Todo planejamento de viagem começa com a decisão de quando ela pode ser feita, mas qual o melhor mês para tirar férias? É que nem todo mundo se dá ao luxo de viajar quando bem entende, por isso é de se esperar que todo plano de viagem comece pelo calendário, certo?
Vou ajudá-lo a descobrir qual o melhor mês para tirar férias levando em conta as favoráveis mais comuns. São 12 meses disponíveis entre janeiro e dezembro, com certeza um deles irá atendê-lo – prometo: se organizar direitinho, todo mundo viaja nas férias!
+ 5 motivos para viajar independente da grana
+ Como economizar no dia a dia para poder viajar
Tabela de conteúdos
Quando não tirar férias: quando não se pode, ora essa!
Vamos começar pelo óbvio: para que insistir no que não pode ser feito?
Se desde que o mundo é mundo o balancete que você audita fecha no segundo trimestre do ano, para que descobrir promoção de passagem entre maio e agosto? Ou, se você vai ser padrinho de casamento no sul da Bahia em janeiro, adianta descobrir que os resorts fazem promoção em novembro?
Quem tem filhos sabe melhor do que ninguém que férias é em julho, janeiro e uma semaninha em outubro – que pena que geralmente essas são as épocas mais concorridas! Bem, bola pra frente, vida que segue.
Quer saber qual o melhor mês para tirar férias? Primeiro, antes de qualquer coisa, aquele que você pode tirar férias. O resto é adaptação, planejamento financeiro e força de vontade.
Como escolher o mês mais barato para tirar férias?
O mês mais barato para tirar férias varia de acordo com o destino. Praias, por exemplo, são mais caras durante o verão, mas lembre-se que verão fica em um função do hemisfério onde você se encontra: julho no de cima, janeiro no debaixo.
O que deixa uma determinada época do ano mais cara ou barata é a expectativa de público com a qual o destino trabalha: as praias do Nordeste esperam um fluxo alto de turistas em janeiro, é por isso que as pousadas ficam mais caras – diferente de Nova York, que fica consideravelmente mais barata.
De forma geral podemos dizer que as temporadas mais baratas são as temporadas de entressafra, ou seja, primavera e outono, que é quando o fluxo de turistas é mais variável, por isso diversos setores do turismo trabalham com valores mais baixos para tentar manter a regularidade da visitação.
Algumas coisas que você deve se atentar: alguns destinos não possuem estações bem definidas, então nem sempre “ir para a praia no inverno” é necessariamente uma escolha errada (eu sou que adora Trancoso em agosto).
Outra: baixa temporada não é um período de tempo corrido com data de início e fim – feriados, convenções e eventos diversos movimentam a agenda turística de qualquer destino várias vezes ao longo do ano. Pesquise para não correr o risco de escolher a semana mais cara de um mês tipicamente barato.
Como escolher o melhor mês para tirar férias de acordo com o clima?
O que você não pode deixar de fazer é cruzar probabilidade de chuva, temperatura média e se é alta ou baixa temporada, assim você também se programa financeiramente.
Então, sempre, mas sempre mesmo, se ligue nessas três variáveis: precipitação, temperatura média e datas.
Com relação a temperatura todo mundo sabe bem o que considera suportável em um espectro que oscila entre frio demais e quente demais, basta pesquisar as médias daquele período, e também os índices de chuva – com dois minutos de Google você descobre o que precisa, mas eu sugiro dar um pulinho no Accuweather.
Qual o melhor mês para tirar férias no Brasil?
Bem-vindo ao Brasil, esse paraíso natural que ri na cara das estações e de previsões baseadas em médias históricas.
O Brasil é um lugar tão complexo que oferece as praias do Nordeste e as grutas do Sul em um mesmo país, então é impossível dizer qual o melhor mês para tirar férias por aqui se eu não citar todos os destinos possíveis e cruzasse com as três variáveis mais comuns (chuva, temperatura e datas).
