Finalmente cumpri a promessa e fiz uma lista com dicas para quem está indo viajar e gostaria de renovar as malas de viagem nos Estados Unidos.
Sempre que me perguntam qual ou onde comprei as minhas eu bato uma foto e mando, mas dessa vez eu fiz muito mais: vou mostrar as malas que tenho, as que eu já tive e as que eu compraria sem pensar duas vezes.
Vou colocar os links da amazon.com, mas você também encontra essas malas em shoppings ou até mesmo em promoções na Marshalls.
O único problema de deixar para comprar na Marshalls é que nem sempre a gente compra exatamente a que queria, ou exatamente da cor que queria, ou não consegue comprar duas de tamanhos diferentes de uma mesma coleção.
E eu só compro mala quando posso comprar duas de tamanhos diferentes de uma mesma coleção – assim consigo viajar com uma dentro da outra.
Tabela de conteúdos
Qual tipo de mala de viagem comprar?
Existem vários tipos de malas de viagem diferentes, e na maior parte das vezes a gente escolhe o tipo de mala em função do tipo de viagem, porque por mais incrível que ela possa ser nenhuma se adapta a todo tipo de viagem.
Por isso que mala não se divide apenas entre bagagem para despachar e bagagem de bordo (ou “carry on” que é como os gringos chamam mala de mão).
Não sou nenhum especialista em malas, só sou um consumidor que compra com uma certa frequência porque uso muito, mas quando penso no assunto são três os modelos que me vem à cabeça:
- Softside (ou softshell): são aquelas tradicionais malas de poliéster que são mais baratas e flexíveis
- Hardside (ou hardshell): são as malas rígidas de plástico duro, geralmente policarbonato ou polipropileno; ou ABS nas marcas mais baratas
- Duffel (ou “marinheira”): são as malas de tecido que parecem bolsas, mas algumas possuem rodinhas também
Eu não vou tentar te convencer a comprar uma ou outra porque gosto de todas e já tive todas, e também não sou louco de tentar explicar qual a diferença entre policarbonato ou polipropileno.
Exceto por alguns detalhes práticos que posso dar ao longo do post, todas que irão aparecer aqui são ótimas, mas confesso que atualmente tenho usado apenas malas rígidas (e minha última preocupação é saber se elas são de policarbonato ou polipropileno).
E sabe por quê?
Porque depois que um voo meu atrasou duas horas em Orlando, e eu vi todas as malas na pista, ao lado da aeronave tomando chuva, eu nunca mais usei mala de poliéster.
Quando cheguei em casa tudo que estava dentro da mala fedia a cachorro molhado.
Eu sempre usei malas flexíveis de poliéster até então porque achava que malas rígidas deformavam e arranhavam muito fácil, mas confesso que estou bem surpreso e satisfeito com a troca.
O que preciso saber antes de comprar uma mala?
Você provavelmente já tem uma inclinação natural a escolher entre flexível ou rígida, e eu não preciso te convencer do contrário, mas existem dicas práticas que posso dar independente da escolha.
- Escolha uma mala que permita expansão, ou seja, escolha uma malha com um zíper a mais que, quando aberto, aumente a área cúbica da mala.
- Escolha uma mala com spinner, apesar de que isso sequer é dica, porque mala sem spinner e sem puxador retrátil tem outro nome: caixa. Para quem não sabe, spinner são pelo menos quatro rodinhas, o que te permite deslizar a mala em todas as direções e não só puxá-la.
- Escolha uma mala com alças laterais. Não se esqueça de conferir se o modelo que você escolheu tem pelo menos uma alça na lateral para facilitar o serviço de tirá-la do chão. Se o modelo escolhido tiver um puxador no fundo da mala e outros dois em ambas as laterais você tirou a sorte grande!
- Escolha uma mala que faça parte de uma coleção, assim você consegue comprar dois modelos de tamanhos diferentes para viajar com uma dentro da outra.
- Não se preocupe com essas travas embutidas que travam através de segredo, usar isso só vai te trazer problemas e elas não substituem um cadeado.
Não tenho muito o que falar sobre bolsas duffel porque elas são muito específicas: a gente compra um duffel para viagens curtas, geralmente para lugares onde não faz sentido arrastar uma mala pelo chão.
Outra coisa é que existem duffel bags com puxador retrátil e rodinhas, mas existem duffel bags que são basicamente só tecido, elas não tem estrutura rígida.
Quais acessórios comprar com uma mala nova?
Só considero essenciais esses quatro acessórios:
- Cadeados aprovados pelo TSA;
- Balança portátil;
- Localizadores;
- Etiquetas de mala.
Uma outra coisa que muita gente gosta, mas eu nunca me adaptei apesar de já ter tentado algumas vezes, são os organizadores para guardar meias, roupas íntimas e outras peças de roupa dentro da mala.
E para quem optou por comprar uma mala rígida, capas protetoras de lycra também são essenciais para deixá-las nova por mais tempo.
Cadeados de mala
Existem dezenas de cadeados diferentes disponíveis no mercado, uns funcionam com chave e outros com códigos, mas eu obviamente prefiro os com código para evitar a possibilidade de perder a chave.
Outra dica que dou: opte pelos cadeados com cabo de ferro, assim você pode usá-lo para prender a mala à uma estrutura fixa qualquer em um trem ou até mesmo no quarto do hotel.
