Brookfield Place foi a melhor forma que Nova York encontrou para abrir dois dos melhores mercados e praças de alimentação da cidade: Le District e Hudson Eats.
Lembro que passear pelo antigo Winter Garden já era uma delícia mesmo sendo tão pequeno, imagina agora que ele virou apenas um pedacinho de um verdadeiro shopping para foodies?
Não sabe o que é um shopping para foodies?
Shopping para foodies é como a gente geralmente chama um “food hall”, ou uma praça de alimentação estilosa com restaurantes originais ou versões mais intimistas de restaurantes já consolidados na cidade.
E apesar de Brookfield Place ter lojas como Gucci e Luis Vuitton, ele é famoso mesmo é pelos mercados e restaurantes.
Tabela de conteúdos
O que fazer em Brookfield Place
Brookfield Place é uma empresa canadense que tem um verdadeiro quartel-general em frente a Memorial Plaza e ao 9/11 Memorial Museum em Nova York.
Quando foi inaugurado, há quase trinta anos, ele era consideravelmente menor, o espaço aberto ao público resumia-se ao Atrium de Winter Garden, um charmoso janelão com vista para as antigas Torres Gêmeas.
Depois dos atentados de 2001, Brookfield Place passou por uma enorme reforma que só ficou pronta em 2012 e inaugurou dois lugares incríveis na cidade: o mercado francês Le District e a praça de alimentação Hudson Eats.
+ Leitor do blog tem 15% de desconto em seguro de viagem para os Estados Unidos!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular: escolha o melhor chip com 15% de desconto!
Compras em Brookfield Place
Essa foto aqui em cima mostra os fundos da região de compras do Brookfield Place, que é a região da Marina de Battery Park onde ficam estacionados alguns dos maiores iates da cidade.
É como um shopping, porém pequeno, com poucas lojas e marcas com foco no mercado de luxo: Bottega Veneta, Burberry, Ermenegildo Zegna, Gucci…
Tem algumas marcas bem diferentes também, como a Babesta, uma pequena Beverly Hills para recém-nascidos e bebês de colo.
Os preços são meio assustadores, principalmente se você já passou por uma Baby Gap no caminho.
Depois do corredor de lojas vem o Winter Garden, mas eu não tenho fotos legais de dentro dele.
O mercado francês Le District
Bem, continuando: entramos pelas lojas, passamos pelas palmeiras de Winter Garden e depois chegamos em Le District, o mercado francês que é a sensação de Nova York.
Le District é uma versão mais organizada e 100% francesa do famoso Eataly, o mercado italiano em frente ao Madison Square Park.
Eles são razoavelmente parecidos em tamanho e proposta.
O mercado francês é cercado por bares e restaurantes: você vai passeando, conhecendo ingredientes e produtos de cozinha enquanto escolhe onde sentar e experimentar algo de uma ou outra estação.
Olha que gracinha o lugar:
Os produtos importados e as home brands de Le District chamam muita atenção: eu levei uns quatro temperos para casa, só não levei queijo porque tinha medo de tê-los confiscados ao passar pela alfandega, o que agora parece ser oficialmente permitido.
Outra dica que dou é deixar para jantar no Beaubourg, um restaurante fusion com culinária francesa e americana. Falei sobre ele aqui:
+ 5 lugares para jantar em Nova York
A praça de alimentação Hudson Eats
Vamos para a parte que gosto mais, o andar de cima, a praça de alimentação Hudson Eats que fica intransitável de segunda a sexta entre meio-dia e duas da tarde.
Quando a gente pensa em praça de alimentação vem logo aquela imagem de um McDonald’s e um Burger King lado a lado, mas seguindo a tendência americana de elitizar o conceito de food court o Hudson Eats é um verdadeiro coletivo de restaurantes:
Conheci o Num Pang com seus sanduíches inspirados na cozinha do Cambodja (cuidado com a pimenta) e a costela ao barbecue do Mighty Quinn’s, mas se você tem pouco tempo na cidade e não vai ter outra oportunidade de experimentar o Umami Burger pode ir nele sem pensar duas vezes.
Meu amigo, guarde esse nome: Umami Burger.
O Umami é o melhor hambúrguer de Nova York: para quem curte bacon, peça o Manly que vem com onion rings e muito, mas muito queijo.
Como chegar em Brookfield Place
Geralmente as pessoas vem caminhando do shopping Westfield ou da Memorial Plaza.
O Brookfield Place, clique aqui para acessar o site, fica no endereço 230 Vesey Street.
As linhas A e C descem na estação Chambers, as linhas 2 e 3 na estação Park e as linhas N e R na estação Cortland.
As lojas funcionam entre dez da manhã e oito da noite, mas o Hudson Eats fecha às 21h.
Conclusão
Brookfield Place é um shopping para foodies: ele é bem democrático para quem vai almoçar, jantar ou fazer lanchinho no meio da tarde, mas como as lojas são bem especificas imagino que não seja uma opção de compras para a maior parte das pessoas.
Além de curtir o Atrium de Winter Garden, não deixe de conhecer o mercado francês Le District e a praça de alimentação Hudson Eats.
Se você quer conhecer mais sobre a região e como inserir o Brookfield Place em um dia de roteiro, clique aqui e aqui, onde dou dicas de Battery Park e Memorial Plaza.
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!
Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.