Entender como e quando reservar restaurantes na Disney é provavelmente uma das coisas mais importantes que você precisa saber antes da viagem, até porque não tem nada melhor do que comer.

E existem tantos lugares com diferentes experiências que não é exagero dizer que a Disney oferece mais de quinhentas (sim, mais de 500) possibilidades que variam em preço, cardápio e pompa.

Você irá perceber que uso muito o termo “experiência” no lugar de refeição. Sabe por quê?

Porque mesmo que um mesmo restaurante sirva café da manhã, almoço e jantar ele pode variar não só o cardápio como a “categoria” da experiência.

Por isso que quem toma café da manhã no Ohana do Polynesian tem uma “experiência” completamente diferente de quem janta no Ohana do Polynesian, e isso acontece porque as categorias mudam (nesse exemplo, um é Character buffet, outro não).

E é claro que isso influencia o preço de cada experiência.

Cape May no Disney's Beach Club
Eu e Minnie no café da manhã do Cape May

Diferença entre table Service e quick Service

Existem várias formas de dividir os tipos de refeições na Disney, mas a divisão mais importante é entre table service e quick service.

Table service, ou serviço de mesa, é quando a refeição é servida pelo garçom e o cliente paga gorjeta além dos impostos.

Já o quick service, ou serviço rápido ou de balcão não tem garçom ou gorjeta: é quando o cliente entra na fila, paga pela refeição e senta por conta própria.

Porém, tanto table service quanto quick service se dividem em várias subcategorias diferentes.

Você não precisa conhecer todas elas, nem decorá-las ou tentar entendê-las a fundo, mas saber o mínimo pode fazer você fazer escolhas mais assertivas e que combinem mais seus propósitos de viagem.

Tipos de experiências com serviço de mesa na Disney (table service) 

Enumerei os tipos mais comuns de experiências com table service, ou serviço de mesa, mas muitos restaurantes oferecem experiências diferentes ao longo do dia ou até mesmo para uma mesma refeição:

  • Buffet Style: é quando você paga um valor fixo e come o quanto quiser
  • Casual Dining: é o tipo de experiência mais casual possível dentro do table service (quase um quick service com cardápio mais elaborado)
  • Character Dining: são as refeições com personagem
  • Dining Events: são as refeições temporárias, ou que acontecem só em datas anunciadas, ou com a participação de alguém que vai discursar sobre algo. Os pacotes que incluem algum acesso especial à atração ou entretenimento também são “dining events”
  • Desserts Events: são os eventos que servem sobremesas apenas, geralmente durante algum entretenimento, como fogos ou paradas
  • Dinner Shows: são aqueles onde você assiste algo exclusivo enquanto come
  • Fine/Signature Dining: são aqueles com menu assinado por chefes, não necessariamente os mais caros (mas em 90% dos casos sim, são os mais caros)
  • Unique/Theme Dining: antes esses eram o “Fine/Signature” que aconteciam em ambientes inóspitos, mas hoje em dia é todo tipo de refeição com cardápio exclusivo
O carta de vinhos do Trattoria al Forno

Tipos de experiências rápidas na Disney (quick service) 

E essas são as categorias que compõem as refeições (ou restaurantes) Quick Service:

  • Counter Service: é a definição do Quick Service, os restaurantes onde você entra na fila, escolhe, paga e pega. O famoso “serviço de balcão”. São as refeições completas mais baratas da Disney
  • Fast Casual: são os restaurantes Quick Service com menu mais elaborado, é o “Casual Dining” com preço de Quick Service
  • ODF: “outdoors food and beverages”, todo carrinho que vende snacks ao ar livre

Quanto custa comer na Disney

Custa todo tipo de preço, mas eles costumam separar as experiências em quatro faixas de preços: 15 dólares ou menos, entre 15 e 35 dólares, entre 35 e 60 dólares e acima de 60 dólares.

Refeições de 15 dólares ou menos são as refeições mais comuns, e são todas quick service. Existem restaurantes com experiências Casual Dining onde é possível comer por até 15 dólares. Eu já escrevi um post dando dicas de onde comer coisas inusitadas por menos de 10 dólares.

