Para escolher o melhor assento em voos internacionais a gente precisa primeiro saber em qual aeronave iremos voar, e então nos perguntar o quanto estamos dispostos a gastar para investir na escolha.
É possível não gastar nada? Vale a pena escolher os assentos na saída de emergência?
Calma que é muita informação de uma só vez, por isso vamos começar do início e falar sobre cada variável dessa equação antes de dizer como fazer a melhor escolha.
Ah, e vamos falar sobre os assentos da Executiva e Primeira Classe também!
Tabela de conteúdos
+ Qual seguro de viagem fazer para os Estados Unidos?
+ Qual o melhor chip de viagem para os Estados Unidos? (com cupom de desconto!)
Como saber qual aeronave será usada no meu voo?
Toda companhia aérea que voa para o Brasil trabalha com uma variedade relativamente grande de aeronaves.
E quando a gente fala em variedade de modelos isso inclui aeronaves de diferentes montadoras também, como Boeing, Airbus e Embraer.
O que você precisa saber é que quando uma companhia aérea anuncia uma nova rota, ela aloca uma aeronave específica para realizá-la.
Essa escolha de aeronave é feita analisando disponibilidade de modelos, expectativa de ocupação, público-alvo e o tamanho da pista do aeroporto de destino.
Isso não significa que mudanças não possam acontecer, pelo contrário, não é incomum um modelo diferente substituir uma aeronave que apresente algum problema, mas essas substituições tendem a ser bem pontuais.
Para saber qual aeronave será utilizada em seu voo, confira na confirmação de compra, aquela que traz o itinerário completo da viagem, o modelo da aeronave que deve aparecer próximo da informação “voo operado por…” seguido pelo nome da companhia aérea.
Ou acesse seatguru.com e preencha os dados da viagem, assim:
Como escolher o melhor assento em voos internacionais
Quando falamos sobre dicas de como escolher o melhor assento em voos internacionais a gente geralmente se refere à Cabine Principal, ou Classe Econômica como chamávamos antes.
Só que existem outras classes em um voo internacional.
A maioria dos voos internacionais que partem do Brasil oferecem pelo menos duas classes: Econômica e Executiva, mas inserir classes intermediárias entre elas tem ficado cada vez mais comum, como Econômica Premium.
As cabines conhecidas como Primeira Classe estão cada vez mais raras, principalmente em voos para América Latina, Europa e Estados Unidos.
Aliás, a American Airlines anunciou recentemente que irá começar um processo gradativo que irá eliminar a Primeira Classe de todas as suas aeronaves até 2025.
Enfim, para fazer as análises desse post de melhores assentos em voos internacionais iremos usar como exemplo o voo 930 da American Airlines para Miami com origem em Guarulhos.
Esse voo é operado pela American Airlines em um Boeing 777-300ER (77W):
Como vocês podem ver no mapa de assentos, esse voo é operado com Primeira Classe (First), Executiva (Business), Econômica Premium (Premium Economy) e Econômica (Main Cabin).
Cada companhia aérea possui uma nomenclatura diferente, elas geralmente usam termos próprios como “comfort”, “premium” ou “one” para diferenciar classes.
O importante é saber que geralmente existem duas ou três classes principais, além de classes menores e intermediárias entre elas.
Como escolher o melhor assento na Primeira Classe
A Primeira Classe geralmente é a cabine com o menor número de assentos em um voo comercial.
No Boeing 777-300ER (77W), que tem uma estrutura linear com um andar apenas, a American Airlines optou por transformar os oito primeiros assentos em assentos de Primeira Classe.
Em todas as minhas viagens, eu nunca tive a oportunidade de voar na Primeira Classe, mas já entrei em várias de diferentes companhias.
Visualmente falando, a Primeira Classe do 777-300ER (77W) da American Airlines não é muito diferente da Executiva, até porque não são cabines que te isolam completamente através de uma porta.
Um amigo me disse, inclusive ele fez um vídeo sobre isso, que a atenção aos detalhes e as refeições também eram bem parecidas – inclusive ele comparou o café da manhã da Primeira Classe com o da Econômica Premium e também não viu nenhuma diferença.
