Eu não imaginava que tão poucas pessoas soubessem da existência do Aulani, o resort da Disney no Hawaii.
Pois quem acompanhou minha viagem mês passado agora sabe: Aulani, a Disney Resort & Spa fica na ilha principal do Hawaii, O’ahu, mas não necessariamente em Honolulu, mas Kapolei, nas redondezas da região do aeroporto.
Kapolei é um município com o que eles chamam de “censo designado”, uma nomenclatura que não existe no Brasil, mas isso não quer dizer muita coisa: Aulani fica em Kapolei, na comunidade de Ko Olina (outro conceito difícil de ser explicado, mas vamos encarar como “bairro”), mas é como se fosse subúrbio de Honolulu.
Aulani não fica a mais de 30 minutos de carro das praias de North Shore. Waikiki Beach talvez leve um pouco mais, mas isso só enquanto não chegam ao fim as obras que estão aumentando ainda mais o número de faixas da estrada que levam ao aeroporto.
Tabela de conteúdos
Pode acreditar: a Disney tem um resort no Hawaii
Em uma das praias mais paradisíacas do mundo, a Disney inaugurou, em agosto de 2011, um resort no Hawaii.
Quando o projeto foi divulgado pela primeira vez, em meados de 2007, o anúncio dizia que o Aulani custaria aproximadamente 800 milhões de dólares, mas acredita-se que ele tenha custado o dobro quando foi inaugurado em agosto de 2011.
Atualmente, o Aulani emprega mais de mil funcionários que falam pelo menos cinco línguas.
São 835 quartos disponíveis em 16 andares de duas torres separadas pelo Maka’ala, o lobby do hotel.
Um fato curioso é que desses 835 quartos, apenas 359 estão aptos a serem reservados, porque os outros 460 são exclusivos para membros do programa Disney Vacation Club.
Se você é bom em matemática deve ter percebido que faltam 16 quartos para que essa conta feche, certo?
Então, esse 16 quartos são 16 suítes dos sonhos que podem ser usadas tanto por hóspedes comuns, como eu e você, quanto por membros do programa DVC.
Só que elas custam uma fortuna. O preço nem anunciado é.
+ Leitor do blog tem 15% de desconto em seguro de viagem para os Estados Unidos!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular: escolha o melhor chip com 15% de desconto!
Que tipo de resort é o Aulani?
O Aulani é um resort paradisíaco tal qual um tradicional resort all-inclusive, a diferença é que quase nada está incluso na tarifa.
“Nem o café da manhã?”, não, nem o café da manhã, aliás, diferente do Brasil, geralmente o café da manhã nunca está incluso em um resort americano deste padrão.
Mesmo sem nada incluso, o que não faltam são atividades diárias que fazem parte da estada, é mais ou menos como acontece nos cruzeiros da Disney: todas as noites é liberada a agenda do dia seguinte e você pode programar como se entreter sozinho, a dois, com os amigos ou com crianças.
São brincadeiras na piscina com a presença dos personagens, alongamento na praia, assar marshmallow no espeto…
Ou você pode optar por curtir a praia e a piscina como se não houvesse amanhã, dando breaks ao longo do dia para curtir uma refeição rápida ou em grande estilo.
Aliás, já que falei em “piscina e praia como se não houvesse amanhã”, o Aulani, como eu disse, fica em Ko Olina, o litoral de Kapolei.
E sabe o que Ko Olina tem de mais interessante?
Dias lindos de sol: Ko Olina é a parte mais seca da ilha, geralmente o único lugar que, mesmo nos dias de chuva, ainda faz sol.
O que o Aulani oferece?
Todas as dependências do Aulani estão inclusas na diária, ou seja, você pode usufruir de quase tudo que encontra pelo caminho, mas tem que pagar pelas refeições.
O entretenimento, os personagens, as piscinas, as aulas e brincadeiras que constam na publicação diária Daily ‘Iwa e o acesso ao mar fazem parte da hospedagem.
Você não precisa pagar pela toalhas que usa fora do quarto, mas equipamentos de mergulho são pagos, porém não são caros – e independente do número de dias, o valor para quem aluga ao dia é quase o mesmo de quem aluga para a estada completa.
O Aulani tem dois restaurantes com serviço completo (sendo um deles buffet), um restaurante com serviço de balcão, três bares (um na parte seca, dois à beira da piscina) e três quiosques (dois à beira da piscina, um na praia) com comidinhas rápidas como sucos, sorvetes e chips.
Piscinas aparecem por todos os lados e quando menos se espera: sugiro ver o resort de cima, do corredor de um dos andares mais altos, para ter a certeza que passou por todas elas.
É bobagem tentar explica-las ou dar nome a cada uma delas, mas é um verdadeiro emaranhado de opções que atendem a todos os gostos!
