Já vou começar esse post com um disclaimer: vamos falar sobre skincare nos Estados Unidos, os produtos que gosto e as marcas que consumo, mas não espere nenhum conteúdo muito embasado sobre o tema, o objetivo aqui não é esse.
Não pretendo encerrar o assunto, nem falar sobre todas as marcas ou produtos que elas oferecem, quero só falar do que conheço e vale a pena ser mencionado.
Não sou nenhum especialista em skincare e não tenho respaldo científico para indicar produtos específicos, para isso você precisa procurar um dermatologista.
O que eu sou é um entusiasta que curte experimentar uma coisa ou outra e veio compartilhar marcas e produtos populares de skincare nos Estados Unidos, mas esse post não pode ser encarado como recomendação de uso.
Tudo que você irá ver aqui são cosméticos de venda livre e não-medicamentosos, mas isso não elimina a necessidade de se consultar com um dermatologista antes de experimentar novos produtos, combinado?
Tabela de conteúdos
Neutrogena
Neutrogena é uma empresa gigante, mas ela nasceu de forma independente em 1930 e com outro nome, Natone.
Em 1994 ela foi adquirida pela Johnson & Johnson e se tornou a quarta marca de skincare mais popular dos Estados Unidos.
Comigo a Neutrogena funcionou como porta de entrada no mundo do skincare. Ela tem uma linha bem ampla de produtos vendidos em farmácias para todos os tipos de pele.
Hydro Boost
Neutrogena divide seus produtos em limpeza, hidratação, regeneração e proteção solar, mas a linha Hydro Boost tem produtos com ácido hialurônico em todas elas.
Eu usei os hidratantes diurno e noturno durante muito tempo porque eles eram práticos: como eu não usava nada, nem protetor solar, resolvi encarar o fato de que até peles oleosas precisam ser hidratadas.
Fui de Hydro Boost porque o creme diurno tinha fator de proteção solar (pequeno, mas tinha), e foi assim que comecei a proteger minha pele do sol.
Em pouco tempo eu já estava usando um hidratante, da mesma linha, com um fator de proteção solar muito maior.
Depois que peguei gosto pela coisa, comecei a experimentar produtos da linha turbinada, a Hydro Boost+, que traz ácido hialurônico combinado com outros ativos, como o creme para os olhos com cafeína e complexo de peptídeos, e o sérum hidratante com niacinamida.
Ah, o mundo do sérum é um caminho sem volta!
Rapid Wrinkle Repair
Se a Hydro Boost é a linha da hidratação com ácido hialurônico, a Rapid Wrinkle Repair é a linha da renovação celular com retinol.
Claro que você deve conversar com o seu dermatologista sobre isso, eu nem me atrevo a explicar a diferença prática entre eles, mas de maneira geral o retinol está ligado ao rejuvenescimento através do preenchimento de linhas finas.
Enfim, a linha Rapid Wrinkle Repair tem hidratante com proteção solar, tem hidratante noturno, tem creme para os olhos e tem sérum.
Existe uma linha turbinada também com uma concentração maior de retinol na fórmula, a Retinol Pro+.
Eu nunca usei nenhum dos produtos dessa linha, mas é só pesquisar que você encontra sérum, creme noturno, creme para os olhos…
Stubborn
Já a linha Stubborn é para cuidado da pele acneica. Ela tem gel de limpeza para corpo e rosto com ácido salicílico e outros ativos, como esse para o rosto e esse para o corpo que também é esfoliante.
A rotina de tratamento para acne inclui um creme diurno para o rosto, um noturno e um spray para o corpo, mas eles tem outros produtos específicos para cicatrização e controle, procure por “stubborn acne neutrogena”.
Essa linha eu nunca encontrei em farmácia ou supermercado, só pela internet mesmo.
Ah, sempre que eu disser “sabonete líquido” saiba que provavelmente não se trata de sabonete propriamente dito, mas de gel ou espuma de limpeza para o rosto.
A melhor forma de resumir toda essa categoria de produtos é chamá-los de “cleanser”, ou “face wash”.
A Neutrogena tem uma linha bem completa de cleansers para corpo e rosto com foco em prevenção e tratamento de acne.
O esfoliante de uso diário com ácido salicílico é o mais famoso, mas existe uma versão sem esfoliante para o rosto e para o corpo; ou procure pela linha alternativa com extrato de grapefruit, o cheirinho é bem gostoso e tem vitamina C.
Neutrogena tem uma linha mais nobre de cleanser para peles sensíveis e remoção de maquiagem chamada Ultra Gentle.
Tem Ultra Gentle de espuma e Ultra Gentle cremoso, mas nenhum com fragrância ou sabonete na fórmula.
