Quem já viajou de trem no exterior, principalmente na Europa, já parou para pensar como seria viajar de trem nos Estados Unidos?

Eu queria tanto fazer essa viagem que quando aconteceu nem acreditei que estava atravessando os Estados Unidos de trem e em pouquíssimo tempo.

E o melhor: sem ir para aeroporto com sei lá quantas horas de antecedência, passar por segurança, despachar malas e descer em um lugar que nem Manhattan é.

Na verdade o melhor dessa experiência, que com certeza irei repetir outras vezes, é saber que entre o embarque e o desembarque eu ainda tive a chance de passar por Baltimore e Philadelphia, além de saber que Boston estava na direção contrária.

Olha, a verdade é que avião foi feito para encurtar distâncias, trem foi feito para quem gosta de viajar.

Como comprar passagens de trem nos Estados Unidos

Tudo que você deve fazer é colocar a cidade de partida e de destino no site amtrak.com.

Eu o aconselho a fazer isso com pelo menos cinco semanas de antecedência porque os preços ficam proibitivos em cima da hora: muitas vezes eles chegam a dez vezes o menor valor, que geralmente é 50 dólares para uma viagem de três horas.

Quando fui comprar a minha passagem, com exatamente cinco semanas de antecedência, descobri que os preços para uma mesma viagem variavam entre 50 e 300 dólares.

Um dos motivos da variação de preço em um trajeto com origem e destino iguais é o tempo de duração da viagem: viagens mais rápidas duram pouco menos de três horas, outras com mais paradas podem ser até uma hora mais longas.

Também existe diferença de classe, sendo que na maior parte das vezes existem apenas Executiva e Econômica, ou Business e Coach.

Não viajei de Executiva, mas passei por ela a caminho do meu vagão na Econômica, e por isso acredito que não existe diferença significativa entre elas, principalmente em trajetos curtos como esse.

Como despachar bagagem em viagens de trem nos Estados Unidos

Não existe muito mistério para viajar com malas em viagens de trem nos Estados Unidos, na maior parte das vezes você embarca junto com elas, não há despacho propriamente dito.

Como eu não sabia disso, uma coisa que me deixou muito apreensivo foi ler essa linha que aparece embaixo do número do trem:

Como despachar bagagem em viagens de trem nos Estados Unidos

Que papo é esse de no checked bags, será que isso significa que não posso viajar com malas?

Não, isso é só uma informação dada da pior forma possível: no checked bags significa que você não despacha as suas malas, mas pode entrar com elas no vagão, exatamente como a gente faz em viagens de trem na Europa.

Minha mala era muito pesada para eu conseguir carregá-la ao ponto de colocá-la no compartimento em cima do assento, mas ela coube no final do vagão.

O espaço para malas no final do vagão de trens americanos é bem menor do que o espaço para malas em trens europeus, mas aparentemente eu era o único ali com uma mala daquele tamanho.

Como é viajar de trem nos Estados Unidos

Viajar de trem nos Estados Unidos é tão tranquilo que você jura estar fazendo algo errado, mas basta fazer a compra das passagens com uma certa antecedência para fazer uma viagem redondinha e sem estresse.

De maneira geral a viagem se resume em compra das passagens, encontrar a plataforma correta e fazer o embarque (ou seja, subir no trem). Na maioria absoluta das vezes não existe processo de segurança ou despacho de malas.

Vou mostrar como foi a viagem que fiz de Washington DC a Nova York recentemente.

De Washington DC a Nova York de trem

Como eu estava em Washington DC e meu voo de retorno ao Brasil sairia de Nova York, optei por fazer essa viagem de trem sem pensar muito na comodidade: meu foco maior era na experiência propriamente dita.

Olha, santa decisão, eu não poderia ter feito escolha melhor: a viagem foi rápida, prática e bem mais econômica do que viajar de avião.

Eu sairia de Union Station em Washington DC e chegaria na Penn Station de Nova York passando por Baltimore, Philadelphia e Newark em New Jersey.