Refeições entre 15 e 35 dólares são as refeições “chiques” mais baratas, e as mais comuns: é aqui que entra a maioria dos cafés da manhã com personagens, a maioria dos buffets e a maioria dos restaurantes table service. Eu já escrevi sobre vários cafés da manhã na Disney e outras experiências nessa faixa de preço, só procurar na página índice de Orlando.

Refeições entre 35 e 60 dólares não são as mais comuns, geralmente são jantares (ou almoços em segundo lugar, mas nunca cafés da manhã) e são mais comuns em hotéis ou nos países de Epcot.

Refeições acima de 60 dólares são as menos comuns (quando comparadas com todas as disponíveis): quase nunca elas custam aproximadamente 60 dólares, ou custam cerca de 100 dólares por pessoa ou elas custam muito mais. Uma ótima dica de jantar por até 100 dólares é o Capa no Four Seasons.

Preço de um hambúrguer na Disney: quanto custa?

O hambúrguer padrão que aparece em todos os quatro parques da Disney tem aproximadamente 150 gramas de carne angus, queijo, bacon e salada. Atualmente ele custa entre 12 e 15 dólares, mais impostos.

Esse hambúrguer padrão vem sempre acompanhado por uma porção de fritas que pode ser substituída por uma porção de tiras de maçã ou cenoura “baby carrot”.

Para adicionar um refrigerante de máquina são mais 5 dólares (não é refil).

Além do hambúrguer padrão, geralmente cada restaurante tem ao menos um hambúrguer da casa: o Backlot Express em Hollywood Studios, por exemplo, tem um com carne suína desfiada (14,79 dólares) e o Pecos Bill de Magic Kingdom tem um com duas carnes e molho de bourbon (U$ 15,49).

Como reservar restaurantes na Disney: hambúrguer tradicional nos parques

Preço de uma pizza na Disney: quanto custa?

Existem vários tamanhos e estilos diferentes de pizza nos parques da Disney, mas as pizzas mais comuns são a brotinho americana e a flatbread individual.

Atualmente a pizza brotinho de pepperoni custa 11,29 dólares, a de queijo 10,79 dólares e de linguiça com pepperoni 11,79 dólares.

Já a pizza retangular em massa fina (flatbread), independente do sabor, custa, atualmente, 12,29 dólares.

Preço de um café da manhã na Disney: quanto custa?

Cada café da manhã possui um preço diferente que varia em função do restaurante, do cardápio e da experiência, que pode ser desde padaria até buffet com personagens.

É impossível calcular uma média de preço, mas o buffet com personagens do Crystal Palace em Magic Kingdom custa 45 dólares para adultos e 29 dólares para crianças de até nove anos.

Já o buffet com personagens do Tusker House em Animal Kingdom custa 42 dólares para adultos e 27 dólares para crianças de até nove anos.

Lembrando que esses valores não incluem impostos e gorjetas

Preço de um jantar na Disney: quanto custa?

Não existe preço médio de jantar nos parques da Disney, até porque você pode optar por comer uma pizza ou hambúrguer em um restaurante com serviço de balcão ou conhecer um restaurante disputado com serviço completo de mesa.

O restaurante alemão Biergarten de Epcot, por exemplo, tem buffet por 49 dólares adulto e 27 dólares criança de até nove anos.

Já o Chefs de France, também em Epcot, é um a la carte com cardápio variado: ratatouille (26,95 dólares), filé com batata gratinada (42,95 dólares), salmão marinado no vinho branco (34,95 dólares) entre outros pratos deliciosos!

Lembrando que esses valores não incluem impostos e gorjetas.

Não deixe de ler o meu guia de onde comer em Orlando onde falo um pouquinho sobre os restaurantes mais famosos (e caros) dos parques e hotéis da Disney.

Como reservar restaurantes na Disney
Como reservar restaurantes na Disney: jantando no Boardwalk Inn and Suits

Preço de uma cerveja na Disney: quanto custa?

Existem dezenas de cervejas diferentes na Disney, principalmente em Epcot onde a gente encontra, literalmente, cerveja do mundo todo.

Já as cervejas tradicionais americanas possuem preços parecidos, elas variam entre 8,75 e 10,50 dólares, mas em sua maioria são servidas em copos de chope.

Como fazer reserva em restaurante da Disney

Bom, a essa altura do campeonato você já deve ter percebido que reservamos apenas restaurantes Table service, já que restaurantes Quick service funcionam por ordem de chegada.

