Voltei de viagem louco para mostrar esses sete lugares incríveis para tomar café da manhã em Nova York.

Gosto de todos eles e sei que posso indicá-los sem pensar duas vezes!

E mesmo que para mim café da manhã e brunch sejam muitos parecidos, quero falar sobre a diferença entre eles, e adianto desde já que, independente da fome, não tem lugar melhor do que Nova York para quem curte um café da manhã caprichado!

Starbucks Reserve em Meatpacking District

Qual a diferença entre café da manhã e brunch?

Café da manhã e brunch são muito parecidos, mas existe uma diferença entre eles: o brunch é uma refeição entre o café da manhã e o almoço que inclui itens de ambos os cardápios.

Outra forma de diferenciá-los é imaginar o brunch como uma refeição com serviço de mesa completo, onde a gente escolhe os itens de um cardápio e espera por eles na mesa.

Uma terceira forma de diferenciar café da manhã e brunch é através da oferta dessas refeições em determinados restaurantes: restaurantes que tradicionalmente servem apenas almoço e jantar tendem a oferecer café da manhã nos fins de semana com um outro nome, “weekend brunch”.

É comum ver restaurantes que só funcionam depois do meio-dia abrirem mais cedo aos sábados, domingos e feriados com itens de café da manhã inseridos no cardápio de almoço – que por sua vez começa mais cedo, a partir das dez ou onze da manhã.

Onde tomar café da manhã em Nova York

Vou começar sugerindo cinco lugares que adoro tomar café da manhã e brunch em Nova York, inclusive vou colocar todos os seus endereços em um mapa para que você possa acessá-lo pelo celular:

  • Bubby’s
  • Orwashers
  • Sarabeth’s
  • Maison Kayser
  • Serafina Broadway
  • Flipper’s
  • Starbucks Reserve

Quase todos eles existem em mais de um endereço em Manhattan e alguns no Brooklyn.

Coloquei todas as opções no mapa, inclusive outros restaurantes Serafina que também oferecem café da manhã ou brunch:

Bubby’s em Meatpacking District

O Bubby’s é o meu favorito: o restaurante é lindo, a comida é muito gostosa e o cardápio é bem democrático e americano.

No Bubby’s eles não servem french toast, mas a panqueca de Nutella é inexplicável, não existe nada parecido em Manhattan.

Sempre deixo um pouco no prato, mas dessa vez quase pedi mais. Com gorjeta, esse café da manhã para duas pessoas custou 40 dólares:

Café com creme no Bubby’s e um suco de laranja pela metade
Café da manhã em Nova York: Bubby's
O bagel com cream cheese…
… e as inexplicáveis panquecas com Nutella no Bubby’s

Tanto o Bubby’s de Tribeca quanto o de Meatpacking District ficam muito bem localizados: o primeiro fica próximo da Memorial Plaza e o segundo é ótimo para quem quer conhecer o High Line ou descer caminhando em direção a Greenwich Village.

Vou deixar essas três dicas para incrementar o roteiro de quem escolher o Bubby’s de Meatpacking District:

+ Meatpacking District: Whitney Museum e Gansevoort Market

+ High Line de Nova York: que pôr do sol é esse!

+ Onde fica o apartamento de Friends em Nova York?

Orwashers em Upper West Side

O legal do Orwashers é que ele funciona no mesmo lugar desde 1916, além de ficar pertinho do Belleclaire, que é onde tenho ficado nas últimas viagens.

Orwashers foi fundado por uma família húngara e tem tanto pão gostoso e diferente que a gente sempre fica na dúvida de qual pedir.

Escolhi um bagel simples ao forno com cream cheese. Bem, na verdade nem tão simples: escolhi o pão “sourdough”, que são pães fermentados de uma maneira diferente e muito comum nos Estados Unidos.

Com uma garrafinha de achocolatado minha conta deu sete dólares:

Sarabeth’s em Upper West Side

Que lugar gostoso!

Sei que existem vários na cidade, mas esse também fica na região do Belleclaire.

Tem gente que ama e tem gente que viveria sem tranquilamente, mas eu faço parte do primeiro time.