Aliás, vale dizer, ô lugar bonito essa Union Sation de Washington DC! Linda e geralmente cheia, naquela manhã de quinta ela estava surpreendentemente vazia:

Union Station Washington DC
Saguão de entrada da linda Union Station de Washington DC
Como é andar de trem nos Estados Unidos
Coloquei a mala vinho no final do vagão e a preta no compartimento sobre o assento

Como o bilhete que imprimi quando comprei a passagem era tudo que eu precisava para fazer o embarque, só me restava procurar a entrada da plataforma.

Procurei a informação no painel eletrônico, descobri que minha plataforma era a D17 e vi umas vinte pessoas enfileiradas próximas a uma porta com uma enorme letra D em cima.

Faltavam trinta minutos para 9h20, o horário de saída do trem, mas eu que não sou bobo peguei o meu lugar na fila e fiquei meia-hora ali, parado, que nem um dois de paus.

Union Station Washington DC
Basta checar o painel de partidas e descobrir a letra de sua plataforma (dá uma olhada no desenho do piso de mármore lá dentro)
Union Station Washington DC
Essa parte depois dos painéis não é das mais bonitas…

Pois bem, descobri que fiquei meia-hora ali de bobo que fui, poderia ter ficado sentado e ido para a fila faltando 10 minutos ou menos para a partida do trem.

Caminhei para a plataforma 17 e ele já estava lá, esperando por mim.

Os primeiros vagões são da classe Business, então tive que caminhar um pouquinho para chegar nos vagões da classe Coach.

Os assentos não eram enumerados, então sentei na primeira poltrona que vi, mas quase todas estavam vazias, pude colocar minha mochila no assento ao lado.

Quisera eu dizer como foi a viagem, mas apaguei assim que o trem começou a andar. Só fui acordar quando desembarcamos na Penn Station de Nova York:

Como é andar de trem nos Estados Unidos
Muito mais espaço do que em um avião…
Como é andar de trem nos Estados Unidos
… e muito mais assentos disponíveis
Como é andar de trem nos Estados Unidos
Nos primeiros cinco minutos de viagem alguém passou checando as passagem e colocou essa filipeta com o círculo vermelho sobre o meu assento…
Penn Station Manhattan
Eu chegando em Nova York descansado e com sorriso no rosto

Você reconhece uma pessoa que ama Nova York quando ela abre um sorriso desse depois de desembarcar ali: ô lugarzinho feio e mal cuidado essa Penn Station de Manhattan!

Essa minha experiência de andar de trem nos Estados Unidos não poderia ter sido melhor.

Se você tiver alguma dúvida mande nos comentários que prometo tentar ajudar.

Passe de trem nos Estados Unidos

Quem já viajou de trem pela Europa está acostumado com a possibilidade de adquirir um passe de trem em vez de pagar individualmente pelas passagens.

Passes de trem nos Estados Unidos não são tão comuns quanto os passes de trem na Europa, mas existem três passes disponíveis:

  • Multi-Ride Pass
  • USA Rail Pass
  • California Rail Pass

Vale dizer que só os dois primeiros podem ser comprados on-line, da mesma forma que apenas eles necessitam reserva antecipada de assentos (o que eles chamam de RideReserve).

Vou falar sobre cada um deles, apesar de que o primeiro nem sempre é útil para turistas, só para quem, para economizar em hospedagem, opta por ficar em cidades próximas do destino final e não no destino final propriamente dito.

Multi-Ride Pass

Multi-Ride Pass é o passe de trem para que vai repetir o mesmo trajeto várias vezes ao longo da viagem, por isso ele é muito útil para quem mora nos subúrbios e trabalha na cidade ou para turistas que optam por se hospedar nas redondezas do destino final.

Esse tipo de viagem é chamado de “commute”, que é quando a gente viaja frequentemente entre dois destinos.

O passe de trem Multi-Ride Pass só é válido entre duas estações específicas de duas cidades previamente escolhidas, mas existem três diferentes tipos de passe:

  • Ilimitado: duas viagens por dia (uma em cada direção) durante o mês vigente
  • 10-Ride Pass: dez viagens em períodos de até 45 ou 90 dias (o mais útil para turistas!)
  • 6-Ride Pass: passe para estudantes, mas vale checar as limitações que são inúmeras

USA Rail Pass

USA Rail Pass é o passe com maior custo-benefício para quem quer percorrer grandes distâncias e se programa para fazer dez pernoites ao longo da viagem.

