Ninguém quer ficar um só dia em Londres (aliás, isso deveria ser regra atrelada à permissão de entrada), mas existe uma categoria de turistas que a gente entende e perdoa: quem não foi para ficar, ou seja, quem está apenas fazendo conexão em Londres.
Se você quer ler um roteiro completo em Londres, leia Um roteiro de quatro dias em Londres e dê uma olhadinha na página índice, mas se você quer dicas de como aproveitar um tempinho livre na cidade antes de seguir viagem, separei três passeios para rodar por Londres no menor tempo possível.
+ Tudo o que você precisa saber sobre seguro de viagem
+ Chip de celular internacional com internet ilimitada (e com cupom de desconto!)
Tabela de conteúdos
Dá para conhecer Londres em um dia?
Não, é impossível conhecer Londres em apenas um dia.
Londres é a maior e mais densa cidade da Europa ocidental, além de ser um polo cultural como poucos: são quase dez milhões de moradores, e outros vinte milhões de turistas, falando mais de trezentas línguas em mais de trinta distritos!
Tem como conhecer um lugar assim em pouco tempo?
Por isso, não, é impossível conhecer a cidade se você está só de passagem, mas durante uma conexão em Londres é possível escolher um pedaço da cidade e conhecê-lo com qualidade.
Eu sugiro três passeios que você pode fazer por conta própria, mesmo se essa for a sua primeira vez na cidade, mas se você curte mais a ideia de pegar um tour guiado, quero deixar outras três sugestões que valem o investimento:
+ Tour privado em português saindo do aeroporto (de carro ou ônibus, com três ou seis horas de duração)
+ Tour privado em português (a pé, com duas, quatro ou seis horas de duração)
+ Passeio em ônibus turístico BigBus (inclui áudio-guia em português)
Conexão em Londres: roteiro de um dia (ou menos)
São três sugestões de passeios de reconhecimento para você tentar aproveitar a cidade em pouco tempo e ainda voltar dizendo que conheceu Londres, pelo menos um pedacinho de lá:
- O basicão de Londres
- Bater perna por Covent Garden
- Passeio histórico às margens do Thames
Para quem tem pouco tempo na cidade, O basicão de Londres passa por alguns de seus pontos turísticos mais famosos, inclusive a torre do Big Ben e a ponte que liga o Tate Modern e a St Paul Cathedral.
Já o Bater perna por Covent Garden é um passeio para quem curte mais desbravar bairros e conhecer novos lugares do que ticar pontos turísticos de uma lista.
Já o Passeio histórico às margens do Thames é uma outra sugestão de passeio por pontos turísticos, a diferença é que ele é um pouco mais longo do que o primeiro.
O basicão de Londres
O primeiro passeio é para quem está fazendo conexão em Londres, tem pouco tempo na cidade e faz questão de conhecer um pouquinho do que Londres tem de mais famoso.
Para quem quer começar do início e não tem medo de por a panturrilha em jogo – serão sete pontos turísticos famosos em uma mesma caminhada!
Comece descendo do metrô na estação Westminster, servida pelas linhas Circle, District e Jubilee. Saia da estação subterrânea e olhe para cima a procura do…
- Big Ben, o relógio no alto de uma das torres do…
- Palace of Westminster, o palácio londrino onde estão as duas Câmaras do Parlamento Inglês. Depois, atravesse a…
- Westminster Bridge e caminhe em direção a…
- London Eye, a primeira roda-gigante moderna da Europa. Depois, margeando o Thames, caminhe em direção ao…
- Tate Modern, o museu de arte moderna inglês com entrada gratuita. Ele se conecta a icônica…
- St Paul Cathedral através de uma ponte exclusiva para pedestres, a…
- Millenium Bridge.
Esses sete pontos turísticos ficam relativamente próximos e podem ser cumpridos em uma caminhada de poucas horas, desde que você não entre em todos eles, porque aí, meu amigo, um dia é pouco, principalmente se você estiver viajando com crianças.
Se você quiser se aprofundar em pelo menos um desses sete pontos no mapa, ficam as dicas:
+ Você pode comprar o ingresso da London Eye com antecedência e pagar em real, ou de outras atrações do complexo, com o aquário, o museu de cera ou o parque do Shrek.
+ Sim, dá para comprar o ingresso e conhecer a Abadia de Westminster por dentro, mas para conhecer o Parlamento e o Palácio você precisa de um tour.
+ Não deixe de comprar o ingresso da St Paul Cathedral com antecedência (e não deixe de subir até a cúpula!).
Bater perna por Covent Garden
Não deixem que te digam que Covent Garden é um passeio para quem está atrás de compras: Covent Garden é um passeio urbano incrível, a céu aberto, um dos melhores de Londres.
De quebra ainda rolam ótimas lojas pelo caminho, mas quem procura compras em Londres e tem pouco tempo na cidade deve ir a um shopping.