Enfim, o processo de escolha de assentos na Primeira Classe não requer nenhum trabalho porque são todos muito bons, mas passageiros relatam que a luz vinda da galley pode incomodar quem escolhe os assentos 1G e 1J.
Como escolher o melhor assento na classe Executiva
A classe Executiva do voo 930 da American Airlines tem 52 assentos, mas os oito primeiros ficam separados dos outros quarenta e quatro por uma galley.
Não existe muita diferença entre escolher os oito primeiros ou os outros quarenta quatro assentos disponíveis, mas é inegável que os oito primeiros oferecem mais privacidade.
Isso porque você estará escolhendo o espaço da aeronave com a menor quantidade de passageiros.
Eu escolheria os quatro primeiros, assim eu não seria atrapalhado pela galley de trás e nem pela Primeira Classe na frente, até porque tem uma cortina que nos separaria dela.
Se eu tivesse que escolher um assento na segunda metade da Executiva, eu evitaria os últimos e os primeiros assentos pela proximidade com banheiros e galleys.
Também não escolheria os assentos 11A e 11J porque não existem janelas ali – esse tipo de informação a gente só tem analisando o mapa de assentos do seatguru.com.
Caso eu estivesse viajando só, escolheria as fileiras das janelas porque elas ficaram razoavelmente viradas para fora, o que confere um toque a mais de privacidade.
Pelo mesmo motivo, se eu estivesse viajando acompanhado, escolheria as fileiras do meio, assim eu teria menos dificuldade ao socializar com o coleguinha ao lado ao longo do voo.
Como escolher o melhor assento na Econômica Premium
Primeiro precisamos falar que Econômica Premium e assento de Econômica com mais espaço para as pernas são duas coisas diferentes.
A Econômica Premium é uma classe intermediária, ou seja, optando por ela tudo é diferente, do acúmulo de milhas às refeições servidas a bordo.
Entretanto, os assentos em si são bem parecidos, mas ainda assim os da Econômica Premium reclinam mais e são aproximadamente cinco centímetros mais largos e mais distantes, o que configura mais espaço para as pernas.
Quando comparamos Econômica Premium com Econômica tradicional os assentos são ainda maiores e mais distantes: na Premium os assentos tendem a ser sete centímetros mais largos e dezoito centímetros mais distantes.
Dito isso, para escolher o melhor assento da Premium Economy vale lembrar que a primeira fileira de assentos não permite usar o espaço do chão para guardar bolsas e mochilas, mas por outro lado é o que oferece o maior espaço para pernas.
Ainda falando sobre a primeira fileira da Econômica Premium, os assentos 16A e 16L não possuem janela, mas eu pessoalmente gosto muito do 16A.
Isso porque posso usar a “parede” do avião como encosto, porque tenho muito espaço para as pernas e porque posso “pular” o passageiro ao meu lado sem nenhum esforço e sem precisar acordá-lo.
Como escolher o melhor assento na Econômica
A classe Econômica é a cabine com a maior quantidade de assentos do voo.
Nesse 777-300ER (77W) da American Airlines são 216 assentos em 24 fileiras de assento.
Como é muita fileira para uma classe só, eles dividem a Econômica em duas seções separadas por uma área com banheiros e galley.
Não existe muita diferença entre ficar na primeira ou na segunda metade da Econômica, mas quem fica na frente geralmente se senta primeiro, garante mais espaço nos compartimentos de cima e ainda tem a chance de escolher o que jantar.
Sim, os últimos assentos nem sempre conseguem escolher entre as duas opções de refeição oferecidas porque nenhuma aeronave decola com duas opções de refeições para mais de duzentos passageiros.
O maior diferencial entre os assentos da Econômica está entre os assentos tradicionais e os com mais conforto que são vendidos como um opcional, na American Airlines eles são chamados de Main Cabin Extra.
Claro que se você puder optar por eles, vale a pena!
Isso porque esses assentos são maiores e oferecem mais espaço entre as fileiras sem que você tenha que investir a diferença tarifária de uma classe mais cara, apenas pagar pelo assento.
