Alugar carro em Orlando nem sempre é fácil: se por um lado lá é considerado o maior mercado de aluguel de carros do mundo, por outro encontrar exatamente aquele com o menor preço, o melhor tamanho e o maior custo-benefício nem sempre funciona.

Por isso, nunca deixe de reservar antes de sair do Brasil, assim que você tiver as datas da viagem.

Eu reservo pela Rentcars.com que é parceira do blog e pesquisa o menor preço entre as locadoras disponíveis e parcela o pagamento em até 12x.

Essa função de fazer um apanhado entre as melhores opções é uma mão-na-roda, principalmente quando se trata de Orlando que tem muita locadora que ninguém conhece.

Carro alugado no aeroporto de Orlando

Depois de passar pela alfândega, pegar o monotrilho na única direção possível e usar as escadas rolantes para descer em direção aos carrosséis onde as malas ficam disponíveis, use os elevadores para descer até o piso L1.

É no piso L1 onde ficam os guichês das locadoras lado a lado, basta entrar na fila de onde você alugou o seu.

Mostre o comprovante de locação e espere enquanto o moço do guichê tenta te vender outros seguros opcionais para o carro, cabe a você aceitar ou não.

Depois siga na direção que ele indicar, mas provavelmente ele te dirá algo como “pegue qualquer carro que estiver com a chave na ignição entre os corredores x e y”.

Sei que é estranho, mas é isso mesmo: basta colocar a mão na maçaneta e, se abrir, é só entrar, dar a partida e ir em direção a cancela.

A moça da cancela irá pedir o seu comprovante de locação, carimbar algo e, pronto, pernas para que te quero!

Dirigir em Orlando
Saindo do aeroporto de Orlando de carro alugado

Quando estiver indo embora, no fim da viagem, basta entrar no aeroporto seguindo as placas de devolução do carro.

Você irá ver um funcionário que irá receber e vistoriar o veículo enquanto você tira a mala do porta-malas e corre para o check-in!

Qual seguro de viagem fazer para os Estados Unidos?

Qual o melhor chip de viagem para os Estados Unidos? (com cupom de desconto!)

+ Para quem não conhece Orlando: por onde começar (comece a planejar sua viagem por aqui!)

Carro alugado na cidade de Orlando

Sempre gostei de dar a dica de como alugar carro em Orlando sem ser no aeroporto.

Não que eu faça isso sempre, aliás, pelo contrário, é raro eu não alugar um carro do início ao fim da viagem, mas existem situações onde cabe perfeitamente alugar carro na cidade, sem ser no aeroporto.

Quem divide a estadia em dois hotéis diferentes para economizar no aluguel do carro e usufruir do transporte gratuito que os parques oferecem sabe bem do que estou falando.

No meu caso eu passei quatro noites viajando a trabalho e depois tive duas noites para cumprir pautas pessoais em Orlando, então só precisei de carro nos meus dois últimos dias de viagem.

Como alugar carro em Orlando sem ser no aeroporto
Alugando carro em Orlando, mas na Alamo do hotel Hyatt Regency

Como achar locadoras de veículos em Orlando

Geralmente as locadoras em cidades como Orlando e Miami funcionam dentro de hotéis.

Recentemente fiquei hospedado no Holiday Inn de SeaWorld e descobri que tinha uma Alamo muito perto dali no Hyatt Regency do Convention Center.

Não sendo a Alamo, a locadora de veículos mais próxima era uma Thrifty dentro do DoubleTree de SeaWorld, bem mais próxima do Holiday Inn, dava até para ir a pé.

Confesso que nunca escolhi hotel levando em consideração se ele oferece ou não uma locadora de veículos, mas me toquei agora de que essa é uma ótima ideia…

Enfim, essa pesquisa de locadoras nos arredores do hotel escolhido a gente faz com o Google Maps.

Entre essas duas opções, uma Alamo um pouco mais distante e uma Thrifty a alguns quarteirões de distância, optei pela Alamo que não cobra ágio de quem aluga na cidade e devolve no aeroporto (e não cobrar esse ágio é bem incomum).

