Quando escrevi o meu primeiro post sobre o High Line de Nova York, no início de 2012, ele tinha sido inaugurado há pouco mais de três anos.
O High Line sempre foi lindo, mas em 2009 a gente sequer imaginava que ao longo dos anos ele ficaria cada vez melhor – e maior.
Agora vou escrever mais uma vez sobre o High Line de Nova York, mas falando de tudo que mudou nos últimos anos, como conhecê-lo e o que fazer em seus arredores.
Claro que toda estação do ano tem o seu charme, mas como os fins de tarde de primavera merecem menção honrosa, resolvi usar fotos tiradas em maio.
Tabela de conteúdos
O que é o High Line de Nova York
O High Line de Nova York é uma passarela suspensa que começa bem ao lado do Whitney Museum, na Gansevoort Street, e sobe até a 34th Street, onde hoje é o Hudson Yards.
Essa passarela a alguns metros do chão é um parque público que passa também pelos bairros de Meatpacking District, Chelsea e West Village.
O High Line começou muito minimalista, mas com o passar dos anos ele se reinventou e foi angariando predicados pelo caminho, até porque os bairros por onde ele passa mudaram muito nos últimos anos.
Para se ter uma ideia, quando foi inaugurado, não existia Whitney Museum e nem Hudson Yards, ou seja, o High Line era uma atração que não se conectava a nenhuma outra.
Para muito além da diferença entre primavera e inverno, veja a diferença entre essas duas fotos tiradas por mim, uma em 2012 e outra em 2017:
Repare como o surgimento do Whitney Museum muda não só Meatpacking District, mas muda também o High Line.
Ser uma antiga linha de trem já seria o suficiente para querer visitá-lo, mas o High Line é realmente inusitado porque o seu o objetivo principal é servir como palco para o que acontece na cidade.
Por isso que digo que o que acontece ao longo dele é tão importante quanto o High Line propriamente dito.
Mesmo com os eventos de primavera e verão o High Line continua sendo um dos parques públicos mais inusitados que já conheci porque ele nunca é protagonista do próprio passeio.
+ Leitor do blog tem 15% de desconto em seguro de viagem para os Estados Unidos!
+ Não viaje sem internet ilimitada no celular: escolha o melhor chip com 15% de desconto!
Como surgiu o High Line
O High Line de Nova York foi uma uma linha de trem usada na distribuição de toda carne que chegava e saía de Meatpacking District entre 1934 e 1980.
Quando a linha foi desativada, seus trilhos ficaram abandonados por quase duas décadas antes que saísse a notícia de que eles seriam demolidos pela iniciativa privada.
Eis que um homem muito engajado na luta pela preservação de espaços públicos surge e consegue, sozinho, impedir a demolição de uma antiga linha de trens que até então ninguém dava nada por ela.
Esse homem lutou nos tribunais contra dezenas de moradores de uma das regiões mais nobres de Manhattan e conseguiu fazer com que os trilhos que ainda permaneciam de pé fossem mantidos com o intuito de transformá-los em parque.
Em junho de 2009 o primeiro trecho do High Line de Nova York foi aberto ao público, se tornando uma das atrações mais visitadas da cidade.
Quanto mais próximos ficamos do final do High Line, perto da rampa de acesso da 34th Street, mais dourada a cidade fica no pôr do sol – que se põe atrás do Hudson River.
Não importa a época do ano, High Line é sempre um ótimo passeio – mas na primavera ele fica especialmente mais bonito!
Onde fica e como chegar no High Line
O High Line de Nova York fica no West Side, paralelo a 10th Avenue.
Ele começa na Gansevoort Street em Meatpacking Distrit e termina na 34th Street em Hudson Yards.
Você pode acessá-lo de diversos pontos ao longo do caminho:
- Gansevoort Street
- 14th Street (com elevador)
- 16th Street (com elevador e banheiro)
- 20th Street
- 23rd Street (com elevador)
- 26th Street
- 28th Street
- 30th Street com a 10th Av. (com elevador)
- 30th Street com a 11th Av.
- 34th Street (rampa, esse acesso fecha no pôr do sol)
Para chegar no High Line de metrô você pode pegar as linhas L, A, C e E e descer na estação 14th Street, pertinho do Chelsea Market.
As linhas 1, 2 e 3 também possuem paradas na 14th Street, porém a um quarteirão a mais de distância do parque.
Para chegar na parte mais badalada do High Line, o gramado na altura da 23rd Street, a linha C e E descem na estação 23rd Street.
Horário de funcionamento do High Line
O horário de funcionamento do High Line muda de acordo com a estação do ano:
- Primavera: das 7h às 22h
- Verão: das 7h às 23h
- Outono: das 7h às 22h
- Inverno: das 7h às 19h
Lembrando que durante os meses de primavera e verão vale passear pelo parque a noite também, até porque a iluminação noturna é linda e no verão eles fazem exibições de filmes ao ar livre.
Nesse link você acompanha a agenda de eventos e as últimas novidades sobre o parque.
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Nova York? Fiz uma seleção com as melhores opções nos arredores de Times Square. Eu tenho ficado muito no Hotel Belleclaire e recomendo - o preço é ótimo e a localização também!
Não sabe o que fazer em Nova York? Fiz uma lista com os principais museus, observatórios, city tours e passes turísticos para você economizar nas entradas, está tudo aqui.
Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.
Para alugar carro nos Estados Unidos pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.