De toda forma, mesmo que o Brasil nem sempre leve os conceitos de verão e inverno ao pé de letra, você não pode deixar de se guiar pela expectativa de calor e frio quando pensa em Bahia, Gramado, Bonito…
Isso me faz pensar que a melhor pergunta não é necessariamente qual o melhor mês para tirar férias no Brasil, mas qual o melhor destino para conhecer no mês em que você pode tirar férias.
Como mencionei lá em cima, o Brasil é muito grande e sempre haverá uma praia disponível, independente da época do ano – Deus, brasileiro que é, nos agraciou com o Atlântico, o que por si só já é uma mão na roda para quem nem sempre pode pegar praia no verão.
+ Saiba mais sobre a importância de viajar com um seguro de viagem no Brasil
Já os destinos de frio nem sempre funcionam na primavera e no verão – Campos do Jordão é um ótimo exemplo: os preços caem, mas, perdão pelo português claro, o que é que vou fazer em Campos do Jordão no verão? Tirando que lá, em julho, chove como nunca!
Eu não preciso montar nenhuma tabelinha aqui com uma infinidade de destinos e datas, isso já existe no Google: basta jogar o destino + mês + clima para descobrir se você está prestes a fazer um bom ou mau negócio.
Olha o exemplo do que joguei no Google baseado na foto que postei acima:
Viu só? Com uma pesquisa de 1 minuto eu descobri que setembro é um ótimo mês para visitar Pipa.
Qual o melhor mês para tirar férias na Europa?
Em países onde as pessoas esperam pelo verão como cachorros esperam pelos donos (por um momento essa analogia pareceu fazer algum sentido…), o verão é uma agenda de oportunidades: são shows, concertos, festivais, eventos… No hemisfério de cima tudo parece acontecer entre os meses de junho e agosto.
Não só a oferta é grande, mas a demanda também: filas em atrações, ingressos esgotados, hotéis lotados… Tanto hotelaria quanto companhias aéreas cobram as suas tarifas mais caras.
Já o inverno é o extremo oposto, já que na maior parte das vezes não existem condições climáticas que favoreçam atividades ao ar livre.
+ Como se vestir em viagens para países frios
+ Como escolher seguro de viagem para a Europa?
De maneira geral os meses entre primavera e outono são os mais indicados, não só pelas temperaturas mais amenas, mas pela queda dos preços e oportunidades mais acessíveis de hospedagem.
Fique atento as particularidades europeias: um mesmo continente oferece as praias do sul da França e os países Setentrionais (Dinamarca, Finlândia, Noruega, Suécia…) que tem inverno rigoroso, verão curto e clima polar em algumas regiões.
Qual o melhor mês para tirar férias nos Estados Unidos?
É mais ou menos como acontece na Europa: da mesma forma que os europeus aguardam ansiosamente pelo verão, os americanos dos estados do Norte contam os dias para a chegada da temporada que espanta o frio e o céu acinzentado.
No Sul dos Estados Unidos não é bem assim: o calor mata, principalmente a população mais pobre, e o clima úmido parece só fazer bem para as vias respiratórias (alérgicos, uni-vos!), mas ele castiga qualquer vaidade – sair do banho é sinônimo de entrar na sauna.
Brasileiro, que adora a Flórida, se dá muito bem com o outono americano, muitas vezes dá praia até nos meses de inverno.
Os parques de Orlando, que são insuportáveis durante o verão, recebem os melhores festivais em setembro e outubro – e pena que ficam cheios, porque dezembro é uma época linda!
+ Qual o melhor seguro de viagem para os Estados Unidos?
Enfim, tudo pode ser adaptado, principalmente destinos às melhores datas. Faça uma pesquisa, cruze informações e respeite o seu destino. Não tem erro.
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar? Veja a lista com todos os hotéis que já conheci na página "dicas de hospedagem" e faça a sua escolha!
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do nosso link você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro no Brasil e no exterior pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!