Finalmente tenho um roteiro para minha viagem pela Austrália que começa na quarta, depois de amanhã!

Não é bem um roteiro, é mais uma prévia estruturada, uma noção do que vem pela frente e por onde irei passar.

Olha só o que vem no roteiro logo depois de Sydney:

Passeando por três novas cidades eu preciso de pelo menos quatro trechos internos, já que antes de chegar em Melbourne e depois de sair de Auckland eu não posso deixar de passar por Sydney.

Antes de começar a falar sobre todas as formas de se viajar pela Austrália vou deixar aqui alguns posts essenciais para quem está programando a sua primeira viagem por lá:

Qual a melhor forma de viajar pela Austrália

Não existe resposta pronta para essa pergunta: como são várias as maneiras de se fazer um mesmo percurso, a resposta sempre ficará em função da disponibilidade de tempo, do espírito aventureiro do viajante e do levantamento de valores envolvidos.

Dito isso, a Austrália possui ótimas rodovias (apesar de que nem sempre com trechos duplicados), uma malha ferroviária eficiente e mais de uma opção de companhia aérea para escolher independente de trajeto que será feito.

No meu caso, depois de muita pesquisa, levantamento de preços e cruzamento de informações, eu resolvi fazer todas as minha quatro viagens de avião.

O engraçado é que só irei voar de Virgin, uma companhia que sempre fui doido para conhecer e agora isso vai finalmente acontecer (não só uma, mas quatro vezes).

Viajando de Qantas em Sydney

Quando viajar de carro pela Austrália

É uma delícia viajar de carro pela Austrália, muitas das estradas são a beira-mar e existem formações famosas formações rochosas pelo caminho.

Encarar uma estrada é uma forma típica de se viajar na Austrália: é barato, permite compartilhar custos e, apesar de muitas vezes as estradas possuírem apenas uma pista, elas são bem mantidas pelos estados, principalmente as que ligam capitais.

As distâncias são calculadas em quilômetros e o combustível é vendido por litro e não por galão. Fora dos centros urbanos não existem pedágios.

O problema é estar sozinho e encarar, sem outra companhia, a tal da mão inglesa!

Problema número dois: principalmente quando não se compartilha gastos, muita viagem de carro pode custar até três vezes mais quando comparada com uma viagem de avião.

Problema número três: perder dias e dias no trajeto. Pode não parecer, mas a Austrália é enorme: só entre Sydney e Melbourne, o menor trajeto, são quase 900 km.

Enfim, dirigir na Austrália é um programão, mas deixe o carro para quem tem muitos dias de viagem ou para quem pretende usá-lo para fazer curtas viagens a partir de um determinado ponto de origem.

Cruzar o país de carro e devolvê-lo em outro estado pode não sair bem mais caro do que você imagina!

Viajar pela Austrália
Cruzando a Austrália de trem

Quando viajar de trem pela Austrália

Os australianos fazem duras críticas ao sistema ferroviário nacional, principalmente no que diz respeito as linhas que ligam as capitais: os trens são lentos (o que deixa as viagens mais longas) e falta de investimentos estruturais e na criação de novas rotas.

Por outro lado, com a popularização das companhias aéreas low-cost, viajar de avião nunca foi tão barato.

Não existe um passe global como na Europa, até porque mochileiros optam mais por avião ou ônibus, mas sei que existe o Discovery Pass que pode ser usado em quase toda a costa leste da Austrália.

De qualquer forma, para pesquisar companhias ferroviárias e rotas que cortam o país em todas as direções, conheça essas seis empresas australianas que ligam ambas as costas e fazem viagens curtas dentro de cada estado:

Quando viajar de ônibus pela Austrália

Viajar de ônibus pela Austrália é a forma mais barata de conhecer o país, mas é também a mais longa.

É uma ótima dica para quem tem tempo, mas não tem dinheiro.

Greyhound é a maior empresa do país, ela chega em mais de mil cidades – é assustador como eles parecem dominar todos os mercados do mundo!

Para quem curte a ideia de cruzar a Austrália de ônibus, a Greyhound têm três diferentes tipos de passe:

Quais as melhores formas de se viajar pela Austrália?
Viajando de ônibus pela Austrália

Quando viajar de avião pela Austrália

Pode não ser a mais barata, mas viajar de avião é a forma mais rápida de se viajar pela Austrália – pode não ser a mais barata, principalmente quando feita de última hora, mas na maior parte das vezes tem um ótimo custo-benefício.

Olha os preços que consegui comprando passagens para viagens que acontecerão em menos de 30 dias no futuro:

  • De Sydney para Melbourne: AU$ 115,00
  • De Melbourne para Gold Coast: AU$ 139,00
  • De Gold Coast para Auckland (viagem internacional): AU$ 282,19
  • De Auckland para Sydney (viagem internacional): AU$ 301,08

Todos esses preços tiveram o acréscimo de uma taxa por pagamento com cartão de crédito.

Todas as companhias aéreas, tanto as australianas quanto as neozelandesas, cobram um pequeno valor de quem paga com cartão, mas por outro lado não existe nenhuma outra taxa embutida, o preço que aparece na pesquisa já é o valor final.

Enfim, foram quatro trechos internos faltando menos de uma semana para viagem inicial (sendo que, entre eles, tenho dois voos internacionais) por 872,67 dólares australianos.