Outras coisas que você deve ficar atento a escolher um assento na Econômica de voos internacionais:
- As primeiras fileiras de assentos podem oferecer mais espaço para as pernas, mas você não poderá usar o chão para guardar bolsas e mochilas – lembre-se: você só poderá usar o espaço do chão caso haja um assento na sua frente.
- Outro ponto importante com relação aos assentos sem poltronas na frente: o entretenimento de bordo e a bandeja não ficam na frente do assento, mas no encosto de braço, o que pode diminuir a largura do seu assento.
- Os assentos isolados, aqueles poucos que não possuem poltronas ou paredes na frente (nesse caso, 22C, 22J, 33C e 33J) possuem muito mais espaço para pernas, mas saiba que você pode levar algumas trombadas ao longo do voo.
- Fique atento para os assentos próximos de banheiros e galleys, ali pode ser mais barulhento e iluminado.
- Cuidado para não escolher um dos poucos assentos que não reclinam. Isso acontece nas fileiras em frente a saída de emergência; mas nesse caso que estamos analisando acontece nos quatro assentos da fileira 44.
Selecionei dois posts importantes para quem está indo para os Estados Unidos pela primeira vez:
+ Como embarcar para o exterior pela primeira vez passo a passo
+ Dicas para passar pela imigração
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto! Para saber como escolher o seu, leia isso!
Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
No parágrafo em que diz “[…]Em voos internacionais os assentos do corredor são chamados de “window seats” e, os do corredor, “aisle seats” (fala-se “aiou”). […]” Acredito que há um erro. Fica a dica! Ah e parabéns pelo site.
Oi Aline, já corrigi no texto, obrigado ;)
se escreve aisle seats e se pronuncia aiou sits… rsrs…
Cara, acho que nunca “perdi tempo” comentando em sites e blogs, mas, pela qualidade, pelo conteúdo e pela forma deliciosa com que você escreve, torna-se quase uma “obrigação moral” te dar uma força.
Parabéns (e, ao mesmo tempo, muito obrigado) pelo site. Conteúdo extremamente relevante e escrito de uma forma leve, que passa uma opinião firme, mas que ao mesmo tempo, respeita e até incentiva outros pontos de vista. Difícil encontrar sensatez assim.
Acho que a sensação de quem entra aqui e lê uma (ou melhor, a primeira) meia dúzia dos seus posts e dicas, praticamente, é de já te conhecer como um amigo de longa data, ou então, de pensar “cara, como seria legal beber uma cerveja com esse maluco!”. Enfim, conheci seu site hoje e me tornei “fã”. O que vc faz, pra mim, realmente é quase um serviço de utilidade pública!
Forte abraço, continue nessa e quando aparecer pelo Rio, se quiser, manda um email, que a primeira gelada é por minha conta!
Opa, valeu Leonardo! Obrigado pelas palavras e pela cerveja! Segue no Twitter e curte no Facebook pra você ficar por dentro do que rola por aqui. Abraço!
Esse merece joinha :D
Caramba, boas dicas.
Nem tinha pensado muito nisso e minha viagem já eh em Janeiro.
Obg.
=DD
A vantagem de ficar ao centro do avião é que vc está localizado na região do CG da aeronave onde onde todas as forças atuantes se equilibram.
Pois é pessoal, o único problema de sentar no meio é o barulho das asas – o que pode ser resolvido com tampões.
Olá Thiago,
Parabéns pelo artigo, realmente muito bom!
Um abraço,
Valeu Pedro, também acompanho o seu!
Quanto a balançar mais ou menos, eu prefiro ficar mais ao centro do avião, ao menos sinto que naquela parte o avião costuma balançar menos, já que fica próximo ao centro dos eixos de rolagem.
Fala, Thiago.
Lembrei da minha última viagem agora! Na ida de fileira “A”; na volta, de fileira “F”. Tudo é mais tranquilo msm e dei sorte em sentar ao lado de pessoas que pelo menos conversavam um cado.
As dicas que você deu são realmente boas, já minimiza o fato de não estarmos entre os primeirões e suas “camas reclináveis”. Rs!
Abraço.