Existem várias limitações que você deve checar antes de comprar o seu, mas de maneira geral o passe custa 500 dólares e é válido para até até viagens entre mais de 500 destinos disponíveis.

Você pode comprar o seu passe até 120 dias antes do primeiro uso, mas a partir daí ele passa a valer por 30 dias consecutivos.

Fique atento nas escolhas que você irá fazer ao usar o passe: se um determinado trajeto requer uma baldeação você irá usar duas de suas dez viagens disponíveis.

California Rail Pass

California Rail Pass é o passe para quem quer cruzar grandes distâncias na Califórnia. Ele já não pode ser comprado on-line, mas você pode reservá-lo pelo telefone e depois pegá-lo em uma estação Amtrak.

O passe adulto custa 160 dólares e com ele você pode viajar de forma ilimitada em sete dias escolhidos por você dentro de um período de 21 dias consecutivos.

Importante dizer que os trens das companhias Sunset Limited, Southwest Chief, California Zephyr e Texas Eagle não fazem parte do California Rail Pass.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!

  Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

35 COMMENTS

  1. Oi Thiago.
    Tudo bom??
    Estamos em 3 pessoas, sairemos do Brasil em determinada data e vamos direto a NY, onde ficaremos uns 4/5 dias e vamos nos aventurar pelos USA
    Dali, gostaríamos de pegar trem e ir parando em algumas cidades, dormir e no dia seguinte seguir para outra e finalizar em Miami, de onde retornaremos.
    Precisamos saber como funcionam os passes de trem (se podemos descer onde quisermos e seguir até Miami). Já entrei na amtrak.com e é muito confuso.
    Desde já agradecemos e ficamos no aguardo.
    Marian, Izabel e Jaqueline

  2. Oi Thiago tudo bem? Eu preciso de uma ajuda sua, Eu estou planejando a minha viagem para Baltimore, e pretendo comprar passagens para NYC e de lá completar o trecho de trem. Minha dúvida é se na imigração isso pode ocasionar algum problema? E me conta como foi a sua experiência de ida, se você passou por isso?

  3. Thiago. Preciso de sua ajuda. Estou planejando uma viagem do RJ-BRASIL para Orlando-FL. Ficarei 10 dias e pretendo seguir de metrô/trem de Orlando para a cidade de Bismarck-North Caroline. Voce pode ajudar-me? Quanto tempo levaria e quanto gastaria?

  4. Oi Tiago, espero que você veja meu comentário e me responda.
    Eu meu esposo vamos viajar de trem de Los Angeles a São Francisco e vamos ousar um pouco mais, indo de São Francisco a Chicago. Já comprei o primeiro trecho, mas fiquei preocupada porque não vi reserva de assento no site da Amtrak. Como é que funciona? Na retirada do ticket é possível marcar assento?

  5. Oi Thiago, tudo bem?

    Eu pretendo viajar de trem de NYC para Washington no proximo mês de Agosto, como eu vou com a familia toda estou preocupado com a questão das bagagens, imagine, seremos 7 pessoas cada um com 2 malas gigantes. Eu verifiquei, e o trem que pretendemos viajar aparentemente tem a opção de Checked Baggage. Neste caso, você poderia me dizer se é fácil despachar e recuperar a bagagem após a viagem, e ainda, caso o trecho não ofereça Checked Baggage, há espaço reservado e/ou suficiente para esta bagagem no vagão.

    Agradeço antecipadamente por qualquer informação, muito obrigado.

  6. Olá Thiago, blza?
    Estou programando pra ir aos EUA, estou querendo viajar de Washington até Chicago de trem, 17hrs de viagem pelo site da AMTrak. A passagem de trem está exatamente a metade do preço de Avião.
    A estação em Washington fica muito longe do centro? Pois quero só ver a Casa Branca e tentar ir no museu aeroespacial de Washington.
    Vi que no trem tem alguns vagões com camas. Tem conhecimento do preço desses vagões?

  7. Olá Thiago, gostei muito do seu post e já me ajudou, porém ainda tenho uma duvida, vou em janeiro para NY e de lá para Washington e que ir de trem e vamos levar duas malas grandes vc acha que posso ter algum problema para embarcá-las?

    Obrigado.