feito junto com todos os outros passageiros perde a chance de ter uma vantagem de tempo que pode fazer maravilhas por você.

  • Pergunte para o maior número possível de funcionários o que fazer

Funcionários diferentes possuem informações diferentes: reúna dados, ligue o que foi dito aqui com o que está sendo dito ali, mas evite perguntar a mesma coisa para duas pessoas lado a lado.

  • Colete informações em portões diferentes

Se você está em Nova York partindo para Miami no voo das cinco da tarde, saiba que em algum portão próximo a você existe um voo partindo algumas horas depois: mexa-se!

Pergunte se existem assentos disponíveis, peça para fazerem o que os funcionários do outro portão não fizeram por você.

  • Seja simpático, sempre

Perder a cabeça com os funcionários responsáveis pela sua realocação no próximo melhor voo é loucura. Capriche no “please”, no “if you could”, no “this would be great for me”.

Depois você pode entrar com um processo até contra o papa, mas ali o bom-senso vale mais: aquelas pessoas tem o poder de fazer milagres, seja querido por elas!

  • Acredite na possibilidade de conseguir o que você realmente quer

Geralmente não tem essa de “voo lotado” ou “a menor possibilidade” de absolutamente nada: dá para fazer, depende de quem te atende.

Mostre que existem coisas maiores envolvidas: um remédio que pode estragar, um casamento acontecendo, um voo internacional de outra companhia no destino final…

De qualquer forma, evite contar mentiras. Karma is a bitch.

  • Use outras formas de contato

No meio do caos existe um lugar onde as coisas podem fluir de forma melhor e mais dinâmica: a central de atendimento ao cliente.

Enquanto você aguarda na fila, ligue do celular ou use o aplicativo da companhia aérea para tentar resolver o pepino combatendo-o por todos os lados.

O que fazer quando seu voo é cancelado por motivos meteorológicos

  • Arrume um hotel antes dos outros

Voo cancelado por motivos meteorológicos nem sempre são de responsabilidade da companhia aérea: você deve fazer o possível e o impossível para não precisar dormir ali.

Quando todo o aeroporto fecha por razões climáticas, milhares de pessoas tentarão arrumar um quarto nas redondezas o quanto antes – seja mais rápido do que eles.

  • Isso não significa relaxar e esquecer da vida!

Enquanto você estiver dormindo milhares de passageiros estarão dando o sangue para serem realocados nos primeiros voos a serem liberados.

Caso você tenha pressa em sair dali, só deixe o aeroporto depois de ser realocado no próximo voo.

  • Seja criativo: existem outras formas de chegar até lá

O céu está completamente parado ali, mas como será que as coisas estão nas cidades mais próximas?

Se você tem um compromisso inadiável, pergunte pelo aerocaos nos aeroportos vizinhos, talvez você consiga se locomover até ele e de lá seguir viagem.

Se o problema for no aeroporto de escala ou conexão e não ali, pergunte pela possibilidade de realizar a viagem através de outros hubs.

O que fazer quando você consegue ser realocado em outro voo

  • Descansar é para o fracos

Se você conseguiu a confirmação do seu voo para um horário depois do que seria legal para você, coloque o seu nome na lista de espera de outros voos: se o aerocaos for generalizado, como no caso do fechamento temporário de um aeroporto por motivos meteorológicos, várias pessoas que tiveram seus voos confirmados não irão embarcar por motivos diversos, talvez você consiga uma dessas vagas.

  • Tenha comprovações do que foi feito

Assim que você tiver um voo confirmado ou a promessa de seguir viagem até a primeira escala ou conexão e de lá ser cuidado pela equipe de solo, tenha uma confirmação em mãos.

A última vez que tive um voo cancelado, há pouco mais de dois meses, a equipe da American Airlines me deu a chance de escolher passar a noite ali, em Nova York, ou Miami, de onde sairia o meu voo para o Brasil.

Escolhi passar a noite o mais perto possível do meu destino final, mas fui louco de sair de Nova York sem nenhuma confirmação em mãos de que eu teria hospedagem e transporte cobertos pela companhia aérea em Miami.

Felizmente uma moça da American esperava por mim no desembarque com todos os vouchers em mãos.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!