Bolei uma forma de fazer com que você conheça o centro de Santiago em um dia, mas antes disso tive que delimitar o que faz parte do centro, porque a tendência é ir aumentando o perímetro cada vez mais.

Pensei aqui, cá com meus botões: será que incluo ou não Bellavista nos limites do centro de Santiago?

Outra pergunta que me fiz foi: é possível fazer um roteiro pelo centro de Santiago exclusivamente caminhando ou incluo linhas de metrô para encurtar distâncias?

Qual o melhor seguro de viagem para o Chile? (o melhor custo-benefício!)

+ Qual o melhor chip de viagem para o Chile? (com cupom de desconto!)

+ Transfer em Santiago (escolha origem, destino e datas)

Como fazer um roteiro em Santiago

Para fazer um roteiro em Santiago o segredo é delimitar regiões e fazer escolhas, porque vale mais uma região bem desbravada do que uma pincelada genérica para cumprir tabela.

Gosto de usar o My Maps para criar um mapa à medida que pino todos os pontos que me interessam no bairro, região ou distrito que decidi conhecer.

Com um mapa criado, durante a viagem eu o acesso pelo Google Maps e faço exatamente como faria com um roteiro personalizado impresso, usando a internet ilimitada do meu chip local.

Roteiro em Santiago em mapa

Para fazer o mapa de um roteiro em Santiago em uma dia de viagem eu optei pela região do centro e eliminei Bellavista.

Fiz isso porque acredito que assim você consegue conhecer umas das regiões mais incríveis de Santiago com a atenção que ela merece.

E foi assim que o mapa ficou:

Se eu incluísse o bairro de Bellavista, onde fica o melhor hostel da cidade, seria impossível fazer o roteiro em único dia, pelo menos não de uma forma que não fosse desesperadora.

Decidi eliminar Bellavista, mas deixei o Museo Nacional de Bellas Artes.

Fiz isso porque ele fica nos limites do Rio Mapocho; e porque inclui-lo faz a caminhada até o Marcado Central mais atraente, sem a necessidade de recorrer a Uber ou transporte público.

Lembrando que uma caminhada ininterrupta entre todos os oito pontos do mapa duraria 1h20min, então você não precisa ser nenhum atleta para cumpri-lo!

Agora, umas dicas que preciso dar para quem curte estudar um mapa antes de usá-lo:

  • Para eliminar o Museo Nacional de Bellas Artes do roteiro basta sair de Lastarria pela Calle Merced e seguir em linha reta até a Plaza de Armas.
  • O caminho entre o Museo Nacional de Bellas Artes e a dobradinha Plaza de Armas com Mercado Central foi feito por dentro do bairro, pela Calle Santo Domingo ou pela Calle Monjitas.
  • Sempre achei mais divertido desbravar um cenário urbano do que margear um parque, mas caso você não concorde pode seguir pela Ismael Valdés Vergara e contornar o Parque Forestal.

Não deixe de viajar com um chip internacional com internet, assim você acessa esse mapa pelo celular e vai andando pela cidade sem nenhum perrengue!

Roteiro de um dia no centro de Santiago

Esse roteiro de um dia no centro de Santiago é dividido em seis passos:

  • La Moneda
  • Paris e Londres
  • Cerro Santa Lucía
  • Lastarria
  • Museo Nacional de Bellas Artes
  • Mercado Central e Plaza de Armas

La Moneda

La Moneda é a sede da presidência do Chile e de alguns ministérios e secretarias.

O lugar inteiro é um dos mais bonitos de Santiago: o palácio é lindo e é cercado por duas praças tão bonitas quanto, Praça da Cidadania e Praça da Constituição.

O que eu faço é basicamente ver e tirar fotos, mas você pode aproveitar e visitar o Centro Cultural La Moneda.

La Moneda visto do alto via Shutterstock

Paris e Londres

Saindo de La Moneda vá caminhando em direção ao encontro das ruas Paris e Londres pela Av. Libertador Bernanrdo O’Higgins porque assim você passa pelo prédio principal da Universidad de Chile.

Leia o que escrevi sobre o Paris e Londres de Santiago para saber mais sobre esse cruzamento super charmoso!

Se você curte arte sacra colonial, coisa que eu realmente não curto, dê um pulinho no Museu de San Francisco antes de seguir em direção ao Cerro Santa Lucia.

Cerro Santa Lucía

Sou dez vezes mais o Cerro Santa Lucía do que o tradicional Cerro San Cristóbal em Bellavista.

Santa Lucía é muito mais bonito e imponente, apesar de ter um terço da altura do outro. Tem gente que não curte o aspecto das ruínas do Castillo Hidalgo ou acha a fonte de Netuno muito mal cuidada, mas não se esqueça que o Cerro está no hipercentro de Santiago.

Siga para Lastarria por trás do Cerro, como mostro no mapa, ou volte pela Bernanrdo O’Higgins, que é por onde você chegou.

