De todas as curiosidades sobre o Texas, a que mais pegou foi descobrir que a origem do nome do estado vem da palavra amigo ou aliado na língua dos povos originários.

O que é muito louco porque não tem história mais sangrenta do que a história texana, ninguém foi livre ou completamente pacífico ali nos últimos quinhentos anos.

Dito isso, vamos aos fatos mais curiosos sobre o Texas, incluindo as leis mais loucas de lá – spoiler: caso esteja lendo isso durante a sua viagem, coloque um sapato no pé.

Curiosidades sobre o Texas: bluebonnet, a planta típica do estado do Texas
Curiosidades sobre o Texas: bluebonnet, a planta típica do estado do Texas

Curiosidades sobre o Texas

Lendo sobre fatos curiosos que marcam a história, a geografia e algumas conquistas do povo texano, fiz uma seleção com dez curiosidades sobre o Texas:

O Texas é tão grande que caberia o Reino Unido inteiro dentro dele – na verdade, por muito pouco não caberiam logo três de uma vez.

Com pouco mais de 400 mil quilômetros quadrados, o Texas só perde o título de maior estado dos Estados Unidos para o Alasca.

Ser tão grande faz com que o Texas tenha algumas das cidades mais populosas do país, a sexta maior costa e um ecossistema só seu, o Big Bend National Park.

Com seu clima de deserto, o Big Bend tem águias reais e ursos negros que só existem ali e em outras partes do famoso Chihuahuan Desert.

Curiosidades sobre o Texas: o Big Bend National Park tem seu próprio ecossistema
Curiosidades sobre o Texas: o Big Bend National Park tem seu próprio ecossistema

Nem Houston, nem Dallas: a capital do Texas é Austin.

Austin é a quarta cidade mais populosa do Texas e a décima mais populosa do país, um lugar incrível para conhecer, principalmente durante os meses de primavera e verão porque assim você consegue usufruir dos parques nacionais próximos.

Por causa de uma bandeira criada em 1839, o Texas é conhecido desde então como “The lone star state”.

O responsável pela criação da bandeira do Texas, o austinite Peter Krag, recebeu dez dólares pelo desenho que faz menção à bandeira americana com apenas três faixas coloridas e uma estrela.

De acordo com ele, a bandeira do Texas representa a coragem (vermelho), a liberdade (branco) e a lealdade (azul).

Curiosidades sobre o Texas: a bandeira do estado é uma versão estilizada da bandeira do país
Curiosidades sobre o Texas: a bandeira do estado é uma versão estilizada da bandeira do país

A flor oficial do Texas é a bluebonnet, uma espécie de lupinus que lembra a lavanda, mas mais bonita e mais “armada”, ela inclusive vem com um escudo próprio.

Aliás, existe a lenda urbana de que arrancá-la é ilegal, mas isso não é verdade, pelo contrário, a partir de março elas florescem como praga ao longo das rodovias estaduais.

Já a árvore oficial é a pecã, aquela que produz a noz-pecã, responsável por aquelas tortas americanas absurdamente gostosas (com maçã então, uhm…).

Na seara dos animais, o Texas tem vários dados como oficiais (são pelo menos oito), mas a borboleta monarca tão comum no Brasil é uma das mais queridas.

A borboleta monarca do Texas

No mundo so esportes, nem o futebol americano, o baseball ou o basquete: desde 1997, o esporte oficial do estado do Texas é o rodeio.

O rodeio oficial americano é um esporte que envolve pelo menos sete modalidades:

  • corda de amarração
  • corda em equipe
  • luta de bois
  • equitação em sela
  • equitação em cavalo sem sela
  • equitação em touros
  • corridas de barril

O primeiro parque Six Flags foi criado no Texas, pertinho de Dallas, sem a pretensão de se expandir e virar a maior empresa de parques temáticos do mundo.

O curioso é que o nome da empresa vem de uma curiosidade tipicamente texana: o Texas é o único estado a ter seis bandeiras hasteadas em comemorações públicas:

  • Espanha
  • França
  • México
  • República do Texas
  • Estados Confederados
  • Estados Unidos

Essas foram as nações e grupos que governaram o Texas entre 1519 e os dias atuais.

Curiosidades sobre o Texas: o parque Six Flags foi criado no Texas e se expandiu pelo continente
Curiosidades sobre o Texas: o parque Six Flags foi criado no Texas e se expandiu pelo continente

Existem basicamente três redes elétricas que abastecem os Estados Unidos: uma para os estados do leste, uma para os estados do oeste e, adivinha só, uma exclusivamente para o Texas.

Esse rede elétrica dedicada foi criada durante a Segunda Guerra Mundial para garantir a produção ininterrupta de armamento que abasteceu a artilharia dos aliados.

Atualmente, o Texas conta com mais de 150 parques eólicos localizados quase todos no sul do estado.

Tirando a China, a Alemanha, a Índia e o próprio Estados Unidos, o Texas produz mais energia eólica do que qualquer outro país no mundo.

Parque eólico em Brazos Wind Ranch, Texas

Que o Texas é cheio de cavernas todo mundo sabe, então é de se imaginar que existam muitos morcegos também.

E o pior é que existem: em Bracken Cave, que fica bem pertinho de San Antonio, estima-se que existam pelo menos 20 milhões de morcegos!

Austin também é famosa por ter a maior colônia urbana de morcegos, inclusive eles transformaram isso em atração turística para quem passa por baixo da Ann W. Richards Congress Avenue Bridge.

Ann W. Richards Congress Avenue Bridge em Austin, imagem do guidetoaustinarchitecture.com

De todas as barbaridades do judiciário texano, algumas das mais absurdas é a proibição de se andar descalço.

Mas calma, fique tranquilo: caso você queira andar descalço, basta pleitear e pagar por uma permissão que custa 5 dólares por ano, por pé.

Outra que eu gosto muito: em San Antonio é proibido flertar usando “as mãos ou os olhos”, mas não há nada que proíba o flerte por escrito.

E a mais absurda de todas: é proibido cometer qualquer crime sem um comunicado formal à vítima 24 horas antes.

Saindo do aeroporto de Dallas de carro

Por mais louco que essas leis possam parecer, o Texas tem os maiores limites de velocidade do país em suas rodovias.

Algumas delas permitem trafegar a 85 milhas por hora, o que significa que você pode acelerar até o ponteiro marcar 137 km/h sem infringir a lei.

Diferente do que diz o senso comum, a origem do Tex-Mex é americana, ela nasce com os texanos de família hispânica.

O Tex-Mex tem um foco grande na carne grelhada com queijo ralado que vem da cultura americana.

Por ter a sexta maior costa dos Estados Unidos, e por receber ventos e tempestades do Caribe, o Texas é alvo de fenômenos climáticos noticiados no mundo todo.

Em 1900, Galveston foi atingida por um furacão que matou aproximadamente doze mil pessoas.

Esse foi o furacão mais mortal da história dos Estados unidos e o terceiro do Oceano Atlântico.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Dallas? Eu fiquei no Sova em Downtown e recomendo. Outra dica é o Canopy em Uptown que tem ótimo custo-benefício e fica em um lugar lindo!

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!