Experimentei essas french toasts que aparecem na foto e um pain au chocolat, o croissant recheado de chocolate em formato retangular:

French toasts com mel, bananas e morangos no Sarabeth’s
Café com croissant no Sarabeth’s

Esse Sarabeth’s fica a dois quarteirões do Orwashers e é mais barato do que o Bubby’s, além de ter outras opções menos elaboradas e mais baratas no cardápio.

Maison Kayser em Hudson Yards

Esse é o mesmo Maison Kayser de Paris, mas em Nova York ele virou uma verdadeira rede – só em Manhattan já são quase vinte endereços!

O último inaugurado foi em Hudson Yards, onde eles devem me achar o gringo mais inusitado da cidade: na hora de fazer o pedido, por algum motivo qualquer, saiu sour cream da minha boca em vez de cream cheese.

Consegui estragar a rabanada!

O imprestável do garçom nem para confirmar o pedido, simplesmente acatou minha ordem – e o engraçado é que cream cheese por si só já seria completamente desnecessário.

20 dólares jogados fora no Maison Kayser

Serafina Broadway em Upper West Side

Agora vou de Serafina Broadway porque não posso deixar de colocá-lo na lista.

Bem, poder eu posso, mas ele é muito popular, fica em frente ao Belleclaire e é, por puro comodismo, o lugar que mais tenho repetido nas minhas últimas viagens.

Existem vários Serafina na cidade, mas não são todos que oferecem café da manhã e brunch, apenas os que coloquei no mapa.

Flipper’s no Soho

Como a dica do Serafina não é nova, e nem suficientemente interessante para ter entrado na lista, acabei rebatendo com um café da manhã em Nova York bem inusitado, o Flipper’s.

Gente, eu não conhecia o Flipper’s, mas agora estou completamente apaixonado por ele!

As panquecas de lá são diferentes, estilo nipônicas, o que significa que elas são assustadoramente fofas – e balançam de uma forma muito inusitada, parece um bumbum de neném!

O Flipper’s no Soho tem dois andares, as mesas ficam no andar de cima
Procurem no site as fotos das panquecas lado lado, sem o morango por cima, elas são mais grossas e airadas

Não faz o menor sentido ir em um restaurante japonês e não pedir panqueca japonesa, mas você pode optar pela panqueca americana ou por outros ítens do cardápio, como sanduíches, torradas e ovos.

Starbucks Reserve em Meatpacking District

Eu já falei muito sobre o que é e como funciona uma Starbucks Reserve quando conheci a de Seattle, lembra?

Se você acha que Starbucks é tudo a mesma coisa, ou se nunca ouviu falar em Starbucks Reserve, antes de continuar aqui dê um pulinho nesse post onde mostro em detalhes a maior Starbucks do mundo:

+ Starbucks Reserve: como é a melhor Starbucks do mundo

Bem, é um passeio delicioso, completamente inusitado e com muita comida gostosa! Não deixe de conhecer.

Já pensou que uma Starbucks pode ser assim?

Bem, gostaram? Sempre que tiver coisa nova eu posto por aqui.

Gosto de misturar dicas bem específicas com lugares famosos entre turistas e locais, tem para todos os gostoso!

Max Brenner em Union Square

Pessoal, decidi atualizar o post com um restaurante a mais: o Max Brenner de Union Square, uma dica antiga que encontrei soterrada pelo primeiros posts do blog.

Resolvi trazê-la de volta porque a) Max Brenner continua incrível e b) é uma delícia de lugar para quem curte um docinho.

O cardápio é muito democrático e tem pizzas, massas, saladas…

Mas tem também o que eles chamam de “morning motivation”, servido sempre até às quatro da tarde, que são os ítens de café da manhã tipicamente americanos.

Existem várias opções quentes, mas o Max Brenner é o paraíso dos chocólatras, então imagino que quem escolheu comer ali curte bem um docinho.

Uma dica que dou: prepare a carteira, porque eles servem os pedidos em louças incríveis e estão todas à venda, como a “hug mug” que é essa que a Lilian aparece tomando um chocolate-quente.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!

  Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.