Quero falar sobre o que fazer em Seattle bairro a bairro porque assim você se prepara para conhecer a cidade sem correr o risco de deixar passeios legais de fora quando estiver rodando por lá.

Eu já disso isso uma vez, mas não custa repetir: geralmente a gente desbrava Seattle caminhando por ela, mas para visitar alguns bairros e regiões mais afastadas vale pegar um Uber para encurtar distâncias sem o perrengue do ônibus.

Vou deixar o post com dicas de transporte público em Seattle, assim você já se prepara para organizar o maior número de passeios em menos tempo.

Os principais bairros de Seattle

Apesar de não ser a capital, Seattle é a maior cidade do estado de Washington, bem na quina dos Estados Unidos.

Esses são alguns dos principais bairros e regiões de Seattle da qual iremos falar:

  • Ballard
  • Belltown
  • Capitol Hill
  • Downtown
  • Fremont
  • Lower Queen Anne
  • University District
  • Waterfront
  • West Seattle

Olha, Seattle é um verdadeiro hub de experiências na costa oeste americana: a partir de Seattle as pessoas vão de carro para Portland nos Estados Unidos, Vancouver no Canadá ou embarcam em cruzeiros para o Alasca.

Essas são as três aventuras mais comuns partindo de Seattle, mas existem muitas outras, e é por isso que na cidade propriamente dita as pessoas geralmente não ficam mais de dois ou três dias (o que é bastante tempo).

Antes de continuar quero deixar três dicas importantes para quem está planejando uma viagem a Seattle:

O que fazer em Ballard

Ballard é um bairro grande e dividido em regiões. Comece pelos arredores da Market Street porque é ela que fica próxima dos Locks, que são os diques e comportas de onde conseguimos ver os salmões saltando.

Uma dica que dou é visitar Ballard no domingo, assim você pega o Farmers Market que é sempre um programão!

Sugiro que você comece pelo mercado, emende em uma cervejaria próxima (indiquei duas no mapa) ou almoce nos bares e restaurantes da Ballard Avenue entre a Market Street e a 17th Avenue.

Siga caminhando para os Locks e atravesse as pontes para visitar os parques do outro lado.

Se curtir, dê um pulinho no National Nordic Museum antes de chegar nos Locks.

O que fazer em Seattle bairro a bairro
Ballard Locks em Seattle

O que fazer em Belltown

Belltown é o bairro entre Downtown e Lower Queen Anne, que é onde fica o complexo formado pelas atrações da Space Needle.

Já devo ter dito antes, mas não custa repetir: Downtown, Belltown e Lower Queen Anne ficam lado a lado e você pode tranquilamente caminhar entre eles.

Se quiser trocar a caminhada por uma segunda atração, pegue o monorail.

Vale rodar por Belltown sem rumo e sem pressa atrás do happy hour mais charmoso ou do restaurante com o cardápio mais gostoso, só não deixe de passar pela 2nd Avenue que é onde ficam os melhores restaurantes.

Se você curte bandas ao vivo, The Crocodile é uma ótima dica. Outra dica legal para quem curte tirar fotos em parques é o Olympic Sculpture Park.

Olympic Sculpture Park em Belltown
Olympic Sculpture Park em Belltown, Seattle

O que fazer em Capitol Hill

Capitol Hill é onde fica a maior parte dos bares e baladas LGBTQ de Seattle, mas ele não é só um bairro boêmio: Capitol Hill é um ótimo passeio durante dia, principalmente o miolinho do Volunteer Park que tem aqueles jardins botânicos que funcionam dentro de estufas.

Para quem curte livros, a Elliott Bay Book Company é uma das maiores e mais tradicionais livrarias do país.

Ela existe desde o início de 1973 e, exceto pelo famigerado Donald Trump, todos os últimos presidentes americanos já foram fotografados passeando por ela.

Volunteer Park em Seattle
Jardim Botânico do Volunteer Park de Seattle

O que fazer em Downtown, Seattle

É por Downtown que a maior parte dos turistas passeiam e é onde geralmente decidem ficar hospedados.

Já falei muito sobre Downtown Seattle no post com dicas de onde ficar em Seattle.

Vale ler não só pela hospedagem propriamente dita, mas para aprender a se virar por ali e descobrir o que vale a pena conhecer.

É em Downtown que fica o famoso Pike Place Market, as lojas que brasileiros adoram (coloquei algumas no mapa, incluindo o shopping Pacific Place) e a primeira Starbucks do mundo.

