Eu já tinha passado pelo shopping Westfield World Trade Center de Nova York, mas só agora consegui bater perna por ele e ver o tipo de loja que tem lá dentro.

Quando fui ali pela primeira vez, fui para encontrar minha mãe que comprava uma única maquiagem enquanto eu dava umas vinte voltas ali dentro.

Só não sentei porque o shopping não tem bancos, como também não tem lixeiras.

Essa foi a maneira que eles encontraram para não criar nenhuma “oportunidade para falha de segurança”.

Por isso, não se esqueça: nada de entrar carregando copo do que quer que seja porque a lixeira mais próxima dali só em Brookfield Place.

Westfield World Trade Center visto das piscinas da Memorial Plaza
Westfield World Trade Center visto das piscinas da Memorial Plaza

Westfield World Trade Center em Nova York

Lembra quando a gente dizia que em Nova York não tinha shopping como se isso fizesse parte do charme da cidade?

Agora, quando olho para trás, é estranho imaginar Manhattan sem um shopping, mas isso nunca afetou a viagem de quem encarava Nova York como destino de compras.

Nesse contexto, o Westfield World Trade Center veio com um propósito diferente: o primeiro shopping de Nova York entra no roteiro como parte de um programa cultural e gastronômico de quem foi passear em Memorial Plaza e Battery Park.

O quesito compras continua em segundo plano.

+ Memorial Plaza e o 9/11 Memorial Museum

+ Brookfield Place em Nova York: Le District e Hudson Eats

+ Battery Park em Nova York: o que fazer

O enorme espaço em branco do Westfield World Trade Center
O enorme espaço em branco do Westfield World Trade Center

Como é o Westfield de Nova York?

O Westfield World Trade Center é muito minimalista, amplo e com um enorme espaço vazio no meio dele. Todo mundo tira uma selfie assim que entra.

Só que são poucas lojas, aproximadamente sessenta contando serviços. Ele não é nenhum paraíso das compras que se espera de um shopping americano.

Com certeza uma tarde descendo a Broadway renderia muito mais compras, aliás, se você precisa de dicas de compras em Nova York, esse é o melhor lugar para encontrá-las:

+ Compras em Nova York: guia completo

O Westfield World Trade Center tem um arquitetura linda, e para mim que queria trocar de celular foi ótimo fazer isso ali – a loja da Apple no Westfield de Nova York tem dois andares, muitos funcionários e um estoque infinito!

Porém, com o celular trocado, eu já não tinha muito o que fazer ali no quesito compras.

Logo depois da inauguração, foram abertas uma Forever 21 e uma H&M, mas tirando isso o Westfield World Trade Center tentou se estabelecer como um shopping de marcas europeias.

Eis que a pandemia chegou e fez com que todas as marcas europeias fossem embora logo depois.

Essa é a plataforma suspensa de quem chega caminhando pela rua e não pelo metrô

Westfield World Trade Center é o ápice dessa onda americana de transformar todo tipo de shopping em uma experiência completamente agradável e distinta.

Arquitetonicamente falando, não tem outra forma de dizer: ele é de babar. Todo clean, branco e com esse enorme espaço vazio você jamais diria estar em um shopping.

Aliás, esse “enorme espaço vazio” tem nome: chama Oculus e ele consegue ser mais interessante do que a arquitetura externa inspirada nas asas de um pássaro.

Santiago Calatrava é o cara por trás de tudo isso, o mesmo homem responsável pelo Museu do Amanhã no Rio de Janeiro e pela Puente de la Mujer em Buenos Aires, dentre outras obras ainda mais famosas na Europa.

O Westfield World Trade Center é um shopping para transeuntes, até porque ele foi feito ao redor de uma antiga estação de metrô – aliás, quatro bilhões de dólares depois, ela é oficialmente a mais cara estação de metrô do mundo!

Nada ali foi feito para recebê-lo e admirar o tempo passar – ou você consegue uma mesa no novo Eataly do terceiro piso ou faz como as mais de 300 mil pessoas que passam por ali todos os dias: simplesmente passa.

Westfield World Trade Center

Quais as lojas do Westfield World Trade Center?

Muita coisa mudou desde a inauguração do Westfield World Trade Center.

Atualmente, existem menos de sessenta lojas no shopping, entre elas as mais famosas entre brasileiros são:

  • Apple Store
  • Banana Republic
  • H&M
  • Kate Spade
  • Kiehl’s
  • L’Occitane
  • M.A.C.
  • Moleskine
  • Pandora
  • Sephora
  • Swarovski
  • Swatch
  • UGG
  • Under Armour

Como você pode reparar, não são lojas que nos fazem ir até o shopping, pelo contrário, são marcas que a gente geralmente encontra aos montes pela cidade.

É como eu disse: o que te faz ir ali não são as lojas, mas inserir o shopping em um dia de passeio que inclui a Memorial Plaza e Battery Park.

Onde comer no Westfield World Trade Center?

Existem vários lugares para tomar um café ou pegar uma salada para viagem, mas além de um Shake Shack, existem três lugares que vale conhecer e ancoram o Westfield World Trade Center:

  • Eataly Downtown
  • Gansevoort Liberty Market
  • Épicerie Boulud

Eataly é um mercado italiano com restaurantes, bares e compras. Foi o primeiro mercado temático a ficar famoso no mundo todo e ganhou logo duas unidades em Nova York.

Gansevoort Liberty Market existia em Meatpacking District e agora foi para o Westfield World Trade Center. É uma praça de alimentação para foodies, um food hall.

Épicerie Boulud, do chef Daniel Boulud, é uma deli com comidinhas de padaria americana, pastries francesas e um bar de ostras que funciona no happy hour.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!

  Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.