O Vizcaya Museum é na verdade Vizcaya Museum and Gardens, um lugar que foi criado originalmente como Villa Vizcaya, um nome que sugere um dia ter sido casa de alguém com muita, mas muita grana.

E realmente era: toda “villa”, principalmente essas do século passado nos arredores de Miami, são mansões inspiradas nas antigas villas italianas cercadas por jardins do lado de fora e muito luxo do lado de dentro.

Outra villa famosa em Miami, relativamente perto dali, é a Casa Casuarina, a antiga Mansão Versace em South Beach.

O que é o Vizcaya Museum

Vizcaya Museum em Miami é uma mansão do século passado transformada em museu e cercada por jardins.

E além da mansão propriamente dita, onde parte da mobília e obras de arte foram preservadas, os jardins de Vizcaya são muito famosos, até porque eles ficam às margens de Biscayne Bay, a baía mais famosa de Miami.

Vizcaya Museum em Coral Gables
O pátio central

Como é visitar o Vizcaya Museum

Vizcaya Museum and Gardens é um lugar lindo e completamente diferente daquela loucura que é Miami, mas como é tão próximo de Coconut Grove é difícil acreditar que estamos no mesmo lugar.

Bem, praticamente no mesmo lugar, afinal Coral Gables e Miami são cidades muito próximas, mas muito diferentes.

Quando entrei ali a primeira vez lembrei do Parque Lage, no Rio de Janeiro.

Não sei se foram os jardins, ou a arquitetura da mansão, mas conhecer Vizcaya foi um passeio bem parecido.

Eu cheguei cedo, dez minutos antes de abrir, quando ainda estava vazio – lembre-se que nos fins de semana tende a ficar bem cheio!

Vizcaya Museum em Coral Gables
A fonte do pátio central
Vizcaya Museum em Coral Gables
O segundo andar visto do pátio central

A história do Vizcaya Museum

James Deering, um barão do maquinário agrícola do início do século passado, foi o sujeito que decidiu criar um segundo lar no litoral da Flórida.

Deering era anêmico e morava em Chicago, então seus médicos o incentivaram a passar a maior parte do ano em um lugar com clima tropical, onde houvesse um inverno mais ameno e com menos ventos.

Foi aí que o milionário anêmico pensou “por que não construir então uma vila italiana em Miami?”. 

Vizcaya começou a ser construída em 1914 e precisou de quase dez anos para ficar inteiramente pronta.

James Deering usufruiu muito pouco desse verdadeiro palácio romano: Deering morreu em 1925 e sua casa foi herdada por duas sobrinhas que não mandaram bem na arte de arcar com os custos milionários do lugar.

Vizcaya Museum em Coral Gables
Os quartos do segundo andar

Vizcaya foi sendo vendida pouco a pouco até que em determinado momento a casa principal foi comprada pela diocese de Santo Agostinho que transformou a mansão em hospital.

Pouco tempo depois, no início dos anos 1960, o governo local arrematou todo o terreno para transformá-lo em museu, o que fez a família doar parte das obras de arte que eles ainda mantinham.

O que fazer no Vizcaya Museum

O passeio na mansão e jardins Vizcaya em Miami geralmente dura entre uma hora e meia e três horas, isso vai de acordo com seu nível de interesse e temperatura lá fora, porque no verão é complicado resistir muito tempo embaixo do sol.

O passeio no Vizcaya Museum pode ser dividido em três: a casa, com andar térreo e segundo andar, e os jardins.

O primeiro andar é mais interessante para mim: é onde fica o pátio central, a biblioteca, a sala de música, as louças e pratarias da casa…

Já no andar de cima ficam os quartos, e essa parte eu acho menos interessante, dei só uma voltinha rápida, mas vale ver o quarto de John Deering e a entrada secreta que o conecta ao primeiro andar.

O jardim é sem sombra de dúvidas o que o Vizcaya Museum tem de melhor: as fontes, os jardins, o jardim secreto com muros altos, o labirinto e a barca.

Essa barca, que todo mundo quer entrar e ver de perto, infelizmente é fechada para visitação, então a gent só pode ver de longe.

Vizcaya Museum em Coral Gables
Os fundos da mansão Vizcaya
Vizcaya Museum em Coral Gables
Quando a maré está alta a gente vê muito pouco da barca flutuante

Conclusão: vale a pena conhecer Vizcaya Museum?

Vizcaya Museum é um programa completamente diferente do que Miami geralmente oferece, então essa é um ótima oportunidade para fugir do óbvio, principalmente para quem reclama que Miami é só sobre consumismo e compras.

Eu acho que pessoas interessadas em história, quem curte tirar fotos e quem viaja com crianças podem gostar especialmente mais.

Coloque o Vizcaya Museum no seu roteiro  de viagem como parte de um dia em Coral Gables: comece cedo passeando por lá, depois vá ao Shops at Merrick Park para almoçar e fazer compras; e ainda da para encerrar o dia na Venetian Pool.

Como chegar no Vizcaya Museum

Vizcaya Musem fica muito perto de South Beach, basta jogar “Vizcaya” no Google Maps e estacionar no estacionamento próximo da entrada (gratuito).

Outra dica que dou, caso o estacionamento esteja cheio, é usar o estacionamento do Miami Science Museum, de onde você pode ir caminhando para o Vizcaya.

O ingresso custa 25 dólares para qualquer um com mais de 13 anos, mas para crianças entre 6 e 12 anos o ingresso custa 10 dólares.

A entrada é gratuita para crianças de até 5 anos.

Clique aqui para comprar o ingresso com antecedência na bilheteria oficial.

Vizcaya Museum funciona todos os dias da semana, exceto terças-feiras, das 9h30 às 17h30, mas o horário limite para entrar é 16h30.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Miami? Selecionei as melhores opções em Downtown Miami e Miami Beach. Se você é como eu e prefere praia, o Circa 39 é bem localizado, tem tarifas muito boas e um café da manhã delicioso!

  Não sabe o que fazer em Miami? Fiz uma lista com os principais museus, passeios e atrações com ingressos que você precisa comprar com antecedência, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.