Desde que saí da casa dos meus pais guardar dinheiro virou meu lema: sou viciado em ver oportunidades de economizar no dia dia para poder viajar no fim do ano.
Viajar é a maior parte de mim, e sair da casa dos pais para um apartamento próprio foi uma conquista, mas criar raiz nunca foi o meu objetivo: viajar continua sendo o que mais gosto de fazer.
É bom sentir a segurança de poder arcar com algo que possa acontecer quando menos se espera, como IPTU e IPVA, mas não tem coisa melhor do que conseguir guardar um pouquinho para as próximas férias.
+ Tudo o que você precisa saber sobre seguro de viagem
+ Chip de celular internacional com internet ilimitada (e com cupom de desconto!)
Como economizar no dia a dia para poder viajar
Não sou o cara das finanças, pelo contrário, sou de Humanas, tenho dificuldade até de dividir conta de bar quando saio com os amigos.
Dito isso, o que vou dizer aqui não são dicas de quem estudou sobre isso, são as pequenas coisas que faço ao longo do ano para conseguir viajar sempre que posso.
Tabela de conteúdos
Trace um plano, coloque data e monte um roteiro
Eu disse que sou de Humanas, por isso preciso lidar com coisas palpáveis: desejo de viajar é uma coisa, mas planejamento de viagem é outra.
Já notou como as pessoas que “sonham” em conhecer a Europa geralmente são as últimas a ir?
Eu sonho em acertar pelo menos cinco dos seis números da Sena, mas ir à Europa não é questão de sonho, é questão de planejamento: quando a gente coloca data o sonho vira objetivo e fica fácil mensurar quanto falta para alcançá-lo.
Aliás, essa talvez seja a melhor dica do post: ao definir datas você estipula prazos e, com os prazos, vem a noção real do quanto você realmente precisa.
Conheça quais são os seus gastos
Não importa se você gasta dois, cinco ou dez mil reais por mês, o importante é saber para onde o seu dinheiro está indo: qual o seu gasto com alimentação, transporte, streaming…?
Para diminuir gastos é preciso primeiro conhecê-los.
Recentemente fiz uma tabela com todos os gastos recorrentes que tenho, mas não coloquei gastos fixos, como condomínio, internet, luz e água.
Pois bem, foi assim que descobri que assino 43 serviços.
Sim, eu contribuo mensalmente com 43 assinaturas de aplicativos, serviços de streaming, clubes de milhas e por aí vai.
Em uma só canetada encerrei sete que me trouxeram uma economia de 340 reais por mês, e 340 reais de economia por mês são mais de quatro mil reais que sobram em um ano!
Outro gasto que me deixou impressionado: quando estou em Belo Horizonte, onde moro, almoço na rua pelo menos quatro vezes por semana.
Bem, fui na onda da minha nutricionista e cortei todo tipo de líquido durante essas refeições.
E só por deixar de comprar minha tradicional latinha de Coca na hora do almoço eu consegui economizar aproximadamente 1.200 reais em um ano!
+ Dicas para dividir despesas viajando com amigos
+ Seguro de viagem pelo menor preço (inclusive para viagens nacionais!)
Transforme sua economia em rendimento
Eu me prontifiquei a gastar menos na hora do almoço e consegui atingir a minha meta cortando uma latinha de Coca todo dia.
Ótimo, mas onde isso vai me levar?
Para não transformar “economizar na hora do almoço para viajar no fim do mês” em um simples “deixei de beber refrigerante” é necessário dar um propósito para aquela quantia que você conquistou.
Lembre-se que não basta economizar, é preciso colocar números concretos: “gastar menos” em alimentação não é meta, mas “reduzir x” ou “não ultrapassar y” sim.
Depois, coloque esse x em um CDB específico para sua viagem de fim de ano e veja o resultado concreto de seu esforço.
Potencialize os seus gastos, ganhe milhas
Já que gastar é necessário, gaste com quem oferece os melhores benefícios: eu pago tudo, absolutamente tudo no cartão de crédito.
Eu não espero nada dele que não seja milhas no fim do mês: só gasto aquilo que tenho, nunca divido a fatura e nunca tenho mais de uma compra parcelada em um mesmo mês.
Dessa forma tudo pode virar um facilitador de viagens, desde o café na padaria à gasolina do mês.
Para quem ainda não sabe por onde começar no fantástico mundo das milhas, a primeira dica é: concentre tudo em um programa só.
Escolha a companhia aérea de sua preferência e concentre seus gastos em um cartão que permita transferir pontos para o programa de fidelidade dessa mesma companhia.
Eu geralmente opto por pontos Livelo porque eles são mais versáteis, posso transferi-los (muitas vezes com regalias) para programas de fidelidade de companhias aéreas nacionais ou internacionais.
Poupe!
Se não sobra no fim do mês e não tem de onde tirar, não tem outra solução se não cortar gastos.
Quando parei para calcular qual era o meu uso real de tv a cabo eu fiquei impressionado: dificilmente eu passava de 10 horas/mês, um supérfluo pela qual eu pagava 200 reais mensais.
Enumere as suas despesas e análise formas criativas de substituí-las, diminuí-las ou cortá-las por completo – quando decidi abrir mão da tv a cabo e passei a compartilhar serviços de streaming consegui deixar de gastar 3 mil reais por ano.
Com todas essas economias, em doze meses eu conseguirei o suficiente para pagar, com folga, minha viagem de fim de ano.
Você vai lembrar de mim depois de conseguir bater as primeiras metas: a gente fica louco para bater as próximas e economizar vira um hobby que paga outro.
E você, tem alguma dica para economizar no dia a dia para poder viajar no fim do ano?
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!
Já contratou seguro de viagem? Viajar com um bom seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
É possível se apaixonar por alguém apenas pela forma que ela escreve?
se sim, deveríamos casar haha :) <3
obs: o post é muito bom!
hahaha obrigado Larissa, vc também é apaixonante ;)
Belo post! Dicas práticas e possíveis de serem seguidas. Bora viajar!