Você deve fazer sua reserva através do app My Disney Experience, o processo é super intuitivo.

Lembrando que restaurantes da Disney abrem sua agenda de reserva 60 dias antes da data pretendida (e o meu conselho é fazer isso o quanto antes: a partir das 5h45 da manhã, que é quando “começa” um novo dia no sistema).

Outro detalhe importante: quem é hóspede de um hotel Disney pode esperar o 60o dia antes do início da sua estadia para realizar todas as reservas de uma só vez.

Já quem não se hospeda em um hotel Disney precisa esperar o 60o dia que antecede cada reserva que pretende fazer.

O que é dining plan e como funciona

Dining plan, ou plano de refeição, é uma maneira de hóspedes economizarem no valor final gasto em alimentação ao longo de uma viagem aos parques da Disney.

Ao adquirir um dining plan antecipadamente o hóspede está comprando créditos que, se bem usados, dão direito a resgatar refeições em restaurantes Quick service e Table service pagando menos do que o preço do cardápio.

Vale a pena adquirir um dining plan se você planeja sua viagem com antecedência: primeiro, pesquise os restaurantes que você gostaria de conhecer, analise os preços e faça as reservas necessárias. Depois, divida o valor do dining plan pelo número de experiências que ele oferece para descobrir por quanto sai cada refeição que pode ser paga por ele.

Pronto, agora basta cruzar as informações para ver se vale a pena ou não. Quem não tem tempo ou paciência para cruzar dados provavelmente irá fazer um mal negócio adquirindo um dining plan (até porque existem restaurantes disputados que cobram dois créditos por refeição).

Lembrando que existe mais de um tipo de dining plan, o que significa que quanto mais caro é o dining plan escolhido por você mais possibilidades de resgate ele permite.

Atualmente o dining plan tradicional inclui:

  • 1 refeição com serviço de balcão por noite da estadia
  • 1 refeição com serviço de mesa por noite da estadia
  • 2 lanches ou bebidas não alcoólicas por noite da estadia
  • 1 caneca refil

Já o dining plan deluxe inclui:

  • 3 refeições por noite da estadia (qualquer combinação de refeições de serviço de mesa e serviço de balcão)
  • 2 lanches ou bebidas não alcoólicas por noite da estadia
  • 1 caneca refil

Clique aqui para ver os detalhes do dining plan tradicional e aqui para os detalhes do dining plan deluxe.

Como funciona a caneca refil da Disney

A caneca refil da Disney permite refis ilimitados de bebidas não-alcoólicas em máquinas de refrigerante disponíveis em restaurantes Quick service durante a hospedagem do cliente.

As canecas refil não podem ser usadas nos parques da Disney, apenas em seus hotéis.

A caneca custa 21,99 dólares independente do número de dias de hospedagem, depois disso ela para de acionar as máquinas e não pode mais ser usada, apenas como recordação.

Lembrando que como a caneca também é um benefício do dining plan, só é necessário comprá-la caso você não adquira nenhum plano de refeição.

Como reservar restaurantes na Disney: lanche rápido em Animal Kingdom
Como reservar restaurantes na Disney: lanche rápido em Animal Kingdom

Como usar o mobile order

Apesar de restaurantes Quick service não oferecerem reserva, você pode adiantar o pedido através do mobile order, ou seja, pedir com antecedência pelo My Disney Experience e pegar no balcão sem enfrentar fila.

Não são todos os restaurantes Quick service que oferecem mobile order, mas já são muitos e a tendência é que esse número aumente cada vez mais.

O processo também é bem intuitivo, basta acessar o app My Disney Experience e procurar por mobile order. Você escolhe o que quer e a janela de horário que gostaria de pegar o pedido pronto.

Como o pagamento é automático no cartão de crédito salvo no aplicativo, basta procurar pela fila mobile order do restaurante escolhido no horário indicado e dizer o número do pedido.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Orlando? Fiz uma lista com as melhores opções nos arredores da Disney e outra na região central da International Drive, mas um que gosto muito é esse Holiday Inn completinho.

  Não sabe o que fazer em Orlando? Fiz uma lista onde você pode encontrar ingressos para os parques e outras atrações, como museus, city tours e passes turísticos, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Flórida pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

2 COMMENTS