Tem piscina e jacuzzi exclusiva para adultos, tem rio lento, tem dois toboáguas, um playground molhado no nível da piscina e um outro com pontes e escorregas, além de piscina de mergulho com peixes e, claro, a piscina principal.
Só vou dar o nome de uma delas com intuito de dizer o quanto o lugar é grande, mesmo que eu faça papel de bobo: só agora descobri que a Ka Maka Grotto tem uma jacuzzi escondida dentro dela!
Como o Aulani é um resort pé na areia você estará sempre a um elevador de distância do mar do Hawaii – que é lindo de tantas formas que te faz pensar qual a melhor forma de dividir o seu tempo entre o resort propriamente dito e as espreguiçadeiras na areia.
O mar do Aulani é bonito?
Eu não devo ter sido suficientemente claro, então, lá vai: o mar do Aulani é lindo!
Eles chamam a Kohola Lagoon de “Aulani Lagoon” porque a praia do Aulani é uma das quatro lagoas que compõem o trecho completo de praias de Ko Olina.
Essas quatro lagoas podem ser percorridas em 20 ou 30 minutos de caminhada por uma orla linda que termina na Marina de Ko Olina.
Como as praias de Kapolei foram alteradas para se tornarem lagoas, o mar do Aulani é um mar com pouquíssimas ondas e sem a presença indesejada de tubarões.
Existem lojas no Aulani?
Como em todo hotel Disney, o Aulani tem aquela tradicional lojinha da Disney onde você também encontra artigos de farmácia e supermercado, a Kalepa’s Store.
O curioso é que existe uma outra loja, Hale Manu, que vende produtos de outras marcas como roupas, bolsas e óculos de sol.
No mais, Aulani tem um spa com preços salgadíssimos, uma academia, clubinho para as crianças, sala de jogos e outras coisas que eu com certeza esqueceria de colocar aqui se me propusesse a elencar todas elas.
Como é comer nos restaurantes do Aulani?
A experiência gastronômica que o Aulani oferece merece um post só seu, aliás, um não, vários, e eles já estão no forno.
O que posso dizer é que a Disney do Hawaii também conquista pelo estômago: nem no Disney Fantasy tive uma experiência tão completa e acima de média em absolutamente todas as refeições.
E olha que fui extremamente eclético: em cinco dias de viagem consegui comer as três refeições do dia no Ulu Cafe (restaurante com serviço de balcão), jantei no ‘Ama ‘Ama (restaurante havaiano à la carte com vista para o mar) e experimentei o buffet com personagens de café da manhã e de jantar do Makahiki, um lugar que por si só já vale a viagem.
E sabe o que é mais interessante? Comer no Aulani está longe de ser uma experiência cara.
Pelo contrário: caro é chegar no Hawaii e pagar cinco noites ali, mas uma vez hóspede come-se muito melhor do que nos parques por preços equivalentes.
Explico: a comida em restaurante com serviço de balcão é farta, e pelo preço do tradicional hambúrguer com fritas dos parques de Orlando a gente come purê de batatas com meio galeto desossado no Ulu Cafe.
Mesma coisa no Makahiki que, pelo preço padrão de um buffet dos parques de Orlando, vai muito além do que se espera de um all-you-can-eat e só na baia das carnes oferece carangueijo, camarão, filé e picanha.
O ‘Ama ‘Ama também não é dos mais baratos, mas isso a gente diz depois de comparar um prato à la carte com a fartura de um buffet all-inclusive.
Lembre-se: caro, no Aulani, é o serviço de quarto. Um prato de macarrão entregue em mãos custa o mesmo que um jantar com buffet completo no Makahiki.
Já postei alguns artigos sobre alimentação no Aulani, clique neles para saber mais sobre valores e cardápios:
+ Ulu Cafe: o restaurante econômico do Aulani
+ ‘Ama ‘Ama: o restaurante à la carte do Aulani
+ Café da manhã com personagens do Aulani
+ Jantar com personagens do Aulani
Vale a pena se hospedar no Aulani?
O Aulani deve ser, junto com o Four Seasons ao lado, um dos resorts mais caros de O’ahu.
Para piorar, a tarifa, que nunca é inferior a 500 dólares/dia, não inclui a taxa diária de 45 dólares pelo estacionamento – e, sim, é indispensável ter um carro se você pretende conhecer o resto da ilha.
+ Vale a pena alugar carro no Aulani?
O problema não é estar prestes a se hospedar na Disney, geralmente a opção mais cara dentre todas as outras, é se hospedar no Aulani, a Disney mais exclusiva do mundo: tão exclusiva que apenas três em cada dez pessoas ali são hóspedes pagantes como eu e você, todas as outras são membros do programa DVC.
Em cinco noites de Aulani não encontrei nenhum brasileiro hospedado ali, aliás, não ouvi sequer espanhol – e você sabe o quanto isso é difícil em qualquer lugar do mundo.
Pronto, agora pode você responder a si mesmo: vale a pena se hospedar no Aulani?