Lembrando que, como fui obrigado a fazer quatro compras diferentes, nesse valor já está incluído os quase quarenta dólares pelo uso do cartão de crédito.

Quais as melhores formas de se viajar pela Austrália?
Estradas na Austrália

Qual o melhor seguro de viagem para Austrália?

Qual o melhor chip de viagem para Austrália? (com cupom de desconto!)

Como escolher a melhor companhia aérea australiana?

O preço é só um dos fatores que você deve levar em consideração na hora de fechar a compra de uma viagem pela Austrália: não deixe de olhar se aquela companhia cobra pela bagagem despachada e qual o horário do voo.

Sei que em nenhum desses trechos escolhi a opção mais barata disponível, muitas vezes a Virgin levou a melhor pelo horário do voo ou por incluir uma mala de 23 quilos na tarifa.

Lembre-se: companhias que não incluem ao menos uma mala na tarifa oferecem esse serviço como opcional, então prepare-se para adicionar pelo menos mais 50 dólares ao valor final.

Ah, importante dizer: não adianta escolher um voo super barato em um horário que é impossível pegá-lo.

É loucura se comprometer a chegar de madrugada em um aeroporto que você não conhece, principalmente se ele não oferece uma forma de sair dali fora do horário convencional (desculpa, eu não vou incentivar ninguém a dormir no aeroporto, já não tenho idade para isso).

Quais as companhias aéreas australianas mais famosas?

Jetstar, Quantas e Virgin Australia são as companhias aéreas australianas mais famosas, mas existem outras companhias locais em aeroportos regionais que voam para destinos menos conhecidos.

Infelizmente a pandemia levou pelo menos duas companhias aéreas que faziam voos de longa duração à falência, entre ela a Tigerair, maior concorrente da Qantas em voos internos.

Enfim, vou falar um pouquinho sobre as três maiores companhias aéreas da Austrália que disputam os trechos mais procurados por turistas:

  • Qantas é a maior companhia aérea australiana e é a que geralmente tem os preços mais altos. É com eles que irei voltar para o Brasil, depois conto como foi a experiência. Para efeito de comparação, a viagem Sydney-Melbourne que farei por 115 dólares custaria 145 (no menor preço disponível) se feita com a Qantas.

Qantas cobra onze dólares para pagamento com cartão de crédito, faz parte da Oneworld e permite trechos múltiplos, que é quando você adiciona mais de uma cidade ao trajeto.

  • Virgin Australia foi a minha grande escolhida, depois escrevo sobre eles. Com relação à viagem Sydney-Melbourne, em função do horário o preço varia entre 115 e 165 dólares. Eles cobram onze dólares pelo uso do cartão de crédito, não fazem parte de nenhuma aliança e não permitem trechos múltiplos.

+ Como comprar passagens para voar de Virgin Australia

  • Jetstar geralmente tem preços incríveis: para quem topa viajar às seis da manhã, eles oferecem Sydney-Melbourne por 65 dólares (sem mala). Em horários melhores o preço varia entre 95 e 139 dólares. Jetstar não pertence a nenhuma aliança, cobra 8,50 dólares para quem paga com cartão de crédito e permite trechos múltiplos.

Lembrando que a Jetstar pertence a Qantas, por isso você encontra alguns de seus voos mais caros em pesquisas realizadas no site da Qantas.

Viajando de Jetstar pela Austrália

E você, como fez suas viagens pela Austrália? Será que alguém já viajou de carro ou pegou trem?

Quero deixar outros posts importantes para quem está organizando uma primeira viagem à Australia:

+ Preciso tomar vacina para febre amarela para viajar para Austrália?

+ Como tirar o visto australiano pela internet: passo a passo

+ 37 coisas surpreendentes que aprendi sobre a AustráliaSalvar

+ Onde ficar em Sydney? Veja onde me hospedei em Sydney!

+ Onde ficar em Melbourne? Veja onde me hospedei em Melbourne!

+ Onde ficar em Gold Coast? Veja onde me hospedei em Gold Coast!

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

6 COMMENTS

  1. Thiago, tudo bem? Também estou indo para Austrália no inicio de março (03), mas ao invés de Gold Cost acabei optando por Cairs e grande barreira de corais, além de Sydney e Melbourne. Os trechos internos também farei de avião, mas pela Qantas e Tigerairways. Compartilhe algumas dicas! Depois te conto como foi voar Tiger.
    Abs

  2. Na minha última ida à Sydney fui com a Virgin Australia e não achei essas coisas não.. Agora essa passagem de Auckland para Sydney saiu meio carinha não, 300 AUD?! Com a AirNZ vc consegue passagem + barata, pagando em NZD que é mais barato que AUD e o serviço e 10x melhor.. Quando vc vai estar por aqui?

    Abs

    • Ei Oscar, também não achei dos mais baratos não, mas fiquei satisfeito porque fiz a compra com pouca antecedência e já estava me preparando para pagar bem mais do que isso – e tirando que escolhi um horário bom, então acabei pagando mais por isso. Escrevi no seu Insta te chamando para um almoço, entre os dias 6 e 10, vamos?

  3. Um outro ponto negativo das viagens de carro, como a placa mesmo informou, são os animais “silvestres” da Austrália. Todo cuidado é pouco com estradas em meio a árvores, pois os cangurus (principalmente) aparecem do nada e atravessam a pista.
    Adorei o texto, Thiago! As dicas das companhias aéreas são excelentes!