Cerro Santa Lucía por @SBoston via thousandwonders.net

Lastarria

Já falei tanto de Lastarria que corro o risco de levar uma yellow flag do Google caso eu repita aqui mais uma vez, por isso leia Lastarria: o bairro mais charmoso de Santiago e garanta não estar deixando nada para trás.

E quando digo “nada” me refiro basicamente ao Centro Gabriela Mistral em uma ponta e o Museu de Artes Visuais em outra.

Museo Nacional de Bellas Artes

Olha, eu já nem lembro do Bellas Artes… Lembro que o prédio é bonito, lembro que fica muito perto da minha dica de hostel em Santiago, mas não lembro se é um passeio legal.

Se você curte esse tipo de programa vale dizer que o Bellas Artes de Santiago tem entrada gratuita e fica no rumo de quem vai para o Mercado Central margeando o Parque Forestal.

Museu Nacional de Bellas Artes no centro de Santiago
Museu Nacional de Bellas Artes por skyscrapercity.com

Mercado Central e Plaza de Armas

Esses são provavelmente os dois pontos mais famosos do centro de Santiago do Chile.

Coloquei Mercado Central e Plaza de Armas juntos porque qual você irá conhecer primeiro depende de onde virá caminhando, mas como a distância entre eles é pequena não precisa pensar muito, siga os seus instintos.

Gosto muito de passear no Mercado, mas nunca comi nele e nem pretendo: não acredito que a comida seja boa e não acredito que o preço seja justo.

Posso estar errado? Sim, posso, mas para mim tudo aquilo ali grita “pegadinha” e eu não consigo cair em golpe anunciado.

Bem, sabe o que fiz da última vez que estive em Santiago?

Atravessei a Costanera Norte e conheci o Mercado de Flores, que diferente do Mercado Central não é nada turístico, pelo contrário, é bem local.

Com relação a Plaza de Armas o legal é bater perna e ir vendo os prédios históricos ao redor – os prédios principais são a Catedral Metropolitana de Santiago, o Correio Central de Santiago e o prédio do Museu Histórico Nacional.

Plaza de Armas no centro de Santiago
Plaza de Armas

Dei um pulinho também no Museu Chileno de Arte Pré-Colombiana, mas achei um passeio bem “sem sal”. Como me falta esse olhar artístico mais apurado para curti-lo acabei ficando o tempo necessário para achar a saída.

Bem, espero que esse batidão de um dia no centro de Santiago seja útil, principalmente para quem tem apenas um dia na cidade ou precisa conhecer o máximo dali no tempo de uma conexão.

Se você tem outras dicas do que fazer no centro de Santiago é só dizer, sou todo ouvidos!

Roteiro de um dia no centro de Santiago (com mapa interativo)
Adicione esse post ao seu Pinterest!

Tour privativo em Santiago: vale a pena?

Sempre vale a pena contratar um tour privativo se você curte a ideia de ser guiado e ouvir dicas, comentários e conteúdo histórico sobre o passeio.

Ou você pode fazer parte de um grupo com saídas regulares e roteiros previamente definidos, assim você conhece outros turistas interessados e formam um grupo. Claro que essa alternativa é mais barata.

Entre as possibilidades de tour com saídas regulares esse aqui é o mais famoso: começa às nove da manhã em um ônibus ou van, passa por todos os pontos que aparecem aqui no post e outros, sendo que grande parte do tour é feito caminhando.

esse aqui é um tour privado, então ele é mais caro e personalizado. Pode ser contratado para grupos de até três, seis ou oito pessoas.

Outras opções de tour em Santiago, mas bem diferentes agora: tour noturno pelos bares de Santiago, tour de bicicleta por Santiago e o passeio de helicóptero por Santiago.

Se você quiser aproveitar um daqueles tour gratuitos existe um free tour pelo cerro Santa Lucía e um free tour pelos mercados de Santiago.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Santiago? Selecionei as melhores opções em quatro bairros que adoro em Santiago: Bellavista e Lastarria na região central e os vizinhos El Golf e Las Condes.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial, principalmente em tempos de Covid! O comparador Seguros Promo oferece pelo menos 10% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro no Chile pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

4 COMMENTS

  1. Fiz exatamente esse roteiro quando estive em Santiago! Hospedei-me por airbnb em Lastarria e caminhei MUITO pela belíssima e simpática região! Fiquei em Santiago por 10 dias e valeu cada segundo. Pude visitar quase todos os museus, inclusive o Artequim, um pouco mais distante do centro, que é um centro de criatividade muito legal. Andei MUITO de metrô e bati MUITA perna rsrsr tanto que voltei mais magra para casa kkk o Chile não é apenas uma viagem: é uma experiência que merece ser renovada!
    Ah, e o Mercado tem, sim, boa comida rsrsr… O preço é que mata!