E já que você vai comprar um cadeado, que seja um com o símbolo do TSA, o órgão responsável pela segurança de passageiros em aeroportos americanos, só assim você não vai perder o cadeado caso a alfândega queira abri-lo em algum momento.
Localizadores
Sou completamente viciado nesses localizadores que funcionam sem bateria e ainda emitem som.
O Tile foi o primeiro a ser criado, mas pouco tempo depois a Apple lançou o AirTag que é mais simples e mais barato.
Basta pegar um localizador e emparelhar com o seu celular, depois é só escondê-lo na mala para acompanhar a sua localização independe de onde você esteja.
E você ainda pode brincar de procurar chaveiros e outros cases para prender os seus AirTags onde você quiser.
Capa protetora
Existem capas protetoras de plástico que protegem malas da chuva, mas as minhas capas são de lycra.
Essas capas de lycra só são úteis para quem optou por malas rígidas, hardshell, para protegê-las de arranhões, ou seja, o único intuito é deixar as malas novas por mais tempo.
Balança portátil
Quem começou a viajar há pouco tempo talvez não se lembre, mas durante muito tempo era lei: qualquer voo internacional comprado no Brasil permitia o despacho gratuito de duas malas de até 32 quilos cada.
Bons tempos aqueles!
Agora qualquer quilo vale ouro e ultrapassar o peso permitido pode encarecer absurdamente a sua viagem, então, tenha uma balança portátil consigo!
Organizadores de mala
Tem gente que adora e não viaja sem, mas eu infelizmente não tenho a paciência e o jeitinho necessário para fazer com que esses módulos sejam úteis na hora de fazer a mala.
Existem dezenas de modelos on-line, alguns estruturados e outros só de poliéster mesmo.
As melhores malas de viagem para comprar nos Estados Unidos
Fiz uma lista para você ter uma ideia de por onde começar a sua busca pela mala ideal, seja mala rígida, flexível ou até mesmo duffel bags.
Samsonite Omni PC
Sou completamente apaixonado por esse modelo, Omni PC da Samsonite, aliás é ele que estou usando agora, já deve estar na terceira ou quarta viagem.
Os dois modelos maiores possuem três puxadores e fechamento por código aprovado pelo TSA – não que eu use, vale deixar bem claro.
Pela internet, o conjunto com três custa 285 dólares, ou seja, o preço de uma no Brasil – você pode comprá-las separadamente também, mas não terá o desconto progressivo.
Ah, existem dezenas de cores diferentes, você não precisa ser tão sem graça quanto eu que só levo preto.
Samsonite Omni 2
Essa é a versão mais nova do modelo anterior, mas não existem muitas diferenças entre eles.
O que elas tem de mais diferente, além do design, é a quantidade de rodinhas: a Omni 2 da Samsonite possui rodinhas duplas, ou seja, são oito no total.
Olha, eu sempre disse que faz muita diferença escolher um modelo com rodinhas duplas porque elas tendem a durar mais e deixam a mala mais leve, mas agora que voltei para um modelo com rodinhas simples confesso que não vi muita diferença.
Ah, importante dizer: a malinha de mão tem entrada USB.
O conjunto com as três custa 310 dólares.
Eu não consigo gastar mais do que isso em mala, mas se você quiser comprar a Ferrari da Samsonite dê uma olhada na Centric 2, só não me pergunte o que faz dela tão especial.
American Tourister Stratum 2.0
É comum comprar três malas rígidas de um mesmo modelo da Samsonite com descontos progressivos, o que justifica a compra, mas isso nem sempre acontece com a American Tourister.
O que é muito doido, porque a American Tourister é justamente a marca menos nobre da Samsonite.
Os três tamanhos do modelo Stratum 2.0, que até onde me consta é o mais famoso, custa 350 dólares sem desconto – mas o plástico usado pela American Tourister é menos resiste do que o da Samsonite.
SwissGear Sion
O problema de comprar malas flexíveis da Samsonite nos Estados Unidos não é elas custarem mais do que as rígidas, porque não custam, é não haver desconto progressivo na compra do conjunto com duas ou três.
Por isso que elas parecem mais caras do que as malas de policarbonato.
Vou sugerir a Sion da SwissGear que é uma marca que brasileiro conhece e gosta. O conjunto com três tamanhos diferentes custa 350 dólares.
O modelo concorrente da Samsonite é bem mais caro, e o da American Tourister bem mais barato, mas ambos possuem rodinhas duplas.
Samsonite Andante 2
Eu adoro esse modelo de duffel bag da Samsonite porque ele é lindo e ainda possui puxador retrátil e rodinhas para ser usada com mala principal.
Ou seja, é uma ótima bolsa de viagem e ainda quebra um galhão como primeira mala.
Existem três tamanhos que variam entre 60 e 100 dólares, mas independente de qual você escolher todos tem compartimentos e bolsos internos.
Olha, eu tenho até vergonha de deixar essa dica aqui, mas não vou conseguir não falar dessa duffel bag da Eddie Bauer.
A verdade é que estou louco de vontade de comprá-la, só não tive coragem. Ainda.
Ah, depois não deixe de ler:
+ Como evitar o extravio de malas
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto! Para saber como escolher o seu, leia isso!
Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!