Como alugar carro perto do hotel

Eu uso o buscador Rentcars.com, assim consigo usar o seu cartão de crédito brasileiro, pago parcelado e não preciso ficar fazendo mil pesquisas de preços diferentes.

Como o padrão é sempre alugar e devolver no aeroporto da cidade, muita gente não sabe que é possível alterar o local de retirada e devolução sem pagar nada a mais por isso.

Aliás, pelo contrário: muitas vezes o valor até cai para quem retira e devolve em um mesmo lugar que não seja no aeroporto.

Veja como fazer para mudar os locais de retirada e devolução para aqueles que você escolheu no Google Maps:

Como alugar carro em Orlando sem ser no aeroporto
Na tela de pagamento, você pode alterar o local de retirada e devolução que por padrão é sempre no aeroporto
Como alugar carro em Orlando sem ser no aeroporto
Eu cliquei em “alterar localidade” e selecionei o endereço da locadora que encontrei no Google Maps

Como é dirigir em Orlando

Dirigir em Orlando é como dirigir no Brasil, a diferença é que lá é mais seguro e barato, mas nem sempre mais rápido.

É mais seguro porque raramente as estradas possuem apenas uma faixa, são pelo menos duas ou três, sendo que elas são muito mais largas do que as que estamos acostumados aqui no Brasil.

Como lá a lei é coisa séria, e punida com rigor, é incomum dirigir embriagado ou muito acima do limite de velocidade (apesar de não haver radares eletrônicos), além da qualidade dos veículos em circulação ser acima da média, até porque carros populares quase não existem.

É mais barato porque apesar de agora termos Uber, que em Orlando é assustadoramente mais barato do que táxi, a concorrência entre as locadoras é grande, o que puxa os preços para baixo – além da gasolina, que é vendida por galão e é infinitamente mais barata do que no Brasil.

Nem sempre é mais rápido porque apesar do trânsito fluir naquelas retas intermináveis, em momentos de pico existem engarrafamentos homéricos!

Nada comparado aos engarrafamentos de Los Angeles, mas ainda assim homéricos!

Qual seguro de viagem fazer para os Estados Unidos?

Qual o melhor chip de viagem para os Estados Unidos? (com cupom de desconto!)

Vale a pena alugar carro em Orlando?

Sim, vale a pena alugar carro em Orlando porque essa é uma alternativa barata, prática e que possibilita mais liberdade quando comparada com todas as outras.

Existe a possibilidade de trocar o aluguel de carro por Uber, mas essa é uma história que merece bastante atenção, por isso escrevi um post só sobre isso:

+ Quanto custa Uber em Orlando: guia completo com dicas

Vale a pena andar de ônibus em Orlando?

Não, de forma alguma: além de serem demorados, não existem estações, apenas pontos isolados no meio de avenidas enormes sem nenhum tipo de sombra.

Das proximidades dos parques da Disney ao shopping Florida Mall você precisa de pelo menos 60 minutos de muito sacrifício em um LYNX, a empresa de ônibus que serve Orlando e arredores.

Uma opção mais interessante para quem decide se hospedar ao longo da International Drive é o I-Ride Trolley, um ônibus verde com pinta de bonde que tem 38 paradas na I-Drive, o trecho mais famoso da International Drive.

É um transporte feito exclusivamente para turistas e bem popular: tirando os parques da Disney e o Florida Mall ele passa por quase todos os outros grandes parques e shoppings da cidade.

Como escolher carro em Orlando

O Estados Unidos é um país de carros grandes usados por pessoas grandes em faixas largas, vagas espaçosas e com muito espaço para sacolas de compras.

Por isso, a primeira dica que dou é: pense grande.

E digo isso porque carros econômicos muito pequenos podem funcionar aqui, mas não lá: é tentador gastar o mínimo possível na locação, mas se você não estiver sozinho, lembre-se que malas ocupam muito espaço.

Carros como esses que irão aparecer nas próximas fotos mal conseguem transportar dois com uma mala cada, que dirá uma família ou pessoas que fazem compras.

