Lembro que li sobre a Coastal Walk, um dos passeios mais tradicionais de Sydney, e fiquei animadíssimo com a possibilidade de fazer uma trilha que começava em Coogee Beach e terminava em Bondi Beach.

Olha, eu não imaginei que fosse gostar tanto: o passeio é realmente lindo e você passa por várias praias que merecem uma visita, Bondi Beach é só a mais famosa delas.

O que é a Coastal Walk?

Coastal Walk é uma trilha oceânica que liga duas das praias mais famosas em Sydney: Coogee Beach e Bondi Beach.

São seis quilômetros de caminhada com baixa intensidade, nenhum dificultador pelo caminho e quatro praias lindas entre o ponto de partida e de chegada: Gordons Bay, Clovelly Beach, Bronte Beach e Tamarama Beach.

Em nenhum ponto do percurso a gente precisa se preocupar com a maré porque pisamos muito pouco na areia, o intuito do passeio passear pelas praias e não atravessá-las.

+ Praias de Sydney: quais conhecer, como chegar e dicas

Vale a pena fazer a Coastal Walk?

Bem, isso depende de quem pergunta: o objetivo da Coastal Walk não é cumprir uma trilha para quem curte esse tipo de turismo, é realizar um passeio de baixa intensidade sem nenhum dificultador pelo caminho.

Coastal Walk também não pode ser encarada como uma forma de usufruir de seis praias em único dia: é impossível fazer mais do que dar um pulo no mar em cada uma delas em um só passeio.

Porém, quem encara a Coastal Walk como uma atração, sim, vale a pena fazê-la: Coastal Walk é uma trilha simples que pode ser feita por quase qualquer um, um passeio lindo e gratuito que termina na praia mais famosa da Austrália.

Onde começa a Coastal Walk?

Coastal Walk é uma trilha conectada por duas praias próximas no litoral de Sydney: Coogee Beach e Bondi Beach.

É possível começar tanto por Coogee Beach quanto por Bondi Beach, mas é mais comum começar em Coogee Beach porque assim você tem a chance de finalizar a caminhada na praia mais badalada.

Com relação a voltar para a cidade de transporte público no fim do dia, sair de Bondi Beach ou de Coogee Beach é igualmente trabalhoso, então isso não interfere muito.

Coastal Walk: Coogee Beach
Coogee Beach em um sábado de manhã (nem de longe tão cheia quanto Bondi Beach)

Caminhando de Coogee Beach para Bondi Beach

Coogee Beach não é uma das praias mais famosas de Sydney, mas foi uma das que mais gostei: Coogee Beach é linda, tem uma super infra e chegar ali é razoavelmente prático para quem está de transporte público.

Mas vamos começar pela pronuncia, assim você se faz entender quando precisar perguntar algo a alguém: Coogee, que estranhamente significa “lugar fedorento”, pronuncia-se cu-di.

Bondi, que parece ser a única que tem um belo significado, “barulho das ondas contra as pedras”, pronuncia-se bon-dai.

Claro que não tem fedor algum em Coogee, pelo contrário, tem cheirinho de mar:

Coogee Beach em Sydney
Coogee Beach em Sydney

Eu disse lá em cima que são seis praias paradisíacas, mas Coogee Beach não é paradisíaca, é uma praia urbana, e muito da sua fama vem por fazer parte da Coastal Walk.

Coogee Beach é bem menor do que Bondi Beach, além de ser mais frequentada por locais e menos por turistas.

Independente de ser uma praia urbana, Coogee Beach ainda assim é um passeio delicioso: na minha opinião todos deveriam começar por ela e fazer o caminho no fim do dia, assim chega-se a tempo de ver o pôr do sol em Bondi Beach, que é mais famosa e badalada.

É impossível calcular o tempo de caminhada: em um ritmo moderado ela dura entre 90 e 120 minutos, mas isso sem parar em nenhuma praia pelo caminho (o que é um pecado).

Coastal Walk: Coogee Beach em Sydney
Coastal Walk: Coogee Beach em Sydney

Por essa foto a gente consegue ter uma ideia legal de Coogee Beach: quase toda praia australiana tem uma entrada oficial entre a calçada e a areia, sendo que a de Coogee Beach é essa meia lua enorme que aparece na primeira foto.

A Coastal Walk começa pelo Dunningham Park, no final da praia.

