Você pode alugar uma bicicleta em qualquer uma das várias locadoras espalhadas por Amsterdã, mas a que eu escolhi foi a Hotel Scooters (74 Spuistraat), só não sei se ela é a melhor ou mais barata.
Acredito que a mais famosa seja essa, mesmo que as bicicletas pareçam mais antigas. Os preços variam de acordo com o tempo do aluguel – quanto maior, menor a tarifa.
10 dicas para pedalar em Amsterdã
1. Esqueça o capacete. As pessoas irão olhar, rir e bater fotos. #bullying
2. Sempre que passar por calçadas e pedestres, desça da bicicleta e empurre-a ao seu lado. O transporte via bicicleta é levado a sério por aqui, a cidade não é um enorme parque a céu aberto.
3. Respeite o tráfego como qualquer outro motorista. Furar sinal vermelho aqui vale para todos, esteja você de carro ou bicicleta. Locais podem não respeitar sinais vermelhos e provavelmente irão cutucar sua traseira.
4. Confira se sua bicicleta possui farol, olho de gato traseiro e buzina. Mesmo que a dos locais não tenha, faça questão de tê-los na sua.
5. Fique atento aos trilhos de bondes pela cidade e fuja de suas rotas. Mesmo para os mais espertos, pneus de bicicleta tendem a prender nos trilhos quando menos se espera. Isso já aconteceu comigo e foi o pior vexame que já passei na vida: o bonde freou a centímetros de mim, mas a inércia fez com que ele estoureasse o pneu da bicicleta. O barulho foi enorme e o quarteirão inteiro olhou. #bullyingmesmo
6. Tranque sua bicicleta sempre que deixá-la na rua e tire tudo que você carregava nela. Até as mais antigas podem ser roubadas, inclusive as alugadas.
7. Para quem pedala devagar, mantenha-se na extrema direita da via. Lembre-se que bicicleta é meio de transporte. Para passear tranquilamente, escolha um parque.
8. Mantenha-se sempre no mesmo sentido dos carros. Sei que algumas vezes pode parecer assustador encarar uma avenida a bordo de uma bicicleta, mas é proibido pedalar contra o tráfego. Carros e caminhões respeitarão a sua passagem.
9. Preste atenção nos sinais: sempre que houver uma placa proibindo o tráfego em determinada região ou sentido, procure pelo aviso “uitgezonderd” e o símbolo de uma bicicleta. Isso significa que a lei não se aplica a você.
10. Pedale, muito, porque assim que sua viagem chegar ao fim você irá sentir saudade!
Bem, agora eu sugiro que você leia Como não se perder em Amsterdã
Por Shutterstock.com
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Amsterdã? Gosto muito da região do Museum Quarter, o miolinho de Museumplein e Leidesplain. Nos canais tem o Max Brown que é um charme! Selecionei também as melhores opções do Jordaan, um dos bairros centrais mais disputados.
Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.
Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Thiago, virei fã! Amsterdam tb está no meu roteiro. O blog está muito bom! Parabéns! bjs