Voltei verdadeiramente encantado com a Union Station de Denver.
Lembro que depois de visitá-la pela primeira vez, cheguei no hotel onde eu estava hospedado e pesquisei mais sobre ela só para mudar o meu planejamento do dia seguinte e encaixar mais um passeio por lá.
O que encanta na Union Station de Denver é que ela parece muita coisa, menos uma estação de trens – mas, apesar de tudo, ela é: a fachada do prédio é linda, do início do século passado, mas logo atrás dela tem um “train shed” sobre os trilhos.
Na Union Station de Denver, que como eu disse fica logo atrás desse prédio lindo que chama atenção de todo mundo que passa por ali, existem oito trilhos independentes e uma segunda estação embaixo, porém de ônibus, com acesso para 22 ônibus simultaneamente.
+ Meu primeiro passeio pela Union Station de Denver no YouTube
Então, sim, mesmo que você não esteja lá para usá-la, a Union Station de Denver continua sendo uma super estação de trens – e também de ônibus, além de hub de transporte público.
Tabela de conteúdos
The Crawford Hotel na Union Station de Denver
Se a Union Station de Denver parece tudo, menos estação de trens, é porque a primeira impressão que temos de lá é completamente diferente da experiência de quem atravessa o saguão a procura do “train shed”: assim que a gente passa pela porta a impressão é de estarmos entrando em um lobby de hotel.
É porque aquilo é um lobby de hotel: desde 2014, quando a recauchutada geral que começou em 2012 chegou ao fim, a Union Station de Denver foi reinaugurada e lançou também o The Crawford Hotel, uma super dica de hospedagem que fica logo na atração mais linda da cidade.
Eu já falei sobre Lodo, o bairro dos arredores da Union Station, mas de qualquer forma vale frisar que Lodo é um ótimo lugar para se hospedar em Denver, se não na estação propriamente dita, no clássico Kimpton Hotel Born (que fica logo atrás) ou no moderninho Indigo Hotel (que fica ao lado), entre a estação e o estádio Coors Field.
+ Leitor do blog tem 15% de desconto em seguro de viagem para os Estados Unidos!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular: escolha o melhor chip com 15% de desconto!
Comer na Union Station de Denver
Se a Union Station é lobby de um dos melhores hotéis da cidade, com certeza ela tem alguns dos melhores lugares para comer e beber em Denver.
O Terminal Bar, com mais de trinta cervejas locais, além de carta de drinks e vinhos cobrados pela taça, sem sombra de dúvidas ancora o lugar, até porque ele ocupa uma posição de destaque no Great Hall, o saguão principal do prédio, e é lindo de doer.
Veja:
Para jantar os mais famosos são Stoic & Genuine e Mercantile, o primeiro especializado em frutos do mar e o segundo especializado em frutas, vegetais e legumes, mas ambos estrelados por chefs famosos: o primeiro por uma mulher com outros três restaurantes na cidade, o segundo por um fazendeiro que só come o que planta.
Infelizmente não comi nos restaurantes, mas tomei um Moscow Mule no Terminal Bar e um milkshake no Milkbox Ice Creamery, uma sorveteria do mesmo dono da Little Man Ice Cream, o sorvete mais famoso da cidade.
Outras dicas de onde comer nos arredores da Union Station?
Vou precisar de um tempinho a mais para escrever sobre isso, mas eu experimentei vários lugares em Lodo e ainda quero escrever sobre eles (atualização: pronto, post publicado!).
Compras na Union Station de Denver
Não existem muitas oportunidades de compras na Union Station propriamente dita, mas lembra quando falei sobre a livraria Tattered Cover Book Store?
Ela inclusive aparece nos Stories que compilei e coloquei nesse post, lá em cima. Então, existe uma versão “pocket” dela em Union Station.
Aliás, é esse basicamente o tipo de compra que se faz na Union Station, artigos que se encontra em estações de trens: além da Tattered tem os buquês de flores da Bloom (que pelo menos uma boa foto rende) e os presentinhos da 5 Green Boxes.
Fique de olho nos arredores da estação, geralmente tem um “fashion truck” estacionado ali também.
Como ir e vir da Union Station de Denver
O legal é que além de ser âncora de Lodo, um dos bairros mais charmosos da cidade, a Union Station de Denver geralmente marca o início e o fim da viagem: agora a linha A de trem liga a estação e o aeroporto em exatos 37 minutos de viagem.
Cada perna do trajeto custa 9 dólares e o serviço funciona a maior parte do dia, algumas vezes com espera de 15 minutos, outras de no máximo 30 minutos.
Se você não se hospedar exatamente ali, na estação, use o MallRide, um serviço de ônibus gratuito que percorre toda a 16th Street (da Union Station ao parque do Capitólio) durante a maior parte do dia, só cessa no ápice da madrugada.
Cheguei no hotel em que fiquei hospedado de Uber, mas foi assim que fui embora: primeiro entrei no MallRide até a Union Station e de lá peguei a linha A para o aeroporto.
No mais, além da linha A, as linhas B, C, E e W passam por Union Station, assim como pelo menos vinte linhas de ônibus, além da MallRide.
O que mais fazer na Union Station de Denver
Se ela marca o início e o fim da viagem, a Union Station também faz parte da maior parte dela, seja para quem se hospeda nela ou passa por ela, seja para comer, beber ou conhecer – lembrando que ela está no filé de Lodo, entre o Museum of Contemporary Art Denver e o estádio Coors Field.
Por último, vale dizer que a entrada da Union Station é palco de algum evento legal a maior parte do ano, principalmente durante os meses de primavera e verão: tem Farmers Market aos sábados e yoga aos domingos, mas também tem Halloween, Oktoberfest, Natal e Réveillon.
Reserve um tempo especial para Union Station e seus arredores – e não deixe de reparar a linha que passa por ela na calçada: esse é um dos meridianos de Greenwich!
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Denver? Para fazer tudo a pé a dica é se hospedar nos arredores da 16th Street ou da Union Station. Eu fiquei no Hilton Denver City Center e recomendo!
Não sabe o que fazer em Denver? Fiz uma lista com as principais atrações, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.