Basta seguir pelo calçadão em direção as pedras que aparecem na primeira foto, passando pelas quadras de vôlei e atravessar a placa que diz Dunningham Park:

Coastal Walk: caminhada entre Coogee Beach e Bondi Beach
Começando o a caminhada entre Coogee Beach e Bondi Beach

Pronto, agora já não tenho mais o que dizer: não dá para explicar o caminho, mostrar um mapa ou tentar dizer quais são as praias pelas quais você irá passar, não é assim que funciona, sabe?

Agora é com você: passe o protetor no rosto, coloque os óculos e siga o fluxo!

É assim com todo mundo, não tem erro. Prometo.

São seis quilômetros de caminhada, mas apesar de não haver nenhuma placa pelo caminho não tem como se perder porque é quase impossível se desviar do seu trajeto.

Lembre-se apenas que você deve permanecer o mais próximo possível do mar. Essa trilha é movimentada e extremamente segura, tal qual todo o resto da cidade.

Vou por aqui nove das mais de duzentas fotos que tirei pelo caminho, olha só:

Coastal Walk em Sydney: passando pela primeira praia
Começando a Coastal Walk pela primeira praia depois de Coogee Beach
Nem todo mundo para, até porque grande parte das pessoas querem só chegar em Bondi Beach
Tem praia de cimento, construída pelo homem. Inclusive não só essa como muitas outras possuem pelo menos uma…
Piscina! Inclusive, vale dizer que é justamente uma piscina que marca a chegada em Bondi Beach (e ela é linda)
E não param de surgir praias, até que de repente…
Surge Bondi Beach com suas piscinas paradisíacas!

Enfim, esse é o caminho entre Coogee Beach e Bondi Beach, sei que vocês irão gostar tanto quanto eu.

Para chegar em Coogee Beach de transporte público saindo do Regents Court, minha dica de onde ficar em Sydney, basta seguir pela Darlinghurst Road em direção ao letreiro da Coca-Cola até chegar na Oxford Street.

Na Oxford Street passam diversos ônibus que seguem para Coogee Beach, mas o mais prático o 373.

Desça quando todo mundo descer, assim que você ver o mar.

Ponto de ônibus em Bondi Beach

O único porém de terminar a Coastal Walk em Bondi Beach é que na hora do rush os ônibus provavelmente estarão cheios.

Para descer no mesmo lugar onde você embarcou, na Oxford Street, pegue o 380 ou o 333 na direção contrária a que você veio caminhando.

Depois volte para dizer qual dessas seis praias você mais gostou!

E para ler tudo, absolutamente tudo sobre essas e outras praias importantes de Sydney, acesse:

+ Praias de Sydney: quais conhecer, como chegar e dicas

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Sydney? Selecionei as melhores opções nos arredores de Darling Harbour, Bondi Beach e Kings Cross. Eu fiquei no Regents Court de Kings Cross e recomendo!

  Não sabe o que fazer na Austrália? Fiz uma lista com as principais atrações, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? O comparador Seguros Promo oferece desconto exclusivo para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Austrália pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.

7 COMMENTS

  1. Olá! Adorei o post e o blog, claro! Estou planejando o roteiro de Sydney e minha maior preocupação era se essa trilha é segura para se fazer sozinha, se é movimentada e se é tranquilo fazer pela manhã.
    Pelo que você falou, não tem risco de assalto. Certo?

    Se puder falar um pouco mais sobre isso, agradeço!
    Parabéns pelo blog e pelas viagens.

  2. Olá! A praia de Bronte é muito boa, tomei vários caldos lá, hahaha. E como vc citou, realmente a caminhada é um show a parte, com todas as rochas e o contorno recortado. O mais bizarro realmente é o cemitério próximo a Cooge, cara, nunca tinha visto isso. Mas com certeza valeu.
    Abraço.

  3. Estou pensando seriamente em te bloquear da minha TL no intagram, facebook e afins… meu coração nnao está aguentando de saudades…
    Essa caminhada é show… fiz uma outra partindo de Bondi e indo até Watson Bay que tb foi bem legal, as trilhas são menos claras que essa, mas o visual também é lindo e bem off-beaten também. E depois tem a trilha que vai até Manly do outro lado, você fez… aí como eu amo Sydney…
    BTW… thanks pelo link :)
    bjão

    • Ei Pat, como Bondi é a praia que todo mundo quer, tô preparando um post sobre lá, mas já adianto a resposta para a sua pergunta: essa piscina incrível de Bondi não é pública, mas o preço é bem camarada, apenas AU$ 5,50 para adultos, AU$ 3,50 para crianças e AU$ 3,00 para quem quer ficar na área da piscina sem mergulhar. O site do clube que onde funciona a piscina é http://icebergs.com.au