Hydra Boost também tem vários cleansers em sua linha, seja esfoliante, espuma ou tradicional.
Proteção solar
Eu gosto muito dos protetores de sol da Neutrogena, que são muito bons e acessíveis.
O que uso todo dia é o sérum Ultra Sheer com vitamina E e fator de proteção 60, mas existe um em formato de creme sem vitamina e com proteção 70.
Existe um outro sérum chamado Invisible Daily Defense que não deu match comigo, mas você talvez adore porque isso é muito pessoal, a gente simplesmente se adapta ou não.
Eu até comprei outras linhas da Neutrogena para experimentar, mas ainda não usei nenhuma delas, como o Age Shield com tecnologia anti-envelhecimento ou o Hydra Boost com ácido hialurônico, mas existem outras, muitas outras, como a Clear Face para pele acneica e com poros dilatados.
Existem linhas com zinco, com cores e para prática de esportes também, eles estão todos aqui.
Confesso que protetor para corpo eu compro sempre o mais barato, ou testo linhas diferentes e nunca lembro exatamente qual usei ou deixei de usar.
Isso porque geralmente uso protetor no corpo só quando o propósito é ficar de sunga, mas essa regra tem uma exceção: viagens.
Em fins de semana ou viagens onde sei que ficarei muito tempo batendo perna na rua, gosto de usar o spray Ultra Sheer nos braços e na nuca, ou o Beach Defense quando vou à praia.
La Roche-Posay
La Roche-Posay é uma das marcas de cosméticos mais tradicionais do mundo.
Ela pertence ao grupo francês L’Oréal e usa uma água termal milenar francesa rica em selênio – e descoberta no século passado pelas tropas de Napoleão Bonaparte.
O “segredo” da La Roche é justamente essa água termal rica em selênio que faz parte do “core” de todos os produtos marca.
Effaclar
Effaclar é provavelmente a linha mais conhecida da La Roche-Posay porque é a que atende peles oleosas e acneicas.
Eu uso a espuma de limpeza no rosto há anos e por mais que eu tente conhecer coisas novas eu sempre volto para ela.
Existe o mesmo produto com um textura mais cremosa, e menos espumosa, que é indicado para quem tem muitas lesões causadas por acne.
A linha Effaclar ainda tem um tônico adstringente e uma água micelar, uma máscara de uso esporádico e um hidratante com efeito matificante, além de outros produtos considerados clínicos por terem concentrações mais altas de ativos.
Apesar de terem venda livre nos Estados Unidos, esses produtos concentrados são chamados de “medicated”.
Eu confesso que faço um mix de linhas, então geralmente uso a espuma de limpeza Effaclar com os hidratantes Toleriane que vou mostrar agora.
Toleriane
Toleriane é a linha para peles sensíveis com produtos formulados com a menor quantidade possível de ativos.
Essa é uma das linhas mais famosas da marca porque ela tem produtos específicos para quem tem pele ultrassensível e dermatite atópica.
Inclusive seus dois cleansers são bem famosos, o espumoso e cremoso com ativos hidratantes – o segundo eu ainda não conheço, mas o primeiro funciona bem na minha pele oleosa.
O meu hidratante de rosto preferido é o Double Repair, que até então existia um só, mas descobri agora que existem outros dois: um com efeito matificante e outro com proteção solar.
Preciso conhecer a família completa, mas já vou cometer a previsão de que gosto de todos!
A linha Toleriane tem uma família de produtos chamada Dermallergo que parece ter sido feita para peles muito secas.
Só que eu tenho pele oleosa e ainda assim meu hidratante preferido para a região dos olhos é o Dermallergo Eyes.
Descobri o Dermallergo viajando, aos quarenta e cinco do segundo tempo. Comprei porque precisava de um hidratante depois de ter tido uma dermatite ao redor dos olhos.
E depois disso nunca mais fiquei sem!
Cicaplast
Eu acho que Cicaplast dispensa apresentações, todo mundo conhece ou conhece alguém que usa.
Existe Cicaplast para o corpo, para os lábios e para as mãos, um creme regenerador concentrado com propriedades cicatrizantes que trata pela irritada, seca, rachada e craquelada.
Não consigo ficar sem Cicaplast em casa, uso para tudo – mas lembre-se daquele meu primeiro concelho: sempre procure um dermatologista antes!
Ah, existem um Cicaplast em gel agora também, mas eu só encontrei dele no site oficial, onde é mais caro e o frete é pago.
Parece que ele foi feito pensando em cicatrização de pontos, laser e tatuagens.
Sérum
Sei que tem pele que simplesmente não se adapta, mas raramente escuto alguém reclamar dos séruns da La Roche-Posay.
