É engraçado como atravessar a ponte do Brooklyn já é um dos programas mais tradicionais de Nova York: a Brooklyn Bridge é linda, mas vê-la de longe não é o bastante, você tem que atravessá-la.
Como se ser um destino por si só já não bastasse, cruzá-la te conecta a Dumbo, uma das regiões mais famosos do Brooklyn, de onde você pode pegar um ferry para qualquer outra parte do borough, como Williamsburg ou Red Hook, dois dos meus preferidos.
Quero dar umas dicas práticas sobre como conhecer e atravessar a Brooklyn Bridge, mas antes preciso deixar três dicas importantes para ajudar em seus planejamentos de viagem:
+ Leitor do blog tem 15% de desconto em seguro de viagem para os Estados Unidos!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular: escolha o melhor chip com 15% de desconto!
Tabela de conteúdos
Vale a pena conhecer a ponte do Brooklyn?
Sim, vale a pena conhecer a ponte do Brooklyn, não só porque ela é linda e porque o passeio é legal, mas porque essa é uma ótima forma de sair dos limites de Manhattan e desbravar o Brooklyn.
Como mencionei ali em cima, a porta de entrada do Brooklyn por quem chega pela ponte é Dumbo, que por si só já vale a pena, mas a partir dele pode-se ir caminhando para Williamsburg ou de ferry para outros bairros do borough.
A ponte do Brooklyn é bonita?
Sim, a ponte do Brooklyn é linda, principalmente quando vista de Dumbo com Manhattan ao fundo.
Ela foi a primeira rodovia em ponte suspensa por cabos de aço dos Estados Unidos e a primeira conexão entre Manhattan e o Brooklyn lá nos idos de 1880 – foram quatorze anos até que ela ficasse inteiramente pronta.
São seis vias ao todo, três em cada direção, mas vale dizer que a gente caminha (ou pedala) um nível acima dos carros e não ao lado deles.
Sempre achei um charme a ideia de misturar cabos de aço com madeira, tijolos e granito.
Outra coisa que deixa a Brooklyn Bridge muito bonita é a ausência de “love locks”, os cadeados deixados por casais apaixonados – aliás, esses cadeados são proibidos em Nova York, não de esqueça!
Como chegar na ponte do Brooklyn?
Você pode chegar no início da Brooklyn Bridge de metrô caso esteja vindo de Manhattan: as linhas N e R chegam na estação City Hall e as linhas 4, 5 e 6 na estação Brooklyn Bridge.
Quem está vindo do Belleclaire, uma das minhas dicas de onde ficar em Nova York, as linhas 2 e 3 chegam na Fulton Street, a estação mais próxima.
Como atravessar a ponte do Brooklyn?
Você pode atravessar a ponte do Brooklyn de carro, a pé ou de bicicleta.
Para atravessá-la a pé não tem nenhum mistério, basta seguir as placas que indicam a direção e começar a caminhar – são exatamente 1.825 metros de uma ponta a outra.
Para atravessá-la de bicicleta não muda muita coisa, você só precisa de alugar uma – eu sugiro a Bike Rent NYC que tem uma unidade logo na boca da Brooklyn Bridge (145 Nassau Street) para quem chega por Manhattan.
Vale fazer a reserva on-line para conseguir o desconto de 30%.
Quais os melhores lugares para ver e fotografar a ponte do Brooklyn?
O melhor lugar para ver e fotografar a Brooklyn Bridge é da própria ponte.
Ela fica mais ou menos cheia de acordo com o momento do dia (quem chega cedo encontra menos turistas), mas ao longo dela existem vários pontos para sentar, reclinar ou ficar em frente aos seus famosos arcos.
Ao chegar em Dumbo você terá várias oportunidades de fotos com a ponte do Brooklyn ao fundo, no meu roteiro por lá mostro todos eles, inclusive o Brooklyn Bridge Park que não é dos mais legais, mas o caminho que passa por ele, Brooklyn Heights Promenade, é ótimo para quem quer fazer uma selfie com a ponte atrás.
Conclusão
A ponte do Brooklyn foi a primeira rodovia em ponte suspensa por cabos de aço do país – um marco arquitetônico que começou a ser construído em 1880 e só ficou pronto em 1894.
Vale a pena conhecê-la não só por ser um ícone de Nova York, mas por essa ser uma ótima forma de sair dos limites de Manhattan e desbravar o Brooklyn por um de seus bairros mais legais; Dumbo.
Você pode atravessar a ponte do Brooklyn de carro, a pé ou de bicicleta, mas independente da sua escolha, chegue cedo.
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!
Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.
Parabéns pelo blog, ano que vem irei fazer minha 1ª viagem internacional, e sozinho haha. Seu blog tem ajudado bastante. Sucesso.
Que bom Jean, vai dar tudo certo, tenho certeza!
Thiago, tudo bom? Vi que tem ficado no Hotel Belleclaire, mas não achei seu comentário a respeito do Hotel. Pode dar sua opinião? Obrigada! Abraços