Chegando no mercado, não deixe de entrar no Post Alley, o beco do restaurante Pike Place Chowder com a sopa de mariscos mais famosa da cidade.

Se quiser pegar um tour pelo mercado (aliás, super-recomendo), sugiro esse aqui.

Como se locomover em Seattle
Chegando no Public Market de Seattle

O que fazer em Fremont

Eu não conheci Fremont, mas como escolhi o Gas Works Park para assistir os fogos de 4 de julho posso dizer que dei pelo menos uma passadinha ali.

Pesquisando na internet parece um lugar super legal e descolado – que se autointitula o “centro do mundo”.

Cheio de cafés interessantes, uma das sedes do Google e onde tem a famosa escultura de um troll enorme embaixo de um viaduto.

O Gas Works é um super exemplo de aproveitamento de espaço urbano: eles transformaram um antigo gaseduto em um parque verde às margens do Lake Union, mas imagino que você só vá conhecê-lo caso role algum evento no parque.

Gas Works Park
Gas Works Park

O que fazer em Lower Queen Anne

Imagino eu que exista apenas “Queen Anne”, que é um bairro enorme, aliás, o maior de Seattle, mas para facilitar o entendimento do mapa de quem vai a passeio decidiram chamar de Lower Queen Anne a parte sul do bairro que compreende as atrações do Seattle Center.

Como eu disse ali em cima, dá para caminhar tranquilamente entre os bairros do centro, mas muita gente curte a ideia de pegar o monotrilho para encurtar distâncias e transformar a caminhada em passeio.

No Seattle Center existem três atrações famosas na cidade e eu recomendo que você conheça todas elas: Space Needle com Chihuly GardensMuseum of Pop.

Space Needle dispensa apresentações, é o maior (literalmente) cartão postal de Seattle, mas naquele miolinho ainda tem o Museum of Pop (que é uma homenagem a tudo que é pop, sobretudo música) e o Chihuly Garden and Glass, uma mistura de jardins com exposição de obras de arte em vidro.

Chihuly é um mestre em vidraria. Foi ele que fez o teto do Bellagio em Las Vegas.

Existem outras atrações no Seattle Center, principalmente para famílias com crianças.

Vale pesquisar com antecedência e, na maior parte das vezes, comprar um CityPASS se você pretende fazer pelo menos as três atrações mais famosas.

Space Center em Seattle
O famoso Space Center

O que fazer em University District

University District é o lugar mais gostoso de Seattle.

Sou suspeito para falar porque adoro compras e adoro campus universitário, e U District é exatamente isso: uma mistura de shopping a céu aberto com pátio de faculdade.

Eu acho que poderia ter explorado um pouco mais e tentando conhecer o campus da University of Washington, mas acabei ficando restrito a University Village que é esse lugar que amei ter conhecido.

O que fazer em Waterfront

Waterfront é a continuação de Downtown Seattle.

Eu não curti muito bater perna por ali porque achei tudo simples demais, consigo pensar em pelo menos outros cinco cais americanos que dão de vinte no de Seattle.

Só que ele está passando por uma revitalização milionária, então é bem provável que em um futuro próximo tudo mude por lá.

De toda forma, o Waterfront de Seattle é mais uma forma de cruzar os bairros do centro não sendo por dentro: em 30 minutos de caminhada você consegue sair do Olympic Sculpture Park e chegar na Great Wheel, a roda-gigante de Seattle.

Nesse caminho você irá passar pelo Seattle Aquarium, que faz parte do CityPASS, e por dois restaurantes que me foram superbem indicados, o Ivar’s Fish Bar e o Elliott’s Oyster House.

O que fazer em West Seattle

Eu não sei absolutamente nada sobre West Seattle (que é a parte de Seattle do outro lado da Elliott Bay), só sei que a dica é chegar de ferry para curtir o passeio e dar um pulinho em Alki Beach, a praia mais famosa da cidade.

Outra dica que todo mundo parece dar é conhecer a cervejaria West Seattle Brewing Company.

Pelo que andei pesquisando, West Seattle tem uma pegada completamente diferente do restante da cidade. Parece uma experiência legal, só não fui por falta de tempo.

Sugiro que você pesquise mais sobre lá, a começar pelo ferry, que é esse aqui.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Seattle? Eu fiquei no Hyatt Regency e recomendo, super bem localizado, mas você pode escolher outras opções que selecionei em bairros diferentes de Seattle.

  Não sabe o que fazer em Seattle? Fiz uma lista onde você pode encontrar ingressos e sugestões de passeios, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

2 COMMENTS