E em uma escala de preços de um a três, eles ainda são dois, o que faz com que a gente possa consumir um produto muito bom sem ter que gastar o máximo.
Os três séruns mais famosos são o de ácido hialurônico, o de vitamina C e o de retinol, mas existem outros três mais específicos também, o de ácido glicólico, o de niacinamida e o de ácido salicílico.
Creme para os olhos
Eu já falei de outros cremes para os olhos ao longo do post, mas esses dois estão na minha lista para uma futura compra: o de vitamina C com ácido hialurônico e o de retinol com cafeína.
Proteção solar
Eu deveria entender mais sobre os tipos de raios solares e como isso influencia na escolha do produto, mas confesso que atualmente tudo que sei é que tem que suar, não da para sair de casa sem.
E para conseguir usar um produto no rosto todos os dias a gente tem que escolher algo que inspire confiança e que seja agradável na pele, e isso eu tenho feito com a Neutrogena, mas pelo que tenho lido a linha Anthelios da La Roche-Posay tem os protetores mais tecnológicos do mercado.
O mais famoso e mais vendido é o para rosto e corpo com proteção 60, que também existe na versão spray e creme com proteção 100.
Já aquela famosa bisnaguinha, com um produto mais fluido do que cremoso, é exclusivo para o rosto e só tem com proteção 60; ou você escolhe a versão com cor e proteção 50.
O sérum para rosto com vitaminas C e E eu ainda não encontrei em nenhum lugar, só no site oficial, mas é caro e tem que pagar frete.
Vichy
Vichy é outra marca francesa que pertence ao grupo L’Oréal.
As pessoas geralmente diferem La Roche-Posay e Vichy dizendo que La Roche é mais dermatológica e Vichy mais cosmética, ou, como uma amiga me ensinou, “La Roche concerta e Vichy aperfeiçoa”.
Outra diferença é que apesar de ambas possuírem águas milenares exclusivas na formulação de seus produtos, a origem dessas águas é completamente diferente.
La Roche usa água termal rica em selênio e Vichy usa água vulcânica enriquecida com uma lista de quinze minerais.
Normaderm
Normaderm é a linha para peles oleosas e acneicas da Vichy, mas eu sinto ela cada vez mais negligenciada, principalmente quando comparamos com a Effaclar da La Roche-Posay.
A rotina de cuidados Normaderm é composta basicamente pelo cleanser com ácido salicílico e pelo hidratante, além do tratamento pontual em lesões de acne.
Minéral 89
A linha mais popular da Vichy é a Minéral 89 com água vulcânica e ácido hialurônico.
Confesso que nunca usei os outros produtos da linha, mas o sérum para o rosto e para os olhos eu não fico sem, aliás, muitas vezes quando preciso economizar espaço na mala eles são as duas únicas coisas que levo na viagem.
O que é errado porque, a princípio, eles não passam de primers, ou seja, eles preparam a pele para receber maquiagem e skincare, é o ponto de partida apenas.
Enfim, um dia vou fazer o teste do hidratante e do sérum probiótico de niacinamida.
LiftActiv
LiftActiv é a linha de rejuvenescimento da marca, mas cada produto tem um ativo diferente, inclusive o único sérum de vitamina C da Vichy é dessa linha.
E falando especialmente sobre esse sérum, lembro que eu não só não gostei como foi um dos poucos produtos que mesmo não gostando eu não consegui usar até o fim.
Depois dessa alfinetada, vou deixar a informação de que existem outros três séruns na linha: o de ácido hialurônico, o de niacinamida e o de retinol.
A linha também tem um creme diurno, um creme noturno, creme para olhos e um hidratante concentrado com peptídeos, vitamina C e niacinamida.
Conclusão
Fazer compras de skincare nos Estados Unidos é um programão para quem curte esse tipo de produto, mesmo que muitas vezes o preço no Brasil seja parecido ou até mesmo mais barato.
Isso porque muitos produtos que existem lá ainda não chegaram aqui ou porque muitos deles são vendidos em embalagens muito maiores (não raro com o dobro da quantidade).
Outro ponto é que alguns produtos chegam aqui com formulações diferentes, a Neutrogena mesmo vende versões com menos ativos de produtos que possuem exatamente o mesmo nome.
Eu, que sou só um entusiasta do assunto, gosto de experimentar produtos diferentes para o meu tipo de pele e faço rotinas misturando produtos de marcas diferentes.
Claro que compro passeando no Walmart ou em farmácias, mas comprar pela internet e receber no hotel é a única garantia de encontrar exatamente o que você procura, além de gastar menos.
+ Qual o melhor cartão de conta internacional para viagens?
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!