Um Thiago muito novinho alugando carro pela primeira vez em Orlando (e tirando muita onda)

Como estacionar nas ruas e usar o parquímetro

Em Orlando você dificilmente irá estacionar nas ruas, aliás, a única probabilidade de estacionar na rua é se você for passear em Downtown Orlando.

Caso contrário, em Orlando, ou você irá usar estacionamentos de parques, shoppings e outlets, o que é bem comum, ou irá estacionar em restaurantes e atrações que funcionam em verdadeiros estacionamentos a céu aberto.

E é tão simples, mas tão simples que você não precisa sequer fazer uma pesquisa prévia sobre isso: basta ficar de frente para um parquímetro e seguir as instruções da tela que a operação é muito intuitiva.

Todas as vagas de rua são demarcadas, então certifique-se não estar roubando espaço alheio, desligue o carro e procure o parquímetro mais próximo (todos aceitam cartões e moedas).

Carro em Orlando
Como dirigir em Orlando: parquímetro em Downtown Orlando
Carro em Orlando
Começou a contagem de 60 minutos
Carro em Orlando
Claro que não fui eu que joguei os copos – mas poderia ter tirado, eu sei

Como abastecer em postos de gasolina

As bombas geralmente têm os passos enumerados: como não existem frentistas, você mesmo aproxima seu cartão de crédito, digita a quantidade de dinheiro que pretende consumir em gasolina, o tipo de combustível que deseja utilizar, enfia o bico no tanque e aciona o manche.

A bomba trava automaticamente assim que o tanque enche ou que termina o fluxo de gasolina escolhido por você.

Uma coisa que pode dar errado é a bomba recusar o cartão brasileiro, nesse caso você precisa entrar na lojinha de conveniência e dizer o número do bomba e quantos dólares pretende usar (e assim não tem como pedir para “completar”, tem que dizer um valor exato).

Lembrando que quando digo “tipo de combustível” são variações de qualidade de gasolina e não escolher entre álcool ou gasolina, já que lá não tem dessa de carro flex.

Em carros alugados o esperado é escolher a gasolina mais barata.

Gasolina em Orlando
Bomba de gasolina com lugar para enfiar o cartão de crédito e a tela com as opções
Gasolina em Orlando
Quando tirei essa foto o galão da gasolina regular custava U$ 2,65, ou seja, U$ 0,70 por litro de gasolina

Quanto custa a gasolina em Orlando

Orlando ainda tem a gasolina mais barata das grandes cidades turísticas do país, mas infelizmente os valores tem oscilado nos últimos anos.

O Estados Unidos tem sofrido um aumento de preço inédito com a inflação acumulada nos últimos meses, o preço da gasolina chegou a dobrar em várias regiões do país.

O bom é que o governo Biden interviu a nível nacional e o preço voltou a baixar: atualmente a gasolina comum tem oscilado entre U$ 2,70 e U$ 3,30 por galão, ou seja, quase quatro litros de gasolina.

O bom é que os postos divulgam seus preços no Google Maps, então não tem surpresa.

O único gasto realmente caro relacionado a carro em Orlando é o gasto com os estacionamentos dos parques, mas tirando isso é só alegria.

Outras dicas do blog para programar a sua viagem:

  Já sabe onde ficar em Orlando? Fiz uma lista com as melhores opções nos arredores da Disney e outra na região central da International Drive, mas um que gosto muito é esse Holiday Inn completinho.

  Não sabe o que fazer em Orlando? Fiz uma lista onde você pode encontrar ingressos para os parques e outras atrações, como museus, city tours e passes turísticos, está tudo aqui.

  Já contratou seguro de viagem? Seguro é essencial nos Estados Unidos! O comparador Seguros Promo oferece 15% de desconto para leitores do blog e ainda parcela no cartão!

  Você consegue viajar sem celular? Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip americano com internet ilimitada de verdade - e através do link do blog você leva pelo menos 15% de desconto.

  Para alugar carro na Flórida pelo menor preço pesquise em todas as locadoras de uma só vez na Rentcars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português!

  Precisa de um transfer esperando por você no aeroporto? Transfer exclusivo e privativo entre aeroporto e hotel, agende aqui.