Para mim valeu até demais: o lugar é paradisíaco, a comida é deliciosa e o quarto era maravilhoso, tudo isso imerso na cultura Disney de uma forma que nunca vivi antes.
Difícil é ficar no Aulani e ter que bater perna pelo Hawaii como quem desbrava um novo destino.
Eu fiquei cinco noites tendo em mente que tiraria dois dias para conhecer outras praias e restaurantes, por isso as pessoas geralmente dividem a hospedagem em dois hotéis diferentes para poder se dar ao luxo de aproveitar o Aulani durante 100% do tempo.
Existe vida fora do Aulani?
Sim, e você irá perceber isso passeando pela orla das lagoas de Ko Olina: Marriott’s Ko Olina Beach Club e Four Seasons Resort Oahu at Ko Olina são dois lugares que oferecem restaurantes deliciosos que você pode inserir no seu roteiro mesmo que não seja hóspede de nenhum deles.
Ko Olina faz parte de Kapolei, uma cidade planejada com pinta de cenário de filme onde tudo é muito novo e padronizado, inclusive o Kapolei Commons, um centro comercial a céu aberto a cinco minutos de carro do Aulani.
Kapolei Commons foi recentemente inaugurado e está crescendo. Hoje ele é ancorado por um Super Target, uma T.J. Maxx, uma Ross Dress For Less e um complexo Regal de salas de cinema.
Acredito que de forma geral os únicos lugares onde é possível ir sem carro e a qualquer momento do dia são o Four Seasons e o Ko Olina Station & Center que fica em frente ao Aulani, todos os outros ficam fora de mão depois que anoitece.
O Ko Olina Station & Center tem um bar animado nos fins de semana, uma cafeteria famosa na cidade e uma deli que se passa por mercadinho onde encontra-se de tudo um pouco.
Essa dica é boa, pode anotar: Ko Olina Station & Center é uma mão na roda para quem está sem carro.
Qual é a sensação de se hospedar no Aulani?
Aulani é tudo aquilo que eu esperava, aliás, Aulani superou minhas expectativas porque foi ele que me proporcionou a melhor e mais completa experiência Disney.
Já fui dezenas de vezes e já me hospedei em vários hotéis da Walt Disney World, Disneyland e Disneyland Paris, além de um cruzeiro de sete dias pelo Caribe no Disney Fantasy, mas eu nunca vivi a Disney de forma tão completa como aconteceu no Aulani.
Se você não é um apaixonado pela Disney ou não está viajando com crianças existe um Four Seasons literalmente ao lado, vale comparar preços.
Eu amei ter ficado em Ko Olina, a experiência foi incrível e agora já sei que não quero ficar em Waikiki em uma próxima viagem – é que Kapolei oferece uma experiência bem mais discreta e menos turística, apesar de mais cara.
E, sim, ficar no Aulani é como ficar na Disney: os personagens, a atenção aos detalhes, o cuidado com a experiência do hóspede, com a qualidade do serviço e com a satisfação final são constantes.
A única diferença é que no Aulani a cultura local havaiana sobrepõe a cultura Disney: diferente dos parques e dos cruzeiros, pela primeira vez a Disney criou um storytelling onde o Mickey não é um anfitrião – no Aulani ele é um hóspede, assim como a gente.
O que quero dizer é que a Disney, sempre tão Disney, deixou com que a arquitetura, a cultura e a gastronomia havaiana falassem mais alto do que ela mesma.
Prova disso é fazer com que o Mickey e outros personagens não sejam os personagens principais desse storytelling e sim o local onde ele está.
Enfim, Aulani é extremamente Disney, mas é ainda mais “aloha” do que Disney.
Mahalo!
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Honolulu? Uma das melhores praias para procurar hospedagem é Waikiki, que é central e ótima para quem vai pela primeira vez. Eu sugiro que você dê uma olhada na rede Outrigger, como o Outrigger Beachcomber e o Outrigger Reef.
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Ola! Sabe me dizer se tem algum programa de intercambio da Disney para trabalhar no Aulani?
Olá, não possui
fabipavani@gmail.com
Gostaria de saber se eu posso passar o dia no Aulani??
Outra dúvida,vou ficar 11 dias no Hawaii e o que vc achou imperdível por lá?
Bjss e adorei o seu blog
Oi Fabiana, você não pode usufruir do hotel, mas você fazer reserva para almoçar, jantar ou tomar café da manhã. Pode participar do luau também!
Parabéns pelo post! Está excelente!!
Também compartilho o mesmo amor pelo Aulani!! Quando fui a primeira vez em 2014, o Resort era tão desconhecido dos Brasileiros como ainda é hoje! Mas fico feliz de saber que, pouco a pouco, mais brasileiros descobrem esse paraíso da Disney em Oahu!
Que sonho de lugar, quero espalhar a notícia sobre ele!