Chegue pela estação Covent Garden, servida pela linha Piccadilly, em caminhe em direção a rotatória…
- Seven Dials. Eu particularmente gosto mais das ruas Short Gardens Street e Monmouth Street, mas descobrir o que tem por ali é parte do passeio. Depois desça pela Neal Street em direção a…
- Piazza de Covent Garden. Você pode gastar um pouco mais e comer no Balthazar ou escolher um dos restaurantes de rede que você já conhece ao redor da Piazza. Feche o passeio por ali no…
- London Transport Museum, um dos museus que gosto mais e que quase sempre passa despercebido. Depois, estique até a…
- Somerset House, principalmente se o dia estiver bonito, assim você encerra o seu dia em grande estilo e ainda tira ótimas fotos!
Esse é um passeio extremamente urbano, em uma região tão turística quanto as outras, a diferença é que aqui você não está cumprindo uma lista de obrigações turísticas, o intuito é só passear em um lugar novo.
+ Existe um tour guiado que passa por Covent Garden, Soho e Leicester, mas acho que você consegue fazer o mesmo trajeto sozinho.
+ Você pode comprar o ingresso do London Transport Museum em real.
Passeio histórico às margens do Thames
Esse é um passeio mais histórico e menos descolado do que o anterior, além de ficar às margens do Thames, então a gente tem um panorama londrino muito mais amplo e vê muito mais da cidade.
Vamos atravessar uma das ponte mais famosas do mundo para passear por ambos os lados do rio, mas, atenção: é impossível conhecer tudo que aparece aqui, então fique de olho no horário, não quero ver ninguém perdendo voo não, hein!
Comece descendo na estação Tower Hill, servida pelas linhas Circle e District. Você estará na…
- Tower of London, uma fortaleza que pertence à Coroa e está sempre cheia de gente (um perigo para quem tem pouco tempo na cidade). Depois, atravesse a…
- Tower Bridge e chegue no miolinho da prefeitura de Londres, onde você vai encontrar os prédios do…
- City Hall, The Scoop e More London. Tire mais fotos, tome um sorvete e caminhe em direção ao…
- The Shard, que já foi o maior prédio da Europa, mas ainda é um dos maiores (e mais bonitos).
+ O ingresso para subir no alto do The Shard precisa ser comprado o quanto antes.
+ O ingresso para Tower of London também precisa ser comprado com antecedência, mas cuidado com o tempo que você tem disponível no dia, eu daria preferência para o The Shard.
+ O ingresso da Tower Bridge Exhibition é barato e o passeio é bem curto.
Conclusão
É impossível conhecer a cidade em um dia (ainda mais um dia curto, como geralmente é uma conexão), mas quem está fazendo conexão em Londres pode escolher uma região da cidade para desbravá-la com qualidade.
Outra coisa que você pode fazer é contratar um tour privado como os que aparecem aqui, ou pagar pelo tíquete de um ônibus turístico como o BigBus.
Leia um pouquinho mais sobre alguns dos lugares que aparecem nessas três dicas de passeios rápidos em Londres:
+ 40 coisas para fazer de graça em Londres
+ Quanto custam os cinco passeios mais tradicionais de Londres?
Outras dicas do blog para programar a sua viagem:
Já sabe onde ficar em Londres? Não tem custo-benefício melhor do que o St Giles, um hotel super bem localizado no miolinho do Soho. Para quem tem pouco tempo na cidade vale olhar os arredores da estação King Cross St Pancras.
Já contratou seguro de viagem? Para entrar na Europa é obrigatório apresentar um seguro, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!
Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip europeu com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você ainda leva 15% de desconto.
Para alugar carro na Europa pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!
Olá Thiago
Então tenho uma conexão de 7 horas em Londres .. vc acha q consigo fazer algo (passar na imigração e conhecer algum canto ) .. se for possível o que vc indica ????
Oi Rodrigo, eu acho sete horas muito pouco para sair e voltar do aeroporto – acho sete horas NA cidade ok, mas sem contar tempo de deslocamento
Na verdade serão 4 horas líquidas, descontado as horas desde a descida do avião até o check in.
Olá, já fui a Londres mas sempre para ficar bastante tempo, agora tenho um voo com conexão de 10 horas lá, eles são tranquilos na imigração para escalas de pouco tempo? Podes falar um pouco como foi? Obrigada!
Obrigada!!!
E aí Thiago? Então, eu tenho uma conexão em Heathrow de 12h indo para Dublin. Daí pra eu poder sair do aeroporto nesse tempo e dar uma volta eu pego as placas com sentido para “arrival” ou para conexão normal la? Agradeço demais !
Oi Gustavo, geralmente “baggage claim” indica a saída, que fica depois do carrossel de malas. Não deixe de checar o que fazer com suas malas antes.
Olá Thiago,
Li todas as suas dicas, pois era que precisava saber, pois estou indo com um grupo conhecer Londres e teremos pouco tempo.
Que ótimo Roberto, espero que as infos sejam úteis! Não deixe de viajar com seguro e chip de celular. Abraço!